O pássaro de cinco asas

O pássaro de cinco asas Dalton Trevisan




Resenhas - O pássaro de cinco asas


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Miguel.Angelo 29/12/2020

o famoso vampiro de Curitiba
Da obra de Dalton me chama a atenção a construção veloz dos diálogos e cenas. Além disso, que já é um fator cativante, o humor sempre ácido e a inventividade nos adjetivos é surpreendente. Autor que comecei a ler esse ano e que, certamente, vai me acompanhar por muito tempo. É considerado o maior contista contemporâneo brasileiro - e ainda em vida!
comentários(0)comente



Na Literatura Selvagem 10/11/2015

Trevisan - um 'pássaro de cinco asas'...

Venho por meio desta postagem me redimir da heresia de nunca ter resenhado uma obra de Dalton Trevisan antes, embora já tenha falado sobre ele anos atrás, quando conheci sua maravilhosa escrita. Dalton Trevisan é um autor curitibano, que desde muito tempo é conhecido na literatura brasileira contemporânea, embora não costume expor sua imagem publicamente ou dê entrevistas. Geminiano nascido em 1925, é um dos contistas vivos mais velhos da literatura brasileira.

"Sofria as noites curitibanas, cálice de conhaque na mão."

Recebeu a alcunha de "Vampiro de Curitiba", nome de um de seus mais famosos títulos. De linguagem concisa e crua, Trevisan narra em suas pequenas histórias cenas do cotidiano de habitantes da cidade, baseadas em pessoas reais. A escrita do autor possui certo fatalismo, e encontramos várias dessas características - que tornam sua escrita única - na obra O pássaro de cinco asas, publicado originalmente em 1974. O pássaro de cinco asas é um misto de poesia e asco. Situações singulares e ao mesmo tempo mundanas, carregam lirismo e decadência em suas passagens.

Leia mais no blog

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/10/trevisan-um-passaro-de-cinco-asas.html
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR