A Tumba

A Tumba H. P. Lovecraft

Resenhas - A Tumba e outros contos

Débora 21/03/2024

Horror, racismo e xenofobia
Esse livro tem três tipos de contos: os excelentes (nisso, cabem uma série de adjetivos: originais, excêntricos, chocantes de tão bons, esplêndidos), os maçantes (desgastados pelo tempo, chaticos) e os racistas (nisso influido os xenófobos).

A última categoria de contos, dos racistas, quase faz-me rir. Não, dependendo do conto, faz-me rir as gargalhadas. Lovecraft tinha horror a... uma espécie de submundismo. Horror à bagunça. Essa coisa que encontramos tão fartamente no Brasil: o barulho, caos e pessoas coloridas demais (e nisso cabem os negros, mexicanos, nativos, tudo o que não for branco). Tem um conto muito bom onde o personagem desmaia de pavor ao descrever algo muito semelhante ao nosso carnaval. Barbaridade, eu li esse conto justamente enquanto estava entocada, num feriado de carnaval! Besteira. As culturas não-brancas muito nos tem a ensinar, e hoje os países de primeiro mundo são tão vulgares quanto o nosso. Ele tinha medo dos costumes que não fossem os dele. E das cores também.

Vou levar esse aspecto da literatura do Lovecraft na "esportiva" (de que adianta cancelar um morto?), sabendo que hoje ele seria massacrado de tão cancelado se os contos fossem publicados no ano corrente.

Há verdadeiras obras primas do terror, que fazem referencia ao ocultismo que amo, e outras BESTEIRAS nesse livro.

Me deu uma gastura de Lovecraft que não sei se leria de novo.

Valdir 29/12/2023

Lovecraft
Bom, alguns contos são muito arrastados e tem uma leitura que não prende tanto a atenção. O livro é composto por contos antológicos. Alguns são de uma criatividade gritante mas dou principal atenção aos trechos que nao são considerados contos, principalmente os dois últimos que, esses sim, me prenderam a atenção. O do homem em um planeta alienígena preso em um labirinto invisível também é otimo.

Samira_santos 09/04/2023

LOVECRAFT, H. P.
Primeiro livro de Lovecraft que li e não sei se comecei certo. Senti que tem muitas referências que eu não consegui pegar. Além disso, o estilo me causou estranhamento. Me vi perdida em algumas histórias, mas sendo justa outras me prenderam bastante. E quanto a questão das referências, a falha é minha em ter um repertório pobre, haha.
Enfim, com certeza não vou desistir de Lovecraft, apenas darei um tempo e posteriormente tentarei outra leitura dele.

Japa 22/11/2022

Lido com sucesso. Chato dms, achei que ia ter que desistir
É um livro "ok": nada empolgante, até pq faz parte do gênero do suspense. Mas poderia ser um pouco mais interessante, não é o tipo de livro que te prende à leitura.

Como eu disse, minha ideia era ler pra entender se o autor era realmente racista e xenófobo como mt gente diz.

Na maioria dos contos presentes nesse livro, nos momentos em que há um vilão, esse vilão é humano e estrangeiro, geralmente de feições árabes, pela descrição do próprio autor.

Há de se mencionar que são atribuídos a eles todo tipo de adjetivo punitivo e moral. É inacreditável.

No final do livro, há um contraste gigante com esse lado horroroso do Lovecraft: uma pessoa que tinha vontade de viver uma vida fora do claustro da doença. Dá pra ver que havia ali esperança de um mundo diferente e novo.

Mas volto a dizer, não dá pra relevar o fato de ele ter sido sim um xenófobo de primeira linha. E se há por parte dele uma perspectiva de um mundo novo e melhor, dá pra ter em mente que esse mundo não seria de serventia aos estrangeiros.

Nathalia184 29/07/2022

Mais um livro de contos do Lovecraft lido.

Interessante ver os primeiros que ele escreveu, e uma pena que o de Azathoth não esteja completo, ele tinha muito potencial.

Inlectus 09/04/2022

Interessante.
Porque eu sempre sinto que Stephen King se insipriou em Lovecratt? Não é só terror, e filosofia, viagem, paranóia, é muito doido mesmo! No sentido de ser bom, literatura de fantasia dark de alto nível.

Fabiano.Machado 28/02/2022

Um bom começo
O livro traz alguns contos de Lovecraft quando iniciava a escrever, ainda sem a plenitude dos Mythos. Esses valem a pena para ver o processo que transformou a ficção de terror moderna; outros contos mais maduros trazem toda a plenitude do horror galáctico que tanto caracteriza o autor, inclusive com um deles tendo lugar em outro planeta. Uma boa leitura onde recomendo particularmente o conto Aprisionado com os faraós, que já traz toda a mística dos Mythos com ele.

Ricardo.Gumiero 17/01/2021

Um Bom conto de Lovecraft
Achei A Tumba, um bom conto, eu ainda não consigo dar notas melhores paras os contos que li até agora, porque me passa a sensação de que o Lovecraft tinha dificuldade em finaliza-los. Li 5 contos de HP e todos achei que ele desenvolveu bem a historia, criou um clímax e acabou de uma hora pra outra de forma abrupta e sem graça.

Victor.Ferrao 09/08/2020

O mestre do horror e da fantasia
Este pequeno volume reúne contos dos variados estilos de narrativa do de HP Lovecraft. A minha primeira experiência com a escrita e a mente desse autor tão complexo e imaginativo já comprova o porquê de seu nome ser tão aclamado na literatura. Destaques para os contos ?A Tumba? e ?Entre as paredes de Eryx?.

Josimar.Nunes 13/07/2020

Um jovem acha uma tumba nos arredores de uma mansão e passa ficar interessado nela e a agir estranhamente.

Renato 02/07/2020

Legal mas preciso ler mais HP
Gostei das histórias mas a que mais gostei foi a de Entre as paredes de Eryx por envolver um pouco de ficção científica.

Beatriz3345 25/07/2019

Que livro foi esse!
Eu sabia que Lovecraft é bom e que seus contos são terríveis mas tive uma bela surpresa, são melhores do que o esperado.
Nessa coletânea de contos do autor temos, além dos contos normais, também as primeiras histórias dele (entre 15 e 20 anos) que são ótimas e também alguns fragmentos de sonhos do Love que foram encontrados mas que nunca chegaram a virar uma história completa.
A narrativa tem um cunho tétrico e aterrador. Recomendo!
Bárbara 26/07/2019minha estante
Também odoro Lovecraft, só não concordo muito contigo a respeito de comparar ele com o Poe, porque eles são de gêneros de horror diferentes. O Poe escrevia contos góticos sulistas e o Lovecraft, horror cósmico.

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
Obrigada pela especificação. Me referi ao ponto de serem clássicos do horror e por isso acho que podem ser comparados sim apesar de estilos diferentes.

Bárbara 26/07/2019minha estante
Na real acho injusta essa comparação (pura opinião minha!), porque um tinha uma escrita agitada e cheia de monstros ancestrais enlouquecendo pessoas, e o outro escrevia de uma forma lenta, em que a loucura ia sendo construída e a fronteira com o sobrenatural vai se perdendo aos poucos. Se é para comparar, Lovecraft é infinitamente mais fácil de ser lido, mas o que ele fez o Blackwood e outros já estavam produzindo há anos, ele só lapidou o estilo desses caras, já o Poe criou a literatura de horror gótica americana, sem precisar de castelos cheios de fantasmas.

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
Suas colocações são ótimas e válidas. Obrigada por compartilhar conosco. Pode expressá-las sempre que achar necessário, adoro.

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
e realmente você me fez enxergar a real diferença, vou guardar para usar mais para frente e editar minha resenha, foi uma comparação infeliz.

Bárbara 26/07/2019minha estante
Ah sim, tu também pode ir lá comentar nos livros que eu estiver lendo, está em casa. Tu já leu Os Salgueiros do Algernon Blackwood???

Bárbara 26/07/2019minha estante
Tu também pode ir lá comentar nos livros que eu estiver lendo, está em casa. Já leu Os Salgueiros do Algernon Blackwood???

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
Não li nada desse autor ainda, vou pesquisar. ? legal?

Bárbara 26/07/2019minha estante
?, sim! ? um conto sobre dois homens presos numa ilha onde começam a acontecer umas coisas bem estranhas.

Já quero