A Tumba

A Tumba H. P. Lovecraft

Resenhas - A Tumba e outros contos

Samira_santos 09/04/2023

LOVECRAFT, H. P.
Primeiro livro de Lovecraft que li e não sei se comecei certo. Senti que tem muitas referências que eu não consegui pegar. Além disso, o estilo me causou estranhamento. Me vi perdida em algumas histórias, mas sendo justa outras me prenderam bastante. E quanto a questão das referências, a falha é minha em ter um repertório pobre, haha.
Enfim, com certeza não vou desistir de Lovecraft, apenas darei um tempo e posteriormente tentarei outra leitura dele.

Ricardo.Gumiero 17/01/2021

Um Bom conto de Lovecraft
Achei A Tumba, um bom conto, eu ainda não consigo dar notas melhores paras os contos que li até agora, porque me passa a sensação de que o Lovecraft tinha dificuldade em finaliza-los. Li 5 contos de HP e todos achei que ele desenvolveu bem a historia, criou um clímax e acabou de uma hora pra outra de forma abrupta e sem graça.

Nathalia184 29/07/2022

Mais um livro de contos do Lovecraft lido.

Interessante ver os primeiros que ele escreveu, e uma pena que o de Azathoth não esteja completo, ele tinha muito potencial.

Inlectus 09/04/2022

Interessante.
Porque eu sempre sinto que Stephen King se insipriou em Lovecratt? Não é só terror, e filosofia, viagem, paranóia, é muito doido mesmo! No sentido de ser bom, literatura de fantasia dark de alto nível.

Victor.Ferrao 09/08/2020

O mestre do horror e da fantasia
Este pequeno volume reúne contos dos variados estilos de narrativa do de HP Lovecraft. A minha primeira experiência com a escrita e a mente desse autor tão complexo e imaginativo já comprova o porquê de seu nome ser tão aclamado na literatura. Destaques para os contos ?A Tumba? e ?Entre as paredes de Eryx?.

Thainá - @osonharliterario 21/01/2016

Adorando Lovecraft cada vez mais!
"A tumba e outras histórias" reúne contos do autor H.P. Lovecraft, contendo contos que escreveu em sua adolescência, quando começou a se interessar pela escrita, e também contos mais maduros, atuais.
Neste livro podemos explorar o mundo deste autor de horror tão aclamado e amado. Entrar em sua mente, se envolver em sua história e ser conquistado por sua escrita.
Os meus preferidos foram "Aprisionado com os Faraós" e "Entre as paredes de Eryx".
Em "Aprisionado com os Faraós", um mágico decide passar seu tempo livre até sua próxima apresentação no Egito acompanhado de sua mulher, mas à noite, quando decide dar um passeio com seu guia, acaba sendo capturado e jogado embaixo da Esfinge de Gizé, descobrindo algo terrível.
Em "Entre as paredes de Eryx", um grupo de homens é enviado para Júpiter, para recolher pedras valiosas que se encontram neste planeta, mas que são protegidas pelos homens-lagartos. Nosso protagonista, em sua busca, encontra uma pedra mais brilhante do que as demais, na mão de um cadáver, e percebe que ao redor desse corpo e dessa pedra, tem algum tipo de parede invisível, como se para sua proteção. Logo em seguida, descobre que para chegar até a pedra, terá que entrar em um labirinto também invisível, mas o que ele não desconfiava era que a saída não era tão fácil de ser encontrada como a entrada.
Lovecraft me fez ficar sem ar várias vezes, me deixando agoniada em vários outros momentos. É aquele tipo de leitura que você quer acabar o mais rápido possível, não porque seja ruim, mas porque você necessita saber do final, precisa com urgência ter conhecimento do que irá acontecer com o protagonista. Aquela vontade de terminar a leitura pra se afastar daquele sentimento de agonia e tensão, mas saboreando cada parte.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

KADU-BASS 03/09/2016

Fantasia e horror
Primeiro livro que leio do lovecraft , gostei da escrita simples e bem fluida .

Com relação aos contos darei um breve relato oq achei :
A tumba :achei um pouco previsível
O festival : bem empolgante e obscuro .
Aprisionados com faraos :relato bem detalhado na viagem de um magico ao egito como turista, a parte mais interessante e qdo ele presencia o ritual que oferecem comida a um deus
Ele: nao curti muito . Mostra um lado do lovecraft meio saudosista presente em alguns contos.
Horror em red hook : interessante , mas nada muito sensacional
Estranha casa pairava nevoa ; um dos que mais gostei . Vale muito pena ler este conto
Entre as paredes de eryx : com certeza este e um conto mais trabalhado . Mostra a ganancia e a tentativa de sobrevivencia do conquistador no planeta venus .
clerigo diabolico: normal , nada de muito interessante no conto

Tem outros contos no livro , quando lovecraft começou a escrever . Dentre estes contos oq mais gostei foi o alquimista .

Viruga 15/06/2017

Leia com uma trilha sombria
Essa é a minha primeira leitura de Lovecraft. De tanto ouvir falar e por fazer expectativa, resolvi ler ouvindo alguma música clássica sombria e a experiência foi incrível. Me apaixonei pelos contos: "Entre as paredes de Eryx", "A tumba" e "Aprisionado com os Faraós". Particularmente de Eryx.

Beatriz3345 25/07/2019

Que livro foi esse!
Eu sabia que Lovecraft é bom e que seus contos são terríveis mas tive uma bela surpresa, são melhores do que o esperado.
Nessa coletânea de contos do autor temos, além dos contos normais, também as primeiras histórias dele (entre 15 e 20 anos) que são ótimas e também alguns fragmentos de sonhos do Love que foram encontrados mas que nunca chegaram a virar uma história completa.
A narrativa tem um cunho tétrico e aterrador. Recomendo!
Bárbara 26/07/2019minha estante
Também odoro Lovecraft, só não concordo muito contigo a respeito de comparar ele com o Poe, porque eles são de gêneros de horror diferentes. O Poe escrevia contos góticos sulistas e o Lovecraft, horror cósmico.

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
Obrigada pela especificação. Me referi ao ponto de serem clássicos do horror e por isso acho que podem ser comparados sim apesar de estilos diferentes.

Bárbara 26/07/2019minha estante
Na real acho injusta essa comparação (pura opinião minha!), porque um tinha uma escrita agitada e cheia de monstros ancestrais enlouquecendo pessoas, e o outro escrevia de uma forma lenta, em que a loucura ia sendo construída e a fronteira com o sobrenatural vai se perdendo aos poucos. Se é para comparar, Lovecraft é infinitamente mais fácil de ser lido, mas o que ele fez o Blackwood e outros já estavam produzindo há anos, ele só lapidou o estilo desses caras, já o Poe criou a literatura de horror gótica americana, sem precisar de castelos cheios de fantasmas.

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
Suas colocações são ótimas e válidas. Obrigada por compartilhar conosco. Pode expressá-las sempre que achar necessário, adoro.

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
e realmente você me fez enxergar a real diferença, vou guardar para usar mais para frente e editar minha resenha, foi uma comparação infeliz.

Bárbara 26/07/2019minha estante
Ah sim, tu também pode ir lá comentar nos livros que eu estiver lendo, está em casa. Tu já leu Os Salgueiros do Algernon Blackwood???

Bárbara 26/07/2019minha estante
Tu também pode ir lá comentar nos livros que eu estiver lendo, está em casa. Já leu Os Salgueiros do Algernon Blackwood???

Beatriz3345 26/07/2019minha estante
Não li nada desse autor ainda, vou pesquisar. ? legal?

Bárbara 26/07/2019minha estante
?, sim! ? um conto sobre dois homens presos numa ilha onde começam a acontecer umas coisas bem estranhas.

Já quero

Josimar.Nunes 13/07/2020

Um jovem acha uma tumba nos arredores de uma mansão e passa ficar interessado nela e a agir estranhamente.

Fabiano.Machado 28/02/2022

Um bom começo
O livro traz alguns contos de Lovecraft quando iniciava a escrever, ainda sem a plenitude dos Mythos. Esses valem a pena para ver o processo que transformou a ficção de terror moderna; outros contos mais maduros trazem toda a plenitude do horror galáctico que tanto caracteriza o autor, inclusive com um deles tendo lugar em outro planeta. Uma boa leitura onde recomendo particularmente o conto Aprisionado com os faraós, que já traz toda a mística dos Mythos com ele.

Filipe 28/06/2016

A Tumba
Este foi um livro lido aos poucos. Esta coletânea reúne alguns ótimos contos do Lovecraft, junto com outros mais fracos do autor, portanto sua leitura requer um pouco de paciência. Mesmo assim é super recomendado para quem quer se aprofundar mais no mundo sombrio deste autor. Encontramos aqui textos excelentes como Nas paredes de Enix, conto incrível que reúne o melhor da escrita de horror dele, angústia, medo, fobia, vimos esses sentimentos também em Aprisionado com os faraos e o próprio A Tumba, contos também muito bons.
Como sempre ler Lovecraft não é fácil, mas no fim o saldo é positivo!! Dou 3 pela seleção de histórias, tem umas fracas no meio.