A Utopia

A Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Doug 10/03/2023

A sociedade perfeita ??
Olha só... Utopia é um livro fantástico (pode até ser cogitado a ser citado em redações, belo repertório sociocultural). Thomas Morus trás pra gente nesse livro o que seria basicamente uma sociedade perfeita: Sem sofrimento, sem desigualdade social, sem ganância da parte do homem, sem desrespeito ao próximo... Enfim... Morus escreve esse livro no ano de 1516... É necessário um conhecimento básico sobre a sociedade/contexto da época, ou seja, navegações e o colonialismo eram fatores dogmáticos na época. Diga se de passagem, que ela foi escrita um ano antes da reforma protestante de Lutero e 3 anos antes de "O príncipe" de Nicolau Maquiavel (que é antagônico de Utopia). Na Utopia, a intolerância religiosa é imperdoável, lá cada habitantes tem o livre-árbitro de escolher o seu Deus (o que era inviável na época. Engraçado, não?). Morus escreve Utopia com um "tom" ficcional pra meio que fugir da censura que existia na época.

Obs: Interessante pensar que mesmo na época, é uma literatura importante para quem quer aprender mais sobre a capacidade de alguém pensar numa sociedade mais igualitária no futuro.

Vínia 19/02/2023

Atemporal
Por isso amo a filosofia e a sociologia, que unidas transformam a arte de pensar.
Me choca a forma abismal como Thomas More, homem que viveu há mas de 500 anos atrás, juntamente com o livro de Jacob Petry sobre 'O Príncipe' me abriram os olhos sobre nossas formas de governo e sociedade serem cíclicas.
Encerro de forma rápida pois não consigo colocar aqui o turbilhão provocado em minha cabeça.
"... Não posso concordar perfeitamente com tudo o que relatara. Mas posso dizer que há muitos aspectos na comunidade utopiana que desejo, mais do que espero, ver seguidas em nossos governos."

may.web 01/02/2023

"Posso apenas evitar enlouquecer enquanto me empenho em curar a loucura de outrem."

Tenho muito a dizer sobre esse livro. Com certeza é uma leitura que vale a pena, o começo me instigou muito, fiquei fascinada e estava ansiosa para a descrição da sociedade ideal de Utopia. Os primeiros capítulos foram esclarecedores, me fizeram refletir muito sobre assuntos que nunca tinha realmente parado pra pensar (especialmente a discussão narrada sobre a pena de morte). Entretanto, por volta da metade do livro o conservadorismo ? consequência do contexto histórico em que o livro foi escrito, imagino eu ? se faz muito mais presente do que deveria e isso influenciou muito toda a minha opinião sobre o livro.
Apesar disso, não tem como negar que é um clássico, com certeza revolucionário em sua época e que traz discussões e reflexões necessárias. Estressante, mas valeu a pena.

Layla173 29/01/2023

Ok
Foi uma leitura meio confusa, não me prendeu, e eu não gostaria de viver com essa vida "utópica" kkkkkkk, não me agrada muito, enfim, algumas partes achei legal, de resto tá ok.

Shynaider 20/01/2023

Envelheceu mal
Li após recomendações de um professor de sociologia, e honestamente não me arrependo. Mas para quem ler, vá ciente de que a sociedade utópica narrada é condizente com as ideias e valores do século XVI, apesar de haver diversos elementos que podem ainda ser aplicados a atualidade, muito do que é exposto é absurdo para os dias atuais.

Lua 19/01/2023

" a dor é mais violenta e mais duradoura porque surge antes do prazer e, quando morre, o prazer morre com ela"
obs: leitura incrível

Klinef 15/01/2023

Eu li esse livro por indicação de uma prof. da faculdade, é um livro interessante só que acabei demorando pra pegar o ritmo e acabei não gostando muito mas vale a pena ler.

Guilherme.Werlang 10/01/2023

Leitura interessantíssima, bastante peculiar para sua época (século XVI). Fico imaginando como More escreveria Utopia nos dias atuais...
Beti. 27/06/2023minha estante
Acho bom. Eu quem te dei de presente.

Guilherme.Werlang 28/06/2023minha estante
Claro

MArio.FranAa 05/01/2023

Conversa de bar
Esse livro é uma conversa de bar onde o autor nos apresenta uma ideia de sociedade ideal. Mais importante que a ilha de utopia, ou o conteúdo em si, estão as perguntas que a idealização trazem, seria o autor um comunista, ou um cristão? As ideias são todas descartáveis? Mesmo algumas tendo sido de fato implantadas? Vivemos na utopia?

Lalá? 02/01/2023

De utopia não tem "nada"
Brincadeira haha até tem sim, mas em grande parte não. Lendo os escritos na orelha do livro e no "prólogo" descobri que o livro é datado por volta de 1500/1516, só por isso já dá pra saber que a utopia é utopia da época, ou seja, pela minha análise, a sociedade utópica apresentada foi feita para a sociedade daquela época e ainda sim não é utópica para todos. Apesar de que em diversos aspectos ela realmente é o que propõe, mas em outros pontos aprofundados não é mais uma civilização tão perfeita. Além de que o diálogo, visualmente, pelo menos no livro em que eu li, os diálogos são meio confusos e desorganizados.
De certa forma esse livro é ótimo para reflexão de qual sociedade queremos, do que é certo e errado, direitos e deveres...mas me fez passar raiva, porque algumas leis eram contraditórias e, em partes, não é inclusiva. Enfim, a proposta do livro é boa, mas não entrega tudo o que promete! Acredito que a sociedade perfeita seja um conceito subjetivo, relativo.
Mas leiammm!

Barbs 30/12/2022

Esperei 11 anos pra ler esse livro, de fato Utopia é algo impossível na nossa sociedade. Se faz inimaginável um lugar onde as pessoas convivam dessa forma e consigam todas serem feliz na nossa realidade. Eu mesma tentei me imaginar nessa comunidade e pensei que me sentiria presa, mas isso pelo contexto e os costumes da época. Talvez ele devesse ter uma versão atualizada. O fato de ter sido escrito por uma cristão torna partes da história arbitrária, mas ainda contém críticas pertinentes super atuais do nosso sistema.

laripqw 26/12/2022

deixa a desejar em muitas questões como religião, posição das mulheres etc, o que era de se esperar considerando a época em que foi escrito. mas eh uma leitura interessante, recomendo!!

Gerson91 14/12/2022

E ainda não aprendemos.
Um livro que tem uma proposta interessante: explorar um modelo de nação forjada na ética, solidariedade e fraternidade.
Achei os debates sobre a alma humana mais interessantes que a própria descrição da fictícia Utopia. Não deixa de ser uma obra à frente de seu tempo. Muitos, como eu, ficarão indignados como Thomas More ficou há um zilhão de anos com a falta de bom senso e a exploração de oportunidades egoísticas pelos que governam, mas a história ainda se repetirá muito.

pipietro 12/12/2022

Um mergulho meu na história
Lembro até hoje de quando li esse livro para um projeto na disciplina de História no meu Ensino Médio. Fiquei tão orgulhoso de ter feito um trabalho completo e ter conseguido entender uma leitura que eu havia considerado desafiadora ao ter escolhido.

Gosto da crítica de Thomas More, mas me interessei ainda mais pela forma com que me aprofundei melhor em aspectos da época em que o livro se ambienta.