Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Jessica.Soares 05/05/2023

Cuidado com quem você chama de honesto
Dizem que essa peça tem o vilão mais interessante de Shakespeare, Iago, o honesto, visto por todos como um homem de guerra exemplar e altamente confiante, o enredo é basicamente Iago tentando ocupar um cargo mais alto, o estranho é ele não mostrar nenhuma preocupação realmente genuína quanto a isso, parece que o que ele quer na verdade é se aproveitar de todos, abusar da confiança, explorar os medos e inseguranças de cada um de modo inteligente e astuto. A insegurança de Otelo é ser mouro e bárbaro, por isso não se achava digno de representar Veneza, muito menos de ter a mão de Desdêmona, e aí que entra o ciúme, muito presente na trama, o que explica a citação de Otelo em Dom Casmurro, por exemplo.

Rafinha Bison 28/04/2023

??? Otelo ???
Faz bastante tempo que eu li esse livro, mas estou fazendo uma resenha agora. ¯\_(?)_/¯

Eu adorei muito esse livro! Foi a primeira tragédia que eu li. ??

E, por se tratar de uma tragédia, no livro tudo vai dando cada vez mais errado, como uma bola de neve. O que deixa o livro muito mais legal e interessante, porque você nunca sabe o que vai acontecer.

Eu achei o livro extremamente bem feito (além do mais, foi escrito por Shakespeare). A história se conecta de um jeito completamente genial, sempre te impressionando. Além disso, o livro é muito gostoso de ler e é pequeno.

E o final... é muito bom e impressionante, sério.

Eu achei o livro muito bom, recomendo ?

Helenymphaea 15/04/2023

Clássico dos clássicos
Os diálogos de Shakespeare são uma coisa espetacular, acho impressionante como ele consegue construir falas profundas, tocantes, que contam, que insinuam, que te instigam a continuar a leitura. Outra coisa que impressiona nesse livro é o conflito do personagem central, acompanhamos toda a angústia de Otelo diante da situação, seus conflitos internos e externos, acho que Shakespeare da um novo significado ao termo profundidade psicológica de personagem.

A obra é extremamente angustiante, somos torturados ao ver Desdemona sendo acusada injustamente e não podermos fazer nada. E tudo isso é mérito da escrita do autor, que sabe o que deve fazer, o que deve mostrar e quando cada coisa deve acontecer.

Leiam, Leiam Shakespeare!

Matheus.Viga 10/04/2023

"Não confie em aparências, pois a beleza está frequentemente ligada à falsidade"
Não tem como escrever um comentário sobre alguma peça de Shakespeare e não rasgar enormes elogios para o mesmo. O que esse cara fez é surreal. Já li suas principais obras e quando penso que não vou me surpreender mais acabo me deparando com essa peça, simplesmente fenomenal. Acredito que um dos personagens mais perversos que me deparei em leituras está nessa peça. Parafraseando a Karen do Caminho de Guermantes: "Não há parte do inferno de Dante que Iago não possa habitar".

"O amor constrói sua felicidade na beleza e na bondade"
"Homens devem ser o que parecem, ou parecer o que são"
"Não há maior mal do que a inveja, não há maior pecado do que o ódio".

Joao.Paulo 10/04/2023

Uma história que prende
Livro é um romance que envolve mentiras ciúmes e poder.. A historia te prende e não dá vontade de parar Recomendo a leitura.

Gabriela4389 06/04/2023

Pior livro q eu já li
Eu li Otelo de duas editoras diferentes, e a Scipione tirou 80% da história original. Otelo é uma história MT boa só q a Scipione estragou a história.

VerAnica29 05/04/2023

O maior de todos
Que livro perfeito! Meu xodó e sem dúvida meu Shakespeare favorito.
A maneira como a inveja, a manipulação e o ciúme são retratados nesse livro é simplesmente perfeita. O vilão então? Iago é um dos vilões mais sagazes que já vi em toda a literatura.
A Desdemona é nosso anjo inocente, fugiu com um marido que mal conhecia e foi vítima de tramóias que fizeram o pior que tinha em seu marido se voltar contra ela. Certamente não merecia tudo o que passou, diferente de seu marido que teve que lidar com as consequências dos próprios atos.
Repito: Que livro perfeito!
Fica aqui para a posteridade a melhor atuação de Otelo em feira literária:

@924.ifal

Jess 29/03/2023

Iago ou Judas?
Sem palavras pra essa obra de WS...
Sempre nos trazendo lições de morais que transcendem os séculos!!

Alessah.Fernandes 22/03/2023

A inveja é um dos piores sentimentos que se pode ter
Do início ao fim você odiará Yago, por sua soberba e por toda a inveja que sente de todas as pessoas. Ele nos ensina como não devemos ser, porque é a prova de que mentiras sempre serão descobertas, mas também porque a vida devolve todas as coisas que você faz.
Yago manipula toda a história, em vários momentos cria situações de desentendimento entre os personagens, alimentando sentimentos ruins em Otelo contra sua amada esposa Desdêmona. Ao final, uma tragédia horrível acontece, fomentada pelo ódio e pela inveja provocados por Yago.

Romeu Felix 04/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Otelo" é uma tragédia escrita por William Shakespeare, publicada pela primeira vez em 1603. A história se passa em Veneza e em Chipre, onde o protagonista, Otelo, é um general mouro que é enganado pelo seu suposto amigo, Iago, levando-o a acreditar que sua esposa, Desdêmona, o está traindo com o tenente Cássio. A obra explora temas como inveja, traição, ciúme e racismo.

A narrativa começa com o casamento de Otelo e Desdêmona, que desperta a inveja de Iago. Este, com sede de vingança, manipula Otelo com mentiras para que ele acredite que sua esposa está tendo um caso com Cássio, enquanto na verdade não há nada entre eles. Otelo se torna violento e paranóico, culminando na morte de Desdêmona. Quando a verdade é finalmente revelada, Otelo se arrepende e se mata.

O estilo de escrita de Shakespeare é caracterizado por diálogos extensos e elaborados, construção cuidadosa dos personagens e trama complexa. A linguagem utilizada é típica da época, com algumas palavras e frases arcaicas que podem dificultar a leitura para alguns leitores.

"Otelo" é considerada uma das grandes obras da literatura ocidental, sendo frequentemente encenada em teatros e adaptada para outras mídias, como cinema e televisão. A obra é um retrato poderoso do lado sombrio do ser humano, mostrando como a inveja e o ciúme podem levar uma pessoa a cometer atos terríveis. Além disso, a obra também discute questões de raça e preconceito, mostrando como a sociedade pode ser cruel com aqueles que são diferentes.

Em resumo, "Otelo" é uma obra-prima da literatura, que continua a ser relevante até os dias de hoje. É uma leitura indispensável para aqueles que apreciam o teatro e a literatura clássica.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

jaca.jaca 02/03/2023

Podia ser perfeito,mas..
Eu realmente gostei da trama,mas achei um pouco raso...
Sei que é conhecida por ser profunda e tratar de temas sensíveis,mas achei os personagens e a trama muito planos em várias partes.

Maria 26/02/2023

Shakespeare o maioral!!!
Apesar de essa tragédia ter sido escrita há mais de 500 anos, é surpreendente ver a atualidade de temas como racismo, xenofobia e ciúmes! O português é meio complicadinho, mas vale muito a pena ler essa obra!