O Cavaleiro Preso na Armadura

Robert Fisher

Resenhas - O Cavaleiro Preso na Armadura

Alane.Sthefany 26/07/2022

O Cavaleiro Preso Na Armadura - Robert Fisher
Trechos Preferidos ?? ? ??

Afinal de contas, não se pode agradar a todos.

Problemas nunca me deixam balançando. São oportunidades que estão chegando.

Estamos todos presos em algum tipo de armadura.

Quando o discípulo estiver pronto, o mestre estará por perto.

Quem sabe você sempre tenha considerado a verdade um insulto.

Se você era realmente bondoso, gentil e amoroso, por que precisava provar isso?

Por que você sempre busca nos outros as respostas às suas perguntas?

Contexto

(Cavaleiro: Por que você sempre responde com outra pergunta?
Merlin: E por que você sempre busca nos outros as respostas às suas perguntas?
O cavaleiro saiu pisando o chão com força, furioso, xingando Merlin com voz abafada.
Cavaleiro: Esse Merlin! ? ele resmungou. ? Algumas vezes ele realmente entra debaixo da minha armadura!)

Será que você nunca aceita as coisas como elas são... simplesmente porque é assim?

- Preciso sair fora desta floresta!
- Para onde iria?
- De volta até Juliet e Christopher. Eles estão sozinhos há muito tempo. Tenho de voltar e tomar conta deles.
- Como você pode tomar conta deles, se não consegue nem tomar conta de si mesmo? ? Merlin perguntou.

A maioria de nós está aprisionada no interior de uma armadura

Nós levantamos barreiras para proteger quem pensamos ser. Então um dia ficamos presos atrás das barreiras e não conseguimos mais sair.

É preciso ficar sozinho para deixar a armadura cair.

Ocorreu-lhe que, na maior parte de sua vida, nunca tinha realmente ouvido alguém ou alguma coisa. O sussurro do vento, o tamborilar da chuva e o som da água nos córregos com certeza sempre estiveram presentes, mas ele nunca os ouvira de verdade.

Como me conheço, posso conhecer você. Somos todos parte um do outro

(...) o cavaleiro parou abruptamente, compreendendo que vivera toda a sua vida de maneira a fazer com que as pessoas gostassem dele.

Será que você estava tão ocupado tentando "vir a ser" que não podia desfrutar de "ser" simplesmente?

A ambição do coração é pura. Ela não compete com ninguém e nem fere ninguém. De fato, ela o serve de tal maneira que serve os outros ao mesmo tempo.

Podemos aprender com a macieira. Ela se tornou graciosa e plenamente madura, cheia de bons frutos que ela dá livremente a todos. Quanto mais maçãs as pessoas retiram dela ? disse Merlin ?, mais ela cresce e mais formosa se torna. Esta árvore está fazendo exatamente o que macieiras devem fazer: realizando seu potencial para benefício de todos.

Não posso conhecer o desconhecido, se ao conhecido me agarro.

Pela primeira vez, viu sua vida com lucidez, sem julgamentos e sem desculpas. Naquele instante, aceitou plena responsabilidade por sua vida, pela influência que as pessoas tiveram sobre ela e pelos acontecimentos que a tinham modelado.
Daquele momento em diante, não mais culparia ninguém ou qualquer coisa fora dele por seus erros e infortúnios. O reconhecimento de que ele era a causa, não o efeito, lhe deu um novo sentimento de poder.

Clio0 08/07/2022

Escolhi esse livro pelo título e por vários capítulos supus que estava lendo algum tipo de livro de autoajuda. Isso ocorreu porque Fisher ignorou uma das regras básicas das Fábulas: tenha uma moral em mente e fixe nela.

O Cavaleiro Preso na Armadura é carregado de metáforas rasas e facilmente compreensíveis bem ao estilo dos aforismos no gênero supracitado. Infelizmente, o autor carregou tanto na crítica e nos conselhos que a história se perde e fica monótona, soando mais como um sermão do que como um conto, não serve nem como parábola.

Inicialmente temos a noção do "thick skin" (a tal armadura) onde supõe-se que uma pessoa torna-se ao pouco mais insensível e, portanto, mais forte, preparada. Toda e qualquer semelhança com o estereótipo do macho alfa não é mera coincidência.

Fischer usa animais e o mago Merlim (ele mesmo, o do rei Arthur) para levar o cavaleiro numa jornada mais terapêutica do que filosófica. Tudo é tão esmiuçado que não sobra nenhum trabalho de raciocínio ao leitor. Tudo se remete ao: erro-problema-fracasso-dor-alívio emocional-ponderação-negação-discussão-desenvolvimento. É um excesso de passo a passo.

Não é um livro ruim per se. Pode ser uma boa pedida para quem nunca se interessou por autoanálise ou leu algum conto de fada.
Joabe.Gileade 08/07/2022minha estante
Parabéns, quase um milhão de páginas lidas????

Welliton.Moreira 06/03/2021

Um das melhores que já li
FISHER, Robert. O Cavaleiro Preso na Armadura. Ed. Record. 2006

A história retrata a jornada de um cavaleiro preso em sua armadura e que ao buscar o mago Merlin entra de cabeça numa busca para se autodescobrir e encontrar quem ele realmente é. O livro é uma fábula, sendo uma narrativa curta e que traz um preceito moral no final de tudo.
O Cavaleiro é extremamente orgulhoso, muito conhecido no local onde vive devido ao tanto de dragões derrotados e donzelas salvas. Ele acredita ser realmente um cavaleiro honrado, gentil e amoroso. Com uma vida bem corrida está sempre indo em cruzadas, combatendo inimigos e aumentando ainda mais sua fama. Por estar sempre mergulhado nessa vida de cavaleiro, ele acaba deixando a família de lado, mesmo tendo uma esposa e um filho.
No tempo que ele passa em casa, ao invés de dar atenção a sua família ele passa o tempo todo lustrando sua armadura, ele é apaixonado pela armadura. Chega um determinado momento que ele começa a não tirar mais a armadura, ele come usando-a, toma café usando-a e a esposa dele não aguenta mais toda aquela situação. Um belo dia ela cansa de tudo aquilo e diz que se ele não retirar aquela armadura, ela iria embora juntamente com o filho dele. Diante disso ele se amedronta, e ele decide tirar a armadura, no entanto ela não sai, ele está definitivamente preso a ela como se fossem um só.
Ao entrar em desespero por ninguém conseguir ajuda-lo a tira-la ele acaba falando com o bobo da corte do reino e o mesmo o indica procurar o mago Merlin. Ao encontrar com ele começa sua jornada de autoconhecimento e descobrimento pelo Caminho da Verdade onde ele começa a descobrir de fato quem ele realmente é. Ele passa por 3 castelos, o do Silêncio, do Autoconhecimento e da Virtude e Ousadia, em cada uma delas além do aprendizado, do amadurecimento, a armadura vai se soltando, até estar finalmente liberto.
A história é linda, e como observado é uma metáfora, pois quando relata o cavaleiro preso em uma armadura na verdade a mensagem por trás disso é que as pessoas muitas das vezes ficam presas a sua imagem, criamos uma imagem de nós mesmos que queremos que as outras pessoas acreditem, mas sabemos que isso não é verdade, porque todos temos nossa armadura onde há coisas que não queremos mostrar pra ninguém e tentamos fazer com as pessoas acreditem que somos diferentes em alguns aspectos e isso é um dos principais pontos desta história. Sendo assim o Caminho da Verdade percorrido pelo cavaleiro nada mais é do que um mergulho dentro dele mesmo, que chegou em um ponto em que ele não sabe mais quem ele é na figura do homem escondido atrás da armadura.
Eu recomendo demais, uma leitura sensacional, todos deveriam ler.
Hassenuá Sattelmayer 17/08/2021minha estante
O melhor pra mim !!!

Edu 27/11/2021minha estante
É belíssimo, uma leitura extremamente importante.

Rosangela Max 09/10/2021

Previsível, mas importante.
Não tem muito o que falar sem dar spoiler, mas é uma história que é possível ser lida em menos de uma hora e fazer um paralelo com a nossa vida.
Para quem já está trilhando essa jornada do autoconhecimento, os ensinamentos que podem ser tirados da história não são uma. surpresa. Mas é bacana ler mesmo assim.
Refletir sobre este tema nunca é demais.

Patrick.Ramos 28/02/2024

Leitura muito necessária e interessante. Descobri esse livro por acaso, e me chamou a atenção de primeira. Ele passa uma mensagem sobre alguns aspectos da vida de uma forma bem criativa, a mensagem é muito boa. Além de ser um livro curto, ele vai direto ao ponto.

Fabi 28/10/2021

Eu adoro fábulas, acho que elas trazem muitos ensinamentos que deveriam ser aproveitados por todos. Cada vez que você lê em um determinado momento de sua vida, você repara em algo diferente. E eu adorei muito essa fábula, que aborda sobre as máscaras e armaduras que o ser humano usa para enfrentar o mundo (ou fugir dele?).
Essa história conta sobre um cavaleiro que se acostumou a usar a sua armadura por tanto tempo que não conseguia mais tirá-la. Sua família não o reconhecia mais, ninguém mais conseguia ver seu rosto e ele passa a incomodar as pessoas com o seu jeito de sempre querer salvar o dia de alguém, mesmo que esse alguém não quisesse.
Sofrendo com isso, o cavaleiro viaja em busca de uma solução para essa armadura sair de seu corpo. Durante essa busca, encontra Merlim que dá conselhos importantíssimos e informa que para ser feliz consigo mesmo, o cavaleiro precisa antes de tudo se amar e se conhecer. Ele precisa passar por três castelos (três fases de autoconhecimento) para superar seus problemas e poder retornar à casa e família. Super recomendo ??

somebody 01/02/2024

O cavaleiro preso na armadura
Tenho aprendido a gostar de fábulas, e essa era a segunda em que me encorajei a ler. A estória é muito boa, cheia de ensinamentos do início ao fim. O livro não tem cunho religioso, mas como cristã, percebi muitas referências que se encontram nas Escrituras Sagradas.

Desde o início você percebe as metáforas presentes, e o significado da armadura na vida real. Você passa a trazer para si muitos comportamentos do cavaleiro, e se questiona ?será que já fiz algo parecido ou me comportei assim algumas vezes? ou até aqui??. A estória é cheia de aventuras e desafios a serem cumpridos, e confesso que esperava um final mais emocionante. Achei um pouco corrido.

O livro vale muito a reflexão, e espero que você tire as palavras de sabedoria para sua própria vida e busque por transformações significativas.
Ludmilla30 01/02/2024minha estante
Está na minha lista, fico feliz de ter compartilhado sua impressão sobre. Empolgada para ler

Tcharles.Amarante 01/02/2024minha estante
Ótima obra ??

Natalia1831 01/02/2024minha estante
Li por indicação do meu prof de psicanálise ?

Giulia316 22/05/2023

Que livro...!
Olhando a capa, o nome e a sinopse, senti intimidada mas não. A leitura é fluida, é rápida, a combinação da história com o significado por trás encaixou muito bem. É um livro que vale a pena ter na estante para ser relido nos momentos da vida, que com certeza serão muitos, se sentir perdido, confuso...

Peguei na biblioteca do meu trabalho mas vou querer um só pra mim.

Nina 10/05/2021

Fantástico
Uma fábula que ao meu ver, é leitura obrigatória! Um cavaleiro preso em sua armadura que precisa descobrir novamente quem é... Leiam gente, é sério vale a pena!

suellem 01/04/2020

O cavaleiro preso na armadura
Uma leitura rápida que faz pensar bastante sobre a vida, sobre nós mesmos e só te o caminho que seguimos .
Um livro para refletir e pensar muito sobre quem somos .

Mii 21/01/2022

Auto conhecimento
Um livro lindo, que nos faz refletir sobre nossas atitudes e várias partes da vida.
Super indico a leitura, ela é rápida e não é difícil.
Muito bom!

Thaismansour 19/03/2024

Necessário
Fábula maravilhosa que mostra de forma lúdica a importância do autoconhecimento e amor próprio.
Leitura muito fluida e de linguagem simples, pode se considerar um livro infanto-juvenil devido a escrita de fácil consideração.
Adorei e indico esse livro para quem está na jornada do autoconhecimento.
Jorge 21/03/2024minha estante
Um livro necessários em tempos onde a vida virou um jogo de aparências.

Leda Marun 21/10/2023

Completamente cirúrgico! Com certeza um livro pra presentear amigos! Leitura fluida, fácil entendimento de linguagem e crucial para uma expansão do autoconhecimento. Enfia o dedo lá na ferida mesmo e te mostra sem delonga porque que as vezes estão tão pesado a jornada da vida? vai desarmando a gente a cada página. Eu super amei!
Yasmheln 21/10/2023minha estante
Amei esse livro

DavidThomaz 16/03/2021

Pensava que era um livro para homens. É um livro para qualquer um que deseja se liberar de crenças que não servem mais. Ser mais feliz e sentir o gosto da vida o tempo todo. Claro que recomendo!

emlindh 28/05/2022

cada um tem sua armadura
Essa é uma leitura que deve ser feita no momento certo. Tentei ler a alguns anos atrás e só não consegui, virar as páginas não fazia sentido.
Quando resolvi ler dessa vez tudo finalmente fez sentido, foi uma jornada extremamente familiar. Dessa vez foi como andar por um caminho já conhecido e pensar ?ah, eu sei como é, já passei por aqui?.