Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

1 | 2 | 3 | 4

Larissa.Herbsthofe 26/04/2024

Demorei para iniciar essa história, mas o começo parecia promissor, porém ao longo da história foi tornando-se cansativo e sem graça. Foi decepcionante ?

Yago.Mineiro 14/07/2023

Um clássico triste
Minha opinião: esse livro estava um pouco confuso no começo, mas depois dos 30% do livro ele foi ficando cada vez melhor. Gostei muito do romance e do estilo da escrita.

Enredo: um belo romance vai acontecer entre esse tantos reinos!

Wanessa.EstAcio 13/07/2023

Comem, dormem e amam
Não há nada melhor que esse título pra ilustrar o que é o livro e é isso mesmo. Cheio de idas e vindas, o que não me agradou muito e achei o final bem fraco, mas como se trata de uma lenda então não precisa ter o final muito impactante. Leiam, mas sabendo que é uma lenda antiga e bem fraquinha mesmo.

GeMartt 02/06/2023

Traições, perdões, desejos e mais traições
?Sim, iremos juntos para o pais afortunado dos vivos. Aproxima-se a hora: não bebemos já toda a miséria e toda a alegria? Aproxima-se o momento: quando tiver chegado, se te chamar, Isolda, virás??

O livro narra a história de Tristão e Isolda, como se conheceram e o acontecimento que culminou em uma vida amaldiçoada pelo amor e pelo desejo, através da qual os amantes continuam vivendo em busca do dia no qual ambos se uniriam em paz.
Tinha baixas expectativas, pois ouvi poucas e boas desse livro, porém ele me foi uma grata surpresa. Finalizei em menos de uma semana e, para quem também está mergulhando no universo das lendas arturianas, esse livro (apesar da escrita mais antiga) será de rápida leitura. Por vezes senti raiva, por vezes senti compaixão, por vezes senti revolta. A história é uma boa leitura para quem busca conhecer mais sobre a vida e as aventuras dos cavaleiros que compunham a famosa Távola Redonda.

Isabelle Maria 20/04/2023

Tristão e Isolda
Li esse livro para a faculdade, mas foi uma leitura muito gostosa e rápida, e eu me envolvi demais com a história. Fiquei o tempo todo empolgada com as aventuras que o Tristão vivia, querendo saber qual seria a próxima intriga e empecilho para o romance e torcendo para o casal ficar junto, e sofri com o final. Gostei bastante, não vejo a hora de ter a aula sobre o livro.

28/12/2022

A primeira vez que li o livro era bem criança, tinha no máximo 9 anos e adorei, tanto que era meu livro favorito. O devorei rapidamente e, agora, com 27, estou relendo. Volto depois, com minhas novas impressões.

Pr.Thiago 07/12/2022

TRISTÃO E ISOLDA
Tristão e Isolda conta a história de amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda, protagonistas de uma história medieval de amor baseada numa lenda celta. Seu amor impossível inspirou poetas, escritores, pintores e músicos da Idade Média e dos tempos modernos. Tornou-se, por exemplo, tema de uma das mais famosas óperas de Wagner e deu origem a diversos filmes ? o mais recente, produzido em 2006. As inúmeras versões que imortalizaram e divulgaram essa história em outros países são o testemunho do fascínio e do encantamento que ela causa até hoje. Misturando magia, traição e sofrimento, a lenda provoca, comove e inspira.

cadáver 03/10/2022

li pq tava sem nada pra fazer esse Romeu e Julieta 2 mid mid mid mid mid mid mid mid mid mid mid mid

Harry 05/08/2022

Amor, drama e morte
E eis que temos aqui um belo conto de amor e morte, senhores. Sim, e é de Tristão e Isolda, a rainha!

Antes de mais nada, aqui vai um elogio pra essa edição da Martins Fontes onde tem um ótimo prefácio sobre a origem e adaptações do poema ao longo da história.
O incrível disso tudo é saber que a obra não tem um único autor e o que se tem são fragmentos encontrados aqui e ali e reescritos ao longo do tempo. Tempo esse que data a partir do século XII! Pra ver que a magia nunca se perde. E vai continuar inspirando várias adaptações em teatro e quem sabe no cinema novamente.

Eu já conhecia o romance de Tristão e Isolda e inclusive já assisti o filme. Sempre fui fã de tudo relacionado a cultura celta, então já sabia o que iria encontrar nesse livro.

O Romance de Tristão e Isolda é aquele conto medieval clássico, onde temos cavaleiros, reis, rainhas, traições, vinganças, heróis, vilões, paixões e magia.

O livro começa com a infância de Tristão - ainda em Loonnois - e conta de forma breve como chegou a Cornualha, o reino do Rei Marc, onde se passa a maior parte da história.

Tristão enfrenta diversos desafios, desde o guerreiro até então invencível ao dragão que ninguém consegue desafiar.

A forma que Tristão e Isolda, a Loura, tem seus caminhos cruzados eu deixo pro leitor descobrir, já que qualquer detalhe pode tirar um pouquinho da magia pra quem lê.

Espere muitas artimanhas e reviravoltas. Um prato cheio pra quem gosta de romances medievais e seus dramas. E com uma escrita que nos transporta direto pra era medieval!

Pra quem já é familiarizado com Rei Arthur, vai desfrutar ainda mais do livro, visto que se passa na mesma época do reinado do mesmo.

Bruno Oliveira 16/06/2022

TRÁGICO!!
Tristão e Isolda é uma das lendas celtas mais tristes que se tem conhecimento. Tanto que é até utilizada, junto com àquele outro casal shakespeariano, como exemplo-mor, arquétipo do Amor Verdadeiro fadado à tragédia já pré-estabelecida. E esta edição da editora carioca Francisco Alves (2007) traz exatamente tudo isso, contudo, a presente versão é aquela “envernizada” pelo Cristianismo, então, características próprias da cultura celta se mesclam com o viés ideológico do patriarcado conservador. Só para ficar em um exemplo disso: Isolda é a “pecadora ” maior, a personagem que sofre mais pelas suas “faltas” e a que mais é hostilizada pelas outras personagens do romance; Tristão é o “honrado”, o “bravo” que faz o que faz, mas ainda assim “está no seu direito”, percebes o disparate? Enfim, o texto é muito descritivo, é o narrador que vai nos contando os pormenores e intercalando, no seu narrar, as falas das personagens. Esse tipo de texto pode afastar os leitores mais “preguiçosos”, os mais acostumados com textos mais “arejados”. Há situações de “gato e rato” repetitivas, isto é, há vários causos de Tristão e Isolda tentando encobrir seu relacionamento de amantes perante o Rei Marcos, tio de Tristão e marido de Isolda, que são exaustivamente trabalhados e que beiram um pouco ao cômico, herança do “verniz” citado acima. Ainda assim, a história é muito boa! Vale a leitura (há gigantes, poções mágicas, dragões, decapitações e astúcia, muita astúcia no conto). Nesta edição, só faltou mesmo um bom texto de apoio, um texto que orientasse o leitor sobre o contexto histórico da lenda – não há nada, nem nas orelhas, nem na sobrecapa!!

Tamara Ferraz.As3Artes 15/06/2022

Romance que atravessa os séculos
É uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão, da Cornualha e a princesa Isolda. A história se passa na Cornualha e também na Irlanda. É um romance que atravessa os séculos. Um clássico que vale a pena ser lido.

Mabia.Santana 03/05/2022

A paixão pode matar
Essa história é muito interessante e nos leva a fazer reflexões sobre o amor, a paixão, a traição e a mentira. Vale muito a leitura!
No YouTube tem uma aula com mais de três horas sobre o livro, ministrado pelo professor José Monir Nasser. Estou gostando muito da aula e compreendendo melhor o livro.
Elaine 26/05/2022minha estante
Que legal, vou procura esse vídeo, pois eu amo esse livro. Obrigada por compartilhar ?

Mabia.Santana 29/05/2022minha estante
Você vai amar! É muito detalhado

Reccanello 31/03/2022

Prolixo, repetitivo, até mesmo um tanto cansativo (teve horas que o bocejo foi inevitável), mas não deixa de ser um livro interessante (e até legalzinho) para conhecer um pouco mais sobre as lendas medievais e a romantização dos ideais cavalheirescos do Ciclo Arturiano.
Mauro 03/04/2022minha estante
Só tou gostando de ler coisa assim. Aguinha cm açúcar ?

CoelhaBabyGirl 29/04/2022minha estante
Eu simplesmente abandonei. Nem é amor de verdade, é poçãozinha bebida no desespero da sede

Lívia GM 17/09/2022minha estante
Este é o tipo de história que circulava oralmente na idade medieval, ela toma outras formas quando apenas lida. É normal que haja esse tipo de estranhamento, como o que você teve. Tive a oportunidade de escutá-la sendo narrada, é muito mais emocionante, e por isso me interessei em lê-la. Mas, de fato, quando lida, por vezes parece repetitiva.

1 | 2 | 3 | 4