Os rios turvos

Os rios turvos Luzilá

Resenhas - Os Rios Turvos

Lêh 26/07/2021

Antes de ler pensei que não iria gostar, que seria uma leitura difícil, mas quando comecei a ler, a leitura fluiu muito bem, achei muito interessante a história narrada no livro, são duas figuras fortes Bento e Felipa, é muito bom aprender sobre coisas que aconteceram antigamente do jeito que esse livro narra.
Só no final que fiquei com um pouco de preguiça kkkkkk, mas gostei do desenrolar Fiquei chocada em muitos momentos...
Enfim, me surpreendeu.

Renan 28/09/2020

Gostei muito desse livro, é bastante envolvente. Às vezes o leitor pode se perder nas digressões dos personagens e da narradora, mas a história foi muito bem contada.
Escrever literatura com personagens reais nem sempre é tarefa fácil, mas a autora o fez brilhantemente. Tanto que no final eu acabei e sentindo meio judeu, de tanta empatia que o livro provoca.

João Luiz 28/08/2017

Uma criança fugindo com sua família para o Brasil, devido a inquisição, transforma-se num homem que vive entre duas religiões. Casa-se com Filipa, uma bela mulher, sua razão de viver, e razão do seu morrer? Um belo romance, habitado no século XVI.

Anderson 19/09/2015

Luzilá Gonçalves é um ícone da literatura pernambucana e grande representante da literatura feminina, premiada dentro e fora do país, o que essa mulher faz em Rios Turvos é um processo de criação genial! Partindo de documentos reais sobre a Inquisição e Bento Teixeira, autor da Prosopopeia, a escritora cria-lhe uma quase biografia com foco em sua esposa Filipa Raposa.

A história parece sempre ser contada por homens, Bento Teixeira em seus depoimentos afirmou que Filipa o traíra em cada vila em que viveram juntos. Passaram por Olinda, Igarassu e Cabo de Santo Agostinho fugindo da língua ferina dos vizinhos e na tentativa de deter a libertinagem da esposa. Até que ele a matou (não é spoiler, ok?). Porém essa é a versão do poeta, o que Filipa teria a dizer disso tudo? Nesse romance histórico, que é sobretudo uma história de amor, Luzilá dá voz e forma a Raposa como uma mulher audaciosa, sedutora, inteligente, brilhante e amorosa da qual o nome tem muito a dizer, que é reprimida pelo marido e vive magoada por ele.

Com uma escrita saborosa, fluente e inteligente, para os amantes da literatura é uma leitura ainda mais deliciosa, pois, nos encontramos pensando onde acaba a veracidade da história e onde começa a ficção na narrativa, uma vez que Luzilá é grande historiadora e pesquisadora que respeita muitíssimo os fatos quando cria seus romances. E ainda o prazer de reconhecer Camões, Gil Vicente e tantos outros que fazem intertextualidade com esse livro.

Outra riqueza é que apesar do plano histórico (Brasil do Século 16 e a biografia de Bento Teixeira) esse livro é uma grande história de amor e poesia, a qual minhas palavras nunca farão jus. Versa sobre ser judeu em meio a uma cultura cristã, sobre religiosidade, amor e liberdade.

Por fim, preciso acrescentar que tive a honra de conhecer a autora, super simpática e gentil, que me autografou o exemplar e participou de uma bela mesa redonda sobre suas obras, literatura e afins. Grande prazer! (tanto a leitura de Rios Turvos quanto conhecer Luzulá).