Aula de canto

Aula de canto Katherine Mansfield

Resenhas - Aula de canto

j.myaki 24/12/2023

Muitas pérolas nesse livro
Li dois livros de contos esse ano e esse foi um deles. Sempre tive curiosidade de ler Katherine Mansfield e acho que foi uma boa introdução! Não gostei de todos os contos igualmente; acho que os de romance, ou que retratam as minúcias das relações humanas, como o conto que dá título ao livro, merecem destaque especial. Em vários momentos fiquei surpresa de achar sensações tão específicas descritas tão bem.

Muitos contos se encaixam nessa denominação de "realismo mágico", em que pequenos momentos do dia a dia ganham uma importância muito grande, seja por serem acrescidos de uma experiência além do comum. Alguns contos retratam grandes realizações a partir dessas experiências - meus preferidos do livro. Outros achei um pouco repetitivos, e em poucos me parece que a mensagem se perdeu no meio da escrita. No geral uma boa seleção de uma boa autora! Quero ler mais dela no futuro.

Henrique Fendrich 20/02/2018

Ela tem uma escrita sensível, muitas vezes melancólica (do jeito que eu gosto), mas também bastante descritiva (do jeito que eu não gosto). Acho que ela tem uma boa capacidade de arremate do conto. O desfecho de "Feuille d'album" é impagável, o de "Veneno" é excepcional. Um conto brilhante, essencialmente psicológico, meu favorito dessa seleção, é "Um pepino em conserva". Alguns dos seus contos parecem crônicas, e seriam classificadas assim caso isso existisse na Nova Zelândia.

Paulo 09/01/2012

Aula de canto
"Aula de canto" é um dos melhores contos que já li. Emocionante. As 5 estrelas vão por causa dele, que consagra o livro.

Nos demais contos do livro, há altos e baixos. Interrompi a leitura para passar a outro volume de contos da autora, que inclui alguns de seus títulos mais famosos, como "Felicidade" e "O canário".

Ronnie K. 23/03/2009

Esse é o último dos 5 livros da autora que a Revan lançou no Brasil. É o mais extenso e, como sempre acontece nesses casos, o mais irregular. Mistura bons contos com algumas narrativas que parecem esboços ou outros que não passam de crônicas, ou algo que o valha. Porém, como é de se esperar, quando a Mansfield acertava era pra valer. E temos aqui sim pelo menos uns 7 ou 8 contos belíssmos, notáveis exemplares de sua bela arte. Quem conhece a escritora dos livros lançados anteriormente, com certeza vai se interessar por esse e no final das contas não vai se arrepender. Juntos formam um painel agradável e prazeroso de uma literatura que é imprescindível para a história do conto universal!