Drive

Resenhas - Drive

1 | 2 | 3 | 4

Felipe 25/04/2014

Do not drive this book!
Após assistir a adaptação desta obra para o cinema pela terceira vez resolvi finalmente ler o livro, confesso que ao final da leitura fiquei bastante decepcionado.

O modo com que a história se desenrola é extremamente confusa, fica transitando entre flashbacks e o tempo atual sem se preocupar em localizar o leitor, fazendo com que este fique completamente perdido na linha do tempo em diversos momentos.
Os personagens secundários surgem e somem na velocidade da luz e, além disso, são desinteressantes e carecem de personalidade, desempenhando papéis pouco importantes para o desenvolvimento do enredo.

O livro passa a sensação de ser um rascunho do autor e, posto desta forma, o roteiro da adaptação para o cinema poderia ser considerado a versão final da obra. Portanto, talvez a maior utilidade do livro seja servir como objeto de análise, mostrando como adaptar um livro ruim de forma genial para o cinema.

Falando um pouco da edição da editora LeYa, novamente temos uma foto da adaptação cinematográfica na capa da obra original, talvez esta seja uma ótima estratégia de marketing pois atrai novos leitores desavisados, mas esta pratica empobrece a edição nos mostrando cedo, no momento da compra, que este livro não possui qualidades suficientes para vender-se sozinho, precisando trazer a tona a adaptação de forma explicita para divulgar a obra.

Apesar de tudo que escrevi, sou grato à obra por ter criado a premissa que deu base ao filme e, por isso, apenas por isso, lhe presenteio com uma estrela de ouro.
leosilva 19/11/2013minha estante
Concordo plenamente...

Rodrigo 01/01/2014minha estante
Roubou meu texto, Felipe. hehe. Concordo com cada palavra.

Tomás Woodall 31/07/2016minha estante
Fiz uma resenha comentando a sua.

Daniel 17/01/2017minha estante
Esse livro foi uma baita decepção pra mim. Comprei todo empolgado porque simplesmente AMEI o filme.
Mas logo no começo do livro você já começa a se desinteressar. Péssimo tipo de escrita...

RafaelMarchesin 17/06/2018minha estante
Caramba, cheguei até aqui para saber se era só eu que estava com dificuldades para acompanhar a leitura. O texto dentro de um mesmo parágrafo é desconexo. Os diálogos são mais do que artificiais: ninguém falaria coisas como em algumas passagens. Fiquei até pensando que poderia ser um problema durante a tradução, mas... caramba, será que seria isso mesmo? Vou terminar de ler porque é muito curto, mas preciso ler várias vezes o mesmo parágrafo para conseguir acompanhar o texto.

Renata Cavalcante 12/07/2018minha estante
Nossa! Achei que só eu tinha achado a história confusa. É chato demais esse livro.

skuser02844 03/04/2022

Tá?
Um livro tão ok, sério, acontece tanta coisa e nada ao mesmo tempo, que no final não parece que é uma história contínua.
O autor não se preocupa em dar o mínimo norte para o leitor, personagens aparecem e somem na mesma velocidade, a maioria nem possui uma real importância, ele só existe. Terminei o livro sem saber direito o que li.
Assistam só o filme mesmo.
Clara. 03/04/2022minha estante
esse livro é o do filme com o ansel?

Felipe 24/11/2023minha estante
Nossa, perdidinho aqui também.

Carlos Fernandes 22/08/2016

Drive
Bom, diferente de muitos, preferi ler primeiro o livro para depois ver a adaptação, e garanto que isso faz uma puta diferença. (recomendo)

O livro em si, é muito foda, oras parecendo pulp fiction, oras sendo original. Os flash backs nao são confusos, pelo contrário, essa é a graça do livro, mas comparado ao filme, sim, parecem não fazer muito sentido. Eu diria que o filme é uma adaptação mastigada do livro, ele é muito bom, mas o livro não chega a ser essa tortura toda que aparece nas palavras dos outros comentários.
Se voce fizer igual eu, ler primeiro o livro e depois ver o filme, vai ver que o livro é tão bom quanto o filme.
Vale a pena ler sim, eu fui ler com receio, mas acabei me surpreendendo.

Para encerrar, eu diria que é uma historia que acabou tendo dois pontos de vista (livro e filme) muito interessantes. Porem um acaba "anulando" o outro.
Tomás Woodall 09/09/2017minha estante
Exatamente. Obras diferentes, com visões diferentes, e o livro não saiu perdendo não.

May 10/12/2020minha estante
Não achei também o livro tão ruim como comentaram, MUITOS compararam com o filme que é excelente e por isso o choque rsrs e com o final totalmente diferente então.

Marlon.Abel 03/02/2022

Levou mais tempo do que eu imaginava ler esse livro, simplesmente porquê ele não me prendia.
Por vezes estive perdido, mas ciente de que é porquê eu não conseguia focar na história e não queria voltar e reler para entender.

Jacky 06/06/2021

O livro é bom, achei muito confuso no inicio mas depois da metade fluiu melhor.
Mesmo achando arrastado, recomendo a leitura!

Sofi 22/02/2024

O que foi essa experiência mds
Tô muito indecisa se gostei ou não pq ao mesmo tempo que a escrita me irritou muito, o enredo é PERFEITO e a ordem e maneira q as coisas acontecem são magníficas. não sai da minha cabeça.
não gostei que o livro da muito detalhe em coisas que não tem importância e quando é lago muito importante ele fala muito rápido sobre.
Não consigo parar de pensar sobre esse livro e acho que recomendaria sim, mas com um aviso prévio de que a escrita é meio difícil de acompanhar.
juro q descobri que ia do passado pro futuro só pq li uma resenha, não fazia ideia e fiquei perdida o livro todo. ansiosa para ver o filme e julgar qual o melhor.

Matheus656 06/12/2020

Sinopse boa, mas...
Que livro ruim! História sem nexo, sem emoção e confusa. O livro é curto com 160 páginas, mas mesmo um conto com 15 páginas consegue passar mais emoção e as vezes mais ligação com o personagem protagonista do que esse livro fez na obra toda. O começo é ok, depois começa a ter uma mistura na ordem cronológica do livro que faz tudo ser confuso, e se juntar isso a escrita então... Sério, se muitos ficam com preconceito com a escrita de livros como "crepúsculo" deve ser mais por preconceito com livros de romance teen, pois esse livro não é desse gênero, e a escrita é tão fraca. Personagens e acontecimentos rasos. São 160 páginas que talvez poderiam ser facilmente reduzida, tem muita coisa ali que parece ter sido escrita aleatoriamente. Enfim, a sinopse é boa, mas o livro em si, deixa muito a desejar.

Douglas 05/03/2014

Custo x benefício
Um dos raros casos onde a adaptação para o cinema é bem melhor do que a obra original. Mas o livro tem momentos interessantes e um ritmo bem gostoso de ler, vale a pena.

Gilmar 01/02/2015

Livrinho bem chinfrim. Nicolas Winding Refn fez milagre ao conseguir transformar isso em um filme excepcional.

Aline 04/01/2013

Piloto de Fuga
Gostei do livro. Gostei mesmo. Cronologia bem estruturada e capítulos de crime, violência e introspecção bem dosados. No entanto, esse é um dos raros exemplos em que o filme saiu muito superior. Um dos melhores filmes que eu vi em 2012, sem sombra de dúvida.

Diogo Hilário 13/05/2016

Antes de relatar essa experiência, já deixo claro que não terminei o livro(faltam umas 40 páginas). Ainda assim, começo a resenha pois acho que nada na minha opinião sobre tal mudará até o fim. O livro de todo não é ruim. O autor até tem um jeito leve de carregar a narrativa, construída em um certo modelo cinematográfico para alguns momentos e com quebras de continuidade cronológica. De cara, a obra até parece interessante, mas não é.

O que mais me incomodou foi a tamanha pretensão do autor que, na minha opinião, o resultado foi bem diferente dos comentários sobre o livro("Drive é um romance cheio de adrenalina, um novo pulp fiction....", "O melhor do estilo noir." e por aí vai). De fato, ele tenta ser bem descritivo com cenas ação e ambientação. mas em momento algum consegue envolver o leitor.

Pra mim, o livro é repleto de diálogos e passagens sem muito sentido e complexidade. Em nenhuma delas senti que fosse complementar a narrativa do livro e/ou criar toda a ambientação para algo acontecer. Na verdade, minha sensação foi que tudo isso era apenas uma enrolação, uma desculpa para tentar justificar cenas de ação que fossem acontecer. Ou seja, é bem um clichê de filmes, quase que um roteiro para algum.

O pior de tudo é que nem nas próprias benditas cenas de ações o livro consegue ser envolvente. Em momento algum se cria suspense, qualquer detalhe apresentado acaba sendo supérfluo. Estou quase sendo desonesto e já marcando como lido, de tão difícil que tá terminar de ler. Em suma, mais parece uma adaptação(mal feita) do filme que o contrário.
Daniel 18/01/2017minha estante
Foi muito difícil terminar de ler esse livro. Decepção total depois de um filme tão maravilhoso.

Celio.Junior 17/11/2017

Um livro que me deu mais do que eu esperava - muito mais!
Se você comprou o livro antes de ver o filme - como eu - e espera encontrar um Velozes e Furiosos através das letras, ESQUEÇA ISSO! Não é nada disso que você vai encontrar aqui. O livro vai muito mais fundo, explora a mente e a vida de seu personagem principal (O Piloto) e de alguns outros com uma pegada sutil, algumas vezes confusa, mas que funciona.

A "direção" de James Sallis pode causar estranhamento à princípio, mas consegue ser envolvente. Todos os personagens que recebem algum foco são "vira-latas", ou "peixes fora d'água" que carregam fardos em suas vidas ou se sentem deslocados aonde estão. O passado do piloto e toda a questão com sua mãe é depressivamente brilhante - o penúltimo capítulo esclarece essa relação com muita classe!

No entanto, eu ainda esperava mais das cenas de ação. Todas são interessantes, porém, algumas são bem confusas, e não acho que foram feitas assim por intenção; quanto a isto, não sei se ocorrera agravamento por erros de tradução. A troca de tempos verbais em alguns trechos me incomodou bastante; a organização não cronológica dos acontecimentos, nem um pouco.

Novamente faço questão de dizer: o livro flui de modo sutil. Se você é um leitor que não está acostumado com sutileza e com a falta de um narrador que explique e exponha tudo direitinho, não vai entender nada. Vai achar o livro apenas confuso e decepcionante.

Mas assim é realidade, e a vida, infelizmente, é a vida.
mayara.almeida. 28/09/2018minha estante
Só achei alguns erros de tradução, mas de resto concordo com vc

MarcusASBarr 24/07/2015

Um livro que cumpre seu papel...
Passei uma dificuldade para leitura desta obra, como muitos narraram aqui... trata-se de uma narrativa complexa e confusa. Mas está tudo muito bem traçado dentro do contexto. É rico na criação do cenário e na formação do perfil d'O Piloto". São os detalhes gastronômicos e da atmosfera que ele respira em uma paisagem caótica devidamente escolhida para facilitar sua vida. A forma como vive e se relaciona com os demais personagens e os detalhes trágicos e que afetam a sua formação na infância. No mais... a relação com a vizinha e o filho, com o marido dela, recém saído da prisão. São os detalhes que deixam a obra intrigante... e a falta de linearidade, além de confundir dá um toque especial ao livro. Bem... é isso. Não gostei tanto do filme quanto do livro... embora saiba que são linguagens completamente diferentes e, assim, na verdade, uma outra história na adaptação. Nela não encontrei a vida que abita de forma conturbada na figura d'O Piloto" que temos no livro. Assim que cadastrei aqui e vi os comentários corri para o filme... e me senti forçado a registrar aqui minhas impressões.

site: http://filmow.com/drive-t31568

Lucas 01/04/2018

Excelente
O clima Noir é retratado de maneira bem clara, o que eu mais gostei é que ele não é linear, por isso requer atenção do leitor em cada página.

1 | 2 | 3 | 4