Saber envelhecer e A amizade

Carlos Rangel 18/11/2021

Cícero...
Um clássico!
Que leitura envolvente!
Quanta sabedoria em uma obra tão simples e objetiva!
Falar da velhice e da amizade com tamanha propriedade...
Não é tão simples como parece

Isabelle248 19/04/2022

Leitura interessante
Essa é a primeira vez que eu leio Cícero, achei muito interessante o fato de que as questões básicas do relacionamento humano continuam as mesmas, apesar de todo progresso e tecnologia que temos. Não concordo com tudo, mas recomendo a leitura!

Moacir 04/03/2021

Um manual
"Saber envelhecer" apresentou-se para mim como um livro de receitas de como se portar na vida, desde sempre, se preparando para seu ápice: o envelhecer.

Vale muito a pena leitura, que é precedida, neste volume, pelo tratado "A Amizade".

Pedro 19/08/2022

Saber envelhecer e A amizade
Este livro tem para mim um significado especial. Ganhei-o de uma amigo em meu aniversário, por isso por tratar do envelhecer e da amizade o presente não poderia vir em melhor hora e mãos.
  Ao lê-lo o leitor encontrar-se-á diante de uma obra eminente que por meio de diálogos busca: apresentar o caminho para uma velhice serena e virtuosa e definir amizade. Nesse sentido, essa obra ao meu ver é imprescindível a todos que aspiram a aprender com esse sábio homem que foi Cícero.
  Ao ler a primeira, "Saber envelhecer", porque são duas obras, nota-se a condição de Cícero como escritor velho para escrever sobre a velhice. E, ele vai além, descrevendo não só como envelhecer, mas também sobre como aproveitar o melhor de cada idade, sintetizado nesta frase: Deve-se saber aproveitar a fraqueza da infância, o ímpeto da juventude, a seriedade da vida adulta e a sabedoria dos velhos".
  Na segunda obra, "Amizade", em uma conversa entre amigos, discute-se sobre amizade, definindo sua natureza e características, assim a definem ligada à virtude e à honestidade, fato que não poderia ser mais verossímil.
   Contudo, a fim de uma compreensão mais clara da obra vejo que é necessário ter uma base na filosofia grega e romana, saber pelo menos a tríade socrática. Pois, percebe-se os fundamentos da moralidade grega, principalmente do transcendentalismo platônico, e sua profunda influência sobre autor e obra.
Além disso,  um leitor crítico, perceberá a influência  que da busca pela verdade e valorização da razão sobre o corpo exercem sobre Cícero. Deixando claro o alvo da crítica de Nietzsche no que tange aos valores gregos fundadores da sociedade ocidental.
  Enfim, desejo uma boa leitura àqueles que irão ler essas obras e espero ter incitado vontade àqueles que não se decidiram.

Jesner 25/09/2018

A arte de envelhecer e um verdadeiro tratado para a amizade
Envelhecer não é algo agradável para a maioria das pessoas, sendo que algumas chegam a uma luta inútil e, por vezes patética, pela juventude eterna. E isto não é novo, acompanha a humanidade desde a antiguidade. Cícero traz nesta obra vantagens desprezadas da velhice e cria contrapontos com desvantagens da juventude, mas também afirmando sempre que cada etapa da vida tem suas vantagens próprias. Já a segunda parte da obra é um verdadeiro tratado para a amizade, trazendo à luz padrões éticos e de comportamento para as relações humanas pautadas no que afirma ser o maior bem, só não acima da virtude.
Vale a leitura.

Aletheia (@almaletrada) 17/01/2024

Cícero nos convida a pensar sobre a velhice de uma forma leve e sem sofrimentos. Da mesma forma analisa algumas questões sobre a amizade e sua constância e benefícios!