Os Tres Estigmas de Palmer Eldritch

Os Tres Estigmas de Palmer Eldritch Philip K. Dick

Resenhas - Os Três Estigmas de Palmer Eldritch

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Renata 17/08/2022

Incrível pensar que esse livro foi escrito nos anos 60! Mas isso também acaba ajudando a contextualizar vários pontos do livro, como o uso de drogas, a misoginia?

O livro traz várias referências ao cristianismo, fico pensando se foi apenas uma forma de se enxergar a questão sob um outro prisma, ou se foi uma crítica.

Fiquei com a pulga atrás da orelha com relação ao final, aquela impressão de que não captei a mensagem. Procurei dentre vários comentários, mas não achei nada a respeito, uma pena.

Anderson.Souza 07/08/2022

Amazing
Bom somente vou comentar uma coisa, talvez tentar voltar ao passado ou direcionar a sua vida a buscas materiais e emocionais, tende a trazer o conforto ilusório, atrasando o significado verdadeiro da sua vida, como Paulo fala em Coríntios , o último inimigo a ser vencido é a morte, mas não é somente isso o caminho precisa ser guiado para longe das coisas ilusórias do mundo, talvez com dor e sofrimento e no final o que resta é a Cruz, mas quem sabe depois de tudo isso seu ser não é parte ou total da divindade
conforme deixa a entender no livro.

Victória 16/07/2022

Uma viagem psicodélica
Começo dizendo que o Philip K Dick tinha uma mente muito doida, porque cada livro dele tem uma premissa extremamente criativa.
Dito isso, confesso que a minha mente não é doida o suficiente pra acompanhar essas viagens, mas que o livro é muito interessante.
Toda a premissa de viagens interplanetárias e o aquecimento global foi o que mais me fascinou. Ver como a sociedade estaria sobrevivendo e se remodelando nas situações descritas que são tão iminentes na realidade, além da evolução induzida do corpo humano pra suportar o calor extremo. Tudo isso me deixou muito imersa e querendo saber mais.
Toda a experiência da Can-D também parece muito divertida e é legal ver como esse escapismo funciona pra essas pessoas quebradas.
Mas é quando a Chew-Z e Palmer Eldrich são introduzidos na história que tudo vira uma grande viagem, que em parte também foi legal, mas os últimos 25% do livro eu não entendi nada. Acredito que a sensação de "real ou feiki?" foi intencional?
Também não gosto da forma como o autor faz a representação de suas mulheres, que em Blade Runner já era meio esquisita mas aqui tem umas coisinhas bem misógenas.

Enfim, recomendo pra quem quiser dar uma pirada.

Alessandra @euamolivrosnovos 01/07/2022

Instagram @euamolivrosnovos
Quando a vida na Terra se tornou inviável, os seres humanos foram enviados para as colônias marcianas e passaram a depender da Can-D, uma droga alucinógena que viabiliza a vivência momentânea em uma realidade alternativa.
Entretanto, uma concorrente chamada Chew-Z surge com a promessa de vida eterna e ninguém menos do que Palmer Eldritch é o responsável pela nova droga, gerando desconfiança e muita especulação, já que ele supostamente teve contato com seres alienígenas sencientes.
Uma grande disputa entre duas grandes corporações surge e a linha entre o que é real ou não acaba se perdendo ao longo do tempo. Estariam todos anestesiados pelos efeitos do narcótico ou não?
Um livro que exige atenção do leitor e bastante suspensão de descrença, mas que carrega uma narrativa cheia de momentos de virada.
Como primeiro contato com o autor, me senti um pouco confusa durante o enredo, mas isso não durou muito. A trama acaba se explicando melhor ao longo da história e eu terminei o livro querendo conhecer mais coisas da obra de K. Dick, que me surpreendeu com sua criatividade.
Achei brilhante a jogada do autor de brincar com a sanidade dos personagens, apresentando essa dúvida perversa de eles estarem ou não sofrendo os efeitos da Chew-Z, algo que acaba sendo solucionado quando os estigmas, que dão título ao livro, aparecem para sanar a questão.
Outra abordagem interessante é o debate religioso que o uso do entorpecente gera nos colonos. A frase da contracapa do livro já faz um convite a esse debate, em forma de um slogan de campanha: "Deus promete vida eterna. Nós cumprimos a promessa."
Uma ficção científica de peso, que vai agradar os fãs do gênero e deixar aquela sensação de quero mais.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Rittes 30/06/2022

O que é a realidade?
Philip K. Dick chegou a declarar que, muitas vezes, sentia como se vivesse em duas realidades diferentes. Este sentimento, somada à sua dependência de drogas, podem ser traduzidas perfeitamente neste livro. Como tantos do autor, começa meio confuso e lento para depois ir acelerando até o final. Escrito em 1964, ainda é atual e perturbador, num certo sentido. Chega a ser quase uma experiência literária que mistura drogas, religião e fuga da realidade numa história que ainda tem lá o seu suspense. Experimente!

Kals 30/06/2022

Não entendi nada ?
Vi falando que esse livro era muito viajado, quis dar uma chance para entrar no mundo da ficção científica mas olha..

Demorou pra pegar o piqque da leitura tudo muito confuso, eu arrastei bastante essa leitura fui empurrando só pra não abandonar, vou ir ver umas resenhas pra ver se realmente entendi hdisjaisj

bialbuquerq 21/06/2022

Diferente e confuso
Meu primeiro livro do autor e não sei se comecei bem.

Alguns pontos me incomodaram, como a misoginia que não fica clara se é dos personagens ou do próprio autor. Todas as mulheres são objetificadas, rasas. Além disso, pontos que mereceriam aprofundamento não tiveram.

O livro em si não é confuso, o final que é. Durante a maior parte do livro é possível entender o que está acontecendo e as divagações dos personagens. Contudo, no final, acontece muita coisa em poucas páginas e nos deixa com várias interrogações.

Gostei da experiência de leitura por ser bem diferente de tudo que já li. Não é uma narrativa que prende, que te faz querer devorar. Mas a temática é interessante, traça paralelos que nos fazem refletir.
Marcos-1771 12/07/2022minha estante
Acredito ser do autor, eu já li uns 7 livros dele e todos são assim

Dhalila 21/06/2022

Comecei entendendo nada e terminei como comecei
Para ser sincera me sentí perdida em 80% do livro. Interessante que o enredo é um pouco diferente do que o resumo falava.
Não estou dizendo que não gostei até pq dei 4 estrelas. Mas não é um livro tão fácil de se entender.
Ao término da leitura me sento desconsolada, confusa e com uma sensação bem estranha no corpo pensando ?que foi que eu li?? Não recomendo ser uma leitura de iniciação a Dick, caso vc conheça um pouco sobre o auto vale a pena desbravar o livro.

Bruna Tiene 04/06/2022

Meu primeiro contato com esse autor e demorei bastante para conseguir engrenar!!

Achei pouco sobre ficção científica e muito sobre alucinógenos e vícios!!! E sim, consigo entender a ligação disso, o difícil foi entender como tudo acontece!!!

Terei que ler resenhas e vídeos para saber se realmente entendi a história!!! E aí, quem saber reler!

@tigloko 25/05/2022

Alucinante e bizarro!
Sei nem o que dizer desse livro. Uma história viajada até demais. Não consigo explicar a sinopse kkk basta dizer que é uma mistura de brigas corporativas, drogas alucinógenas, viagem temporal e colonização espacial.

Foi difícil embarcar no livro, o autor tem um estilo de te jogar na história e aos poucos fui me acostumando. Já tinha lido alguns contos dele então não foi uma surpresa total esse estilo. Depois que eu me situei, é um livro que me prendeu bastante a atenção.

Sobre a história, apesar de usar elementos comuns da FC da época, achei ela bem original. Ela vai para caminhos que eu não esperaria encontrar em algo do gênero, talvez hoje em dia sim.

Confesso que não comprei por inteiro o conceito por trás da história. Se eu comentasse seria spoiler kkk. Mas foi uma viagem muito louca esse livro, curti muito!
Gabriel1994 10/08/2023minha estante
É baseado em um conto dele mesmo. Sem ler o conto fica demorado a imersão. Mas a história é sensacional e super inventiva!!

@tigloko 10/08/2023minha estante
Opa, vou procurar esse conto pra ler, obrigado pelo informação ?. É realmente um ótimo livro!

bardo 11/05/2022

Creio que esse seja de todos os que já li do Dick o que ele embarca mais fundo na questão religiosa, metafísica e espiritual. Inclusive dá para dizer que esse talvez incomode muito mais os fundamentalistas do que o A Invasão Divina que não é tão conhecido. Numa narrativa vertiginosa o que o autor propõe aqui é um questionamento profundo sobre a relação entre crença e realidade, passando por um debate sobre o uso de substâncias psicoativas, inclusive incentivadas ou "ignoradas" pelo governo. No terço final o autor entra num quase terreno minado e talvez seja o trecho mais difícil de ler e entender, ainda que desconfio, a edição que li tenha problemas nesse sentido, precisaria pegar a edição física para confirmar se as transições abruptas são do próprio texto ou da diagramação. Aliás falando na edição, me parece que esse livro sofreu um pouco com a tradução, precisaria ler no original para confirmar. A despeito desses problemas eu diria que é um dos melhores livros do Philip K Dick que vale uma releitura futura já que suscita questões que não se esgotam numa primeira leitura.

Bibi 01/05/2022

Você está preparado para entrar na viagem mais psicodélica de sua vida? ⁣
Talvez ninguém esteja tão preparado quanto acha que está. É esse o efeito que Philip K. Dick tem sobre mim. ⁣

PKD inicia sua narrativa nos contextualizando ao novo momento da Terra. Não sabemos ao certo em que ano isso se passa, mas sabemos que a moeda em voga são as peles, que os graus são medidos em Wagners, que as pessoas moram em condaptos que necessitam de aparelhos de resfriamento, que a viagem interplanetária é uma realidade e que outros planetas servem de moradia para muitos “Terranos”.⁣

Os Três Estigmas de Palmer Eldritch é a ficção científica mais religiosa que já li. É no meio dos viciados (baludos e escolhedores — uma tradução que não achei tão fidedigna ao original, diga-se de passagem) que vemos a essência do que é Deus ganhar força. É ali, no meio do nada que é Marte, que vemos o ócio dar espaço aos vícios, já tão comuns na Terra na década de 60, quando o livro foi escrito. Nessa obra, PKD coloca o universo, Deus, o desenvolvimento tecnológico e as drogas em um só pacote e vai tirando com a mão , de um pequeno buraquinho, um pouquinho da mistura de cada vez, nos surpreendendo a cada página com suas brilhantes invenções e excelente escrita, de forma que a nossa imaginação consiga captar tudo o que está sendo dito.⁣

Para mim, quando penso nessa obra, tudo o que consigo imaginar é uma galera hippie sentada com seus tambores em roda no meio do deserto em cores muito vívidas e misturadas que piscam e rodam na minha mente sem que eu entenda a real forma que têm e, de repente, tudo está meio travado. ⁣

📖 Páginas: 248 // Gênero: Ficção Científica; Ficção Norte-Americana; Literatura Norte-Americana // Ano Publicação Original: 1964⁣
Para mais resenhas e dicas de livros, acesse 👇🏻

site: https://medium.com/@BiancaBolonhezi

Ari 25/04/2022

Irritante
É irritante n entender 100% do que está sendo lido , isso aq é confuso ao extremo, dá para entender a historia geral mas fica a impressão que está faltando peças importantes para completar o pensamento. É o tipo de livro que deveria ser lido duas vezes para ser de fato compreendido.Eu fiquei completamente confusa até os 80% do livro ,nos ultimos 20% dá algumas explicações mas ainda fica meio bagunçado. Eu me arrastei p ler esse livro, demorou quase um mês para terminar ele(o que muuuito para os meus parâmetros). Não gostei da experiência, e n acho que é só por ser um livro antigo, tive experiências melhores com 1984 e o fim da infancia.Além do livro ser MACHISTA, HOMOFÓBICO , RACISTA E XENOFÓBICO , nunca vi tanta frase problemática e absurda em um livro só foi terrivel como retrata as mulheres como objetos ou como manipuladoras sem coração.Isso aq foi péssimo nunca vou perdoar o geek freak por essa indicação desastrosa!
Eduardo Rockwell 28/04/2022minha estante
Olá, me desculpe, mas se tu nunca leu nada do autor antes, começou pelo livro errado! Eu recomendo Sonhos Elétricos, pra tirar essa má impressão que ficou com você do autor. De verdade, de outra chance! Eu até tenho uma resenha desse livro no meu skoob, passa lá pra vê se desperta interesse ??

@ruthlunang 19/04/2022

Que viagem é essa vei
Que livro complicadamente maravilhoso!!

Nem posso dizer que entendi ele completamente, mas me vi investida nessa leitura e pensando na história a todo momento. Definitivamente um dos livros de ficção científica mais interessantes que eu já li, e o melhor se PKD até o momento (só li outros três dele).

Giulia143 08/04/2022

Que brisa... kkk
Esse é um livro que traz muuitas reflexões. Nunca tinha lido nada dele e me surpreendi bastante, e positivamente.
O único ponto que deixou a desejar, na minha opinião, foi a construção das personagens femininas. Mas fora isso é um livro incrível e doido, muito doido. Fiquei com muita vontade de reler ele para pegar todos os detalhes que me escaparam.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6