A Violoncelista

A Violoncelista Michael Krüger

Resenhas - A Violoncelista

ToniBooks 01/01/2024

O verso do espelho
Nada mais eloquente do que um personagem central cujo nome se omite ao leitor. Sendo, este, um compositor que se considera erudito, trabalha produzindo trilhas sonoras de séries de TV, o que revela a ambiguidade do protagonista. Além disso, deixa-se dominar a vida pela intrusão de Judit, a filha de sua ex-amante. A trama fala de auteridade e mercado cultural com a mesma profundidade e sarcasmo.

Luiz Pereira Júnior 25/08/2022

Os donos da verdade e suas misérias
Um compositor erudito, que nada compõe de erudito há bastante tempo, vivendo de rendimentos de suas trilhas sonoras para seriados de crimes, recebe a visita da filha de seu ex-amor e passa a viver com ela. Pronto, eis o resumo do livro.

Um livro que pretende (e consegue) retratar a intelectualidade musical e acadêmica de sua época e de seu país (Alemanha), mas acaba por ser universal e atemporal, pois o autor retrata os intelectuais como parasitas, invejosos, faladores, donos de teorias esdrúxulas que só eles (e às vezes nem mesmo eles) entendem e reformadores do mundo que nada fazem de fato para mudá-lo.

Seja sincero: você realmente vê com bons olhos alguém que fala em mudar o mundo, que critica a todos, que é o dono da verdade, mas que vive às custas de quem vai todos os dias lutar para pôr comida à mesa de sua família?

Apesar dos exageros, é praticamente impossível deixar de concordar com o autor em alguns aspectos de suas críticas, mas sei que isso pode parecer insensibilidade ou inveja. Um exemplo é quando o narrador diz ir a um concerto de mais um violinista sem talento do Terceiro Mundo. Esnobismo do narrador? Xenofobia pura e simples? Ou será que finalmente alguém teve a coragem de escrever explicitamente que alguns artistas são aplaudidos e apoiados não pelo seu talento medíocre em si, mas pelo fato de suas condições adversas? Algo a se pensar.

Enfim, ao criar um espelho distorcido (mas nem por isso menos real) de nós mesmos, o autor nos reflete. Pode ser que rejeitemos suas ideias, suas críticas, sua ironia, mas pelo menos ele altera o caminho de nossos pensamentos e de nossas ideias. E isso, por si só, já é um mérito para qualquer autor que mereça ser chamado por esse nome.

Lista de Livros 02/07/2016

Lista de Livros: A Violoncelista - Michael Krüger
“Não era desagradável estar sozinho de novo. Desaparecem os afazeres que surgem quando duas ou mais pessoas vivem juntas, silenciam os chamados em voz alta, o ruído de passos, as eternas perguntas e admoestações. Eu trabalhava, alimentava os animais, saía para passear. Quando alguém é obrigado a providenciar seus próprios passatempos, ocorre-lhe coisas que não vêm à tona em meio a um grupo de pessoas. Muitos preferem buscar companhia, outros suportam bem a vida de cônjuge, e outros, ainda, encontram prazer em sentar-se ao lado das demais pessoas em jogos de futebol ou apresentações teatrais. Há aqueles que acham perfeitamente natural exercer seu domínio sobre os outros. E há aqueles que precisam ajudar os outros o tempo todo. Somente poucos, porém, são capazes de ficar sozinhos de fato. E, sendo eles tão poucos, são alvos de suspeita.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2016/05/a-violoncelista-michael-kruger.html