A Preparação do Ator

A Preparação do Ator Constantin Stanislavski

Resenhas - A Preparação do Ator

rubens.nt 17/07/2021

Leitura fundamental pra quem deseja ser ator. Infelizmente em uma só leitura não pude captar toda riqueza que esse livro me proporciona. Logo terei que revisita-lo.

Carol Pita 25/03/2021

7 anos depois de receber, finalmente li!
Ganhei esse livro de presente de uma pessoa que significa o mundo pra mim e sempre me apoiou muito na profissão. Eu tinha acabado de passar para artes cênicas na faculdade, e estava super empolgada para estudar. Mas na época, a leitura não era um hábito, então acabei largando o livro na metade sem perceber. Esse ano decidi cumprir essa meta tão antiga e concluir esse livro esquenta o coração. Achei muito importante a leitura, ainda mais com minha cabeça de hoje, mais madura e vivida na cena teatral, pois consegui fazer paralelos dos ensinamentos do livro com minha própria experiência. Claro que tem detalhes que não encaixam 100% com minhas crenças mas no geral absorvi muito desse livro. Estou ansiosa para ler os próximos! Acho que tem muito para me acrescentar.

Bruno Meneghello 26/08/2022

Essencial
Uau!! Que leitura estonteante!!
Que livro!! Quantos ensinamentos. Por que não li antes!??
Leitura essencial pra quem quer seguir carreira de ator ou fazer teatro como hobby.

Nele, Stanislavski nos ensina a importância de se ativar o subconsciente para interpretar uma personagem, através da criação dos sentimentos internos da personagem, para que a atuação não se torne mecânica ou falsa. Nossos sentimentos acabam se confundindo com as da personagem.
A importância dos sentimentos, da mente e da vontade de fazer nesse processo todo, para que o trabalho do ator seja bem feito e o mais genuíno possível, além da importância de entender qual o objetivo principal de um texto e como isso interfere na criação dos sentimentos internos de cada personagem.

É simplesmente incrível e fascinante a forma como os ensinamentos são passados, e de forma muito simples. Estou ansiosíssimo pasta ler os outros dois livros dele!! Super recomendo!!

Giovanna Day 10/04/2021

Genial!
A maneira que o livro é escrito é muito inteligente. Não é um livro entediante com termos chatos, pelo contrário, é escrito de forma didática, fácil e gostosa de ler. Stanislavski é um gênio, se você é um ator/ atriz eu recomendo esse livro 100%
Obs. Dei 4.5 estrelas por que senti que em alguns momentos (poucos) as informações eram redundantes, mas nada de mais :)

Aline T.K.M. | @aline_tkm 14/02/2015

Faz lembrar por que o teatro é tão apaixonante!
Clássico contemporâneo, A Preparação do Ator é leitura obrigatória a todos os que têm forte ligação – ou interesse genuíno – pelo teatro, quer seja de maneira profissional ou amadora, ou simplesmente para os que apreciam assistir a uma boa peça.

Aqui, Constantin Stanislavski (1863-1938), uma das figuras mais reconhecidas do teatro contemporâneo e cujos métodos de trabalho – até hoje amplamente utilizados – renovaram psicológica e esteticamente a arte cênica, transmite-nos os conceitos e a essência mesma de seu sistema, do trabalho do verdadeiro ator.

Técnico, sim; mas tão prazeroso como uma boa trama ficcional. De fato, em A Preparação do Ator, o fundador do Teatro de Arte de Moscou utiliza da ficção para introduzir seus ensinamentos ao leitor. Inseridos em um curso de teatro, os personagens são jovens estudantes orientados por um diretor e seu assistente. Kóstia, um estudante dedicado e bastante investigador, é quem narra as aulas em primeira pessoa.

No processo de preparação para um estado de criação interior, os alunos são apresentados a conceitos fundamentais para a atuação, como a descontração dos músculos, a atenção, a “solidão em público”, a inserção de novos elementos à cena (o imprevisível), entre tantos outros. Tudo, porém, é retido na prática; é experimentando que se aprende realmente.

O sistema busca apoio no naturalismo, em tudo o que é natural ao ser humano, e é guiado pelas leis da natureza – que impedem o ator de desviar-se do caminho desejado. Todas as ações no palco devem ter um objetivo; a fé e a crença no papel são essenciais, e deve-se sempre buscar a verdade em cena. Desta maneira, toda atuação forçada e mecânica é combatida, bem como os clichês e maneirismos exageradamente teatrais. Ainda que bastante subjetivos, os tópicos e conceitos são bem esmiuçados a partir de exemplos e metáforas, o que possibilita o leitor de compreender e refletir sobre o que lhe é apresentado.

Aula após aula, acompanhamos o narrador e seus colegas em suas descobertas, erros e acertos, num ambiente em que a criatividade e as experimentações são incentivadas. Tem o aluno dedicado, que mergulha a fundo em cada conceito; o aluno que confronta o professor com questionamentos frequentes; tem o aluno que apresenta mais facilidade; e por aí vai.

O livro coloca o estudo do teatro como uma verdadeira jornada de autoconhecimento, uma vez que sentimentos e motivação são assuntos recorrentes, além da comunhão total consigo próprio e com os demais atores e elementos em cena. Longe de ser apenas um objeto com fins estéticos, o ator aqui é participativo, criador e responsável por dar vida ao personagem. Devendo vivenciar o papel, ele deve buscar em si mesmo e em sua própria bagagem o “recheio” do personagem; seus sentimentos devem ser análogos ao do papel.

Verdadeiro manual, A Preparação do Ator é uma obra imprescindível para profissionais, estudantes e entusiastas das artes dramáticas. Mas não só; também é fonte – interessante e não óbvia – de conhecimento acerca do ser humano e suas emoções. É uma maneira prazerosa de conhecermos um dos métodos de interpretação mais aplicados nos dias atuais, além de despertar-nos o interesse por seu visionário criador. Mas, acima de tudo, A Preparação do Ator faz lembrar, a cada capítulo, por que o teatro é uma arte tão apaixonante!

LEIA PORQUE...
Difere do que estamos acostumados a ler, além de permitir-nos enxergar o teatro (e o ser humano) sob uma ótica distinta, mais ampla.

DA EXPERIÊNCIA...
Para quem gosta e se identifica com o fazer teatral, o livro é um prato cheio! Para os curiosos de plantão, a leitura surpreende. No entanto, é bom ter em mente que se trata de uma leitura com certo grau de complexidade, que exige reflexão e interesse/curiosidade real em relação ao teatro.

FEZ PENSAR EM...
Vocês Ainda Não Viram Nada!, filme de 2011 do francês Alain Resnais.
Nele, um famoso dramaturgo, logo antes de morrer, deixa um convite para os atores que atuaram em diversas versões de sua peça “Eurídice”: eles devem comparecer à leitura do testamento em sua casa. Porém, lá se deparam com um depoimento em vídeo que lhes pede para avaliar uma nova montagem de “Eurídice”, feita por uma companhia teatral. É então que sentimentos dos mais variados aflorarão.

site: http://livrolab.blogspot.com
Carolina 17/02/2018minha estante
Resenha maravilhosa e perfeita!

caio.lobo. 23/06/2023

Um método fundamentalmente essencial e perigoso.
A grande técnica de Stanislavski é um marco para o teatro e quem sabe para o cinema, apesar dos excessivos cortes de cenas. É uma forma de fazer teatro que ajuda a se tornar outra pessoa e se aprende a sentir o que o personagem sente, a pensar como ele pensa e a agir como ele age, e desse modo consegue ?enganar? ou fazer o público acreditar que você é mesmo o personagem e não está só atuando. Se a ?verdade na cena? e para isso Stanislavski ensina uma técnica perigosa, a meu ver. Para emular sentimentos e sensações o ator deve trabalhar com seu conteúdo interno e o utilizando para gerar a emoção requerida, ou seja, na cena em que o personagem dá uma gargalhada o ator deve trazer da memória algo que o fez rir, como uma situação engraça, e se deve chorar a morte de alguém numa tragédia se deve trazer na memória a morte de um membro querido. Aqui eu vejo o perigo de dois modos:
1) Trazer constantemente sofrimentos que podem ser traumáticos ou ainda não tão bem cicatrizados poderia gerar uma mania ou um ressentimento constante, ou até uma ansiedade em relembrar aquela dor em cada encenação. Em pessoas não preparadas poderia gerar angústia, depressão e até o suicídio, como já ocorreu realmente com atores;
2) Uma coisa pior é ocorrer de sentimentos sinceros e verdadeiros, mesmos que tristes ou melancólicos, acabem se ?desgastando?, ou seja, ficam banais e a pessoa pode se tornar apática aos próprios sentimentos.

Stanislavski percebeu estes perigos e diz a lenda que ele mesmo abandonou esta técnica e focou na imaginação, tentando emular sentimentos a partir do texto dado, se colocando no lugar do personagem e trazendo da memória apenas a vaga lembrança do sentimento. Assim se deve estudar a psicologia da personagem, se inspirando em referências externas, como as boas atuações de outros atores no papel e até as más para que se evitem os mesmos erros. O ator pode criar uma situação pessoal imaginária onde ele se coloca numa dada situação e pensando como agiria naquele caso. O corpo aqui tem papel importante, pois se o personagem está com raiva, o ator pode respirar de forma rápida e intensa e tensionar os músculos do rosto e do corpo. Essas ações ajudam a produzir as reações fisiológicas associadas à raiva. Mas de certa forma tudo isso se resume em realmente ?incorporar? a personagem, esquecer-se de si e ser outro.

Em alguns momentos o método Stanislavski é quase uma meditação, com concentração no corpo e concentração numa emoção. Deve também estabelecer uma relação com os outros atores na cena, ouvindo-os e reagindo a eles de forma natural e espontânea. O subconsciente tem importante papel na construção da personagem, pois daí surge muitas ideias criativas, mas não se deve tentar controlá-lo, pois se o subconsciente se torna consciente já não é mais subconsciente e então se esgota uma fonte imaginativa. Por isso a intuição é o caminho não de acesso ao subconsciente, mas a maneira do subconsciente acessa a nossa consciência. É um ?deixar fluir? aproveitando as oportunidades de espontaneidade e inspiração que veem à mente.

Sobre o livro em si, ele tem uma estrutura interessante para este tipo de assunto técnico, pois está escrito em como uma história e com diálogos, com personagens fictícios que pensamos como reais. A narrativa é um curso de teatro e as personagens são pessoas que querem atuar tendo aulas com um renomado diretor, e se aprende mais através dos erros destes atores que são corrigidos pelo diretor, em alguns momentos dramáticos. Claro que não chega a ser uma literatura potente como a de um Machado de Assis, mas como ensino de método é uma escrita potente.
Carolina 23/06/2023minha estante
Lembrei do Jack Nicholson comentando que o Coringa era um personagem perigoso de se interpretar, por ocasião do falecimento do Heath Ledger

caio.lobo. 23/06/2023minha estante
Sim, esse é um exemplo clássico. Outro exemplo é Robin Williams, que o longo tempo de atuação fez ele sofrer a típica tragédia do comediante

Isadora.Volino 23/05/2020

Sempre importante
Stanislavsky nesse livro faz um passeio no papel do ator em cena, desde o comprometimento com a profissão, por meio de alguns diálogos do rapaz com o professor, até as técnicas propriamente ditas. Ele mostra as tentativas falhas e o caminho para acessarmos o lugar que representa o realismo. É um livro necessário, todo ele didático. Mas sem dúvida nenhuma o ator precisa pôr em prática, não ficando só no campo das ideias, eu uso Stanislavsky como mais um mestre, sendo ele importantíssimo, mas faço um misto de técnicas de outros mestres para acessar o lugar do personagem em mim e na cena.

iza.ft 14/01/2024

Li esse livro por causa do teatro e ele foi incrível, aprendi muitas coisas novas e técnicas, mesmo sendo um livro teórico ele é muito fluído e fácil de ler

JP Scofield 23/08/2023

Sobre ser ator
A Preparação do Ator é um livro estilo romance que trata as técnicas essenciais para se tornar um ator de verdade.

Li esse livro por pedido do meu professor de teatro, e a ideia era ter acabado a leitura em julho, mas o livro é muito denso.

Com informações e técnicas que explodem a sua cabeça, engana-se quem acha que ser ator é algo simples.

Não vou mentir que a partir dos 70% eu mesmo comecei a me embolar nos ensinamentos, sinal que terei que reler de novo esse livro no futuro.

Se você deseja se tornar um ator profissional, é essencial que você estude esse livro de cabo a rabo.

Eu super indico!

GiihZagatto 08/02/2024

A Preparação do Ator
Leitura essencial para quem quer entender melhor o sistema que o Stanislavski criou. Cada capítulo traz uma lição importante aos atores iniciantes e, com o acompanhamento que tive em aula, pude ver quão rico é desde que você saiba fazer um diálogo com os dias atuais.

Com certeza irei reler em algum momento.

Pedro3906 11/10/2023

"Não é bem assim" e cuidado com paranóias
A preparação do ator é obra incontornável no estudo das artes cênicas e, diferentemente das leituras acadêmicas densas, monótonas (por necessidade e licença poética mundana) ou grossas de casca até entregarem o conteúdo, os pequenos causos escritos por Stanislavski numa prosa certeira aguça os sentidos. Como o próprio verso sugere, ficamos intrinsecamente ligados, iniciante e mapa para o novo mundo.

Estudante de teatro, vejo-me na missão de entregar não só a mim como ao coletivo o melhor desenvolvimento, aperfeiçoamento das técnicas, eu que sofro de dificuldades emotivas e concentração pouco genuína. É sempre uma luta e desafio não despencar na sabotagem, na crítica dura de si desencadeando enrijecimento, e aí paro a experimentação, a emancipação tão bonita e encorajada. Adorei as ideias e enriquecimento que esse livro me proporcionou mas não posso beber absoluto dele pois seria me entregar ao estático.

Ou é só eu que sofro medo crônico.

Enfim, não faço a mínima ideia de quando começarei A construção da personagem: deveria lê-lo junto porém queria degustar alguma literatura alternativa. E o terceiro volume? Nem Deus responderia o milagre.

Silvio d Teatro 13/11/2015

imprescindível
Livro fundamental para ator ou para quem dá aula de teatro. Tem exercícios e os fundamentos. Livro para consultar sempre, pra se ler todos os anos. E tem mais três traduzidos do mesmo Stanislavski. Nota dez.

Lu 29/05/2016

A Preparação do Ator, de Stanislavski.
Stanislavski conversa diretamente com o leitor, mostrando em cada capítulo as suas impressões sobre o longo processo de preparação do ator. Além das lições ali contidas, e de nos inserir nesse processo, ele explica usando linguagem simples a importância e o objetivo de cada jogos teatrais (que continuam sendo utilizadas pelos professores atualmente).

Em todos os momentos tive a impressão de ter um contato direto com o autor pela forma como escreveu seus relatos, o que tornou tudo muito interessante no começo; como se estivesse lendo um diário á respeito do processo. Mas em alguns momentos tive a impressão de que a leitura parece tornar-se cansativa ou até repetitiva em alguns aspectos.

Gostei da linguagem simples, e em algumas passagens o autor dá a impressão de estar falando diretamente com o leitor, o que também facilita a assimilação do conteúdo.

Penso que a leitura valha a pena tanto para atores como para os leigos (apesar de achar algumas passagens entediantes). É um livro que todo ator deve ter na estante, pois de tempo em tempo vale a pena revisá-lo, e sempre terá algo novo para aprender.

Vinícius Zatur 02/08/2020

Essencial !!
Leitura essencial para todos os amantes e aspirantes da arte , principalmente ligadas a atuação. Stanislavski, um grande mestre ... Prazer enorme poder aprender um pouco com ele. Sem dúvidas um dos melhores materiais para atores( e não atores também) .

Buggas 07/03/2024

O livro aborda os mecanismo de atuação do método Stanislavski, Constantin Stanislavski foi um ator e diretor russo, um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou.
Por mais que seja extremamente técnico e de uma formalidade tremenda, foi interessante o formato em que foi escrito, pois abordou o método de uma maneira literária, com uma história chamativa.
O protagonista (velho aluno de teatro mas novo no método) entra no seu primeiro dia de aula e caminha para um trajeto cheio de informação, autoconhecimento , evolução e aprende a viajar pelo seu subconsciente para dar a vida a um personagem que irá interpretar.
Confesso que me esforcei bastante pra terminar a leitura, pois é um livro para adquirir conhecimento e não para se entreter com uma história. Logo eu, mero iniciante ?
Usei as habilidades que ele proporciona para atuação e estou colocando em prática na hora de interpretar letras musicais em uma apresentação tanto solo quanto canto coral, por mais que aparenta ser algo ?superficialmente? inofensivo, é super importante saber o que está cantando, passar a mensagem que a música transmite da maneira certa e viva.
Talvez não seja o livro exato para se ler quando se trata de interesses musicais, mas como ele estava parado e colecionando poeira na escrivaninha, fiz o útil ao agradável :)