Não Vou Mais Lavar os Pratos

Não Vou Mais Lavar os Pratos Cristiane Sobral

Resenhas - Não Vou Mais Lavar os Pratos

Domingas.Beatriz 04/05/2023

Diálogo profundo
São poemas tão ricos e tocam em lugares tão profundos, foi meu primeiro contato com a escrita da Cristiane e fiquei apaixonada. São poemas sobre sua vida, dores e alegrias.

"esperando a morte dessa dor que tem que acabar"

Recomendo a leitura.

Patty Lima 30/05/2022

Escurecer é preciso
Ouvimos o tempo todo que devemos buscar esclarecimentos sobre o racismo. Mas não, Cristiane nos mostra que precisamos de "escurecimentos". Acho que por isso sua poesia é tão forte e instigante. Me fez ler de um fôlego só. Quanta verdade revelada por esses versos.

Raysa 06/12/2020

Não vou mais lavar os pratos
Esse é um livro Extremamente pessoal e ao mesmo tempo universal. Uma das grandes obras da literatura afro-brasileira feminina contemporânea, traz em si inúmeras as marcas próprias dessa categoria literária.
Eu simplesmente amo esse título do poema que dá nome ao livro. Ao recusar-se a lavar os pratos depois de aprender a ler, o eu lírico de Cristiane mostra a libertação não só dos serviços domésticos, mas da própria subserviência da mulher (em especial da mulher negra), e também a libertação de um relacionamento que não a satisfaz mais, essa libertação se dá pela leitura, que aqui pode representar o letramento, o acesso á educação ou contato com a arte.
O livro é repleto de experiências pessoais, trata de autoimagem, da relação da autora com o próprio corpo ao assumir e valorizar suas características negras, com seus relacionamentos afetivos, e suas questões acerca da maternidade, das lutas de gênero e raça...
A linguagem é simples e direta, mas possui um lirismo tocante e a marca da memória pessoal e coletiva, da ancestralidade, da oralidade e da autobiografia (características da poesia feminina negra).
Provoca identificação com os sentimentos de dor, de autovalorização, de busca por afeto, de libertação...
Leitura fácil e enriquecedora para qualquer público, e catártica para as mulheres, sobretudo as mulheres negras.
?NOTA: 9,8
??RECOMENDO? Sim! Muito bom.

Thainá - @osonharliterario 18/10/2019

O poder enriquecedor e libertador da poesia.
Os poemas que compõem Não vou mais lavar os pratos tratam de assuntos sérios e que devem ser urgentemente abordados. Há a relação com a negritude, o racismo, a maternidade, a escravidão, a liberdade e o ser mulher. Mas não apenas isso e não de uma forma simples, banal. A escrita poética de Sobral dilacera e fere, não se guardando para um meio puritano ou querendo abafar o medo e a verdade.

A autora e poeta caminha através de seus textos em meio às obrigações impostas para ser mãe contrapondo-a com a vontade verdadeira da maternidade; expõe como é ser uma mulher negra em uma sociedade abertamente racista e, ainda, adverte sobre o branqueamento imposto para o negro. Poemas que são tocantes, avassaladores, mas, ao mesmo tempo, também libertadores.

Cristiane Sobral tem uma escrita poética que encanta e choca ao mesmo tempo, mas que, além disso, também liberta. Esse foi o meu primeiro contato com a autora, mas, indiscutivelmente, eu ainda pretendo tentar ler todas as suas demais obras, sendo focadas em poemas ou não. Eu sinto que preciso dessa escrita e dessa libertação em minha vida e imagino que isso, esses sentimentos, será ainda mais intenso para os leitores e leitoras negras, já que a identificação ocorrerá com ainda mais força.

Mesmo que o livro seja apenas de poemas, eu o irei recomendar até mesmo para aqueles que não têm o costumo de ler o gênero. Para mim, além de ser uma leitura indicada para quem gostaria ou tem curiosidade em ler poemas, o livro também se torna uma indicação fundamental para aqueles que querem se conhecer melhor e necessitam de palavras de conforto, carinho e compreensão. Por isso Cristiane Sobral é uma daquelas autoras que deve – e precisa – ser conhecida e reconhecida por todos.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/10/18/resenha-nao-vou-mais-lavar-os-pratos-cristiane-sobral/
Phelipe Guilherme Maciel 24/10/2019minha estante
Uau, não tinha nem ideia da existência desse livro. Que resenha maravilhosa, me encheu de desejo de ler a obra. Obrigado pela dica :D

Thainá - @osonharliterario 25/10/2019minha estante
Fico super feliz em ler esse seu comentário. Atualmente o livro foi relançado com uma capa semelhante, mas de cor amarela. Eu indico muito que você procure a autora e veja um meio de adquiri-lo, pois vale muito a pena!

Tatiane 13/01/2020minha estante
Obrigada pela resenha. Estou bem curiosa pra ler este livro.

Thainá - @osonharliterario 14/01/2020minha estante
Espero que desfrute e goste de cada poema!