Sombra

Sombra Michael Morpurgo

Resenhas - Sombra

Eduardo 16/05/2012

Uma bela história!
Um livro sobre racismo, esperança e amizade. Nessa história se vê como oa animais são seres iluminados. Recomendo.

@amandaluiizari 07/02/2017

A guerra pelo olhar de uma criança
Matt está indo passar as férias na casa do seu avô, eles são muito amigos entre uma conversa e outra Matt acaba contado para seu avô o que seu amigo Aman está passando, avô de Matt sensibilizado com história decide ir ate presidio onde Aman esta preso ele sai de lá ainda mais sensibilizado com história e decidi ajudar Aman.
Aman está preso pelo motivo de estar ilegal, ele veio do Afeganistão ele passou muitas coisas lá e uma delas foi ver seu pai ser assassinado.
Este livro podemos dizer que tem 3 pontos de vista o do Matt, Avô do Matt e Aman que é o narrador principal, é isso que mais me sensibilizou pois vamos no decorrer da história ver suas lembranças e descobrir os horrores daquela guerra e sua luta para conseguir chegar em Londres. Bem para mim foi um livro diferente pelo motivo de contar sobre a Guerra do Afeganistão já que pouco sei sobre isso, eu achei que autor foi excepcional contar a história pelo olhar de um menino que tanto já sofreu. Neste livro iremos descobri que uma amizade verdadeira e pura pode sim fazer a diferença. Bem eu comprei este livro pela capa pois achei que o foco principal ia ser a cachorrinha Sombra mais não é bem assim, ela tem sim seu papel na vida de Aman mais acho que ela ficou mais para segundo plano. Dei 5 estrelas .

nicaninha 02/07/2012

Maravilhoso
Sombra é a cachorrinha que dá titulo ao livro. E a capa é muito fiel ao enredo. Em um cenário muito pacato da Inglaterra Matt conversa com seu avô, um jornalista aposentado. Nesta conversa Matt conta a história de seu melhor amigo Aman e como está sofrendo com tudo isso. Sensibilizado com a história o avô sai em uma missão muito importante e conhece Aman e sua história de triste de fuga e busca por asilo em um outro país, e também a falta que sente de Sombra sua cachorrinha companheira.

Michael Morpurgo descreve de forma sensível e humana a crueldade da guerra no Afeganistão e como a vida das pessoas que não tem nada a ver com isso é afetada. Aman é o principal narrador e tem um espirito muito corajoso e ao mesmo tempo de angustia por não saber se será deportado ou não para seu país de origem e tem que conviver com a terrível dúvida se terá que sofrer com todas as injustiças e violências da guerra.

É um livro encantador e que vale muito a pena ler.

resenha também disponível no meu blog: www.chacombolacha.blogspot.com.br

isabelapmr 06/01/2015

Sombra!!
Simplesmente maravilhoso!
esse livro é a prova que animais são seres, confiáveis, inteligentes e com um coração grande!!
Recomendo muitíssimo

Lucélia 25/06/2012

Muito, muito bom mesmo! Li em uma tarde e me apaixonei. Me fez querer mudar algumas realidades que nesse mundo AINDA são tristes.