Sombra

Sombra Michael Morpurgo

Resenhas - Sombra

MariaCicilia 07/02/2024

Estava numa ressaca absurda. Peguei esse por conta da diagramação, por ele ser curto e serviu totalmente para me livrar da ressaca! Um livro lindo e levíssimo. Adorei?

Anjuf 06/06/2023

"vulcões são realmente o máximo"
Li esse livro pra fazer uma redação pra escola, então não imaginei que fosse gostar tanto, mas MEU DEUS, a história toda é tão emocionante e tão triste que parece quase necessário ser uma leitura obrigatória pra todo mundo

ele tem três diferentes pontos de vista, mas o principal é o do aman, uma criança refugiada que foi presa com a sua mãe. ele narra toda a sua jornada para fugir do talibã no afeganistão, e a inocência dele enquanto isso é uma das coisas que deixam o livro mais triste. tudo parece muito real e acho que abriu mais os meus olhos pra essas situações

perfeito, só leiam

Kamilly.Frohlich 25/05/2023

Que livro lindo! triste e realista, tu aprende história de uma forma fácil, começa enxergar fora da caixa e ver o quanto somos sortudos por não viver nada disso. é triste pensar que muita gente passou e passa por isso, vale mt a pena ler, fora que é uma leitura super rapidinha!

Bruno Malini 17/04/2023

Simples e comovente
Do autor de Cavalo de Guerra, Sombra é tão simples, direto, uma leitura rápida... mas é tão comovente.

JoAo.Lazari 17/04/2023

Uma história lindo e emocionante, a trama, e os personagens, um livro pequeno, porém não posso negar: a história não poderia estar melhor.

juuh.carol.3 03/03/2023

Emocionante
Aman é um jovem menino do Afeganistão que está refugiado com a sua mãe na Inglaterra. Lá ele faz amizades e conhece seu melhor amigo matt, finalmente se sentindo seguro. Porém, um dia a polícia entra na casa deles e os leva para uma prisão de refugiados, onde eles aguardam a deportação. Então, Matt e seu avô vão visitá-los e Aman começa a contar a história de como conseguiu chegar na Inglaterra e como contou com a ajuda de uma cadelinha para passar pelas coisas horríveis que ocorreram.
É realmente uma história diferente, o autor aborda um tema muito sério e triste, nos colocando dentro do cenário sofrido que as famílias passam nas mãos dos talibãs, mas também é uma história de esperança, amizade e de união. Tudo o que o protagonista vive é observado por Sombra, a cadela, que vê como o próprio ser humano pode ser tão desumano com os outros.
Leiam, não é só tristeza, é uma história realmente linda que vale a pena *- *

Italo 22/11/2022

Resenha mais do que atrasada
Eu li este livro faz mais de dois anos, então não me recordo muito bem de todos os pormenores da história, mas tenho uma boa noção do que se passou. Lembro-me muito bem de ter adorado a leitura porque era prazerosa e riquíssima.

É um livro que aborda a temática da guerra, do preconceito e, obviamente, do amor animal. Leitura extremamente interessante e reflexiva, com um final feliz, se bem me lembro, que me deixou bastante contente. Li Sombra inicialmente contra minha própria vontade, mas terminei de lê-lo já apaixonado pela história ;)

Vivit 25/09/2022

Lindo
Li na infância e sabia que tinha amado, tive vontade de reler e minha opinião não mudou, um livro muito forte e leve ao mesmo tempo, extremamente bonito e necessário.

Aline ig @escape.abacharel 11/07/2022

Os cães que são verdadeiros heróis!
Esse livro é maravilhoso e forte demais! É um livro infantojuvenil, o que me chocou um pouco! Acho que eu não ia aguentar ter lido esse livro quando eu era mais nova! kkkk

A história é muito bonita, apesar de todo o sofrimento (não é nada muito explícito, mas claro que tem violência para ser verossímil com a situação do Afeganistão).

Mas não, o livro não é composto só de cenas fortes. O sentimento de esperança que os personagens Matt e o seu avô trazem para Aman é encantador.

Eu nunca tinha lido nada do autor antes de pegar “Sombra” para ler, mas já ouvi falar sobre a adaptação de Cavalo de Guerra, quero ler logo!

Comprei esse livro no @sebosetimaarte localizado no Edifício Maletta, em Belo Horizonte! É muito bom, recomendo demais!!!

Bom, esse livro foi 5 estrelas e favoritado! Indico muito para todos!

site: https://www.instagram.com/p/Cf4K528LsVV/

Debora956 28/01/2022

História contemporânea
Segundo livro que leio deste autor, o anterior foi "cavalo de guerra". Gostei mais deste livro do que o outro porque o animal da historia não tem comportamento fantasioso como acontece em "cavalo de guerra". Esse livro tem vários capítulos não numeradas com poucas paginas, além da margem do texto e espaço entre capítulos serem muito grande, deixando a leitura muito rápida. Terminei a leitura em menos de 24h. A historia é contada em três pontos de vista, Matt, o vô dele e o amigo refugiado Aman. Começa e termina pelo Matt, mas o meio da história são o vovô e o Aman que contam a história. O menino Aman conta a sua vida no Afeganistão até a viagem para a Inglaterra, onde conhece o Matt na escola. Por ser um livro para o publico infanto-juvenil, então tem um final feliz. Não curto muito quando se envolve o assunto do Afeganistão e região, e por ser um autor britânico, então se tem a visão do lado ocidental sobre os mulçumanos. Tenho uma vaga lembrança que comprei esse livro uma liquidação de um sebo da minha cidade.

Li Bueno 21/03/2021

Num cenário de uma guerra vemos a luta de uma mãe e seu único filho, a Lealdade de uma Mascote Maravilhosa sem igual e uma Amizade que vai além das fronteiras do Afeganistão.

Alexandre 03/01/2021

Para você que adora cães
Um livro muito bonito. Leitura leve e agradável.

Tamyres016 17/11/2020

Guerra do Afeganistão
Conta uma história que se passa na guerra do Afeganistão, revezando os capítulos entre a guerra e os dias atuais nos Estados Unidos.
Aman é um menino que mesmo com pouca idade já passou por muitas situações difíceis. Mas ele tinha ao lado a mãe e uma cachorrinha muito especial.
O livro me marcou e me trouxe várias emoções e um novo olhar sobre a guerra e as pessoas que vivem em meio a ela. Recomendo muito, se tornou um dos meus favoritos da vida.

Daniela.Morais 24/02/2020

Sobre o Afeganistão
Um livro com uma história tocante sobre as consequências dos conflitos no Afeganistão na vida de um garoto e sua família. Narrado por mais de uma personagem, o que deixa a leitura bem fluida e interessante.

AliFlower 05/12/2019

Uma obra de arte
Todos deveriam pelo menos uma vez na vida ler esse livro, apenas isso.