Decamerão

Decamerão Boccaccio

Resenhas - Decamerão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

J.v 11/04/2022

Uma leitura boa, mas só isso
Entendo que muitos podem ler essa resenha e a interpretarem como a falta de conhecimento de um leigo, mas, preciso dar a minha sincera opinião sobre o livro .

Essa edição em específico se divide em dois livros, então, estarei retido ao que foi lido no primeiro livro.

Bom, é um livro que desperta diversos sentimentos, existem momentos que você fica alegre e dando risadas, mas, existem outros momentos que você se pergunta "bom, porquê estou lendo isso?" Ou "é, estou lendo isso para analisar a obra" diferente de "os Lusíadas" (sim, sei que são livros totalmente diferentes, mas leia até o final) O decamerão livro l não se torna enfadonho por ser lido de forma obrigatória, se torna enfadonho pois é repetitivo demais, as críticas são extremamente mal-feitas e em momentos, o livro toma o ar de "é um livro de críticas ao padrão eclesiástico de vida" bom, entendo que tem o contexto da época, mas, o que torna o livro bem retido a sua época.

Em momento, o livro demonstra-se bom e bem engraçado, todas as jornadas tem alguma novela que faça valer a leitura daquela jornada, mas, a alegria dura pouco na leitura, pois logo volta a repetitividade e o ciclo quase infinito de acontecimentos parecidos. Falando sobre a escrita, tenho de confessar que nesse aspecto o Boccacio soube aproveitar bem o que uma prosa pode fazer (diferente de autores da atualidade) mas, mesmo com a evolução na escrita, existe o fator da repetitividade.

No fim, vou dizer-lhes que não faço a menor ideia de quando vou ler o segundo livro, pois, me deu um certo desânimo com o modo que o autor trabalha com algumas questões, o início de fato te faz querer ler até o fim, mas do meio em diante se torna uma leitura quase que por "desencargo de consciência" pois, é chato iniciar um livro e não terminar. Afirmo que a leitura é boa, a tradução é boa também, mas a história em si fica apenas no bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5