Guardiões da Justiça

Guardiões da Justiça Nina Oliver

Resenhas - Os Guardiões da Justiça

Vinícius 27/11/2013

A fantasia que te faz sonhar.
Nabetse e os Guardiões da Justiça é o primeiro livro de fantasia da autora paraense Nina Oliver, aqui Nina narra do inicio ao fim a vida de Nabetse, filho de uma estrela e um sábio humano. O menino retorna para o Território, lugar residente no aglomerado estelar de Arqueiro bem no centro da Via Láctea por motivos de... ah! Tem que ler para saber.
A história é contada em terceira pessoa, voltado para todos os públicos o enredo se mostra encantador e novo. Confesso que nunca vi uma fantasia do modo como essa é contada.
Como se trata de uma fantasia é óbvio que o autor precisa esclarecer muito bem os fatos, uma fantasia sempre deve ser descritiva, já que estamos sendo introduzidos a algo novo e diferente da nossa realidade. No livro a autora consegue explicar todos os pontos sem deixar o leitor confuso. As áreas abrangidas são principalmente o retorno de Nabetse para o Território, o que mudou e o que ele precisa aprender para viver neste local, vale salientar que ele está vivendo em uma das muitas ilhas do lugar, Aifos.

Os personagens em si são muito cativantes, depois de terminar o livro me lembro de ficar triste já que eu tinha me apegado a todos eles. Do carisma ao ódio Nina delimita os personagens salientando seus pontos fortes e fracos. Há vários diferentes como estrelas, oliveiras, guardiões da justiça, conselheiros, sogimini e outros.
Não só personagens são novos, mas também novos termos. Irisinter, Critterium, pulso/pulsar, consomanttum, bonattis... Entre outros.
Esses termos e novas classificações de personagens só deixam o texto mais criativo e diferente.

O que eu achei.
Mágico! Encantador e fantástico.
Esse livro me trouxe sensações ótimas, de alegria de tristeza e amor. Os personagens são lindos, a narrativa é gostosa de ler e a cada final de capítulo tinha aquele gostinho de quero mais.
A edição de Nabetse é muito linda também, a capa é bonita as folhas são muito gostosas de tocar, são bem macias. As letras não são apagadas e bem vivas, o único defeito é o material da capa que deixa a mão um pouco suada.
Não encontrei nenhum erro de edição, apenas senti falta de mais descrições em alguns capítulos.
Todos os personagens têm um segredo, o que te faz querer ler, ler, ler e descobrir o que eles escondem. Não gostei muito do personagem principal, o nosso querido Nabetse é questionador e dorminhoco, durante todo o livro ele repete os “porquês”. Não o culpo, aliás, ele esta em um mundo novo. Porém não fui com a cara dele.
Conclusão. Nabetse e os Guardiões da Justiça é um livro cheio de fantasia, mistério, segredos e coisas novas. Não tem um fim, já que foi feito para ser uma série de nome “O sábio, a estrela e o Nada”, este é apenas o livro um, o próximo esta em processo de criação e sem editora definida infelizmente.
O livro ocupou minha semana e a tornou mais feliz, por isso ele recebe 5 estrelinhas e um pulso bem forte. ♥

site: http://momentoliterario1.blogspot.com.br/2013/04/resenha-23-nabetse-e-os-guardioes-da.html

Daniele Nhasser 31/01/2013

Nabetse e os Guardiões da Justiça
Nabetse e os Guardiões da Justiça - O Sábio, a Estrela e o Nada é o primeiro livro de uma série de cinco .
Nina nos apresenta um novo universo , personagens com uma bagagem surreal ao mesmo tempo com personalidades fáceis de se encontrar em nosso "mundo".
Um livro onde conta a história de um garoto filho de uma estrela e um humano , um velho sábio .
Onde agora com 13 eras precisa decidir-se até completar os 18 eras o que será ... Se deixará a parte humana ou a estrela dentro de si dominar .
O enredo é bom e prende o leitor , uma leitura que exige total atenção aos detalhes e mudanças , num momento pequeno que a mente vagar é preciso voltar e ler senão a leitura se tornará incompreensível .
O livro possui personagens com muitos nomes difícies e até parecidos , guardar todos foi um trabalho árduo que obtive a cada capítulo .
Uma coisa tambem que vale destacar aqui , é que o livro , 95% são diálogos e muitos personagens falam ao mesmo tempo confesso que foi um pouco complicado acompanhar .

Mas Nina mostra no primeiro livro que veio para ficar com sua imaginação fértil , nos leva a um mundo encantador , sem duvida estou ansiosa para ler o segundo livro e saber mais o que Nabetse irá enfrentar até sua escolha .

Eleonor 27/10/2012

Adorei!
Nas minhas bisbilhotices pela internet, encontrei a sinopse de Nabetse, de Nina Oliver. Era uma sinopse bastante intrigante, e fui atrás do primero capítulo - que era ainda mais intrigante do que a sinopse (o primeiro e o segundo capítulo estão no issuu)! Resultado, uma enorme impaciência até a chegada do livro, e a impaciência só aumentava a cada novo comentário sobre Nabetse que eu encontrava na internet!

Ontem, meu Nabetse finalmente chegou, com uma simpática dedicatória da autora e belos marcadores de página... completamente desnecessários, aliás. Não é o tipo de livro onde se precisa de marcador de página, porque a leitura voa até o fim! Óbvio que li numa pegada só.

Nina escreve de uma maneira diferente e encantadora, que faz a gente literalmente degustar o livro parágrafo por parágrafo, muitas vezes relendo pelo simples prazer de reler algo tão bem escrito. Os personagens são cativantes e se tornam rapidamente familiares - na maioria das vezes, nos diálogos, fica fácil identificar quem está falando, tão bem caracterizados eles são. Não vou falar da história. Vá lá ler, para descobrir os problemas de um garoto que é filho de um humano com uma estrela... Os problemas que ele precisa enfrentar não são absolutamente comuns! O que posso dizer, com toda a certeza, é que há muito mais histórias nas entrelinhas do que nas linhas de Nabetse! Vale a pena ler. Vale MUITO a pena ler!

Biah @garotapaidegua 26/10/2012

Seja bem vindo, Novo!
Eu fiquei muito feliz ao receber um e-mail de uma conterrânea sobre o lançamento de um livro de sua autoria, Nabetse e os Guardiões da Justiça. Fiquei mais feliz ainda ao ler a sinopse e notar um enredo super diferente, como seres incomuns (na verdade não lembro de ter visto antes) como personagens principais: Estrelas e Árvores (Oliveiras, mais especificamente). Isso mesmo!

Nabetse é fruto do amor entre um humano e uma estrela, e por isso tem sua irisinter indefinida entre homem e estrela. Ele precisa escolher se será homem ou estrela, e essa escolha é tão importante para o futuro de todos que Nabetse esteve adormecido por 10 eras aguardando o momento em que fosse capaz de pensar em sua decisão. Para isso contará com o auxílio dos Guardiões da Justiça Otrebor e Rotciv, das estrelas que conheceram sua mãe, dos sábios que conviveram com seu pai. Claro, nem todos querem que ele faça essa escolha, e por isso Nabetse precisa de proteção.

Eu achei muito interessante a presença das Estrelas, dos Sábios, das Oliveiras. Um lugar onde estrelas descem do céu ao chão e conversam com os humanos através do pulsar (apesar de eu ter demorado eras para me acostumar com essa estória de pulsar) é interessante e novo para mim. Talvez por ser novo eu tenha demorado para engatar na leitura. Adorei os personagens, simpatizei muito com Otrebor e Rotciv (com rabugice e tudo mais! rs), com Onalos e sua paixão por doces (\o/) e com Nabetse e sua difícil escolha.

Não sei se o meu desejo enorme dos últimos dias de reler Harry Potter influenciou nessas observações, mas eu vi muitos aspectos similares entre as estórias. Escola para os sábios.Okay. Os alunos vão de trem. Okay. Há um grupo de seres que ataca os sábios de surpresa. Okay. O protagonista tem os pais ausentes. Okay. Ele não sabia de sua estória até ter certa idade. Okay. Isso não chegou a me incomodar muito, mas foi impossível para mim não notar essas similaridades. Outra coisinha que me incomodou foram as frases e termos em latim sem nota de rodapé. Eu nem podia traduzi-las por que sempre estava no ônibus no momento em que as lia. Fiquei irritada por não saber o que estava escrito, sim ou claro? rs

No geral a estória é bem legal e diferente, disso vocês podem ter certeza! E é realmente renovador ler algo diferente assim de vez em quando. A autora foi corajosa e bem sucedida em investir nessa ideia, e eu com certeza acompanharei a saga de Nabetse. Esse mundo novo, os nomes invertidos ( Alocse - Escola, Nabetse - Esteban, etc. ) e o pulsar podem ser um pouco difíceis de se acostumar, mas depois passa. A Nina escreve muito bem, não de um jeito que dá vontade de correr com a leitura, mas sim de um jeito que te faz ir saboreando os acontecimentos.

Gostei, e poderia ter gostado muito mais se não fossem esses aspectos que eu citei . A novidade presente no tema é interessante, mas eu acho que poderia ter sido um pouco melhor introduzida, para não deixar os leitores com a sensação de estarem perdendo alguma coisa, como eu fiquei. Logo que eu iniciei a leitura eu fiquei com essa sensação e passei a prestar tanta atenção aos detalhes que me senti cansada. Essa sensação me marcou, mesmo que depois eu tenha me acostumado.

Apesar disso eu recomendo. É mais um talento para a literatura nacional e eu fico muito feliz com isso, com essa nova variedade de temas, com essa criatividade e esses enredos novos. Chega a ser renovador ler algo assim, sair um pouco do que é comum hoje em dia. Eu amo o comum, mas adoro a sensação que o novo me traz. Como eu disse, a Nina foi corajosa e escreveu o primeiro volume de uma série que tem tudo para fazer sucesso. Confiram a sinopse do segundo volume, Nabetse e a Espada do Destino (essa capa não é oficial, mas está linda! *-*) .

patyalgayer 25/10/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-nabetse-e-os-guardioes-da-justica-o-sabio-a-estrela-e-o-nada-de-nina-oliver/

O mercado nacional de livros juvenis cada vez vem me surpreendendo mais, com livros de temáticas criativas e diversificadas, capazes de prender o leitor à sua narrativa e fazendo-o esperar ansioso por mais. E, neste gênero literário, um livro que me surpreendeu muito foi Nabetse e os Guardiões da Justiça, da autora Nina Oliver: é um livro muito gostoso de ler, com uma história bem original e que conquista por sua criatividade!
Às treze eras de vida, Nabetse desperta em um vasto gramado, sob o sol da manhã, com o brilho de infindáveis estrelas no céu. Sem lembrar de nada de sua vida anterior a este dia, e desconhecendo o lugar em que acordou, é uma surpresa e tanto quando uma das estrelas vem até ele explicar-lhe o que deve fazer! Enquanto aprende um pouco mais sobre aquele lugar, Nabetse fica sabendo que é filho de um Sábio com uma Estrela, e que, em breve, precisará tomar uma decisão importantíssima: terá de definir sua irisinter – a essência de cada ser – e decidir se quer ser uma estrela ou um ser humano… e, não bastasse isto, o garoto está sendo ameaçado pelos terríveis Sogimini e seus servos, que querem a todo custo por as mãos no menino! Contando com a proteção e ajuda de dois Guardiões da Justiça, de um professor meio amalucado e da Ajudante Enila, Nabetse terá que acostumar-se a sua nova realidade, descobrir sobre seu passado e preparar-se para a mais importante decisão de todas…
O que mais me chamou a atenção neste livro foi a criatividade que a autora teve com relação ao enredo: foi a primeira vez que li um livro em que os seres fantásticos apresentados são Estrelas! Isso, somado ao fato de a narrativa ser bem leve e fácil de ler, fez com que eu acabasse de ler rapidinho o livro Nabetse e os Guardiões da Justiça! A história do livro é um pouco confusa nas primeiras páginas (principalmente no primeiro ataque dos servos, que me deixou meio perdida), talvez pela quantidade de novas informações a que somos apresentados, ou pela confusão do próprio protagonista, que não lembra de nada, nem conhece o lugar onde está… depois, a trama vai tomando forma, e é tudo tão fantástico que não dá mais pra parar de ler até chegar ao fim do livro!
Os personagens criados pela Nina Oliver são bem interessantes, com personalidades bem definidas e cada qual com sua importância na trama. A personalidade das Estrelas ficou bem condizente com o que se pode imaginar destas entidades, mas os personagens mais marcantes (ao menos pra mim) foram as Oliveiras: são árvores (isso mesmo, árvores!) sábias e misteriosas, que sempre surpreendem por sua ações! Uma curiosidade interessante é quanto aos nomes dos personagens que, em muitas vezes, são nomes bem conhecidos por nós, só que escritos ao contrário! Um exemplo é o próprio Nabetse (Esteban, ao contrário), mas tem outros, como Otrebor (Roberto), Rotciv (Victor) e Onalos (Solano)… é bem divertido identificar estes nomes no decorrer da narrativa!
O livro em si foi bem feito, com uma diagramação simples, mas boa de ler, folhas amareladas de boa gramatura e revisão do texto impecável. A capa do livro é bonita, mas achei um pouco escura demais, visto o brilho a que remetem as Estrelas mostradas no texto… No entanto, não deixa de ser bonita, e fica bem legal na estante! Nabetse e os Guardiões da Justiça é o primeiro livro da saga O Sábio, a Estrela e o Nada – que contará com 5 livros ao todo – e é um livro de fantasia muito bom, que realmente vale a pena conferir! Recomendo com certeza, e ficarei aguardando ansiosa pela continuação!!

Suhet 17/10/2012

Como vocês viram na sinopse, Nabetse é o filho de um humano com uma estrela, e essa idéia já soa totalmente diferente de tudo o que você já tenha visto não?
Com certeza esse é um dos pontos altos da obra de Nina, ela saiu do rotineiro caminho seguido por milhares de escritores e nos trouxe uma nova proposta.

"Hic est veritas. Ad futuram memoriam. Ad perpetuam rei memoriam."

O mundo de Nabetse é um mundo fantástico. O Território (como é chamado o lugar onde a história se passa) é onírico, mesmo durante o dia você conseguir ver as estrelas tão radiantes quanto vê-las de noite. Existe uma magia no ar reinando no território. Eu me senti na obra de Shakespeare, Sonho de uma noite de verão. Mas digo isso não pela escrita da Nina ser igual à de Shakespeare, mas por ela manipular os elementos da mesma forma. O jeito como ela lida com os acontecimentos e o fato do cenário ajudar bastante, a alusão a obra clássica do consagrado escritor veio à tona.

O timing da leitura de Nabetse é rápido, e a escrita da autora é uma escrita leve, o que faz a leitura ser bem agradável, mas Nina começou a me surpreender realmente a partir do meio do livro pra frente. Como se diz: Ela deixou o vinho bom para o final da festa.

"- O véu não irá protegê-lo se um servo tentar roubar o pulsar...
Ele precisa ver com mais clareza, senão será um presa fácil."

Um fator interessante é como Nina brincou bastante com os nomes dos personagens, e nessa brincadeira saiu resultados interessantes, inclusive o próprio protagonista Nabetse.
Ela construiu personagens interessantes e até curiosos, pois o que você esperaria ver no comportamento de uma estrela? Fica difícil dizer não é? E se eu te falasse que o vento também tem consciência, voz e até aparência?
Dos personagens da história o que eu mais gostei foram as Oliveiras (sim árvores), elas falam e são mais interessantes pra mim do que as próprias estrelas, embora haja uma boa parte de curiosidade por quase todos os personagens.
Por incrível que pareça, e não sei se é pelo fato dele ser humano, o personagem com que eu menos tive afeição foi o próprio Nabetse.

"- Ninguém é responsável pelo futuro de ninguém.
Mas o futuro da sabedoria está nos seus olhos..."

Há termos bem interessantes que Nina trata em sua história. Termos como o Pulsar, a Irisinter, o próprio Nada é bem curioso e difícil de entender, então nem vou tentar explicar aqui para vocês. Só lendo para compreender.

Critérios de avaliação:

A)Arte da capa:
A arte da capa foi feita pelo ilustrador César Oliveira e ficou muito linda e ela consegue representar a essência do livro, mas senti falta de algo a mais. Embora o próprio Nabetse está na capa, eu não consegui ver o Nabetse do livro como o Nabetse da capa.

B)Trama:
Gostei muito da história, ela tem muito potencial e com certeza Nina terá muito para aproveitar em seu segundo volume. O fator que mais ganha ponto na trama é a imprevisibilidade. Nina em hipótese alguma deixa qualquer coisa se tornar previsível e isso realmente é um dom. Ela perde ponto no ritmo do começo do livro, pois mais que realmente a história pede para ser um pouco mais lenta, eu senti falta de algo que me incitasse mais no começo.

C)Caracterização de Personagem:
Ao longo da história vemos inúmeros personagens, e poucos deles são o que diríamos: Normais. Isso faz a trama ganhar pontos e causa incitação no leitor. Cada personagem tem um estilo bem diferente. Adorei Otrebor, o meu 3º preferido. É ele que muitas vezes quebra o gelo da narrativa e dá um novo fôlego. O 2º que mais me afeiçoei foi Yvied, um dos personagens que mais causou curiosidade.

D)Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc..)
A editora Dracaena fez um ótimo trabalho com Nabetse, encontrei apenas dois pequenos erros ao longo do livro, e vale ressaltar que a escrita já vem com o novo acordo ortográfico. A diagramação ajuda bastante na leitura e a qualidade do livro é muito boa.

E)Comparação com outras obras:
Diria que Nabetse é um livro de literatura fantástica diferentes dos outros. Se fosse fazer uma comparação, faria com Harry Potter. Não pelo fator Magia, mas pelo fato dos componentes que constroem a história de ambos serem iguais.

Nota Final: 4,2

Marcia-Rios 11/02/2012

Os Segredos do Despertar
Através do despertar de Nabetse somos transportados através de seus olhos a um mundo mágico e encantador:onde cada pulsar tem seu significado, muitos segredos a serem desvendados e uma importante decisão a ser tomada.

A autora nos leva nessa aventura em uma linguagem poética e prazerosa.