O Eu e o Id, "Autobiografia" e Outros Textos

O Eu e o Id, "Autobiografia" e Outros Textos Sigmund Freud

Resenhas - O Eu e o Id - "autobiografia" e Outros Textos - Obras Completas - Vol. 16

Rodrigo Arlindo 24/03/2024

Freud é um daqueles nomes que “estouraram” a bolha. Há referências ao austríaco em tudo quanto é lugar, crescemos vendo seus conceitos teóricos serem apresentados nos mais diversos lugares, seja em livros, em esquetes de humor, em conversas cotidianas, em revistas de fofocas, enfim, há referências dispersas pelas mais diversas linguagens e pelos mais diversos meios. Leitores invariavelmente irão se deparar em algum momento com referências, diretas ou indiretas, à obra de Freud, e é mais natural ainda querer ir direto à fonte.

Essa foi minha primeira “ida” à fonte. Primeiramente, estou ciente do anacronismo de muitos dos conceitos presentes em “O Eu e o Id, ‘Autobiografia’ e Outros Textos”, pois, a psicanálise, assim como qualquer outro conhecimento, evoluiu ao passar dos anos, aprimorando-se epistemologicamente, tecnologicamente e metodologicamente.

Vamos ao texto: essa edição acompanha a estrutura das “Obras completas” da editora alemã Fischer e contém diversos textos “médios” e “curtos” ( segue o sumário nas fotos 3 e 4 do post). Apesar da linguagem de estilo acessível, a dificuldade é a mesma de qualquer texto teórico: acompanhar a “densidade terminológica” e conseguir associar todas essas especificidades terminológicas aos conceitos apresentados.

Destaques:
1. “O Eu e o Id”: li três vezes e ainda não consegui assimilar completamente. As relações entre o consciente e o inconsciente propostas por Freud são complexas e tramitam pelo que ele chama de Eu, Id e Super-eu. Fiquei realmente admirado com as propostas científicas desses conceitos, principalmente com o esforço empírico de Freud ao formular conceitos tão ousados numa época de ferramentas escassas, quando “cientistas da mente” não dispunham do auxílio de tecnologias avançadas para investigar o funcionamento do cérebro e sua relação com o comportamento humano.

2. “Autobiografia”: texto mais acessível do volume. Um relato autobiográfico sobre os caminhos da psicanálise durante sua gênese.

3. “Nota sobre o ‘Bloco Mágico’”: para mim, o texto mais curioso do volume. Freud traça paralelos entre o funcionamento do brinquedo lousa mágica e seus conceitos sobre consciente e inconsciente.
Vania.Cristina 25/03/2024minha estante
O estudo da mente humana me fascina!...

Rodrigo Arlindo 28/03/2024minha estante
essa foi minha primeira experiência de leitura com psicanalise, espero ler mais no futuro :)

jubileu 16/02/2024

Revisitando antigos textos
Freud nesse livro dá uma revisitada em algumas questões já apresentadas, como o complexo de édipo, a interpretação dos sonhos, só que de maneira mais aprofundada. impecável a forma como ele apresenta mais o eu, id e super eu e mal posso esperar para completar todos os volumes!

Caique91 31/01/2024

Leitura para estudo
Eu sempre acho interessante ir acompanhando o desenvolvimento de teorias em campos que me são atraentes. Freud tem um amor pela psicanálise e conquista os leitores com isto. Sem mencionar o quão bom escritor ele.

É um livro técnico. Voltarei a estudar certos pontos que são mais pertinentes.

Monique | @moniqueeoslivros 22/07/2023

O Eu e o Id
{Leitura 17/2027 - ?? Áustria}
O Eu e o Id e outros textos - Sigmund Freud

Cem anos de O Eu e o Id. Um texto para entendermos que, de fato, não somos senhores em nossa própria morada. Além dele, nesse volume da Companhia das Letras também se encontram outras grandes contribuições de Freud, como Neurose e Psicose, O problema econômico do masoquismo, e A dissolução do complexo de Édipo. Mas o que mais mexeu comigo foi o texto A negação. Sete páginas e eu não saí do livro da forma como entrei. Que maravilha que é a Psicanálise.

Ana 15/02/2023

O Id é amoral, o Eu tenta ser moral, o Super Eu é cruel.
Há um tempo atrás a Editora Companhia das Letras publicou as obras completas de Freud traduzidas direto do alemão. Essa coleção é composta por 20 volumes. Esse é o volume 16: O Eu e o Id, "Autobiografia" e Outros textos.
Vou destacar aqui o primeiro texto onde Freud aborda as diferenças entre o Eu( Ego ) e o Id.
O texto começa diferenciando a consciência do inconsciente. O inconsciente se divide em latente e reprimido, sendo que o latente pode se tornar pré- consciente. Percebemos que Freud está construindo a sua primeira tópica chamada de topográfica. Onde ele delimita a consciência, pré - consciência e inconsciente.
Em seguida fala sobre as diferenças entre eu e id. Que é sua segunda tópica. Chamada de estrutural. Onde é diferenciado o eu ( ego ), super eu ( super ego ) e Id. O Eu relaciona se com a consciência, recebe as descargas e Percepções do mundo externo. O super eu é nosso eu ideal, valores e crenças que adquirimos dos nossos genitores, familia, sociedade, cultura. O Id é a nossa parte desconhecida, está nas profundezas da psique e só temos acesso a ela de formas disfarçadas como nos sonhos, nas chistes, nos atos falhos etc.
O texto tbm dá bastante ênfase para o complexo de Édipo. Que são os afetos que temos para com nosso genitores. Freud fala que toda a vida psíquica de alguém é diretamente influenciado por esses afetos. Que devem ser destruídos com o complexo de Castração. Que é o medo do menino de ser castrado ao perceber que a menina nao tem o pênis pois acredita que ela tinha e foi cortado. Esse livro tbm tem diversos outros textos interessantes
Como Neurose e Psicose, O problema econômico do masoquismo, A dissolução do complexo de Édipo, Resumo da Psicanálise entre outros. Ótimo para quem se interessa por Psicanálise.

Vitória 13/08/2022

Lido para a pós-graduação

. . .

Carolina Del Puppo 07/04/2021

Não sei bem o que dizer, mas eu gostei muito desse livro, foi tudo muito interessante

Paulo Silas 26/12/2019

O volume 16 das obras completas de Sigmund Freud reúne os textos publicados pelo autor entre os anos de 1923 a 1925, destacando-se aquelas obras que constam no subtítulo. Conforme menciona Paulo César de Souza, tradutor das obras, no texto que inaugura o livro, "o objetivo da presente edição é oferecer os textos com o máximo de fidelidade ao original, sem interpretações de comentaristas e teóricos posteriores da psicanálise". Assim, objetivando a mais estrita fidelidade aos escritos de Freud, traduzindo-os direto do alemão, a editora lançou a proposta de reunir os textos do pai da psicanálise em ordem cronológica, proposta essa que foi posta em boa prática pelo tradutor que apresenta a edição.

O primeiro escrito presente no livro é "O Eu e o Id", datado de 1923, sendo esse um dos principais trabalhos teóricos de Freud, pois é onde faz a mais acurada explanação acerca da estrutura e do funcionamento da psique, estabelecendo aqui a hipótese de que a psique seria divida em três partes, a saber, o Id, o Eu ("ego”) e o Super-eu (“superego”). Freud inicia o trabalho apontando para a premissa básica da psicanálise: "a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente", estabelecendo em seguida as diferenças entre o Eu e o Id. Na sequência é que propõe a hipótese do Super-eu, explanando o processo de sua formação. Expõe ainda as duas espécies de instinto existentes (o instinto sexual e o instinto de morte) para pontuar logo depois as relações de dependência do Eu - onde o Eu seria "propriamente a sede da angústia".
O segundo texto do livro, “Autobiografia”, é muito mais um relato "biográfico" sobre o desenvolvimento da psicanálise do que Freud falando de si próprio. As informações pessoais que o autor narra são poucas, estando presentes no texto muito mais sobre o seu desenvolvimento teórico e as fases intelectuais até que a psicanálise surgisse. Esse escrito se assemelha com outro que também está presente no livro - "Resumo da Psicanálise", no qual o autor narra justamente as etapas do desenvolvimento e elaboração da psicanálise.

O livro conta ainda com diversos outros textos de Freud, de menor e maior extensão: "A Organização Genital Infantil", "Neurose e Psicose", "O Problema Econômico do Masoquismo", "A Dissolução do Complexo de Édipo", "A Perda da Realidade da Neurose e na Psicose", "As Resistências à Psicanálise", "Nota Sobre o "Bloco Mágico"", "A Negação", "Algumas Consequências Psíquicas da Diferença Anatômica Entre os Sexos", "Observações Sobre a Teoria e a Prática da Interpretação dos Sonhos", Alguns Complementos à Interpretação dos Sonhos", "Josef Popper-Lynkeus e a Teoria dos Sonhos, além de diversos outros prefácios e textos breves escritos no período compreendido pelo livro. Um livro robusto e de peso, portanto, que zela e preza pela produção escrita de Freud.