A pedagogia

A pedagogia Clermont Gauthier...

Resenhas - A pedagogia

TiagoHelmer 03/04/2020

Livro básico para quem precisa estudar sobre pedagogia. A obra é bastante didática e contém imagens, quadros, biografias, contextos históricos, conceitos, etc. Aconselho para todos que precisam se aprofundar nessa ciência.

A primeira parte do livro conta a história da pedagogia mostrando a construção dessa ciência de forma cronológica especificando cada período histórico como, por exemplo, o surgimento dos professores na Grécia antiga através dos sofistas, a criação das escolas eclesiásticas na Idade Média a preocupação com os métodos de ensino na Idade Moderna, etc.

A segunda parte do livro é essencial, pois mostra as tendências pedagógicas que surgiram no século XX e que são trabalhadas e estudadas até hoje. As tendências são abordadas de forma didática mostrando o momento em que surgiram e as principais personalidades envolvidas. Pedagogia Aberta, Pedagogia Libertária, Behaviorismo, Construtivismo, Socioconstrituvismo e Cognitivismo são os que eu considerei mais importantes nessas tendências mas também existem outras visões como a de Paulo Freyre e Maria Montessori por exemplo.