The Girl with the Dragon Tattoo

The Girl with the Dragon Tattoo Stieg Larsson

Resenhas - The Girl with the Dragon Tattoo

Fausto 25/04/2024

O patriarcado é assassino
Sombria, genial e implacável, Lisbeth Salander é uma das personagens mais fascinantes da ficção policial. Creio que esse livro envelheceu muito bem, e o retrato que faz da violência contra mulheres deve ser mais bem compreendido hoje do que na época em que foi publicado (uma resenha do NYTimes, por exemplo, escrita por um homem, ironizava o fato de quase todos os homens apresentados na história apresentarem doses enormes de misoginia). Me deu vontade de ler os demais.

Naaaati (: 18/02/2024

Livro com a história bem pesada, não poupa detalhes. A história não é ruim, mas não me animou muito a ler os próximos livros da série.

malu 20/01/2022

Um suspense surpreendentemente bom
Comecei essa leitura sem saber quase nada sobre história, e fiquei surpresa em descobrir um suspense incrível, que nos deixa querendo desvendar o mistério a cada pista encontrada.
A história tem várias partes, já que há uma grande família envolvida no caso. Em um livro extenso como este, achei interessante cada membro da família ser alvo durante algumas páginas, assim passamos a montar o quebra-cabeças junto com o personagem principal.
O filme já é ótimo, mas o livro é melhor ainda!

belsbooks 10/08/2021

homens que odiavam mulheres
Queria pontuar aqui que Lisbeth Salander é dona e proprietária da minha vida e além disso minha nossa que livro incrível.
páginas e páginas de suspense que dá uma sensação inexplicável, é muito difícil eu colocar cinco estrelas em um livro mas esse aqui eu dou sem pensar duas vezes.
A história no começo você não da absolutamente nada, parece ser cansativo e com detalhes confusos e em excesso MAS TODOS OS DETALHES SÃO IMPORTANTES NÃO DUVIDE DOS DETALHES. Além disso, a escrita em si não é difícil oq deixa tudo mais leve de ler :))

Thais 18/05/2021

Os homens que não amavam as mulheres
Um thriller sombrio cheio de mistérios e com um enredo interessante. O começo do livro é lento mas depois de alguns capítulos não consegui largar. Lisbeth é uma personagem incrível, tem algo nela que me deixa hipnotizada toda vez que ela aparece. I can?t get enough of her.

Eu amo o filme da versão americana, é um dos meus thrillers favorito! vários dos personagens principais do livro estão perfeitos nele. Confesso que gostei um pouco mais do filme já que nele tem todos os melhores momentos do livro sem as partes mais lentas mas recomendo os dois. Gostei muito da experiência de leitura também, pretendo ler o próximo.

Diego.Rates 07/04/2021

An spectatular thriller
What an amazing ride it was, reading this book. Larsson's writing is absolutely awesome, the characters are great, the mistery is completelly envolving and it makes you not want to stop the reading at any cost

One of my all times favorite, also my first english reading, had an amazing time and recommend it to all book readers out there

Pati.Stachelski 23/02/2021

No começo não prende muito a história, mais depois que começam a investigar o que aconteceu com a menina fica intrigante e não consegui parar de ler mais.

Thais 27/12/2020

O começo e o fim do livro são muito difíceis de terminar. Começa a ficar bom lá pela página 200, então é necessário persistência!
Livro bom, mas nada extraordinário. De princípio já tinha apostado no que tinha acontecido com a Harriet e acertei, mas o desenrolar da história é interessante.

Eduardo Corazza - Escritor 10/10/2020

Surpreendente
A trilogia de Millennium é realmente surpreendente. Uma escrita muito bem organizada por Stieg Larsson. Em um ambiente sombrio, com uma trama policial fascinante.

Stefany 06/09/2020

Uma obra-prima!
Comecei a ler os dois primeiros capítulos desse livro há uns 5 anos atrás, mas por alguma razão que não me lembro agora acabei não continuando. Mesmo assim, sempre soube que eu gostaria da leitura, mas algo sempre me impedia de voltar a ler novamente (o medo da decepção, talvez?). Finalmente concluí essa obra e posso dizer que, até agora, é o meu livro favorito do ano. E fico feliz de só o ter o lido agora, talvez eu não estivesse preparada antes.

Em um breve resumo desse livro eu apenas digo que se trata da história do jornalista Mikael Blomkvist, que escreveu um artigo polêmico para sua revista Millennium e vê sua vida virar um caos depois disso. Mikael, então, recebe a proposta de passar um ano tentando resolver um crime que aconteceu há mais de 30 anos, e é assim que seu caminho se entrelaça com o de Lisbeth Salander.

Lisbeth é uma personagem muuuito interessante. Os valores éticos e morais dela são um tanto distorcidos, ela não tá nem aí pro que pensam dela, não é uma pessoa sociável e não compartilha sua vida com ninguém. Além disso, tem um senso de justiça aguçado e usa suas habilidades de "bisbilhotar" determinadas pessoas para fazê-las pagar por algum crime que a incomoda.

Eu definitivamente amei esse livro e, se pudesse, teria lido todo de uma vez. Não consigo encontrar defeito nenhum agora. Talvez eu possa dizer que há uma parte bem previsível aqui, mas o desenrolar da situação foi bem mais complexo do que eu esperava. E mais pesado também.

As personagens femininas desse livro são um show à parte. Lisbeth, Harriet e Berger são bem construídas, com personalidades diferentes, mas igualmente fortes e memoráveis.

Eu particularmente acho que o título em português "Os homens que não amavam as mulheres" representa muito mais essa história, mas tudo bem. E sobre o final, foi perfeito. O autor finalizou todos os arcos de maneira cuidadosa, não deixando pontas soltas, e gosto como o leitor não recebe tudo de mão beijada, Stieg Larsson deixa a gente queimar uns neurônios pra ir entendendo o mistério junto com oa personagens. Não senti minha inteligência subestimada em momento algum.

No geral, não é todo mundo que vai gostar, os detalhes dos escândalos do mundo financeiro talvez sejam motivos de tédio para algumas pessoas. Além do mais, tem gatilhos pesadíssimos aqui, como estupro e tortura, e é importante estar preparado pra eles. Não leia esse livro se essa for uma questão pessoal para você.

Bruna3810 08/07/2020

Tão distante do original, por muito tempo me peguei refletindo sobre o título em português: Os Homens que não amavam as mulheres. De forma envolvente nos deixa incomodada ao escancarar que nenhum deles realmente as amava - até mesmo aqueles que o livro nos faz apaixonar. Com exceção de Henrik, com sua busca incansável por sua neta.
Expõe o tão presente machismo estrutural e suas nuances. Suas características tão palpáveis. Consequentemente nos faz refletir sobre a impressionante força e desenvolvimento pessoal das figuras femininas, Harriet e Lisbeth, em decorrência desta infeliz escassez. Impossível não se apaixonar pelas duas.
Aquela releitura que vale ser feita mil vezes.

mochelle 09/05/2020

Um verdadeiro clássico
Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, ou em inglês, The Girl With The Dragon Tattoo já começa nos apresentando uma premissa extremamente interessante.

Por ter lido em inglês, eu esperava ter mais dificuldade na leitura, mas ela foi bem fluída.

Confesso que demorei alguns poucos capítulos para engatar na leitura mas depois as páginas começaram a voar.

Eu estava lendo o livro junto com outras pessoas e as discussões eram acaloradas, o que com certeza me fez gostar mais ainda do livro.

Final e desenvolvimento incríveis, onde todas as pontas soltas foram perfeitamente e cuidadosamente reveladas.

Demian 04/05/2020

Enrolei bastante para terminar mas valeu completamente a pena. Stieg Larsson não deixa nada pela metade, cada passo dado por Salander e Blomkvist é explicado nos mínimos detalhes, tornando a experiência ainda mais imersiva para o leitor.

Paula 05/09/2014

Livro pra quem tem paciência!
O começo do livro é extremamente confuso e chato. Comecei a me interessar pela estória depois do meio do livro, mas valeu a pena ler até o fim. O final é surpreendente e me deixou com vontade de ler o segundolivro da saga (que eu já estou lendo)

Maitê 06/08/2014

Não imaginei que fosse gostar tanto desse livro, uma total surpresa virar cada página e ir descobrindo os personagens aos poucos e desvendando o enredo. Definitivamente um livro que deve ser lido sem ler o resumo.