Vá aonde seu coração mandar

Susanna Tamaro

Resenhas - Vá Aonde seu Coração Mandar

Jaque @blogmalucadoslivros 04/06/2023

Vá aonde seu coração mandar
Vá aonde seu coração mandar” é uma obra sensível e poética. Uma leitura curta, mas intensa, que nos leva a refletir muito sobre a vida e laços familiares.

Nesse livro conhecemos Olga, uma senhora que está perto do fim de sua vida e resolve deixar cartas para a neta que criou, mas que foi embora para outro país, brigada com a avó.

Tudo que sabemos de início e vamos descobrindo ao longo da trama, é que a relação das duas foi ficando estremecida ao longo dos anos e isso deixou vários assuntos pendentes e palavras não ditas.

Ao longo da trama vamos descobrindo gradualmente como a relação entre às duas foi ficando do jeito que ficou e o porque a meta de Olga decidiu mudar de país sem olhar para trás. “Vá aonde seu coração mandar” é uma leitura poética e triste do início ao fim. Me fez refletir muito.

Confesso que esperava mais do final, mas também entendi que esse final foi sensível, tocante e realista da forma que deveria ser. Afinal, a vida é cheia de altos e baixos, erros e acertos.

“Vá aonde seu coração mandar” é um livro curtinho, mas profundo e lindo. Eu enchi de post-It e terminei com o coração apertado por Olga e sua neta.

site: https://www.instagram.com/p/Csto3TlrH6p/

Iparisclarke 18/05/2023

Triste e emocionante
Li sem ver a sinopse e felizmente foi um acerto, a história é em muitas vezes dolorosa e crua e com certeza nem todo mundo vai gostar. A querida Olga está morrendo e com isso decidiu escrever cartas à sua neta sobre seu dia à dia, neta essa que só foi embora e esqueceu da mesma.

O livro é bem comovente, mas infelizmente achei certas partes cansativas, porém não atrapalhou a leitura. É uma boa leitura e quase tudo é monólogo, são poucas as falas dos personagens.

Nickoly.Sasse 17/05/2023

Não deu
Simplesmente não sei o que me aconteceu, o livro conseguiu me cativar pouco aos 89%, fiquei semanas dem ler por que não via motivos. Uma história bonita, não posso negar, mas acho que a maneira como é contada não me encantou, quem sabe leio novamente algum dia e me encante mais.

Cíntia 15/05/2023

Não sei se é pelo momento que estou passando, mas não gostei da história.

O livro é todo narrado em primeira pessoa, cada capítulo inicia com uma data e é escrito em formato de cartas, mas mais parece um diário.

Não consegui me apegar a personagem principal, me senti muito insensível lendo, pois é muito bem escrito, a personagem principal conta sua história, angústias, pensamentos, arrependimentos, mas não gostei da história em si, achei tudo muito triste, irritante e depreciativo. Só na metade da história que é possível descobrir o nome de quem esta escrevendo as cartas, até então eu achava que era quase uma biografia e fossem cartas da autora mesmo. A escrita é rebuscada, por vezes poética e filosófica. Mas realmente foi muito difícil eu conseguir terminar de ler, eu queria muito saber como terminaria e fiquei um pouco decepcionada com final.

Não é um livro ruim. Provavelmente tocou e toca muitos corações, mas comigo realmente não fluiu. Talvez daqui há alguns anos, eu o releia e aprecie sua história.

@blogmht 30/04/2023

É um bom livro, mas não espere muita coisa, a história na verdade é contadas a partir das cartas da protagonista vovó e não traz nenhuma outra perspectiva de outros personagens.

apesar disso apresenta muitas lições, ensinamentos, aprendizados e reflexões sobre a vida, eu gostei muito ainda mais que tem como o tema principal essa relação de avó e neta que me emociona demais.

eu gostei porque teve muitas coisas que gostaria que tivesse acontecido comigo e com minhas avós. sinto saudade dela, acho que ler esse livro me fez sentir mais ainda a falta de algo que nunca vivi.

comecei chorando e terminei da mesma forma :)

Duane.Quintino 27/04/2023

O livro é bom, mas não tão bom assim.
Trata-se de um livro em forma de cartas escritas por uma avó que está próxima ao fim da vida para sua neta, que mora em outro país. Ela fala sobre diversos assuntos como sua vida, seus relacionamentos amorosos, sua relação com a filha e com a própria neta, para que a conheça profundamente quando não estiver mais ali.

O livro tem alguns trechos interessantes, mas na maior parte achei a leitura meio entediante. Talvez tenha sido por se tratar de um livro onde há apenas a visão da avó, sem diálogos, sem respostas, sem um final.

Lumi Tie | @lumi.reads 26/04/2023

Quando li a sinopse eu entendi que seria uma história envolvendo avó e neta e… bem, é exatamente disso que se trata, mas é contada de maneira epistolar (através de cartas) e não possui a participação da neta, ela é apenas o destinatário desse diálogo unilateral.

Olga é uma senhora italiana de oitenta anos com uma relação difícil com a neta, de quem foi responsável pela criação uma vez que sua filha faleceu ainda nova. A nostalgia está presente desde o começo dos seus desabafos, direcionados à única pessoa que poderia se interessar, embora nem essa certeza ela possua.
A separação continental de ambas se deu por uma insatisfação da jovem em relação às expectativas que nutria pela sua responsável, a ânsia que sentia de ser compreendida e que nunca foi sanada. Olga, por sua vez, teria demonstrado certa apatia e conformidade com todas as indagações levantadas pela garota desde pequena. Essa diferença entre ambas arrastou o relacionamento ao limite, até se arrebentar.
A jovem vivaz, cheia de curiosidade e vontade – foi buscar novas aventuras nos Estados Unidos; a outra já bastante vivida e experiente se manteve na mesma casa onde criou a filha e depois a neta, e não sabe o que aconteceu com o próprio interesse pelas coisas; qualquer uma que fosse.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2023/04/26/resenha-va-aonde-seu-coracao-mandar-susanna-tamaro/

Mari Siqueira 24/04/2023

Uma história emocionante e que me fez chorar por horas, Vá Aonde Seu Coração Mandar é um retrato da vida de uma senhora solitária, que percebendo o fim da vida, deseja compartilhar suas memórias.

Escrevendo cartas para a neta, de quem sente falta, ela abre seu coração e revisita seu passado - suas escolhas, erros e acertos. Cada lembrança é colhida como as flores que ela cultiva no seu quintal.

Com cada vez mais dificuldade, a idosa e seu fiel cachorro, também velhinho, atravessam os dias sozinhos, esperando, se despedindo e relembrando bons momentos. Estamos todos sozinhos, afinal. Que honra é ter um companheiro de quatro patas ao nosso lado.

Enquanto escreve as cartas que serão encontradas pela neta, a avó pede desculpas e jura que não queria incomodar, que gostaria de ter podido se despedir, mas não quis atrapalhar a vida da jovem. Foi brutal, me destruiu. O tempo é cruel e não espera.

As reflexões lindas escritas por ela nos fazem pensar sobre nossas próprias vidas. Somos fruto não só das nossas experiências, mas das experiências dos que vieram antes de nós. Ouvir a história deles é conhecer nossa própria origem. Que nunca lhe falte tempo para ouvir seus avós, seus pais. Que você entenda que o tempo é um presente. E que suas escolhas sejam sempre guiadas pelo seu coração. ❤

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Geisi9 20/04/2023

Meus últimos dias foram na companhia do romance de Olga, uma avó italiana que, após passar mal e perceber que sua jornada estava terminando, registra uma carta contando momentos importantes de sua vida para a neta.

Situações simples do cotidiano, segredos revelados e atos de amor foram descritos de "peito aberto" em uma velocidade tão alta que não senti o tempo passar enquanto lia.

A leitura de "Vá aonde seu coração mandar" evidenciou a riqueza dos sentimentos que cada pessoa carrega e a relevância de ter coragem para encarar a vida de frente!

Nathan 18/04/2023

Envolvente
Logo nas primeiras páginas do livro eu já me emocionei, pois para mim esta questão de pais e avós é bem sensível.
Conforme você vai descobrindo os detalhes do passado da avó, você simpatiza mais com os personagens (e fica cada vez com mais raiva da neta). Mas com o passar do livro acaba se tornando um pouco chato e repetitivo a reclamação da personagem principal.
É complicado, mas você se apaixona e camsa da personagem ao mesmo tempo.

Kaue Garcia 30/03/2023

Emocionante
Um romance lindo, uma história encantadora e cheia de ensinamentos que fala sobre uma avó e amor por sua neta! Impossível não terminar o livro emocionado e com o coração apertado

Thyanne.Ribeiro 26/03/2023

Talvez esse livro só faça sentido para pessoas (especialmente mulheres) que estejam nas suas terceira/sexta/sétima década de vida. Mas o que sentido que faz é visceral, profundo, avassalador.

Quando acordei hoje abri o telegram e um dos grupos que estou por lá tinha postado uns 30 livros durante a madrugada, nenhum me chamou atenção, sequer li aquela descrição básica, fiz o download apenas e exclusivamente pq achei a capa bonita. Também sem motivo (considero heresia gravíssima não ler a sequência programada), no começo da tarde abri o arquivo e li as primeiras páginas quando fui pra academia (leio enquanto faço elíptico). Parei agora, quando o terminei.

Meu domingo com esse livro foi uma mistura homogênea de flash?s do passado, tormentos do presente e insights sobre o que pode (99% de chances) ser o futuro. Eu não estava preparada antes, me sinto mto menos agora.

Mas é um livro fantástico de muita sensibilidade, descobertas, reflexões? não sei mais o que dizer, estou atônita.

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 26/03/2023

Vá Aonde o Seu Coração Mandar
Uma avó italiana, que se vê sozinha após a partida da neta para estudar nos Estados Unidos, onde suas únicas companhias são um cachorro e uma rosa, que ela plantou junto com a neta.
Percebendo que já não irá viver muito tempo, decide escrever uma espécie de diário, como uma forma de despedida para sua neta querida. E nele, ela retorna ao seu passado, em sua vida conflituosa com seus pais, sua única filha e seu marido. Assim como vai revelando seus erros e acertos e suas belíssimas reflexões sobre a vida.
Minha opinião:
Nem preciso mencionar o quanto esse livro me comoveu. Me fez sentir uma enorme falta da minha amada avó, me fez analisar minha vida como filha e como mãe e até mesmo como eu seria como avó.
A autora tem uma escrita muito fluida, que daria para lê-lo em um dia, pois tem um pouco mais de 200 páginas. Mas fiz questão de ler bem devagar e ir saboreando e refletindo as páginas juntamente com a nossa personagem.
Que nos mostra alguns erros e outros acertos, suas feridas e cicatrizes que talvez nunca se cure, e como a vida nos leva a caminhos que por muitas vezes o achamos certo. Mas será mesmo que tomamos a decisão correta sempre? Ou poderíamos seguir nossas emoções e pegar a curva que achamos errada?
Acho que basta seguir nosso coração!
Me tocou demais, me fez refletir e muito e chorar como um bebê! Simplesmente sensacional e comovente. Recomendo de olhos fechados!
?E vocês vão aonde os seus corações mandarem?
? Livro cedido pelo Grupo Editorial Record e Verus Editora.

Jaderson.Felisberto 15/03/2023

A verdade é dura, mas é verdade
Não tem como não se apagar a esta ávo, não tem como.o ler sem se emocionar oh marcar alguma passagem do livro, não tem como não se sentir a neta lendo estas cartas uma vez que a avó já tenha partido, não tem como não sentir o sentimento que ela tenta passar.

Que Leitura prazerosa é reflexiva mais também de muito aprendizagem sobre a própria forma de se viver. E no final va aonde o seu coração mandar. ??