Vá aonde seu coração mandar

Vá aonde seu coração mandar Susanna Tamaro
Susanna Tamaro
Susanna Tamaro

Resenhas - Vá Aonde seu Coração Mandar

Bibi 04/02/2016

Lindo livro.
Li esse livro na adolescência por acaso, peguei na biblioteca pública. E me apaixonei! Li ele 3 x, uma vez por ano. Acho que esse livro deve ser lido por todas as mães, filhas, avós e netas. Um livro que nos mostra o mundo de outra perspectiva. Ótima leitura. A autora comanda muito bem essa "carta" de avó para neta.
Tanajara 28/10/2016minha estante
Vocês sabem onde posso ver o filme ou conseguir o livro online?

Víctor Morais 01/07/2023

Mini-querido...
Eu sinto que, depois de Norwegian Wood, esse livro veio como um alívio. Começamos bem o segundo semestre do ano, visto que começamos com o pé esquerdo o ano com três leituras de mediana para ruim, eu sinto que irei ter três leituras boas nesse segundo semestre...assim espero.

Enfim, o que falar de Vá aonde seu coração mandar? É um livro deveras simples, não nos dá grandes reflexões, não há plot-twists, não há enormes reviravoltas, sua cabeça não explode. É um livro que apenas conta os sentimentos de uma avó que está com saudade da neta que está longe, narrando fatos da vida dela. Mas o jeito que essas coisas são contadas, nos dá um aquecimento no coração...e um pequeno aperto também. Eu chorei várias vezes lendo esse livro, que, por mais que não nos traga grandes reflexões, faz a gente parar um pouquinho para pensar no que a gente está fazendo com o rumo de nossa vida.

Ele com certeza não é cinco estrelas, mas é com certeza um bom livro.

"O que crescia dentro de mim era apenas uma serena consciência de existir."

Maria.Luiza 06/08/2023

Entediante
Livro muito parado e não envolve a neta, o que é um tiro no pé porque fica muito pacato. Não gostei mesmo, tinha tempo que não lia nada tão sem sal kkkkkk

@blogmht 30/04/2023

É um bom livro, mas não espere muita coisa, a história na verdade é contadas a partir das cartas da protagonista vovó e não traz nenhuma outra perspectiva de outros personagens.

apesar disso apresenta muitas lições, ensinamentos, aprendizados e reflexões sobre a vida, eu gostei muito ainda mais que tem como o tema principal essa relação de avó e neta que me emociona demais.

eu gostei porque teve muitas coisas que gostaria que tivesse acontecido comigo e com minhas avós. sinto saudade dela, acho que ler esse livro me fez sentir mais ainda a falta de algo que nunca vivi.

comecei chorando e terminei da mesma forma :)

Tay ð· 13/06/2023

"Fique parada, em silêncio, e ouça seu coração."
Através de uma narrativa epistolar somos levados a uma viagem de autoconhecimento e reflexão, desafiando-nos a enfrentar verdades universais que muitas vezes preferimos ignorar. Tendo em vista o mundo agitado e superficial em que vivemos, a obra nos leva a refletir sobre a importância de uma introspecção profunda, estimulando-nos a mergulhar nos dilemas existenciais que nos cercam.

Somos desafiados a enfrentar medos e dores, entendendo que as cicatrizes do passado moldam quem somos no presente. Por meio de uma carta de uma avó para sua neta, a autora expõe a vulnerabilidade inerente à condição humana, explorando temas como a solidão, o arrependimento e a fragilidade dos laços familiares.

No entanto, é importante notar que esta não é uma leitura superficial e intransigente. A profundidade das reflexões exige do leitor a disposição de sair de nossa zona de conforto, enfrentar nossos limites e repensar as escolhas que fizemos ao longo de nossas vidas.

Diante disso, eu te pergunto: você está disposto a enfrentar as verdades incômodas que o livro nos apresenta? Você tem coragem de abraçar a complexidade de nossas emoções e enfrentar as contradições que residem dentro de nós?

Se você estiver a fim, tenho certeza que será uma boa leitura. No entanto, eu não recomendaria para aqueles que buscam apenas uma leitura leve e descomprometida. Além disso, o livro também pode ser considerado melancólico e triste em certos momentos.

Para quem quiser arriscar, desejo uma boa leitura!

Duane.Quintino 27/04/2023

O livro é bom, mas não tão bom assim.
Trata-se de um livro em forma de cartas escritas por uma avó que está próxima ao fim da vida para sua neta, que mora em outro país. Ela fala sobre diversos assuntos como sua vida, seus relacionamentos amorosos, sua relação com a filha e com a própria neta, para que a conheça profundamente quando não estiver mais ali.

O livro tem alguns trechos interessantes, mas na maior parte achei a leitura meio entediante. Talvez tenha sido por se tratar de um livro onde há apenas a visão da avó, sem diálogos, sem respostas, sem um final.

Nathan 18/04/2023

Envolvente
Logo nas primeiras páginas do livro eu já me emocionei, pois para mim esta questão de pais e avós é bem sensível.
Conforme você vai descobrindo os detalhes do passado da avó, você simpatiza mais com os personagens (e fica cada vez com mais raiva da neta). Mas com o passar do livro acaba se tornando um pouco chato e repetitivo a reclamação da personagem principal.
É complicado, mas você se apaixona e camsa da personagem ao mesmo tempo.

Books.da.Glau 24/07/2023

Vá aonde seu coração mandar, da autora Susanna Tamaro, é um romance que me fez chorar logo nas primeiras páginas, pois trás pensamentos e lições de vida de uma avó, que doente e sozinha, escreve cartas em forma de diário para sua única neta, cuja qual a relação não anda muito boa.

?Órfa? É assim que se diz quando morre uma avó? Não tenho certeza. Talvez os avós sejam considerados tão acessórios que não mereçam um termo específico para indicar sua perda. De avós ninguém fica órfão nem viúvo. Deixamo-los ao longo do caminho de forma natural, tal como deixa-mos pelo caminho, por distração, os guarda-chuvas.?

Olga é uma senhora de 80 anos, que sofre as consequências de um derrame e ao se sentir próxima do fim, resolve deixar para a neta suas lembranças dos erros e acertos no decorrer de sua vida, bem como recomendações repletas de amor e carinho; tudo como um testemunho de quem já viveu muito e tem muito a ensinar, mas acima de tudo, uma forma de sua neta compreender fatos e poder se reconectar com o passado.

É um livro que nos faz pensar, aprender e olharmos para nós mesmo a fim de conhecermos nossas motivações e o porquê lutar.

Vá aonde seu coração mandar vendeu mais de 800 mil cópias somente na Itália antes de chegar às listas de mais vendidos do mundo todo e alcançar a marca de 25 milhões de exemplares comercializados em quarenta países. Acho que isso atesta o quão maravilhoso é esse romance! ?

delicadas.leituras 10/05/2018

Ouse se ouvir
Tocante a história da senhora Olga, que escreve, em forma de diário, cartas para a neta órfã criada por ela, para que leia ao retornar de sua viagem aos EUA, e encontrá-la já morta, (fato que considera provável por ter mais de 80 anos). A autora escreve de forma muito convincente e poética, construindo personagens muito interessantes e reais, retratando as muitas angústias contidas em seus corações.

Gabriel 14/05/2014

de boca aberta
É a continua cão de "Escute a minha voz" mas pode ser lido independentemente. Mas eu recomendo que se leia primeiro aquele e depois esse. Você vai se surpreender com as explicações deixadas pra trás no primeiro livro, tudo vai fazer sentido, e quando vc ler a ultima frase desse romance, você vai ficar em choque.

site: http://gabrieloliveira-blog.tumblr.com/

Danilo Oliveira 17/06/2013

Uma reflexão pessoal
Este livro faz pensar em nossas relações com nossos familiares, qual é o valor que damos para eles e quais são os critérios das nossas escolhas na vida. Com uma linguagem muito simples, mas fluida e profunda, o livro traz imagens de situações que ocorrem conosco de uma maneira muito clara sem rodeios. As poucas páginas não encurtam a nossa reflexão, mas exige uma leitura atenta as conclusões que a personagem chega com o seu relato. Recomendo a leitura.

melnoliteraverso 14/03/2023

Vá Aonde seu Coração Mandar
É um livro que nos mostra muitas lições que só a idade pode trazer. Emocionante e poético. Toca no coração de uma maneira muito forte, ainda mais quando se acha significado nas pequenas coisas.