O Inimigo Secreto

O Inimigo Secreto Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

Clarinha 26/03/2022

eu tava com as expectativas mto baixas nesse livro, mas puta merda me surpreendeu mto, não desconfiava nada de quem era o mr.brown fiquei chocada, pode ter sido minha lerdeza mas mesmo assim, valeu a pena ter lido, já estou mto ansiosa pra ler outros livros da autora

jessylins 25/03/2022

Gostei do livro embora tenha ficado meio arrastado no meio, mas devo dizer que prefiro as aventuras de Hercule Poirot.

Paulo.Cesar 17/03/2022

Adorei Tommy e Tuppence
Que maneira melhor de conhecer o casal de espião mais simpático que já vi? Nada melhor que na sua primeira aventura.

O livro tem aquela famosa fórmula Agatha de se escrever, com uma trama envolvente, corridas contra o tempo, investigações e desta vez, Um adversário secreto e também miticamente temido.

Achei a leitura muito gostosa e envolvente e apesar de não ficar nada surpreso com o final, pois já tinha quase certeza de quem era Mr. Brown, acabei me surpreendendo com a astúcia de Tommy, o qual julguei erroneamente como detentor do menor inteléctuo da dupla.

A dinâmica entre os jovens e estreantes espiões foi incrível. Uma ótima experiência pra iniciar as aventuras de Tommy e Tuppence...

Thiago 15/03/2022

Agatha Christie diferente
Este é o segundo livro de Agatha Christie e o primeiro em que a dupla Tommy e Tuppence aparecem. As histórias de ambos são distintas do que costumamos ver da autora, eles são os únicos personagens que envelhecem e mudam com o tempo, enquanto Poirot, por exemplo, está desde a primeira história recém aposentado.
Esta obra não parece um típico romance de mistério da autora, possuindo características muito contemporâneas, como agilidade dos acontecimentos, perseguições e um ritmo mais frenético. No entanto, achei que o mistério em si menos complexo e surpreendente, o que tira um pouco o clímax de ler um livro de Agatha Christie e pesa na nota final.
Um aspecto interessante é observar como o mundo mudou nesse século desde que o livro foi publicado. Tanto o valor do dinheiro - cem mil dólares representam uma enorme fortuna, cinco libras pagam um jantar chique para dois -, quanto o limite da maldade dos vilões - não há massacres ou torturas -, o que torna o livro bem leve.

naluasz 14/03/2022

Tommy e Tuppence = meta de casal
Foi a minha primeira experiência com o mundo da Agatha Christie e vou dizer que gostei da novidade, amei os protagonistas, o relacionamento e amadurecimento deles durante a estória, o que pecou um pouco pra mim foi a sensação de que estava demorando muito para as coisas acontecerem, mas os plots twists foram incríveis, quero ler mais desse casal e da autora.

Maike 09/03/2022

?O ADVERSÁRIO SECRETO
Então, esse era um livro que eu esperava muita coisa, talvez pelo nome que a Ágatha carrega, mas infelizmente consegui saber o fim enquanto estava lendo a metade do livro. Queria muito que ela me fizesse queimar a língua e desse uma virada na história. Mas isso não aconteceu. Por isso considerei um livro mediano, com diálogos razoáveis, e até achei algumas atitudes dos personagens meio forçaras. Que eu tenha uma experiência melhor com o próximo livro da Ágatha Christie.

Brenda Aline 06/03/2022

Mr. Brown e os Jovens Aventureiros
Diferente de vários outros livros de suspense, não estamos atrás de um assassino em série ou coisa do tipo, mas sim de uma pessoa que trabalha nas sombras e sua identidade é desconhecida, podendo ser qualquer um.

Mr. Brown é uma pessoa ardilosa, inteligente e que fará de tudo para ter em mãos os documentos destinados à baixada americana, porém vai encontrar pelo caminho dois jovens destemidos, sagazes e loucos por aventura.

Gostei muito dessa história pelo fato da autora ser cuidadosa em não deixar ponto sem nó. No começo era tudo muito confuso, mas aí as coisas foram clareando, mas sem fazer muito sentido, e no final todas as peças se encaixaram e ficou perfeito. Apesar de, pra mim, não ter sido muito claro oq aconteceu com o Mr. Brown no final, mas por ora tá bom.

Cintia 01/03/2022

Fraco...
Prefiro os livros da Agatha que seja do Poirot ou da Miss Marple, porém eu até gosto do Tommy e da Tuppence. Foi interessante ver eles mais jovens, como amigos, gostei de ver esses personagens no início de tudo.
Porém não gostei muito do enredo, bem arrastado, as coisas meio óbvias, e não gosto muito quando a Agatha vai pro lado de suspense de espionagem.
Um livro ok, nem um pouco memorável entre os clássicos da Rainha do Crime.

Rutinha100czs 27/02/2022

Uma trama de espionagem extremamente perigosa desvendada por um casal de jovens ambiciosos e ingênuos...

Joseane 24/02/2022

Legal.
Achei o livro legal, Tommy e Tuppence são fofos, mas só rs
Eu prefiro os livros da Agatha de "quem matou?".
Bacana abordar o lado da espionagem e tal, mas ele não me pegou tanto, infelizmente rs.

Lívia 22/02/2022

Primeiro livro que eu leio da dupla Tommy e Tuppence e já me apaixonei.
É bem diferente dos outros livros da Agatha Christie que eu já li. Esse tem um clima de aventura muito divertido.
Eu amei a Tuppence! Uma personagem feminina forte, mas sem parecer algo forçado.
Recomendo muito essa leitura.

J_Vitoria 21/02/2022

Jssjjfjsjdjejiwiowosisudjxhjxhchdhjdisiwowo8e8dujxhxjcjdkkskskdkdkjdxbuejhdjjsudhncncbchfjduudjdjdidjjsjwow

Geraldo 20/02/2022

Livro tem o momento certo pra ler?
Ja teve a sensação de que livro precisa do momento certo pra ler?
Pode ser um estado de espirito; um momento oportuno; um tema que puxe a curiosidade ou mesmo a condição de um clube de leitura que te incentive a ler.
Pois foi o meu caso, estou num clube de leitura onde lemos as obras da grande autora Agatha Christie e no caso da ordem, este é o segundo.
Ela nos apresenta o casal Tuppence e Tommy, que ao meu ver são dois largados, pés raspados onde montam uma agencia para desvendar casos.
Caem nas mão deles o caso de um arquivo secreto dado a uma jovem momentos antes de um navio naufragar, na ocasião o misterioso jovem dá a essa moça pois numa situação de naufrágio mulheres e crianças vão primeiro nos botes salva-vidas.
A historia vai se desenrolando e o casal de detetives percebe que tudo vai dando errado, afinal tem um adversário secreto atuando para que isso aconteça.
Pra mim não rolou, acho que não era o momento pra ler ou mesmo o enredo não me cativou, li arrastando. Agatha tem uma escrita rápida, dinâmica, porém, não fluiu pra mim...
Apenas a minha opinião de leitor comum, quem sou eu pra apedrejar uma escritora consagrada.
Bem, é isso!!!

Felipe1503 19/02/2022

A história de espionagem que permite ver o outro lado da escrita de Agatha Christie
Tommy e Tuppence são personagens recorrentes na trajetória literária de Agatha Christie e são os que permitem que a escritora tenha mais liberdade criativa, fugindo dos padrões das histórias de detetive. Carismáticos, é raro um leitor não empatizar com o casal de personagens, mesmo quando a história não convence.

Nessa trama de estreia, em uma história de espionagem, Tommy e Tuppence se tornam sócios de uma firma para se “aventurarem”. São contratados para desvendar o misterioso destino de Jane Finn, que recebeu documentos sigilosos durante um navio a deriva, durante a Primeira Guerra Mundial, mas ela simplesmente desapareceu. A narrativa se desenvolve alguns anos depois do fim da guerra, a fim de encontrar o paradeiro de Jane e dos documentos, evitando que caíam em “mãos erradas”. Tommy e Tuppence, no entanto, terão lidar com pessoa perigosas.

O embate entre a inexperiência e a audácia jovem com pessoas perigosas e mais experientes é um dos pontos altos do livro. Agatha Christie conhece bem os seus personagens e trabalha de forma concisa as características de cada um com suas ações e suas decisões. Há momentos que foram escritos para serem convenientes com a trama, pouco verossímeis, algo comum e compreensível para uma escritora, na época, ainda emformação.

Ademais, o contexto de espionagem permite uma maior liberdade criativa à autora, fugindo de estruturas narrativas engessadas. As reviravoltas narrativas, tão usadas pela escritora, são recorrentes aqui. Outro ponto interessante, e que as histórias de detetive pouco permitem, é alterar o ponto de vista entre os personagens, diversificando os narradores da trama.

O livro é ótimo para conhecer o outro lado de Agatha Christie. Além disso, é uma boa oportunidade ler os livros focados no casal de personagens em ordem cronológica, acompanhando o crescimento destes, bem como todo o processo criativo da escritora.

site: https://modusliteratus.wordpress.com/2022/01/27/resenha-o-inimigo-secreto-agatha-christie/