O Segredo de Chimneys

O Segredo de Chimneys Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Segredo de Chimneys

Cecis 12/04/2021

O segredo de chimneys de Agatha Christie é permeado de segredos e identidade falsas do início ao fim. Cheio de segredos internacionais impensáveis o livro começa contando a história de Antony Cade um aventureiro que viajará protegendo as memórias do conde Stylptitch da Herzoslováquia. Há rumores de que essas memórias podem fazer uma guerra acontecer e assim Antony viaja, da África para Londres, sobre o pseudônimo de seu amigo Jimmy McGrath para entregar as memórias em segurança à editora responsável pela publicação da obra. Antony recebe uma segunda missão, a de entregar as cartas da senhorita Virginia em segurança, uma carta que foi escrita na casa de campo Chimneys e que servirá de fundo à toda a trama que se desenrolará. Em meio a tantos segredos e sendo hospedeira de tantas figuras importantes Chimneys guarda histórias de amantes, segredos de roubo internacional, tesouros e muito mistério. Um livro envolvente que não "para" um minuto, com muitos codinomes, disfarces e quebra-cabeças, onde cada cada detalhe é importante. Bem construído, fluido e misterioso.

Thaisa 20/03/2021

Anthony Cade, guia turístico na África, recebe a visita de um antigo amigo, Jimmy McGrath. Jimmy oferece um novo emprego para o aventureiro Anthony, em que ele precisaria ir até a Inglaterra, recolher um manuscrito das memórias de um conde de um riquíssimo país dos Bálcãs e levá-lo até um determinado editor. Além disso, McGrath também propõe que seu amigo encontre uma mulher, Virginia Revel, e devolva-lhe cartas comprometedoras que a mesma havia trocado com alguém que o próprio Jimmy conhecia, mas que as utilizava como forma de chantagem.
No entanto, quando Anthony chega ao seu destino, encontra um grande obstáculo: pessoas da realeza e políticos tentanto roubar o manuscrito a todo custo como forma de controlar importantes informações. Neste intuito, o sr. Cade é convidado para uma grande festa no casarão de Chimneys. Lá, além de passar seus dias ao lado da própria Virginia, ele também se verá rodeado dos mais diversos suspeitos quando o príncipe Michael, herdeiro do trono do conde, é encontrado morto em Chimneys - e cabe à Anthony Cade e o famoso Superintendente Battle, da Scotland Yard, descobrir o que realmente está acontecendo naquele lugar e, principalmente, capturar o verdadeiro assassino.
Este é mais um livro da Agatha com uma trama política, refletindo tanto os conflitos da época quanto a busca desenfreada pelo poder. É claro que não é uma leitura para todo mundo, mas para quem gosta, é um prato cheio.
Ainda que esse mistério não tenha sido um dos meus favoritos da Rainha do Crime, é difícil não se surpreender com as reviravoltas que aparecerão nessa história - uma daquelas que eu jamais imaginaria, é verdade!
Mesmo me perdendo no meio de tantos acontecimentos em um curto período de tempo, a escrita de Christie é fluida e instiga o leitor, mesmo que muitos dos personagens aqui introduzidos sejam facilmente confundidos entre si e não tenham nada de tão marcante e interessante sobre eles. Também temos algumas notas de racismo, característico dos primeiros anos de sua escrita.
No entanto, o protagonismo de Cade, Revel e Battle (que fará aparições em outros livros da autora) acaba sendo o ponto alto da leitura, já que são personagens dinâmicos, inteligentes e carismáticos.
Por fim, o que eu mais gostei em "O Segredo de Chimneys" foi o fato de ter me divertido bastante, gargalhado com as tiradas sarcásticas de Anthony e aplaudido a força de Virginia em cada capítulo.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Leitora Voraz 06/03/2021

Estranhamente eu gostei desse livro!
Os personagens e as suas vidas duplas com nomes falsos são super confusos, e, quando achei q não ia entender nada, a Ágatha pegou na minha mão e disse: ?Senta aqui que eu vou te explicar tudo.? E realmente, não ficou nenhuma ponta (estou desconsiderando o último capítulo kkk).
Além disso, amo como ela separa um momento especial para o romance em cada livro dela.
Já pensou se esse fosse o gênero dela?!

Tamiris Durigan 02/03/2021

Um final feliz
Geralmente, não leio Gata Triste buscando romance mas esse é um dos meus favoritos (por enquanto) porque me entregou o casal que eu queria.

O protagonista me conquistou desde o começo e torci por ele o livro todo esperando que não se desse mal no final e fiquei surpresa com a identidade do(s) bandido(s).

A rainha do crime novamente me fez de trouxa.

Nágela 27/02/2021

Bom!
Eu tive muita dificuldade para finalizar a leitura, demorei muito para me envolver na história, a impressão que tive ao longo do livro era que o culpado estava brincando com os personagens e me senti envolvida na brincadeira dele.
Sobre os personagens em si, amei Anthony e Virgínia desde o início, Lord Caterham também ganhou meu coração do mesmo jeito que George Lomax me irritou do início ao fim.
Sobre o plot twist no final, minha impressão é que demorou muito pra chegar, não que tenha sido ruim, foi muito surpreendente, extremamente bem construído, e eu fiquei muito animada nesse desenrolar.
Enfim, acredito que o que me incomodou é que demorou muito pra chegar no desenrolar da história, mas quando chegou foi muito satisfatório e bem desenvolvido, não foi um dos meus livros favoritos da autora mas fiquei feliz pela leitura.

Flávia 26/02/2021

E segue o baile...
Muito acostumada, ainda, aos casos do grande Poirot, ler histórias de Agatha sem a presença tão marcante do baixinho é um pouco curioso, diferente. No entanto tem sido um grande prazer conhecer mais das obras da rainha e ir além do que me era convencional. Sigo com o plano de ler todos os seus livros em ordem de publicação (ou algo parecido).
Obviamente, como grande fã de Agatha, em minha jornada literária já havia lido algumas obras. Sigo apaixonada.
O Segredo de Chimneys, não é, em minha opinião, o melhor dos livros. Mas garante uma boa dose de humor, reviravoltas mirabolantes, aventuras, histórias que se cruzam, perdas e conquistas.
A trama não contém grandes novidades: um jovem, entediado com seu trabalho, aceita uma tarefa que lhe ofereça ?algo mais? e assim parte em uma missão que, a princípio, se mostra tranquila, até que os primeiros nós surjam.
Envolvido em segredos conspiratórios, assassinatos e contradições, Anthony Cade mergulha de cabeça em um emaranhado do qual precisará de muita astúcia para livrar-se. E assim se desenrolam os mistérios...
Vale a leitura, mas, sigo em minha empreitada pelas aventuras da rainha, esperando sempre por mais.

Lypee 12/02/2021

Não só de poirot vive Agatha Christie
Um dos melhores livros da rainha do crime. Muito bem. Narrativa bem agitada e rápida. Explica todos os pontos muito bem.

Consegue gerar um clima de suspense que nos prende do desenvolvimento a conclusão.

De todos os livros que já li dela, perto de 40, esse deve ter sido o top 3. Incentivo todos a divertirem com a história

Tah_marques 08/02/2021

O Segredo de Chimneys - Agatha Christie
Entediado com seu trabalho Anthony Cade acaba aceitando a proposta de um amigo para levar as memorias de um conde até a inglaterra e tbm devolver cartas comprometedoras a uma mulher que estava sendo chatageada, parecia algo facil, mas logo a missão se mostra muito mais complicada do que aparentava, ja que esse conde pretendia contar segredos comprometedores em suas memorias envolvendo a familia real de seu país ,a Herzoslovaquia, e em meio a tramas politicas, ninguem quer que essas informações venham a publico e para cumprir seu trabalho Anthony vai se envolver numa aventura com direito a caçar tesouros ,detetives e assassinatos .
Foi uma historia muito mais divertida do que eu estava esperando a principio ,o tempo todo tem algo interessante acontecendo e varias reviravoltas, mesmo que a grande revelação não seja das mais criativas é uma leitura que recomendo .

Cinthia.Rufino 08/02/2021

Delicinha de livro ??
Divertido, interessante, daqueles que vc não quer parar de ler. Um mistério razoavelmente simples de decifrar, mas mesmo assim muito gostoso. E de novo tem romance

Flofis 04/02/2021

Véia desgraçada, me enganou direitinho

belligna 03/02/2021

Uma coisa que me deixa meio sem paciência nos livros da Agatha Christie são os 67391 personagens. São tantos nomes/sobrenomes/apelidos que eu acabo me confundindo, talvez seja proposital mesmo, mas as vezes atrapalha um pouco a minha leitura.

Gostei do plot, apesar de achar umas partes bem previsíveis. Esse foi o que eu menos gostei da autora, mas não desanimo, sigo querendo ler todos.

Lucimar.Paiva 29/01/2021

Surpreendente como todos os livros de Agatha Christie, mas este em especial tem um romance e uma comédia maravilhosa, uma belíssima surpresa. Amei este livro.

Le Lecteur 24/01/2021

Trama
Gostei da trama e dos personagens. Apesar de preferir livros que tenham como detetive Poirot. Vale a leitura.

Felipe 17/01/2021

Quinto livro de Agatha Christie
Quinto livro da rainha do crime, escrito em 1925, nos leva a uma intriga internacional envolvendo Inglaterra e a Herzoslováquia, um país dos Balcãs.

O jovem Jimmy McGrath vive na África do Sul e pede ao seu amigo Anthony Cade que viaje a Londres para entregar um pacote contendo as memórias do Conde Stylptitch, do país da Herzoslováquia que está passando uma revolução tendo a família real retirada do poder e brutalmente assassinada. Essas memórias podem colocar a perder a retomada da monarquia ao país dos Balcãs e estragar os interesses comerciais da Inglaterra no país, uma vez que foi descoberto petróleo nas terras herzoslovaquias. Junto com as memórias do Conde, Jimmy pede que Anthony encontre Virginia Revel e a entregue cartas em que parecia ser chantageada.

Cade parte para Londres e encontra Virginia Revel, mas as cartas não pertecem a ela. Existiria uma outra Virginia Revel? Ele é convidado por Lorde Caterham a passar alguns dias no Palácio de Chimneys e no dia de sua chegada, o príncipe Michael da Herzoslováquia é assassinado. O superintendente Battle é chamado para tentar solucionar o mistério e uma caçada ao assassino se inicia com muita ação e reviravoltas. Logo percebe-se que as cartas assinadas por Virginia Resel e o manuscrito do Conde estão mais entrelaçados do que se imaginava e além disso, um famoso ladrão francês, conhecido como Rei Victor, entra em cena para tentar roubar o Palácio de Chimneys.

Mais uma vez não consegui descobrir o assassino antes do final do livro e achei toda a história muito bem montada. Esse livro é muito parecido com os outros anteriores a esse, mesmo tipo de narrativa e mesmo tipo de desfecho, uma marca registrada da autora.