Anjo Negro

Anjo Negro Nelson Rodrigues

Resenhas - Anjo Negro

__Brenno 12/04/2024

Até agora não sei se entendi esse livro direito. Como todo livro do Nelson Rodrigues, sempre há mais de uma interpretação. No geral, gostei do livro. É sempre tantos sentimentos, tantas sensações e acontecimentos. Parece que 112 páginas duram 300 páginas, não porque é chato ou muito demorado, mas é uma carga muito grande, é tudo ao extremo. Por isso que eu gosto.

Maria20121 07/02/2024

Incrível
Um livro que te faz refletir acerca de racismo estrutural; obviamente por ser uma tragédia há diversas coisas que ocorrem para surpreender e causar desconforto. O livro é muito bom, indico demais

Anne 16/06/2023

é bem preocupante, fala de todas as problemáticas possíveis que eu consigo pensar; mas, por outro lado, ele serve de repertório cultural pra vários temas justamente por abordar n problemas

ao mesmo tempo que eu achei bom ele me deu preguiça de ler

Yutai 18/05/2023

Foi literalmente a coisa mais bizarra e abominável que eu já li, parabéns Nelson Rodrigues , estou traumatizada kskskskskskksksksk
Beatriz 29/11/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk faço das suas palavras as minhas

Larissa.Peri 19/03/2023

Anjo Negro conta a história de Ismael e Virgínia (com algumas histórias paralelas), ele Negro, ela Branca, ele Racista, ela também.

Essa história tem tantas reviravoltas, muitos acontecimentos, o enredo e a escrita do autor são excelentes.

Fiquei agoniada do início ao fim, história chocante, revoltante e exagerada. Tive repulsa pela história e fiquei totalmente enojada.

Tenho dificuldade de comentar sobre essa história porque ela mexeu comigo de forma tão horrenda que prefiro não entrar em detalhes.

Não sei se seria adequado dizer que gostei da história, mas gostei da escrita do autor.

footsal 07/01/2023

oh nojeira pode ir me tirando
um soco na cara. incrível, mas perturbador.

se nelson rodrigues não teve vontade de morrer escrevendo isso, eu não sei o que pensar. mas o cara escrevia demais.

Vitu 25/10/2022

Uma leitura nojenta, repulsiva e agoniante. Diversas vezes durante a leitura, eu deixei o grotesco descer pelo meu rosto numa expressão de nojo. É inevitável. Queria eu que essas linhas fossem somente uma história nojenta e desnecessária, mas é um microcosmo do racismo e do patriarcado.

helo 02/10/2022

é assustador de tão descaradas q são as coisas ksjdbd
tem situações de incesto (pesado), assassinato, traição (o q é o de menos) de formas que abordam o ser humano na forma mais selvagem dele, bem exagerada msm, obviamente de propósito. imagino q num vestibular vai tratar sobre o racismo muito forte do próprio preto com ele msm e do problema estrutural q ele é. o tempo todo vêem a cor do preto com nojo, o suor é citado algumas vezes pela virginia e pelo ismael. quando eu tô assustada com as coisas eles cometem mais um crime absurdo. pra qm quiser ver a peça tem no yt (ainda n assisti, acho q tá completa, tem 1h30)

Mika 02/10/2022

Anjo Negro, uma peça interessante
Nelso em suas peças aborda temas interessantes como desejo, ambição, problemas relativos à conflitos internos e como eles podem influenciar o meio.

Anjo Negro foi a primeira peça que li deste autor e posso dizer que foi uma boa escolha. Não é um dos mais conhecidos mas é muito bom

Gostei bastante da parte que complementou a peça que engloba textos e opniões de outras pessoas
DANILÃO1505 03/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

sofia.petriaggi 19/09/2022

anjo negro.
É um livro nacional pesado e que de fato mostra a realidade racial no brasil. O teatro realizado no século passado, explicitamente nos mostra que a censura da época ainda é presente. O racismo tanto quando a sexualidade, aplicado na obra, trouxe uma representação importante para conscientização com o real, o bruto e o caos.

Isabella1915 07/09/2022

Pesado
Falamos sobre ser cruel e pesado essa obra, mas é exatamente a sociedade e o comportamento humano. É realmente chocante ler esse livro. Vale a pena a reflexão!

José Bauls 24/06/2022

LOUCURA DO INÍCIO AO FIM
Esse livro é completamente problemático e interessante ao mesmo tempo, pois vendo de uma perspectiva histórica ele fará sentindo, mas se você se propõe a lê-lo pelo viés do tempo atual você com certeza ficará chocado com o que foi escrito aqui!

Contudo, não discorrerei muito, apenas deixarei que encare essa leitura ciente dos riscos, e friso que ele possui alguns gatilhos que me fazem não recomendá-lo a todos!

Ana 03/02/2022

Estupro, racismo, ironia, tragédias.
Alguém disse aqui numa resenha sobre esse mesmo livro, que Nelson Rodrigues perdeu a capacidade de chocar. Discordo em número, gênero e grau. Suas peças continuam relevantes e chocantes e com certeza, só deixarão de chocar quando o ser humano estiver mais preocupado em cancelar quem errou um pronome neutro do que com crimes hediondos. Mas, temo eu que isso esteja perto de acontecer. Vamos à peça: Ismael, negro, é casado com Virgínia, branca. Os dois se casaram em circunstâncias trágicas, dramáticas mesmo, e ela não gosta dele. A convivência é um inferno, e como se não bastasse isso, todos os filhos do casal morrem. Nenhum vinga. Um dia, Ismael e Virgínia haviam acabado de enterrar um filho morto quando Elias, o irmão cego de Ismael, chega para uma visita.
Os dois brigam, mas Elias acaba ficando na casa de Ismael. Virgínia, que não aguentava mais ficar naquela casa sozinha com o marido que a aprisiona por conta de seu ciúme doentio, conhece Elias. Os dois trocam confidências e tudo sinaliza que aquilo não vai acabar nada bem.
Enfim, uma peça chocante que eu duvido muito que alguém fará uma adaptação cinematográfica mais recente algum dia.

Mírian 22/01/2022

De cara com o que é mais deplorável do ser humano
Anjo Negro foi minha primeira inserção na obra escrita de Nelson Rodrigues. Conhecia-o por suas adaptações para TV e cinema. O livro veio até mim, porque meu filho o lerá neste ano em sua escola. Sabia que o autor sempre escreveu com sarcasmo, ironia, deboche, procurando escancarar o que havia de pior na sociedade. Por isso acabou sendo muito censurado, vaiado muitas vezes. Aborda temas tabus: virgindade, ciúme, traição, nascimento, morte, degradação humana. Em Anjo Negro, sua narrativa nos põe de cara com o pior do racismo, como cada se vê e vê o outro. O casal protagonista, Virgínia e Ismael, vive uma relação desconcertante de estupro, machismo, cárcere quase privado, maldição (o livro começa falando da morte do 3° filho do casal), traição, pedofilia. Eu sabia que seria uma leitura indigesta, mas procurei adentrar a narrativa visando compreender a importância que esse autor teve para a Literatura e para a renovação do teatro brasileiro. É um livro que, para mim, ultrapassa o gostar ou não, mas que possibilita "conhecer o ser humano na sua forma mais deplorável possível. Na verdade, os temas abordados são necessários para o debate, mas o autor não os escreve de forma romantizada, muito pelo contrário, ele nos faz mergulhar na imundície humana sem pena do leitor.

giovana 10/01/2022

pesadíssimo
o fato que já começa situando em ?qualquer tempo? acho que deixa tudo mais pesado. essa peça tem um quê de naturalismo (me lembrou ?o cortiço? em vários momentos), mostrando apenas o pior da natureza humana. ao mesmo tempo que mostra o que a socialização (principalmente euro-cêntrica) faz com as pessoas, alienando-as completamente da realidade e estripando de qualquer valor moral. é uma peça das entranhas da sociedade. de 1940 e poucos? sim. mas não é difícil imaginar isso hoje também. o que me pegou mesmo foi a brutalidade da escrita e das personagens (de novo, bem naturalista). é já li algumas outras peças do nelsinho mas não esperava isso. acho que exatamente por essa escrita asquerosa a peça traz a reflexão necessária de uma maneira latente: o quão nojenta é a nossa sociedade. dói porque é verdade, basicamente.