Ortodoxia

Ortodoxia G. K. Chesterton

Resenhas - Ortodoxia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

SamuellVilarr 01/11/2021

Ortodoxia, G. K. Chesterton.
A ortodoxia de Chesterton é um relato autobiográfico que sintetiza a abrangência dos conhecimentos e da sabedoria do príncipe do paradoxo aqui nesta que também é por si mesma, um escrito de resposta a uma pergunta manifestada em um debate. Em seu princípio, o livro busca transmitir a verdade e a incomensurável e inseparável importância da fé cristã para responder às questões provenientes da nossa existência e do próprio mundo também na perspectiva universal do mesmo. Chesterton desconstrói todo argumento que desconsidera a fé cristã das filosofias que, para o autor, sendo vãs em sentidos específicos e em certas correntes como o pessimismo, o ceticismo e as ideias concernentes à filosofia de Nietszche, também são insuficientes e desprovidas de amplitude, a mesma que só será unicamente alcançada considerado Deus e sua a fé cristã. Também desenvolve um apanhado dos problemas encontrados em cada um destes ideais filosóficos e também científicos, que em alguns casos, também são vagos e dispensáveis, como cita ele a evolução de Darwin, pois, tais teorias promovem não somente uma regressão em relação ao pensamento, mas também provoca uma abstração que acaba por bloqueá-lo, sendo assim, o pensamento que bloqueia o pensamento é o único pensamento que deve ser bloqueado, assim nos diz Chesterton. Considera-se aqui também as minúcias que proporcionam a fé e a ideia magnificente de Deus e da estruturação da igreja e da religião cristã ortodoxa, conseguimos observar ao mesmo tempo o seu portfólio de conhecimentos adquiridos, o seu caminho percorrido até a sua crença que se tornou uma indispensabilidade da fé (a mesma temática que citará a importância imprescindível dos contos de fadas para sua visão de mundo) e também, os seus devidos pontos de vista que em algumas circunstâncias se contradizem absolutamente com algumas ideias e em outras demonstram um observador perspicaz e atento ante a condição, a sociedade e a enxurrada de novos pensamentos e ideias proliferadas em seu tempo. Considero este livro interessantíssimo, indispensável e em algumas circunstâncias, imprescindível.

Sergio21 25/07/2021

Descubra...
Acho que Chesterton está entre os 3 maiores articulistas, argumentistas e escritores de língua inglesa. Aqui um ensaio / manifesto sobre a existência e a filosofia. Acertivo, debochado, estético, ferido e pontual, aqui ele apresenta um ponto de vista absolutamente lógico e sedimentado. Em tempos estranhos como os nossos, um belo farol.

rafael.rocha 09/07/2021

Leitura obrigatória
Mais um clássico cristão de leitura obrigatória...
Nesse, G.K. Chesterton responde a acusações e alegações achando que escreveria uma heresia, ou até mesmo apenas uma resposta mas como o próprio diz "tentei fundar uma heresia só minha: e quando lhe dei o último acabamento descobri que era ortodoxia".
Com metáforas e parábolas o autor com sua genialidade descreve as bases do cristianismo, com sua própria filosofia de vida.
Aryana 09/07/2021minha estante
Amo ??

Gui Fernandes 03/06/2021

O livro mais denso lido até o momento
Em uma época em que estava se difundindo com grande força as ideias do materialismo, darwinismo, existencialismo e etc... se via o cristianismo perdendo um pouco a força frente a essas ideias. Chesterton traz uma resposta para esse tempo nessa excelente obra apologética

Guito 15/03/2021

Inteligente, mas não me atraiu
Se você está a procura de um livro que critica pensadores e certo costumes de seu tempo, esse é o livro certo.

Chesterton critica seus contemporâneos de modo inteligente e irônico, não utilizando-se de versículos ou passagens da bíblica, mas sim apontando as falácias de suas ideias e mostrando a lógica por trás dos costumes cristãos.

Embora inteligente e com alguns capitúlos engenhosos, não foi uma leitura agradável. Seja por sua linguagem, pela dificuldade do texto, exemplos ou linhas argumentativas dadas, ou até mesmo pelo distanciamento histórico que nós temos pelas ideias que ele critica tão fervorasamente; no final das contas, o livro não me agradou, embora consiga entender o porquê dele ser um clássico.

João Vitor 26/02/2021

Um clássico não é clássico à toa!
É maravilhoso quando conseguimos colocar nossas mãos num livro considerado clássico e tirar um tempo para ler só para chegar no final e descobrir porque o livro é considerado um clássico.

Ortodoxia gera justamente essa sensação. Sempre ouvimos falar do agudeza intelectual e do humor sem igual de Chesterton, mas quando sentamos à mesa para conversar com ele diretamente, provamos isso em primeira mão, e ficamos deslumbrados de ver como é muito mais do que esperávamos.

Posso dizer que esse livro, como ocorreu a muitos outros cristãos, batizou minha mente para ver a realidade, a fantasia, a vida intelectual e o cristianismo ortodoxo como nunca via antes. Por favor, adquira esse livro e se deleite em suas páginas. Surpreenda-se com o hábito de Chesterton de virar de ponta cabeça os argumentos dos seus oponentes e de escancarar a janela do mundo para você. Se deixe levar pelas suas provocações e dê boas risadas. Descubra ao longo de 208 páginas por que motivo a última palavra do livro é ?alegria.?

Gaudino 07/02/2021

Livro antigo, reflexões atuais
Assim classifico este ótimo livro, Chesterton nos brinda com suas reflexões sobre vários assuntos como fé, filosofia, Igreja Católica entre outros assuntos de seu tempo.
Apesar de ser um livro antigo seus escritos são atuais, sendo assim uma leitura que recomendo fortemente.

Thiago 02/02/2021

Excelente
Uma autobiografia misturada com apologética e com o toque de humor de Chesterton. Seguramente será lido várias vezes!

Ed Carvalho 12/01/2021

Brilhante
A mente de Chesterton o faz ser referencial não só de um intelectual cristão e sim de um intelectual de um modo geral. Neste livro ele usa tantos argumentos a favor de sua crença que pode até converter um ateu (ou no mínimo, convencer).

beatlesisland 30/12/2020

Um abrir de horizontes
Mostra de maneira lógica tudo que está inscrito na realidade, mas é pouco percebido. Durante toda a nossa vida, vivemos em uma intensa hipnose em que nos esquecemos do mais necessário - este livro ajuda a elucidar algumas questões essenciais.

LangDLivia 30/12/2020

Oxe muito bom.

"É fácil ser louco e herético. É sempre fácil deixar que o espírito da época prevaleça; o difícil é ir contra ele. Também é sempre fácil ser modernista; tão simples quanto ser um esnobe. Teria sido simples cair em uma dessas armadilhas abertas do erro e do exagero que moda após moda, e seita após seita, colocam-se no meio da trajetória histórica da cristandade. É sempre simples cair; há uma infinidade de ângulos para a queda e somente um para o equilíbrio vertical. Ter caído em alguma das novidades do gnosticismo à Ciência Cristã teria sido de fato óbvio e lânguido. Mas evitar todas elas tem sido uma aventura alucinante; e em minha visão a carruagem celeste voa como o trovão pelas eras, deixando as tolas heresias prostradas e dispersas, enquanto a poderosa verdade permanece de pé mesmo que abalada."

Diana Helena 10/12/2020

Divertido, ácido e certeiro
O Chesterton é o rei! Ele consegue abordar cada tema que se propõe de uma forma extremamente divertida, poética e ao mesmo tempo simples.
Esse é o tipo de livro que a gente fala ?ele vai denso e profundo? e na verdade é tão divertido que você nem percebe o quão profundo vai o conteúdo exposto no nosso coração.
Uma pena eu ter lido ele antes de Hereges, tenho certeza que seria uma experiência ainda mais completa se tivesse lido na ordem recomendada e em que foi escrita.
De qualquer forma, valeu cada minuto investido nessa leitura.
Ele aborda a ortodoxia de uma forma diferente. Ele mostra que a ortodoxia é a verdadeira verdade e que por mais que tentemos negá-la, sempre chegamos nela ao buscarmos o que é certo e verdadeiro.
Recomendo demais!
Willame.Andrade 12/01/2021minha estante
Gostei da sua resenha e transmite justamente o que sentir com a leitura. Posso usar sua resenha no meu Instagram? Também gostaria de saber o seu para marca-la

Diana Helena 13/01/2021minha estante
Oi, William! Fico muito feliz que tenha gostado! :D
Claro que pode, fique à vontade. Meu Instagram é dihelena.

Wellington Tejo 08/11/2020

Uma defesa apaixonada da ortodoxia cristã
Chesterton não mede esforços em mostrar ao leitor como os dogmas cristãos são imutáveis e o próprio sustentáculo do mundo e da realidade. Através de algumas confissões pessoais ele mostra que também já teve as dúvidas que a maior parte das pessoas tem tem relação ao Cristianismo. Leitura obrigatório aos cristãos e curiosos.

Igor Roberto 25/10/2020

Ácido
Talvez essa seja a melhor palavra para definir o tom e o humor de Chesterton, usando muito do sarcasmo para desenvolver sua tese, o autor mostra nesse livro suas crenças e a origem delas.

Mesmo não entendendo 100% de quase todos os capítulos e em muitos tendo minha religião criticada, esse livro me trouxe muitos aprendizados e conhecimentos novos que com certeza levarei pelo resto de minha vida.

Espero reler um dia e, quem sabe, dessa vez entender tudo o que aqui foi proposto.

Rinaldo 25/07/2020

Um clássico de Chesterton
Chesterton tem uma percepção muito interessante sobre Deus, o homem, a religião, o ateísmo e o progresso da humanidade.
Considero como uma leitura de nível razoável de dificuldade, porém, quase indispensável para o entendimento da era secular e de valores sobretudo, cristãos.
Chesterton é muito bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6