O Contrabandista de Deus

O Contrabandista de Deus Irmão André...

Resenhas - O Contrabandista de Deus

Barbara.Tomaz 25/02/2021

Um panorama do livro
Nesta biografia não conhecemos apenas a história de vida do fundador da organização internacional Portas Abertas, desde as raízes de sua família e infância, mas também, conhecemos todo o contexto histórico-social da Holanda e dos países que André viveu e viajou. Com ricos detalhes sobre o contexto histórico soviético, podemos perceber a provisão de Deus em cada momento do missionário, bem como a direção Deus de quais países visitar, o que deveria ser feito e como. Como André mesmo menciona se realmente quisesse fazer a obra de Deus, precisaria de fazê-lo “à moda do Rei”.

Conhecemos suas dificuldades, esperanças e alegrias e, que de alguma maneira, ao ler sobre sua experiência de vida, somos encorajados a perseverar na fé, na oração e até na evangelização dos povos não alcançados e, é claro, a servir com fervor aos irmãos que estão enfrentando opressão e inúmeras dificuldades como consequência da perseguição religiosa, originada pela influência política, social ou por causa de crises humanitárias e conflitos armados. Além disso, aprendemos com o senhor André é a lição que ele mesmo aprendeu no início de sua caminhada cristã: o cristão é chamado para testemunhar de seu Senhor em todos os lugares que ele se encontra. Isso fica evidente no seu relato dos tempos em que trabalhava numa fábrica, ainda na Holanda, em que ele percebeu (com a ajuda de sua namorada daquele tempo) que se ele quisesse ser um missionário para levar a Palavra mundo a fora, era preciso começar a pregar ou a testemunhar nos lugares de seu dia a dia, para pessoas próximas, como vizinhos e colegas de trabalho, através da oração, conversas intencionais, pregações ao ar livre e pregações em igrejas locais.

Outro ponto de destaque é a importância da Bíblia na vida de André, o desejo ardente de compartilhar da Palavra com cristãos ou não, independente da circunstância. Acredito que todo cristão já experimentou desse amor por presentear alguém próximo ou algum desconhecido com uma Bíblia. Esse empenho que André fez em suas missões pelos países soviéticos sozinho, depois com irmãos, é algo que nos motiva hoje a valorizar a liberdade que temos de adquirir, distribuir, ler e conversar sobre a Bíblia, e, a criar laços de empatia com os irmãos de fé que não possuem de tal direito e recursos para terem e lerem suas Bíblias. O “Somente Escritura”, um dos pontos da Reforma Protestante, poderiam ser muito bem relacionados a esse princípio que o Irmão André compartilha conosco através de seus relatos.

A narrativa do livro vai além de uma simples biografia, as curiosidades culturais são outras pérolas que encontrei durante a leitura, desde a geologia holandesa até a ideia da impressão de Bíblias pequenas, perfil de países e descrição das reuniões de igrejas, o comportamento dos guardas, moradores e autoridades religiosas, o porquê do nome da organização e a ocultação do sobrenome do missionário são aspectos que impressionam e nos enriquecem.

Stofeus 08/03/2024

Biografia cristã
?Lord, if You will show me the way, I will follow You. Amen.?

Esse livro é muito edificante! A vida e o trabalho do irmão André são muito inspiradores, e louvo a Deus por ele.

Apesar de ser preciso ter certo cuidado com um ponto ou outro do livro, é aquele tipo de leitura que abençoa muito e que é recomendável para todo cristão. Um verdadeiro e excelente clássico!

Jhaze 10/12/2021

Pra ler em momentos de crise de fé
Uma biografia em ritmo quase thriller (embora sem mortes). É a história de um "agente secreto" em plena guerra fria, que sem ligação com nenhum dos lados político/filosófico da disputa ocidente oriente, se tornou um "contrabandista" que infiltrava na cortina de ferro um material literário subversivo muito perigoso à URSS, totalmente proibido e considerado um risco à segurança nacional soviética : Bíblias...

Léo 13/06/2012

Indispensável
A Portas abertas hoje é uma das mais eficientes agências missionárias do Reino de Deus. Sem a leitura desse livro nossa vida em missões pode deixar a desejar. O entendimento da relação com Deus e da obediência aos seus direcionamentos nos torna instrumentos efetivos. Indico para todo aquele Cristão que deseja ser ferramenta de Deus de intensa utilidade.

Fabiana 23/10/2022

Inspirador
O irmão André, grande pioneiro na missão com a igreja perseguida, segue sendo fonte de inspiração para nós amantes das boa novas.

Sua coragem e ousadia no Espirito nos ensina a não parar no primeiro obstáculo.

Enquanto tiverem vidas sem ouvir sobre Jesus não devemos parar.

Dafne 08/04/2015

Muito bom!
Este livro conta a história do missionário holandês conhecido como Irmão André. Com essa história eu ri, me emocionei e conheci pequenos grandes milagres que Deus operou para que milhares de bíblias pudessem passar para o lado de lá da cortina de ferro. É muito bom ver o cuidado e o propósito de Deus se cumprindo!!

Mateus Guarnieri 12/01/2022

Livro inspirador
Esse é sem dúvidas um livro que irá inspirar aqueles que desejam servir através de missões, principalmente transculturais.
Uma bela biografia do Irmão André, vale muito a pena ser lida.
Não dei 5 estrelas unicamente por uma discordância quanto à algumas formas de tomada de decisão(Para isso, recomendo o Livro do Rev. Héber Campos, "Tomando Decisões segundo a vontade de Deus"). No mais, acredito que seja uma leitura completamente inspiradora, a coragem é determinação do Irmão André em proclamar o Evangelho são lindas.

Marly.AraAjo 18/09/2020

Impactante
Mostra a história de um homem corajoso, que desafia as autoridades para pregar a palavra de Deus mesmo colocando sua própria vida em risco.

Jubs 18/12/2021

Maravilhoso
Que livro incrível! Nessa biografia vemos como a fé pode ser poderosa! Sério você perde o fôlego com as coisas que encontra aqui, e fica ainda mais surpreso quando descobre que tudo foi real!

Feito pra voce renovar sua fé! E crer no impossível! Crer no Deus do impossível!

Gustavo.Hoft 04/05/2022

Inspirador
Esse é o livro que mais me impactou em anos. O cuidado de Deus para com aqueles que ouvem e obedecem sua voz é maravilhoso.

Uma história inspiradora que nos motiva a avançarmos como igreja e ir atrás de nossos irmãos e irmãs que sofrem perseguições e ajudar de alguma forma. Esse livro é obrigatório.

Thaiane Koppe 17/03/2021

Da série: livros inesquecíveis
Um livro para te sacudir e fazer você refletir sobre uma fé que depende unicamente de Deus e sobre renunciar seu conforto, o convívio de sua família para servir a igreja perseguida. Nunca vou esquecer a história do irmão André.

Lillian Ramos 22/05/2020

A Portas Abertas é uma organização incrível que nos deixa mais próximos a parte de nossa família da fé que não tem o mesmo privilégios que nós. Conhecer um pouco de como foi o início deste ministério é simplesmente inexplicável. Este é um daqueles livros de tirar o fôlego. A cada nova experiência do irmão André, você fica com medo, se emociona, sorri e chora. Grandes coisas o Senhor fez e tem feito, que possamos nos mobilizar e fazer parte do que Deus está fazendo no mundo.
Bruno.Justiniano 16/07/2020minha estante
Que pouca vergonha desse skoob! Não consegui baixar nada... Lá se foi meu precioso tempo.

DANI JR 13/07/2012

Sensacional!
Aprendi muito sobre o viver pela Fé!!

Flávia 01/10/2012

Viver pela fé!!!
Este livro é o melhor que já lí em toda minha vida! Fala da entrega de um missionário à obra do senhor! Neste livro ele relata coisas grandiosas que Deus fez em sua vida durante a sua viagem aos lugares mais perigosos da terra para um cristão! mostrou-me a fidelidade de Deus, aprendí que independente se vc estar ou não entendendo a ordem do Senhor, se Ele mandou.... obedeça, Ele já preparou tudo e com certeza o melhor vai acontecer pra vc! É simplesmente EXCEPCIONAL esse livro!!!!