Encantos

Encantos Aprilynne Pike

Resenhas - Encantos

Portal JuLund 08/10/2015

Encantos, resenha, @BertrandBrasil.
Seis meses se passaram e agora Laurel vai para Avalon para dar início aos seus estudos como fada tendo então, que passar um tempo em Avalon, ou seja, um tempo com Tamani. Apesar de já estar namorando com David, ela ainda não está totalmente decidida, então isso acaba a confundindo mais.

Quando ela sai de Avalon, para voltar a sua rotina, se sente um pouco menos indefesa do que quando entrara. Mas em compensação seus problemas aumentam, os trolls não desistiram de atacá-la e agora além da propriedade eles querem vingança contra ela.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/encantos-resenha-bertrandbrasil

Pri 12/03/2015

Conhecendo o mundo das fadas
Fiquei muito feliz com esse livro, pois conseguiu me prender do início ao fim, mais do que o outro. E, assim como o anterior, é super rápido e leve de ler. Novamente, a passagem de tempo ocorre sem muitas delongas, a autora se concentra em narrar o principal da história. Isso é um fator muito bom, de uma forma geral, mas dessa vez tiveram alguns momentos em que eu gostaria que a narração fosse mais lenta e detalhada. Mas de forma alguma isso atrapalhou o desenvolvimento do enredo.

"E, falando sério, se você tiver que abrir mão de um sonho para ficar com um cara, talvez tenha escolhido o cara errado. (...)
— E se chegar a hora e o sonho não parecer valer a pena? (...)
— Então, talvez fosse o sonho errado."

Já se passaram seis meses desde os acontecimentos do final do livro anterior e que Laurel esteve em sua propriedade em Orick, o que consequentemente significa que faz tempo que não vê Tamani. Até que ela recebe um convite, ou melhor, uma intimação, para passar dois meses de suas férias de verão em Avalon, o mundo das fadas e elfos, aonde irá reaprender a ser uma fada de outono e aperfeiçoar seus talentos. Esse conhecimento é extremamente necessário agora que ela e os humanos ao seu redor podem estar correndo perigo, devido aos trolls que ela enfrentou no ano anterior. Além disso, ela está super curiosa para conhecer Avalon. E, não pode negar, sente saudades de Tamani, embora tenha evitado vê-lo e pensar nele desde que seu relacionamento com David tornou-se sério.

"— Você tem medo de que, se eu fizer parte do seu mundo humano, você precise tomar uma decisão. Neste momento, você tem o melhor dos dois mundos. Você tem o seu David. (...) E, então, você vem até aqui e tem a mim, sempre que quiser. À sua inteira disposição, e você sabe disso. Você já parou para pensar como eu me sinto?"

À princípio, tudo parece incrível naquele local mágico e belo. Mas ao contrário do que gostaria, ela não está lá para se divertir, e sim para estudar muito. E nos poucos momentos em que pode relaxar, passeando com Tamani para conhecer o lugar, acaba se irritando com a rígida hierarquia das fadas. Principalmente porque isso significa que a maioria das fadas que ela encontra dentro e fora da Academia deve respeitá-la como uma fada superior, inclusive Tamani, que é apenas um elfo de primavera. Ela simplesmente não entende porque só o fato de ter nascido no outono dá a ela mais privilégios do que a grande parte da população.

"— Cada casta tem sua natureza essencial. A essência da magia de primavera é social; lida com a empatia. As fadas e os elfos de verão devem aperfeiçoar seu senso de estética; sem a arte, sua magia é efetivamente frágil. A essência da nossa magia é o intelecto; o conhecimento reunido por meio de estudos cuidadosos é o reservatório de onde nossa intuição retira seu poder."

Laurel não está preparada para aderir tão facilmente ao modo de vida das fadas, depois de ter tanto carinho de sua família e amigos humanos. Mas sabe que é por causa dela que eles estão em perigo. O que ela não sabe é que não é apenas com o retorno de Jeremiah Barnes, o troll que quase comprara as terras de sua família, que ela deve se preocupar, pois ele é apenas uma peça de algo muito maior, que nem mesmo as fadas e elfos de Avalon sabem dizer o que é.

"Às vezes, é preciso deixar de lado nossos próprios desejos para servir a um bem maior."

Com tantas coisas para se preocupar, Laurel gostaria de poder ter mais apoio dos pais. Infelizmente, não pode contar toda a verdade para eles sem correr o risco de afastar sua mãe ainda mais. Parece que desde que descobriu que Laurel é uma fada, ela tem evitado se manter muito próxima. Pelo menos ainda pode contar com David e Chelsea, que se tornou sua melhor amiga. Ainda dividida entre os dois mundos, talvez a hora de Laurel fazer sua escolha esteja bem próxima.

"— Não importa o que eles achem que seja importante. Você é quem decide o que é importante. É assim com qualquer coisa na vida. O valor que você dá é o único que ela tem. — Ele fez uma pausa. — Não deixe que eles convençam você de que os humanos não são importantes — disse ele numa voz que mal era um sussurro. — Se você acha que nós somos importantes, então nós somos."

Nesse livro, finalmente temos mais acesso a Avalon e conhecemos bem mais sobre o mundo e o modo de vida das fadas e dos elfos. Fiquei bem animada com o tempo que Laurel passou lá, porque é um mundo novo e desde o livro anterior queria saber mais sobre ele. E também porque é lá que ela encontra com Tamani. Apesar de David ser um garoto muito fofo e um ótimo namorado, eu ainda torço pelo Tamani. E acho muita maldade o que a Laurel faz com ele, ficando com outro mas ao mesmo tempo o mantendo próximo a ela.
Não achei que esse livro tenha mais ação do que o outro, mas ele conseguiu me deixar mais curiosa para saber o que anda acontecendo e quais perigos podem estar esperando para surgirem. O final também me deixou ansiosa para ler o próximo, diferente do primeiro, que para mim terminou de um modo bem tranquilo.

site: http://www.sigolendo.com.br/2015/03/cheiro-de-livro-novo-encantos.html

Adriana Zampoll 18/01/2015

Livro Encantos, Vol.2 - Série Fadas
Desde que Laurel descobriu ser uma fada, seis meses se passaram e ela passará o verão estudando para aprimorar suas habilidades e adquirir conhecimentos como fada de outono. No entanto, com o tempo, a hierarquia social do lugar começará a desgastá-la e a fará repensar sua escolha.

Apesar de ter descoberto sua verdadeira identidade, Laurel se recusa a deixar para trás sua vida anterior humana, em especial seu namorado David. Contudo, apesar de sentir que seu relacionamento está mais sólido, ela se vê em conflito quando pensa em Tamani, o elfo com quem tem uma inegável e poderosa ligação e por quem se sente atraída. Assim, Laurel esta confusa, angustiada sem saber a que mundo de fato pertence.

Dessa vez, seus problemas aparecem quando ela volta para sua vida humana e descobre que não somente ela mas também sua família e seus amigos estão em perigo. Ao mesmo tempo, o portal de entrada para Avalon começa a sofrer ataques, e o constante medo da volta de Banes assombra os piores pesadelos da fada.

Com quem ela contará quando chegar o momento de proteger aqueles que ama? Em meio a tudo isso, Laurel recebe um chamado de Avalon e é forçada a fazer uma escolha que poderá partir seu coração.

Avaliação: 5 Estrelas

Livro: Encantos, Vol.2 - Série Fadas da Autora Aprilynne Pike, editora: Bertrand Brasil.

site: http://adrianazampolli.tumblr.com

Renata 19/12/2014

Encantos - Aprilynne Pike
Encantos começa com uma passagem de tempo, onde Laurel teve que aprender a viver com sua nova realidade, temendo os perigos, tendo pesadelos e sofrendo com o desprezo da mãe, que não aceita o fato dela não ser uma humana. Ela passa a namorar seu melhor amigo David nesse período e tenta levar uma vida “quase humana”. Agora, que é chegada à hora de ir para a Academia em Avalon, Laurel sente-se estranha e perdida entre dois mundos completamente diferentes. Mas sabe que precisa aprender cosias de fadas para o bem dos pais, David e seus amigos, que correm perigo.

Laurel entra no reino de Avalon e descobre como tudo é mágico, encantador, colorido e cheio de vida. Tudo é uma enorme novidade, apesar de belo, e se sente estranha com os olhares das outras fadas e elfos sobre ela. Lá, apesar do grande encanto, Laurel sente-se desconfortável com a hierarquia social, onde fadas de inverno e outonos são respeitados e tratados como nobres, enquanto as de primavera fazem o papel de serviçal, sendo desprestigiados e obrigados a fazer reverências. Não pode ser e agir como “ela mesma” diante do seu amigo Tamani e seu coração se aperta com aquela situação, cada vez que ele faz ou diz algo que mostra a sua inferioridade de nascimento. Ela também descobre como os bebês, ou as mudas, outono e inverno, são tratadas e não possuem contato com os pais após o nascimento. Aquilo só a deixa ainda mais chateada com a organização e hierarquia daquela sociedade.

Na academia, Laurel tem um trabalho duro, estudando mais do que o normal, para aprender coisas que já conhecia, antes de se tornar um enxerto, e se adiantar um pouco nos estudos. Contudo todo esforço sempre parece em vão. Ela não consegue evoluir e acertar as porções, apesar da fé de Jamilson, Tamani, Katya e de instrutor Yeardley. Além da sensação de fazer sempre tudo errado, ela descobre que tem uma rival, Mara, e todas ás vezes que se encontram, sente-se tremendamente desconfortável. Há uma sensação enorme de insegurança, devido a todas as dificuldade, e medo pela vida dos humanos que tem que proteger contra a vingança dos Trolls.

A sua volta para casa é estranha e mais uma vez Laurel se vê dividida entre os dois mundos. Um onde tem os pais, o namorado que a ama, e seus amigos; outro onde possui obrigações como fada de outono e sentimentos contraditórios por Tamani. Para completar o desprezo de sua mãe fica evidente a cada momento, deixando-a ainda mais magoada e insegura. E quando tudo parece voltar à normalidade, os Trolls voltam a atacar. Nesse momento surge uma estranha mulher, caçadora, que Laurel não sabe se é “do bem ou do mal”. Apesar da vigilância constante das sentinelas, agora ela e todos os que acercam correm tremendo perigo.

No meio de toda essa confusão, surge um conflito de sentimentos, que deixará Laurel confusa. Ela tem certeza de querer ficar com David, mas tem sentimentos profundos por Tam e não quer magoá-lo. Então é chegada à hora de decidir qual dos caminhos a seguir. E mesmo quando a decisão parece certa, seu coração nós dá impressão de sangrar.

Pela primeira vez eu não tenho uma torcida definida. Ao ler Asas, torcia muito por ela e David. Agora, sinceramente, meu coração está dividido. Quando ela está com David tudo parece perfeito e bonito. Os sentimentos dele são genuínos e os dois parecem feitos um para o outro. Contudo a autora consegue dá um nó na cabeça quando cria uma relação muito próxima entre ela e o Tam. È muito claro o sentimento dele por ela, e por mais que ela não queira admitir, também sente algo por ele. Só não quer deixar para trás o mundo que sente que é seu. Ficar com Tam representa abandonar o mundo dos humanos e aceitar a vida no das fadas.
No final do livro isso fica muito claro e, certamente, se eu pudesse, eu dividiria Laurel ao meio para ficar com os dois. Eu amo os dois. Como Aprilynne conseguiu essa façanha eu não sei, mas sinceramente espero que tenha uma boa saída no final da série. Tenho certeza, pela forma como acabou, que o próximo terá mais conflito nesse triângulo amoroso. Não quero que nenhum deles sofra, mesmo sabendo que isso é praticamente impossível. Se eu me sinto assim, eu te pergunto: Como Laurel se sente? A coisa é bem estranha.

Encantos tem uma leitura suave e gostosa, com descrições tão detalhadas e bem feitas que eu não consegui visualizar algumas cenas em minha cabeça. Acho que mais uma vez a autora se superou nesse quesito. Ficou realmente muito bom. Mas tenho que dizer que o livro tem seus altos e baixos. Ele começa surpreendente, cheio de encantos e maravilhas, que é um dos pontos alto, no decorrer da leitura ela se torna um pouco enfadonha e cansativa. O final, que deveria ser o ápice de excitação; apesar dos perigos, não achei a cena movimentada. Acho que deixou um pouco a desejar. A autora poderia ter feito melhor. Com certeza o primeiro livro conseguiu se superar nesse ponto.

Bem, encantos é uma leitura bem adolescente, com seus altos e baixo; como disse, e tem a mesma narrativa deliciosa de Asas. Ainda estou tentando me decidir por um lado, mas é difícil. Ela deveria ficar com os dois... Estou brincando! Estou brincando! Sinceramente não sei a quem escolher... Não ainda. Talvez no próximo livro meu coração tome um partido. No momento vou suspirando por Tam e David.

Karol 07/11/2013

Resenha para Livros Em Série.com.br
Eu lembro de ter ficado empolgada quando peguei Encantos nas mãos para ler. Eu conseguia lembrar direitinho da história super bacana que Aprilynne criou sobre uma fada que vivia como humana e da maneira como ela colocou essa descoberta no livro Asas.

Ai, quando tive a oportunidade de começar a ler Encantos fiquei feliz, mas logo nas primeiras páginas eu sentia a sensação de que estava perdida. Será que eu deixei passar alguma coisa do primeiro livro?! Da onde essa relação tão íntima entre Laurel e Tam surgiu mesmo? Cheguei até a me questionar se eu tinha realmente lido o livro todo. Garanto que li! Tudinho, cabo a rabo mas… ainda assim estava perdida. Entrei aqui no site e procurei a minha resenha de Asas para ver se a minha memória seletiva tinha apagado algo sobre o livro para dar espaço a outro. Suponho que isso tenha acontecido. Assim que reli a minha antiga resenha, percebi que eu não tinha curtido tanto assim o primeiro livro como eu imaginava. Mas da onde, então, eu tirei a empolgação para querer o segundo?

A resposta é simples, exatamente do que a minha memória seletiva tinha decidido manter no meu cérebro, o mundo mágico onde fadas são plantas, e a descoberta dolorosa de Laurel que foi amenizada pelo seu único amigo, agora namorado, David. Com o passar das páginas, a sensação de estar perdida continuou, quem afinal tinha atacado Laurel no primeiro livro? A imagem de um moço rude e feio na porta da casa dela querendo comprar a sua antiga casa me voltou a cabeça, mas mesmo assim ainda sentia como se tivesse pulado do primeiro para o terceiro livro.

A narração de Aprilynne continua sem muita emoção, apesar de no final do livro dar uma alavancada. O clichê ‘mocinha entre dois amores’ continua, eu fiquei bem nervosa com Laurel inúmeras vezes e pensei comigo mesma ‘seja sincera, garota!’. Mas ela… não vou dizer se foi ou não! Você vai ter que ler para saber! Haha!

O mundo mágico que me encantou nessa série, aparece mil vezes mais nesse livro. Laurel é convidada a passar um mês em Avalon, reaprendendo e conhecendo o mundo que um dia ela fez parte mas não se lembrava. A descrição de tudo é linda! Você consegue imaginar até o brilho das coisas por causa dos detalhes. A magia acaba quando ela volta para casa, e para seus pais adotivos que agora sabem da sua verdadeira identidade. E é ai, que começa a parte de conflitos, brigas e confrontos que eu, particularmente, não acho que seja o forte da autora.

Quero saber a opinião de vocês! Só eu tive esse lapso de memória? É a idade chegando?! Hahaha.

site: http://livrosemserie.com.br/2013/11/04/resenha-encantos-de-aprilynne-pike/

Vivi Martins 15/10/2013

Laurel agora já contou ao pai e a mãe que ela é uma fada, a situação com sua mãe anda meio tensa, mas com seu pai está ótima, ela já namora David há um ano e foi passar as férias de verão em Avalon, na Academia, para aprender a ser uma fada de outono, conhecer ervas e poções, mas até o momento ela não teve muito sucesso.
Na volta de Avalon ela retoma sua vida com os humanos, mas a ameaça dos trolls não foi descartada e Barnes ainda está a solta, ela floresce pela segunda vez e se vê em uma situação de perigo que não podia imaginar quando sua amiga Chelsea é raptada por Barnes e ela e David tem que ir ao seu resgate...

Lizianesg 10/08/2013

Encantos
Encantos é o segundo livro série Fadas da Aprilynne Pike, depois de passar um tempo em Avalon, estudando e conhecendo o mundo das fadas e elfos, Laurel volta para a sua vida junto dos humanos que ela ama, ela sabe que não está totalmente segura e logo irá enfrentar a fúria de Barnes e esse é só um dos problemas que ela tem que enfrentar, além de ter que decidir com quem quer ficar, o humano David ou o ser mágico Tamani.

Finalmente vamos conhecer o outro lado do portal, Avalon é um mundo mágico, mas ela faz algumas descobertas que não a agradam, sabe que muitos ali a reconhecem, mas sua memória foi apagada e isso a incomoda bastante. Adorei conhecer a magia das fadas de verão. Embora ela tenha ido para Avalon para estudar e recordar seus dons, ela aproveita também para fazer passeios junto com Tamani e assim poder conhecer vários lugares dentro do reino das fadas. Tamani continua alimentando esperanças com relação a seu sentimento por Laurel.

Quando Laurel volta para sua vida junto dos humanos, podemos ver melhor a amizade entre ela e Chelsea, elas conversam bastante sobre seus relacionamentos. Mas Laurel continua chateada, pois desde que contou que é uma fada, sua mãe começou a tratá-la de maneira fria e distante, além disso ela ainda precisa se preocupar com o aparecimento não só de Barnes, mas de outros trolls que acabam colocando a vida de sua amiga Chelsea em perigo.

Gosto muito do David, ele tenta mostrar a Laurel que tem direito a uma escolha, que deve colocar o que ela quer em primeiro lugar e não se sentir pressionada a ser uma fada em tempo integral, mas agora também podemos ver o seu lado ciumento. Tamani está resolvido a lutar pelo amor de Laurel, mas eu continuo torcendo pelo David.

O desenvolvimento dos personagens está muito perfeito, a leitura flui de uma forma rápida e agradável em meio à revelação de segredos e cenas de ação, a diagramação é simples e a capa é estampada com uma flor mantendo o padrão do primeiro livro.

Literatura 06/08/2013

A volta mágica para casa
Gosto da ousadia dos autores que publicam séries. Todos, sem exceção, devem ter coragem e ciência de que, quantos mais continuações criem, maior a tendência de afunilar o seu público. Sem contar de ainda correr os riscos da comparação entre um volume e outro.

Fiquei temendo que fosse me decepcionar em Encantos (Bertrand Brasil, 307 páginas).Afinal, a autora Aprilynne Pike havia me conquistado pela delicadeza com qual conduzia a história. Será que não irá ficar maçante, ou ficar mais do mesmo com o típico triângulo amoroso entre o menino mágico e o humano?

Para a minha sorte (e do restante dos leitores) ela ainda sabe como conduzir a história. A trama se passa seis meses após os acontecimentos do último livro e, dessa vez, Laurel irá passar as férias em Avalon. Não para descansar, longe disso. É para continuar tendo aulas, sim senhores, dessa vez como ser uma fada.
O que ela nem sequer imagina é que vai ter que se submeter as regras da sociedade e leis impostas por Avalon, sentir a falta de seu amado David e ver como Tamani, tão perto dela, é capaz de balançar todas as suas estruturas. Mas o mal nunca fica de fora, né? E ataques as portas do mundo das fadas e energias poderosas podem derrubar os dois mundos, colocando todos a quem ama em perigo. Será que só um toque de magia é o suficiente para sair dessa?

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/08/resenha-encantos-volta-magica-para-casa.html

Ingrid 12/07/2013

Cute Cute
Ainda melhor que o primeiro, pois ela começa a conhecer mais da cultura dela, e nos leitores podemos mergulhar nesse mundo de fantasias gracinha que é o cenario desse livro, sem baixar o padrão Aprilynne continua a serie ainda melhorando o padrão.

Vanessa Sueroz 29/01/2013

O livro começa alguns meses depois do primeiro, onde Laurel já viveu algumas aventuras e já sabe sobre ser uma fada. Laurel é convidada para passar as férias em Avalon, porém não será bem umas férias e sim aprender sobre como ser uma fada de outono e estudar muito, mas pior do que ficar as férias inteira estudando é deixar para trás David ou não, já que ela estará junto com Tamini.
Laurel descobre mais sobre os costumes das fadas e muita coisa acha bem diferente do seu mundo, mas o pior não é ter que lidar com esses costumes e tudo mais, o pior é a confusão de sentimentos que ela enfrenta ao ficar mais próxima de Tamini.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/encantos/

Leandro | @obibliofilo_ 14/01/2013

Após ter lido "Asas" e ter me apaixonado completamente pela história, fiquei bastante ansioso para ler "Encantos". Confesso que esperava não me decepcionar, até porque há autores que fracassam quase sempre no segundo livro de uma série. Mas Aprilynne soube manter o mesmo ritmo e não me decepcionou.

[SINOPSE] Em Encantos, após o início da trama com o best-seller mundial Asas, seis meses se passaram desde que Laurel descobriu ser uma fada e salvou o portal de entrada para Avalon. Lá, ela passará o verão estudando para aprimorar suas habilidades e adquirir conhecimentos como fada de outono. No entanto, com o tempo, a hierarquia social do lugar começará a desgastá-la e a fará repensar sua escolha.

Seis meses se passaram após Laurel descobrir ser uma fada e ter salvado o portal para Avalon. Então, inesperadamente, ela é convidada para ir passar suas férias escolares em Avalon, para que possa aprender mais sobre si mesma e sobre, digamos, sua espécie. Porém, o que a deixa desconfortável é o fato de deixar seu grande amor David — mesmo sabendo que encontrará seu guardião e grande "amigo" — Tamani.

O que Laurel não imaginava era que, viver por um tempo em Avalon, exigisse demais dela e nem que seus sentimentos por Tamani iriam deixá-la mais confusa ainda.

Após voltar de Avalon, ela não consegue esquecer Tamani — apesar de afirmar veemente que ama David.

E para complicar ainda mais sua vida, há o perigo iminente dos Trolls que não param de aparecer e que colocam não só a sua vida em perigo, mas também a de todos que ama.

"— Não se preocupe — disse David, a boca mais próxima de seu ouvido. — Trouxe você ao lugar mais seguro do mundo. — David retirou a venda e, por um momento, a luz do sol a cegou, conforme se filtrava entre as folhas, conferindo a tudo um brilho etéreo. Estavam numa pequena clareira contornada pelas últimas flores de outono: margaridas alaranjadas, algumas equináceas púrpuras e sálvias azuladas. No centro, num canteiro de grama verde e densa, havia um cobertor com algumas almofadas e várias tigelas de frutas picadas. Morangos, nectarinas, maçãs e uma garrafa de cidra espumante com gotas de condensação que rebrilhavam na suave luz do sol. Laurel sorriu e se virou, confirmando sua suspeita: passando a borda de árvores, podia ver seu quintal. Lugar mais seguro do mundo, sem dúvida."
Pág.: 210

A autora nesse livro se aprofundou bem mais no reino Avalon e na vida das fadas e dos elfos. É admirável a maneira como ela tem domínio sobre o que está escrevendo. Aos poucos, eu pude conhecer como era ser uma fada e um elfo, de uma maneira singela e até mesmo, única.

O triângulo amoroso dessa história consegue me deixar bastante confuso — apesar de que sempre torço mais pelo David. Confesso que a indecisão de Laurel sobre escolher um dos dois, em alguns momentos, me deixou irritado. Porém, a maneira como a autora constrói o romance entre eles é bastante interessante, porque ela sabe o que faz e não apenas pratica uma tentativa frustrada, como muitos autores costumam praticar.

Confesso que o começo foi um pouco lento para mim, mas nada atrapalhou a leitura no geral. O desenvolvimento da história é tão interessante, que a leitura flui de uma forma tão natural, que eu nem percebia. As personagens, a história em si, tudo é bem estruturado e vai acontecendo aos poucos.

Eu particularmente quero muito ler o terceiro livro "Ilusões". A autora sempre termina cada livro com um gostinho de quero mais e isso me deixa aflito. Eu gostei bastante de "Encantos", porém "Asas" continua sendo meu favorito.

Contudo, o livro é muito bom. Eu curti bastante a leitura. Se você curte um bom romance carregado de uma interessante dose de fantasia, talvez você vá gostar da leitura. Porém, é imprescindível que você goste de romance. Caso contrário, talvez não curta muito a leitura.

Recomendo!

Lucas 29/12/2012

Brilhante
Depois de toda a aventura do primeiro volume da série, Aprilynne Pike deu continuidade e me surpreendeu ainda mais. Agora que Laurel sabe que é uma fada, e tudo que isso traz, ela vai passar um tempo em Avalon. Nada mais justo, não é? Pois bem, em Encantos Laurel passa a maior parte do tempo no reino das fadas, que é paralelo ao nosso mundo. Nesse tempo ela fica na companhia do elfo Tamani, algo que não me agradou nada, pois sou torcedor do David, o nerd gatinho que é namorado da Laurel.

A mesma fórmula do primeiro livro é continuada no segundo, mas o diferencial se dá no ambiente que a autora nos leva. Avalon é um reino de beleza à parte. Como explicado em Asas, um dos portais se encontra na antiga casa da Laurel, e seres do mal estão tendo ter posse da casa para conseguir ultrapassar o portal e invadir o reino.

“Em virtude da natureza lamentavelmente inadequada da sua educação atual, você foi convocada à Academia de Avalon. Por favor, compareça ao portal pela amanhã no primeiro dia de verão. Sua presença será requerida por oito semanas.” (página 10)

Gente, eu já disse que eu amo essa série? Awn. O diferencial da autora é a delicadeza com que ela construiu a história. Avalon é com certeza um lugar encantador. Fico imaginando como seria estar lá, naquele clima outonal e perfeito. Porém, não é só a beleza que traz ao leitor a beleza do livro. A inteligência que ela teve para encaixar tudo é excelente. Quem já leu Asas já provou isso, com a situação do gás carbônico x oxigênio (não falarei muito, para não dar spoiler). Posso apenas ressaltar que além do meu coração ter ido à boca com a aventura de Laurel e David, fiquei pensando: Uau, essa autora é inteligente mesmo. Quem diria que aquela matéria de biologia na sexta série viria a calhar agora, na leitura de um livro de literatura? Pois bem, pessoal, foi assim que me senti. Uma história sobre fadas, que vai além na aventura e ação do que muitos livros de vampiros por ai.

“Com uma mistura de Harry Potter e Crepúsculo, Aprilynne Pike acertou em cheio.”
Booklist

Não, não, não e não. Eu tenho certeza que não se compara nem um pouco com Crepúsculo, e que a Série Fadas é superior (desculpem os fãs da saga). Acho equivoco de quem fez essa crítica.

E, claro eu não posso esquecer: o triângulo amoroso. Eu às vezes não suporto isso, mas nesse livro não me incomodou tanto. Como Laurel está em Avalon e lá só são permitidos fadas e elfos, quem se dá bem nesse volume? Claro, Tamani. Eu não o suporto (pronto, falei). Tamani é um elfo lindo em todos os sentidos, mas acho ele muito cheio de si, dono da Laurel (ele tem motivos para achar isso, mas só descobrirá quem ler os dois volumes). Sou #TeamDavid (risos), porque ele é um fofo e merece o amor da fada.

Encantos é simplesmente encantador. April acertou em tudo no livro, literalmente. Ela dá uma nova perspectiva do leitor sobre a história e sobre as decisões de Laurel. Agora, nossa protagonista está mais madura e pronta para enfrentar as ameaças que a rondam. A entrada de uma nova personagem faz nós, leitores, questionamos que caminho a história será levada, e se Laurel e David estão mesmo seguros, como pensam que estão. E no final do livro, uma personagem que até Asas era secundária, ganha um enorme destaque neste volume.

Leiam Encantos se já leram Asas. Caso não tenham lido nenhum ainda, procurem em uma livraria próxima e comprem. Vocês vão simplesmente amar o universo criado pela querida Aprilynne. Dei o primeiro volume da série pra uma amiga que não é leitora assídua e ela simplesmente devorou o livro rapidamente, o que mostra quão bom ele é (risos).

Jully Divulga Livros 11/11/2012

POST PODE CONTER SPOILER

Newjudge 04/10/2012

A poucos dias acabei de ler o segundo volume da série Fadas de .Aprilynne Pike.
.Eu amei o primeiro livro, e o segundo mais ainda.
.Laurel é o tipo de personagem que me encanta.
.Bom para quem não acompanha a série leia a sinopse abaixo.

- Em Encantos, após o início da trama com o best-seller mundial Asas, seis meses se passaram desde que Laurel descobriu ser uma fada e salvou o portal de entrada para Avalon. Lá, ela passará o verão estudando para aprimorar suas habilidades e adquirir conhecimentos como fada de outono. No entanto, com o tempo, a hierarquia social do lugar começará a desgastá-la e a fará repensar sua escolha.

- Laurel agora está reaprendendo a como ser uma fada. Ela é convocada até Avalon, para frequentar uma academia, uma espécie de escola de fadas. Tudo ainda é meio estranho pra ela, já que sua espécie possui costumes diferentes dos humanos, muitos nos quais ela discorda muito principalmente em relação a hierarquia social do lugar, e o fato de que fadas e elfos de uma classe hierárquica mais baixa terem que se subordinar aos mais altos na pirâmide social.Outro fator que a perturba muito é fato de que todo mundo parece conhecê-la e ela não se lembra de ninguém.

- Gente eu sei que muito de vocês devem torcer muito por David. Eu realmente gosto dele também, mais eu realmente gosto muito, muito mesmo do Tam, mas acho que Laurel magoa ele demais, se ela não o quer é melhor falar logo e não ficar beijando ele pelos cantos.

- Em suma, eu gostei muito do livro e não queria mais parar de ler, até procurei o terceiro volume na internet, mas não encontrei, acho que ainda não foi lançado no Brasil. No mais eu só tenho a elogiar a autora por conseguir fazer um texto que consegue nos prender tanto, é notável o cuidado dela com os personagens, ela relata as características de cada pessoa, seja protagonista ou não. Isso me deu a sensação de que eu já conhecia todos no livro, é como se fossem próximos a mim. Amei ,amei, amei de verdade.
- Parabéns a editora Bertrand Brasil pela edição e revisão impecável.