Seguindo a Correnteza

Agatha Christie

Resenhas - Seguindo a Correnteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gi Alencar 25/04/2024

Ler livros da Agatha Christie é muito bom, ainda mais uma história de Hercule Poirot.
Mais uma vez, elas nos conta uma história em que todos os personagens são suspeitos de ter realizado o crime. E mais uma vez nos surpreendemos com o verdadeiro culpado.
Concordo com outras resenhas que li aqui sobre o último capitulo. Completamente sem pé nem cabeça e muito desnecessário.

Canteli Marcio 22/04/2024

Traumas da Guerra
O que me impressionou nesse livro é o contexto pós guerra que Agatha faz questão de salientar em várias ocasiões.

Realmente essa é uma experiência traumática que deixou sérias consequências no mundo real e até mesmo na ficção.

De resto essa foi mais uma história interessante de acompanhar e com vários plot twistes no final.

kahreads 10/02/2024

Chocante
Um cara ricaço que sustenta toda a família morre. Tudo fica para a esposa dele. Só que tem o irmão dela que é muito suspeito. E o ex da viúva supostamente estava vivo. Tem muita tensão, plot twist. Poirot consegue resolver tudo. Muito bom!

Song 22/01/2024

"Nunca, até agora, contentara-se em seguir a correnteza"
A família Cloade se vê em grande desgraça quando o milionário Gordon Cloade morre após ter sua residência bombardeada durante a guerra.

Gordon Cloade sempre ajudou a família de seus irmãos, o médico Lionel, o advogado Jeremy e a viúva Adela, garantindo, até mesmo em seu testamento, que estes pudessem viver suas vidas de maneira confortável. Contudo, o casamento de Cloade com uma jovem garota chamada Rosaleen Underhay surpreende a todos. Este se trata do segundo casamento de ambos, já que Rosaleen havia se casado com o comissário distrital na Nigéria, Sr. Underhay, mas este havia morrido de febre na selva.

Após o casamento, ambos passam a viver em Londres junto com o irmão de Rosaleen, um ex-militar metido com trapaças, David Hunter. Em uma noite, a casa em que moravam é afetada por um bombardeio, levando a morte de alguns funcionários e do milionário. Apenas David e Rosaleen saem vivos do acidente, garantindo à viúva toda a herança de Gordon Cloade. Com isso, os dois irmãos se mudam para a pequena cidade de Warmsley Vale, onde vive toda a família Cloade e se instalam na mansão do falecido.

Pouco tempo depois, Lynn Marchmont, filha de Adela, que havia passado quatro anos longe de casa para prestar serviços à marinha britânica, retorna para Warmsley Vale, sua cidade natal, para reencontrar seu primo e noivo Rowley Cloade. A jovem encontra o amado administrando sua fazenda com dificuldades, já que seu antigo sócio Johnnie Vavasour morreu na Guerra e seu tio Gordon Cloade, quem o havia prometido apoio financeiro, também falecera. Assim, Lynn se instala novamente na casa de sua mãe, que também está passando por dificuldades financeiras.

Durante uma festa em família, realizada na casa de seu tio Dr. Lionel Cloade e sua esposa Sra. Katherine Cloade, Lynn é apresentada à viúva Sra. Rosaleen Cloade e seu irmão. A partir desse encontro, Lynn começa a ter sentimentos mais fortes por Hunter, passando a questionar seus desejos de casar-se com Rowley.

Em determinado momento, chega à cidade um estrangeiro, chamado Enoch Arden, que aluga um quarto para se hospedar por um tempo. Numa noite, Enoch envia um bilhete a David Hunter, para que este venha a seu encontro. Ao chegar na hospedaria Stag, administrada por Beatrice Lippincot, Hunter descobre que o finado ex-marido de sua irmã, talvez esteja vivo. Segundo Enoch Arden, Sr. Underhay está sofrendo com problemas de saúde e precisa de tratamento, por isso, cabe a Sra. Cloade e o irmão pagarem para ele um boa quantia em dinheiro e, em troca, não será exposto ao mundo e, inclusive, aos Cloade que o finado está vivo.

O que Arden e Hunter não sabiam é que a Sra. Lippincot ouvirá a conversa pelo quarto ao lado e, como havia uma amizade de infância com Rowley Cloade, decidiu avisá-lo do ocorrido. Ao saber da possibilidade de Sr. Underhay estar vivo e que, consequentemente, o casamento do tio com Rosaleen seria cancelado, garantindo que sua família pudesse voltar a ter direito a fortuna de Gordon Cloade, decidiu que iria confrontar Arden, mas não obteve sucesso em obter tal informação.

Na manhã seguinte, Dr. Lionel Cloade, que atendia um paciente na hospedaria Stag, acompanhdo por Beatrice Lippincot, fora chamado por uma das funcionárias do local para verificar o estado de um dos hóspedes. Tal sujeito, que não havia apresentado documentos ao se registrar no local, se tratava do homem que havia chantageado David Hunter poucos dias antes. Este se encontrava morto no chão, com um grava ferimento na parte de trás de sua cabeça.

Os membros da família Cloade agora precisam de uma nova maneira de provar que Sr. Underhay está vivo e, para isso, entram em contato com Hercule Poirot. O investidor belga é contatado primeiramente por Sra. Katherine Cloade e, pouco tempo depois, por Rowley Cloade que buscam por suas capacidades extraordinárias para solucionar o problema.

Este não se tratou de um dos melhores casos de Agatha Christie que eu tenha lido, pelo contrário, posso considerar um dos menos instigantes da autora. Diferentemente dos outros livros da autora, pude descobrir o criminoso já na metade do livro, através das pistas deixadas ao longo do texto. Apesar de personagens que me deram vontade de saber um pouco mais sobre suas vidas e personalidades, como a Sra. Frances Cloade e Lynn Marchmont, pouco me envolvi com os demais e com suas participações no caso.

Mas, de fato, o que me fez tirar uma estrela foram diversas passagens no livro em que as mulheres são representadas de maneira bem problemática. Mesmo considerando que esse livro foi publicado em 1948, ainda há uma representação muito problemática do papel da mulher, em especial, quanto aos seus relacionamentos amorosos nesse livro.

arthurzito 09/01/2024

É tradição no final do ano ler obras da Dama de Ferro, não consigo realmente estar de férias e não ler algum livro policial ou de mistério. Acompanho o trabalho já tem algum e tempo, li os melhores que essa autora produziu e procuro a cada livro aproveitar a leitura. Existem obras que são boas para descansar e não pensar muito sobre, esse livro é um desses. Não é o melhor trabalho da Agatha Christie, mas não é o pior. Eu já li uma dúzia de seus mistérios e até agora não vi nenhum clichê sendo repetido e sinceramente até os trabalhos medianos tem um mistério de qualidade; o enigma proposto em "Seguindo a correnteza" como muitos outros dela não são feitos para serem desvendados pele leitor, alguns (os melhores) podem e são possíveis.

Thaisa 19/12/2023

"Seguindo a Correnteza" é um mistério de Agatha que se passa em 1946 e explora o cenário pós-guerra e como as pessoas foram afetas financeiramente por isso - principalmente a família Cloade.
O patriarca, Gordon, casado com a jovem Rosaleen (que perdeu o primeiro marido há anos) sustenta toda a família; mas ao morrer, deixa tudo para a noiva... E o irmão dela, David, fará de tudo para manter as garras no dinheiro, proibindo a jovem de ajudar seus novos parentes que tanto necessitam de grana.
Enquanto o resto da família se desespera tentando se reerguer na economia atual, Rosaleen e David começam a ser chantageados por Enoch Arden, um homem misterioso que afirma que o casamento de Rosaleen com Gordon não é válido porque o seu primeiro marido, no fim das contas, ainda está vivo... Mas tudo se complica quando Arden é encontrado morto e o detetive belga Hercule Poirot entra em ação para tentar solucionar o que realmente ocorreu, quem está por trás de tudo e qual é a verdade no meio desse caos.
Esse é um livro que mergulha nas narrativas mais típicas de Christie, em que vemos dinâmicas familiares e como todos são suspeitos quando um assassinato ocorre; e como as próximas mortes podem ou não estar conectadas. Mas o mais interessante é como a autora consegue nos intrigar e nos enredar em teorias e situações até nos apresentar uma resolução impensável, mas totalmente coesa.
Eu gostei bastante do mistério, sua fluidez e suas reviravoltas, mesmo que algumas coincidências precisem acontecer para chegarmos às explicações de Poirot. No entanto, o fato de eu ter gostado tanto do livro me fez odiar ainda mais o seu final: ao longo da trama, conhecemos uma personagem forte e determinada - e Christie a presenteia com um desfecho machista, tóxico e abusivo, que é disparado o pior final que a autora já escreveu.
A obra, no geral, é bem interessante e surpreende muito, mas foi exatamente por ter me visto tão imersa na narrativa que o epílogo fez com que eu simplesmente desgostasse da história como um todo, vendo uma de suas protagonistas ser tratada com tanto descaso e desserviço.
Não foi o pior livro que li de Agatha; mas com certeza foi o final mais horroroso que ela já escreveu em toda a sua carreira.

@vaisetratarleitora 18/12/2023

Final surpreendente (para o bem ou para o mal)
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 50º livro, publicado em 1948.

A história começa um pouco devagar, mas o mistério em torno da família suspeita me manteve presa na leitura e claro que quando Poirot entra em cena, tudo melhora.

Temos personagens que nos fazem sentir raiva pela sua volatilidade e o final foi bem surpreendente pra mim pois, em primeiro lugar eu nem desconfiava de quem era o assassino e em segundo, a decisão final da Lynn, que foi completamente despropositada (embora não fora da realidade, pois se hoje em dia ainda temos mulheres que tomam a mesma decisão, então imagine na década de 40). Esses dois pontos me pegaram muito de surpresa e fiquei pensando no porquê da Agatha ter feito o final da Lynn dessa forma. Será que foi uma espécie de crítica? Ou ela realmente achou que seria romântico? É fato que ela quase sempre erra a mão nos romances que escreve, mas esse foi bizarro (embora novamente, não fora da realidade).

Enfim, apesar disso ou talvez justamente por esse final surpreendente, acho que é uma história que vale a pena ler, nem que seja pra dizer depois que odiou o final hasuhasuash
______________________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 4° episódio da 10ª temporada, e por ser um livro de história única, ele tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Essa adaptação foi bem razoável, embora com acréscimos e mudanças desnecessárias. David era um idiota, mas a adaptação fez ele mil vezes pior e ainda mudaram o final da Lynn. Além disso, mudaram também o contexto histórico, o que obrigou a mudar alguns fatos da história. Originalmente, a história se inicia durante a Segunda Guerra, com o Cloade sendo morto durante um bombardeio, não por uma bomba plantada. Lynn era agente do exército, trabalhou em diversos lugares e então volta pra casa no fim da guerra, para o seu noivo, que não pôde lutar pois alguém precisava tomar conta dos negócios da família. O contexto histórico por trás da história e dos personagens faz toda a diferença pra entender suas atitudes e a psicologia do caso. Nesse ponto, a adaptação pecou feio.

Apesar disso, mantiveram muitos pontos da história original, então dá pra dizer que foi razoavelmente adaptado.

Pra mim, merece uma nota 3/5.

Leleus 06/12/2023

O último capitulo.... (Não leiam)
O caso é muito legal, muito bem construído e chocante, se parasse no penúltimo capítulo ele ganharia pelo menos uma estrela a mais, mas mesmo relevando muita coisa pela época, simplesmente não dá pra lê ele em 2023 e não querer morrer.

Regiane @agentejaleu 24/09/2023

Não acertei o culpado haha
Eu sou fã da Agatha, principalmente das histórias com o Poirot. Nesse ele só apenas mais do meio por fim mas mesmo assim é marcante . Gordon ao falecer após se casar deixa a família que era dependente dele na pindaíba , um mando de folgados. Ficou tudo pra viúva. A partir da ir, crimes são cometidos e a história fica mais e mais complicada. Tudo aponta pra certa pessoa mas de repente tudo musa. Agatha era genial em sua tramas. Recomendo.

Viviane 08/09/2023

Mais um Agatha finalizado com sucesso e novamente Hercule Poirot me fez de trouxa, estava seguido uma linha de raciocínio lógico e tinha certeza do assassino para no final Poirot nos dar uma breve aula sobre assassinatos.

emiliapsouza 18/06/2023

"O mundo está se tornando um lugar difícil de se viver."
"Há uma maré nos assuntos dos homens que, quando pega na cheia, conduz à fortuna... Sim, a maré enche... mas também vaza... e pode levá-lo embora para o mar."

Seguindo a Correnteza é mais um ótimo livro da Agatha Christie, que nos apresenta um mistério envolvente repleto de suspense e reviravoltas. Além disso, temos também diversos personagens complexos e cheios de segredos.

A trama da história gira em torno da morte de Gordon Cloade, o provedor da família, visto que cada Cloade depende dele financeiramente. Dessa forma os personagens são movidos por questões de herança e dinheiro.

Poirot entra em cena definitivamente por volta dos 50% do livro e com suas observações e análises certeiras, é capaz de conduzir o leitor a diversas conclusões para tentar desvendar tudo o que acontece na história.

Gostei muito de todos os aspectos do livro! A narrativa foi envolvente e instigante, porém vi que algumas pessoas criticaram bastante o final, mas eu compreendi a escolha da autora levando em consideração o contexto da época em que o livro foi escrito, bem como o estilo que a Agatha emprega em suas histórias, sendo então, coerente com o modo que ela conduzia as questões românticas em seus livros.

Mayara.Ladeira 29/05/2023

Seguindo a correnteza
Ágatha Christie não decepciona.
Novamente não adivinhei o final da historia.
Leitura rápida e que prende do início ao fim.

Pedro.Braga 11/04/2023

Simplesmente Hercule Poirot !!!
E quando se pensa que dessa vez você acertará quem é o assassino, mais uma vez se é surpreendido por um crime mirabolante, com situações tão criativas que se nem consegue desconfiar. Não tem jeito, somente Hercule Poirot consegue desvendar. Mais uma história incrível de Agatha Christie.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6