O que é História

O que é História Vavy Pacheco Borges

Resenhas - O que é História

M.eduardamarques 25/03/2024

Esse livro provavelmente irá ficar marcado na minha vida, pois foi o primeiro que li nesse processo de graduação.

Vini 06/03/2024

Uma obra que te instiga a conhecer a fundo realmente a história, sobretudo, pela visão dos "perdedores". Para eu que tô começando agora a graduação na área achei muito relevante.

Ralle 03/01/2024

O que é história?, esse título nos faz repensarmos o que conhecemos como história. Vavy Pacheco Borges nos introduz questionamentos relevantes sobre o que é história, esse livro veio a mim indicado por um professor na graduação de história aonde ele me indicou como um norte ,uma introdução a ideias e o que é história de verdade ao olhos acadêmicos. O livros ainda reúne um seção de indicações literária com vários livros renomados.

Isabelly389 28/10/2023

O que é história?
No livro O que é história, a autora ressalta a necessidade do ser humano de tentar explicar sua própria origem. Uma desses formas de explicar a si mesmo que o ser humano encontrou foi o uso da mitologia, histórias que envolvem deuses e personagens semi-humanos, e essas teorias eram usadas para explicar a existência de tudo no universo. Com o surgimento da investigação histórica, os mitos não foram extintos por completo, mas não eram a única forma utilizada para tentar explicar a existência e o passado humano.
Com a desintegração do Império Romano, a Igreja ganhou destaque, dando origem a uma nova visão da história, uma visão cristã e caracterizada pela Natureza e Razões da Teologia . Assim, o marco temporal em que o tempo é calculado passa a ser o nascimento de Cristo. Na primeira parte da Idade Média, as fontes históricas são reduzidas drasticamente, uma vez que o conhecimento era dotado pelo clero e as produções históricas eram voltadas para os santos católicos.
Com o fim da Idade Média surge uma nova maneira de pensar e estudar história, desta vez não é baseada no mito ou na fé católica, mas no homem. O humanismo trás o homem para o centro de tudo e a razão como uma fonte de pesquisa e conhecimento histórico. Os humanistas reviveriam a tradição crítica nascida dos pensadores clássicos. A partir do século XVIII, com a falência total do sistema feudal e a Revolução Francesa, as tendências filosóficas dos pensadores iluministas se fortaleceram, acreditando que a história é o progresso linear e gradual da racionalidade humana. No século XIX, com o surgimento dos Estados modernos baseados em princípios políticos liberais, os historiadores românticos começaram a dominar, olhando a história com um olhar nostálgico e sentimental, a fim de salvar o espírito nacional.
Ao longo do livro Vavy Pacheco vai recriando uma espécie de linha do tempo sobre investigações históricas e seus principais representantes, até chegar aos dias atuais, com os estudos em história adentrando as universidades e logo em seguida com a Escola dos Annales, que abre a investigação histórica para diversos temas e nossas formas de se estudar e pesquisar o passado humano.

Anna Bowen 12/09/2023

Li pra faculdade, não tenho opinião formada não ksksksksksksksk, só pra valer no desafio ??????????

gabi.jones 26/08/2023

Incrível
Este livro foi a minha primeira leitura para a universidade, e ele me deixou tão imensamente interessada pelos fatos que a autora expôs que eu só queria poder sentar e conversar com ela, ouvir tudo que ela tem a dizer sobre a história! :)

tella 07/05/2023

Primeiro da facul
Li este para a aula de ?Introdução aos Estudos Históricos? e não poderia ter lido um melhor livro para iniciar os vários que terei de ler durante minha passagem pela UFPI.

Se possível, leiam! Esse livro trata da história como uma ciência, não que estuda o passado, mas a relação dele com o presente. Que estuda o homem como ser social numa sociedade que está constantemente se transformando. É incrível! ?

Gustavo Inútil 10/08/2021

Por causa da faculdade de história
Então, eu gostei muito do livro e da forma que autora forma um conceito tão infinito ( de certa forma) a história, e também do eurocentrismo que é a raiz de tudo e as muitas vezes onde a história foi só contada e registrada pela potência e nunca pela resistência.

Tainateixeira92 09/08/2021

Pensar História!
Como diz a coleção, são "primeiros passos", mas o livro consegue trazer diversas reflexões sobre o tema. Algo muito importante na leitura foi a abordagem sobre a consciência da história. O entendimento comum de ver a história analisando o passado, pensando no presente e planejando o futuro é uma concepção idealista. A escrita aborda o quanto a história é a compreensão da vida, da realidade, da forma que o homem se forma na sociedade. A Vavy, faz reflexões interessantes sobre como nos identificamos no campo social e sobre o futuro, sendo possível compreender melhor os conceitos de história.

Volnei 12/02/2016

o que é história
Há muito tempo a história esta entre nós. Mas a final, o que é história? No inicio de sua caminhada pela terra o homem não se preocupava em registrar sua história de vida, mesmo que o quisesse não teria muitos recursos para fazê-lo pois foi só com os sumérios que a escrita tornou-se algo presente em nossa história, passando a servir como um registro de tudo. O período que antecede a escrita é denominado de pré história, ou seja, anterior ao período histórico. Há relatos de que a história tenha nascido como prosa narrativa na Grécia aproximadamente entre 450 e 430 a.C. Alguns homens entraram para a história justamente por serem os primeiros historiadores como é o caso de Tucídides e Heródoto, talvez o mais conhecido entre os historiadores da antiguidade.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Nathália 20/04/2015

Um livro para futuros historiadores e curiosos
Como futura historiadora, é essencial que saiba como surgiu e se desenvolveu a minha profissão, mas o livro de leitura fácil e envolvente pode ser lido também por aqueles apaixonados por História ou apenas curiosos. No capítulo I ele narra toda a trajetória e a transformação da história como disciplina e ciência, no cap. II ele ensina um pouco sobre o ofício de historiador e no cap. III dá um panorama geral da História no Brasil.

Rodolfo Schreiner 15/12/2011

História
Há muito que a História está, no Brasil, confinada à prisão das escolas e universidades. Encontra-se, pois, afastada de sua principal finalidade - levar o ser humano a refletir sobre as formas de vida e de organização social em todos os tempos e espaços, procurando compreender e explicar suas causas e implicações. E uma vez que presente e passado estão indissociavelmente ligados à História, o ensino e o estudo dessa disciplina se tornam imprescindíveis para o perfeito entendimento dos tempos modernos.

Uma introdução até menos que mínima para se começar a estudar História.