Alice

Alice's Adventure in Wonderland & Through the Looking-Glass Lewis Carroll

Resenhas - Alice's Adventures in Wonderland & Through the Looking Glass

Kate (@lendocomkate) 01/07/2014

"Life, what is is but a dream?" / Vida, o que é se não um sonho?
Esse quote do título resume bem o livro. Todos os dois livros são sonhos de Alice, portanto é uma loucura atrás da outra, que não fazem muito sentido, ou fazem todo o sentido dependendo do ponto de vista. O que eu quero dizer é que, assim como nós, onde sonhamos coisas relacionadas ao que vivemos, Alice também sonha coisas com as quais ela vive, sendo assim uma analogia a sua vida. Em Alice through the looking-glass (Alice através do espelho), a história é mais sombria segundo o próprio autor, com mais personagens com características únicas e diferenciadas. Essa parte mais sombria talvez mostre o amadurecimento de Alice, e como ela começa a ver as coisas com menos ingenuidade. Bom, é o que eu acho. Pode ser tudo apenas loucura também. Como o Cheshire Cat disse: "We're all mad here (Somos todos loucos aqui)."

Helena Eher 22/03/2015

Fantasia e muita brincadeira com as palavras
No primeiro livro, Alice segue um coelho branco que diz estar atrasado. Ao cair no buraco de sua toca, acaba em um mundo repleto de fantasia onde coisas muitos estranhas acontecem.

Ao longo da história, Alice se depara com o Chapeleiro, um gato que sorri, a guarda real composta por cartas do baralho, uma rainha que adora ordenar que cortem as cabeças entre outras tantas coisas impossíveis na realidade.

Na continuação “Alice Através do Espelho”, a menina mais uma vez vai parar num mundo mágico, um grande tabuleiro de xadrez. Como quer se tornar uma rainha, ela precisa avançar oito casas para chegar ao final onde, de acordo com a regras do jogo, um peão pode virar uma rainha.

Ao longo do caminho, encontra-se com flores que falam, com reis e rainhas, com um leão e um unicórnio e com muita magia e confusão.

Alice é uma personagem curiosa, corajosa e engraçada. Enquanto, conversa consigo mesma desenvolve umas ideias e teorias muito divertidas.

Ela representa a criança e sua capacidade de imaginar e aceitar a fantasia, consegue conviver com todo o impossível com grande facilidade. Ainda assim, também para representar a criança, ela questiona coisas aparentemente simples, mas que para ela não fazem sentido nem no País das Maravilhas.

Para mim, os dois livros são retratos da infância, de como as crianças são capazes de imaginar, de entrar em mundos fantásticos e, realmente, acreditar neles. No fim do livro, a irmã mais velha de Alice pensa sobre o País das Maravilhas, mas sabe que não pode ir até lá, pois já cresceu.

O narrador, diversas vezes, conversa com o leitor para explicar melhor algumas atitudes de Alice. Juntamente com isso, as metalinguagens e jogos de palavras enriquecem ainda mais o texto.

Os dois livros exploram muito a linguagem, tanto o som das palavras, como os significados de palavras e expressões. O segundo livro está repleto de poesia e de palavras inventadas. A forma como Lewis Carroll cria e brinca com as palavras faz com que ela se torne tão importante quanto uma personagem da história.

Clássicos que valem a pena serem lidos! Histórias para reanimar um pouco a criança dentro de cada um.

Há inúmeras edições e publicações dessa história. Mas como ela é bem antiga, já é considerada domínio público e, por isso, pode ser baixada de graça, legalmente.

site: http://doslivrosumpouco.wordpress.com

Portal JuLund 06/08/2015

Alice’s Adventures in Wonderland e Through The Looking-Glass, @BNBuzz
Quem não conhece a história de Alice e suas aventuras pelo também já conhecido País das Maravilhas? Até algum tempo atrás meu conhecimento desse universo mágico e instável se dava apenas pela animação e o mais recente filme, ambos dos estúdios Disney. E então eis que surge uma edição na minha frente de ambas as obras Alice’s Adventure in Wonderland & Through The Looking-Glass, da Barnes & Noble lançado em uma edição especial para a Saraiva e não resisti em devorá-lo. O resultado dessa experiência transcrevo abaixo, venham comigo através da toca do coelho.

Leia a resenha completa!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/alices-adventures-in-wonderland-e-through-the-looking-glass-bnbuzz

Xuxu 10/12/2018

Incrível
Alice é um clássico sem duvidas, e conhecer a obra no original foi uma experiência maravilhosa. A leitura é deliciosa e repleta de situações inusitadas e criativas que nos cativa e nos faz mergulhar de cabeça no mundo de Alice, recomendo fortemente!

Monica 05/02/2021

Ler clássicos no original é sempre válido.
Ler aclamados clássicos literários em suas línguas originais é sempre uma boa experiência para os que têm acesso. Achei bastante interessante conhecer (ou relembrar...) a história que foi já tão alterada em suas adaptações.
As ilustrações são lindíssimas!

DressaTeaParty 18/04/2020

Leia em inglês!
Se você tiver a possibilidade de ler em inglês essa obra fantástica, por favor leia.
A história parece ter mais sentido ainda na língua inglesa.
Já li várias edições de Alice, mas nunca tinha lido em inglês, e achei incrivel.
Simplesmente adorei essa edição! Capa linda, folhas resistentes e cheia de ilustrações originais.

Amanda.Dorini 26/04/2020

Para dentro da toca do coelho...
Apesar de o País das Maravilhas ser um dos meus mundos fictícios favoritos e de esse livro ter quotes merecedores de destaque, eu ainda continuo confusa com o que realmente é o enredo dessa história

Carolina 22/05/2020

Precisei me forçar um pouco pra terminar essa leitura, realmente não funcionou pra mim. Acho que o mundo nonsense do autor acabou ficando excessivo. Adorava o desenho na infância e gostaria muito de ter apreciado o livro tanto quanto. Quem sabe numa futura releitura.

Amanda.Dorini 26/05/2020

Oh Wonderland I love...
Uma continuação com a mesma atmosfera maluca e sem sentido mas ainda assim mágica que existe no primeiro livro

Alicia 06/06/2020

Aconchegante
Dificilmente conhecemos alguém que nunca ouviu falar de Alice no País das Maravilhas, seja pelos diversos filmes, livros ou por referências culturais. Lendo esse livro num momento tão difícil e instável, foi sensacional adentrar o País das Maravilhas, sentir as inquietações de Alice e conhecer melhor o Chapeleiro Maluco, Coelho, Rainha de Copas...
Recomendo para todos aqueles que querem dar uma escapadinha da realidade por um tempo.

Raissa.Mattosinhos 14/06/2020

Sempre gostei da Alice
É diferente do filme com personagens humanos. Mas é bem gostosinho de ler, porque tem o chapeleiro, o coelho, o gato e a rainha gritando "cortem-lhe a cabeça."

Dani 17/12/2020

Alice no País das Maravilhas
Esse foi meu primeiro livro em inglês, com uma linguagem simples e com palavras boas para compor o vocabulário. É um clássico infantil lindamente escrito.

Bianca674 31/12/2020

É claro que eu já sabia que esse livro seria uma viagem mas a viagem é maior ainda do que eu imaginava. É confuso e truncado. Achei que fosse adorar mas na verdade não gostei muito não. Fui até o final com a leitura mas com alguma luta. ?

Adriana F. 13/07/2009

Insanamente cômico!
Lewis Carroll é, definitivamente, louco. O que faz dele um gênio, obviamente! As aventuras de Alice no País das Maravilhas é cômico, completamente "nonsense", mas essa insanidade mostra nada mais que uma garotinha no processo de desenvolvimento - tanto físico qto intelectual - a passagem da infância para a puberdade, talvez. Mas a garota ainda não quer crescer. Enquanto isso, sua irmã mais velha divaga sobre quão rápida a infância é e deseja poder estar, mais uma vez, em Wonderland. Linda metáfora sobre a infância e todas as dúvidas, anseios e magia que esse estágio representa.