Um Brinde de Cianureto

Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

Iris 13/09/2023

Um brinde a Rosemary!
Rosemary era boa, gentil, muito bonita e rica, até o dia de sua morte, ela cometeu suicídio na própria festa de aniversário, após uma forte gripe. O suicídio foi classificado como depressão pós-gripe, mas nenhum dos convidados conseguiu digerir e entender bem o que aconteceu, ela sempre mostrou gostar de viver, sempre muito verdadeira ou era isso que todos pensavam. Rosemary escondia segredos e mesmo sendo uma garota quase inofensiva atraia olhares daqueles que tinham inveja e desprezo por ela.

Iris Marle, irmã de Rosemary, sempre quis ser mais parecida com a irmã, a amava, mas sabia que Rosemary tinha tudo, dinheiro, beleza, roupas, e isso despertava, uma pontada da inveja. Ruth Lessing, secretária do marido de Rosemary, tinha certeza que o homem merecia alguém melhor, talvez até mesmo, ela, dedicada, interessada e focada, não alguém que está somente pensando em festa e tem pouca inteligência. Anthony Browne amigo de Rosemary, desde a época em que ela estava solteira, é um rapaz misterioso, que junto de Rosemary escondem um segredo. Stephen Farraday e Alexandra Farraday, o casal de vizinhos e amigos, parece muito interessado em Rosemary, enquanto Stephen nutre um sentimento de desejo, Alexandra não aprova nada que venha da garota, muito menos a proximidade com o marido. George Barton, marido de Rosemary, é um homem apaixonado e dedicado a esposa, nunca pensou em nada além dela e a morte repentina, faz com que ele se transforme em um homem diferente, soturno e fechado, e quando cartas misteriosas começam a chegar, George começa a se dedicar a um novo foco, talvez Rosemary não tenha se matado, talvez, tudo que aconteceu, foi um crime planejado.

Rosymare, poderia ter sido assassinada?

George Barton passa a trabalhar para descobrir entre os convidados do jantar de aniversário, quem poderia ter cometido tamanha atrocidade, reunindo todos os presentes no dia da morte de Rosemary, em uma nova festa e usando um plano para que o culpado se revele, mas, talvez, as coisas não saiam tão quanto o planejado, ao invés do culpado ser revelado um novo corpo é encontrado, aumentando ainda mais o mistério de quem levaria pessoas tão boas a brindar com cianureto.

A história é narrada de forma linear e é dividida em três partes, na primeira conhecemos um pouco de cada personagem envolvido no caso, cada um deles parece completamente provável de cometer um crime e de estar satisfeito com que a morte de Rosemary levou, na parte dois, temos o aprofundamento em personagens mais específicos, como Iris e George, levando a todo momento a duvidar de cada um dos personagens e perder de vista quem possa ser o assassino, até que, no final dessa partem, acontece o maior inesperado do livro e a motivação para ler se transforme em algo avassalador, a terceira e última parte, acaba sendo a mais maçante, focada em Iris, a inocente e desanimada irmã, tudo se torna longo, o ritmo do livro diminui para tentar criar laços entre o leitor e a protagonista, nem mesmo o romance com o misterioso Anthony, faz com que tudo seja atrativo.

O livro se mantém pela dificuldade de apontar um culpado, pois todos parecem ter culpa real, durante parte do livro acreditei que Iris era a grande culpada, procurando um sentido na personagem, além de ser uma moça indefesa. Assim como os outros livros da Agatha Christie, o final está envolvido por detalhes minuciosos e quase sempre passam despercebidos, as resoluções dos casos moram na interpretação dos personagens, juntando pontos e formando um desfecho inesperado para a história.

site: https://literarioespelho.blogspot.com/2023/09/um-brinde-de-cianureto-resenha.html

Badlagirl 12/09/2023

O luxuoso restaurante Luxembourg é o lugar escolhido para comemorar o aniversário da linda e elegante Rosemary Barton. Entre os seis convidados, encontram-se pessoas próximas, mas que não necessariamente querem o seu bem. Mesmo assim, ninguém poderia prever o desfecho da noite: Rosemary morre subitamente após ingerir uma taça de champanhe com cianureto. Tudo indica que foi suicídio...

Em um inusitado jogo literário, a rainha do suspense dá a cada um dos personagens a chance de contar sua versão daquele dia, levantando suspeitas que podem colocar em xeque a razão da morte de Rosemary.

Na Tancredi 12/09/2023

Divertido
O desenvolvimento do livro é muito gostoso de ler. O mistério em si não é dos melhores, mas adorei acompanhar esses personagens, e no geral nem identifico muito os personagens da Agatha, mas nesse livro feu pra conhecer mais eles e lembrar mais de cada um.

Carlos Jorge 10/09/2023

Mais um excelente mistério da rainha do crime
Agatha, mais uma vez, usa de sua incrível habilidade de nos confundir para fazer um livro fantástico. Faz desconfiarmos de todos, até dos mais improváveis e no final nos surpreende. Um brinde de cianureto conta a história de um possível assassinato, dado pela polícia como suicídio, ocorrido há quase um ano. Em um jantar, a bela Rosemary toma uma taça envenenada e morre sobre a mesa. Um dentre os presentes é um assassino ou ela realmente cometeu o suicídio? Este é mais um mistério que vale muito a leitura.

Babi 08/09/2023

Um Brinde de Cianureto
Mais uma vez Ágatha Christie me surpreende. Pessoalmente eu prefiro os livros dela que a resolução do caso é feita por um detetive, Poirot ou Miss Marple, esse livro entretanto quem resolve o crime é principalmente o Coronel Race.
A trama muito bem escrita, um mistério de uma milionária morta, o clássico suicídio ou homicídio? Te prende até o final

Mayara 03/09/2023

Não é meu favorito
Não foi meu favorito. Eu não previ o fim, e a Ágatha foi impecável mas não sei. Achei q esse não teve aquele sentimento de mistério, aquele brilho como ela tem em tantos outros

Helo 02/09/2023

Um brinde de cianureto
Gostei da primeira parte (como sempre) não gostei da 2 parte muito parado e a leitura N flui pra mim, mas como sempre o final maravilhoso é fui feita de trouxa pra não sair do usual.

Larissa.Ramos 29/08/2023

A cor da capa dessa edição em si já é um espetáculo à parte , conta a história de uma esposa que foi assasinada , embora não tenha o Hercule gostei muito

francezju 26/08/2023

A história desse livro é curta e fácil, então da pra ler bem rapidinho. Nesse aqui, acompanhamos o caso de Rosemary, que supostamente cometeu suicídio bebendo cianureto em sua festa de aniversário. Porém, meses depois, seu marido recebe cartas dizendo que ela foi assassinada, e o culpado só pode ser um dos seis convidados da festa.
A Agatha Christie era realmente muito criativa por escrever tantos livros de mistério sem repetir a resolução dos crimes, não é atoa que deram pra ela o nome de rainha do crime.

Maria17456 23/08/2023

A Rainha do Crime e do meu coração
Acertei quem matou a(s) Vítimas! Fico me achando a última bolacha do pacote, pois Agatha, como sempre, apresenta um mistério perfeito e entrelaçado para nós, suas cadelinhas.
Eu só não entendi uma coisa, talvez eu tenha ignorado a revelação desse fato durante a leitura kkk, MAS QUEM ESCREVEU AS CARTAS??
brenda575 10/09/2023minha estante
não foi a ruth???

Natália 22/08/2023

Gostei da leitura e recomendo
4ª leitura de agosto e 12° livro que leio da Agatha Christie ?

Rosemary Barton morreu envenenada com cianureto no jantar de seu aniversário. O legista apontou a morte como suicídio. Após quase um ano, George Barton, viúvo de Rosemary, passou a receber cartas anônimas que diziam que sua esposa não se matou, mas que foi assassinada. A única certeza que o leitor tem ao longo do livro é que todos os convidados do jantar passam a ser suspeitos do crime. Mas afinal, quem matou Rosemary?

E mais uma vez, Agatha Christie me enganou rs. Quando a lista de suspeitos se estreita e eu acho que minhas suspeitas vão se confirmar, a Rainha do Crime vai e desvenda quem é o assassino, que no caso não é quem eu pensava kkkk.

Viviane 20/08/2023

Novamente Aghata vai entregar tudo, uma leitura que não decepciona, Poirot estava botando para quebrar nesta trama.

JulianaFields 20/08/2023

Suicídio ou assassinato?
Conheci esse livro há um tempão atrás por causa da YouTuber Bel Rodrigues.
Essa autora já me interessava, mas nunca tinha lido nenhum livro dela, portanto comecei logo com Um Brinde de Cianureto: e que livro espetacular!!!
Comecei suspeitando de uma personagem sobre ser a assassina, mas a cada página que passava eu me confundia toda com as informações que a autora dava sobre o assassinato.
Eu tô perplexa que o desenrolar foi maravilhoso e super simples. Tava ali na ponta do nosso nariz o tempo todo!!!!!
Já vou caçar mais livros dessa mulher, TO SEDENTA.

Rita 13/08/2023

Não acertei o final, mas até que cheguei perto.

Gostei muito dessa história da Agatha Christie, valeu a pena ler.

Cah 12/08/2023

Rainha é rainha
Gosto muito da escrita de Agatha, desde a minha adolescência. O jeito dela apresentar os personagens, de dar um motivo a cada um para cometer o crime, de nos enganar a todo momento seja omitindo fatos, seja distorcendo outros. Fantástica como sempre.