Um Brinde de Cianureto Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

Arlin 13/12/2009

Foi minha iniciação com AG...ainda hj lembro do efeito que essa leitura provocou em mim: uma linguagem única, com uma elegância ímpar, fiquei fascinada e nunca mais parei. Sou "Agathamaníaca".
Karoll 25/11/2012minha estante
Foi meu primeiro livro dela também e desde então nunca mais parei de ler!! Hoje faço coleção dos livros dela!!! ^^

Carol 28/01/2013minha estante
Também foi meu primeiro livro!!!

Carla Monteiro Santos 04/12/2019minha estante
Peguei emprestado na biblioteca pública da cidade em que moro, foi o primeiro livro de Agatha Christie que li, muito interessante.

Osana.Santana 22/03/2020minha estante
Eu tambémmmm Aga

Osana.Santana 22/03/2020minha estante
Eu tambémmmm ela é incrível, recomendo Morte nas nuvens caso não leram, eu já li quase todos hahahhaha

Elisabete 31/01/2024

"Um brinde a rainha"
Rosemary Barton estava comemorando seu aniversário no luxuoso restaurante Luxembourg, após um brinde, ela subitamente cai morta.
A polícia encerra o caso apontando suicídio como a causa da morte, porém novas circunstâncias colocam em dúvida. Será que suicídio ou ela foi assassinada?
Desta vez Hercule Poirot não está presente nesse caso. Quem comanda a investigação é o Coronel Race, ex-agente do serviço secreto Britânico.

?? Agatha tem uma escrita fluída e envolvente.
A cada capítulo surge novos suspeitos, tornando assim, a história cheia reviravoltas e misteriosa.
Fabio 31/01/2024minha estante
Salve, a Rainha!???

Rogéria Martins 31/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Elisa! Escrita maravilhosa ??
Acho incrível como a Agatha consegue fazer a gente duvidar até da própria sombra nos livros dela ? estou ansiosa para os próximos!

Se quiser, podemos fazer alguma LC dela ???

Elisabete 31/01/2024minha estante

Elisabete 31/01/2024minha estante
Mari e Fabio Obrigada!?

Michela Wakami 19/11/2021

Decepcionante
Tanta enrolação para um desfecho muito ruim, e com pontas soltas.
O Poirot, fez falta nessa história kkkkk.
Karol Alencar 20/11/2021minha estante
Poxa amiga que pena, eu não tenho certeza, mas acho que o Chicó leu esse e gostou kkkkkkk

Michela Wakami 20/11/2021minha estante
Eu detestei kkkkkkk.

Karol Alencar 20/11/2021minha estante
Medooooo

Michela Wakami 20/11/2021minha estante
?????

elisa :) 21/01/2024

Fraco, se comparado às outras obras da autora.
Fazia um tempo que eu não lia nada da Agatha, comecei essa leitura super empolgada mas fui desanimando conforme as coisas foram acontecendo. Quem acompanha o caso aqui é o Coronel Race que aparece em outros três livros da autora. Confesso que senti muita falta do humor e da sagacidade do Poirot, com certeza ele teria tornado a história mais interessante. Esperei por um super plot twist que também não veio e não consegui sentir empatia por nenhum dos personagens.

De todos os livros que já li da autora, acredito que esse seja o mais fraco. Apesar de ser curto, tive que dar uma insistida pra seguir com a leitura. Não recomendo tanto.
Fabio 24/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Elisa!
Esse visivelmente vai caindo o ritmo, e parece que a rainha, ficou com preguiça para encerrar!

elisa :) 25/01/2024minha estante
Obrigada, Fabio! Foi exatamente essa sensação que eu tive.

Fabio 28/01/2024minha estante
Outro de final mais preguiçoso, foi "Um Brinde de Cianureto". Nem parece um livro da rainha!

~Marce 31/03/2024

~
(Vamos fingir q eu n fiquei uns 4 meses sem ler nada e voltei como se nada tivesse acontecido)
O começo tava muito bom, os personagens foram bem apresentados
Mas depois disso desandou tudo, o meio foi ???, e o final foi super corrido e confuso (mas dessa vez eu acertei os culpados KKKKKKKKarrasei)
Clara 01/04/2024minha estante
Senti falta das suas resenhas ?

Vitorya10 03/04/2024minha estante
QUE SAUDADE DAS SUAS RESENHAS MARCE

~Marce 05/04/2024minha estante
Kkkkkkkkkk obrigadaaa ????

Acaui 17/06/2022

Agatha Christie nunca decepciona.
Esse é o segundo livro dela que leio, e devo dizer que foi bem mais difícil descobrir o assasino dessa vez. O outro que li chamado "Assasinato no Expresso Oriente" foi mais fácil de descobrir toda a trama (pelo menos para mim), no meio do livro eu já havia descoberto tudo.
Mas com esse foi diferente. Eu mudava de opinião a cada capítulo, e estava tão confusa quando o Senhor Race ("Detetive"). A trama te prende muito, e a escrita também, vale muito a pena.
É um excelente livro, recomendo demais para que gosta de casos criminais e histórias de detetive. E principalmente para os fãs da Agatha.
Lutty1 17/06/2022minha estante
Adoro! Na minha adolescência quase todos...

Lutty1 17/06/2022minha estante
Ops li quase todos de Agatha Christie...

Acaui 17/06/2022minha estante
Quero muito ler mais livros dela.

Kess 25/06/2023

Um ano após a morte de Rosemery, todo mundo que estava no dia de seu suposto suicídio se vê pensando nos segredos e ressentimentos que compartilhavam com a falecida. No meio dessas reflexões, uma das testemunhas da morte tem certeza que houve um assassinato naquela noite e decide recriar a mesma cena para comprovar suas teorias, sem saber que outra tragédia estaria a caminho.

Gostei, no entanto, de como o livro disponibilizou de alguma forma todas as informações necessárias para o mistério, mesmo que, como sempre, a Agatha Christie consiga nos desviar da verdade. Apesar de a história não trazer um desfecho surpreendente, você continua se questionando sobre o culpado ao longo da leitura e o livro nos traz uma boa explicação para os fatos abordados por cada um dos personagens.

O mistério da história conseguiu me embalar até o último capítulo e a engenhosidade da solução me encantou. (ADORO!)
Thales Diniz 01/07/2023minha estante
Melhor que Noite Sem Fim?

Kess 03/07/2023minha estante
Mesmo nível de maravilhoso!

Fabio 09/07/2023minha estante
Livraço!!!

Marlonbsan 15/06/2021

Um Brinde de Cianureto
Todos que estavam na festa de aniversário de Rosemary Barton se lembram dela e tentam entender o que a levou ao suicídio durante a festa. Mas será que foi mesmo suicídio? Afinal, muitas pessoas tinham motivos para querer ver ela morta.

O livro é narrado em terceira pessoa e, como de costume, a leitura é bem fluida e linguagem simples, além de ser bem dividido em livros e capítulos.

Esse é um dos livros que não há a presença dos personagens mais icônicos de Agatha, então a construção acaba sendo um pouco diferente. O início é usado para fazer a introdução dos personagens e traz algumas características de personalidade e envolvimento de cada um na história, o que faz demorar bastante para surgir a investigação de fato, mas é essencial para saber as motivações que eles podem ter.

Ao longo da leitura vamos conhecendo mais a fundo os personagens e a suspeita paira sobre eles, os planos de cada um, seja referente ao crime ou questões pessoais, fazem com que surja uma pulga atrás da orelha. É muito boa a forma que o livro é construído, o que instiga a leitura.

O desfecho da história é algo muito crível, principalmente por ser muito simples e o momento que percebem o detalhe que faltava e vai explicando, mostra a sagacidade da Agatha em bolar suas histórias, as explicações deixam claro o que aconteceu e fecha muito bem a história.

O livro funciona bem para o que se propõe, sendo uma leitura rápida e instigante, mas precisa ter um pouco de paciência na parte introdutória, no mais, para quem gosta da Agatha, com certeza vai se divertir lendo esse livro.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
Marghani 16/12/2023minha estante
É um livro com o Poirot?

Marlonbsan 17/12/2023minha estante
Não, esse não tem nem o Poirot e nem a Miss Marple

antonela 14/03/2022

Um Brinde de Cianureto
Foi o segundo livro da Agatha que eu li e cada vez mais me apaixono pelo escrita dela, que mulher extraordinária!

A história me prendeu demaiiss e a escrita foi bem boa e com vocabulário fácil, parecia que eu era uma detetive e realmente estava vivendo aquilo. Senti todos os tipos de emoções possíveis e acho que foi uma das leituras que mais me deixou empolgada!!

Criei várias teorias, passei horas pensando no livro e debatendo sobre ele com uns amigos (eles só suportando enquanto eu falava kkk) e no fim cheguei pelo menos um pouquinho perto do verdade.

Um mistério maravilhoso, recomendo muito!!
Marii.llz 14/03/2022minha estante
O título tem algum significado por trás??

antonela 14/03/2022minha estante
tem siim, é como as mortes acontecem

brunarsou 13/06/2021

Um Brinde de Cianureto
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Agatha e gostei, manteve o mistério até o fim e desenvolveu bem os personagens, na minha opinião. Como comecei a leitura com expectativas baixas (pois dizem que ela tem livros melhores) e fui surpreendida positivamente, tanto pela história por trás de cada sujeito como também pela resolução do assassinato, e espero poder em breve ler outras coisas da autora.
Filipe 14/06/2021minha estante
amiga, lê "e não sobrou nenhum"
o melhor!!!

brunarsou 15/06/2021minha estante
vou ler sim amg!! tá na lista, esse eu li primeiro pq foi escolha do clube do livro, e achei bom tbm pra ter alguma comparação quando for ler os melhores ??

Jaque - Achei o Livro 10/10/2023

Em um encontro entre "amigos" num luxuoso restaurante, a bela Rosemary Barton cai morta após o brinde em comemoração ao seu aniversário.
Tudo indica que ela se suicidou após um tempo convalescendo de gripe e ninguém poderia ter suspeitado do contrário.
Os amigos daquela noite vão relembrar como era sua convivência com Rosemary e através dessas narrativas, o leitor começa a criar teorias e suspeitos. Afinal, aparentemente cada um deles tinha motivo para matá-la.
George, o marido amoroso, mais certo do que nunca que sua esposa jamais teria se suicidado, resolve reunir as mesmas pessoas um ano após sua morte.
E no mesmo restaurante, em meio à encenação montada por George, outra pessoa morre.
Agora a polícia não consegue aceitar que seja uma coincidência e além de investigar essa morte, eles também irão reabrir o caso de Rosemary.

Com a participação do Coronel Race, Agatha consegue mais uma vez criar uma trama onde o leitor se vê num beco sem saída: como o criminoso poderia ter agido tão habilmente duas vezes, na vista de várias pessoas e ainda assim ninguém ter percebido nada?
Eu sempre desconfio de todos então não chega a ser uma surpresa, porém essa nunca foi minha aposta. Tinha certeza que o culpado era outro. Adorei como a autora conduziu o final.
Essa foi uma releitura mas eu só sei disso por que no Skoob tá marcado que já li. Foi há tanto tempo que não me recordava de absolutamente nada. Foi como se fosse a primeira vez.
Mais uma estória deliciosa, rápida e engenhosa da Rainha do Crime!
Super recomendado!

Jaque - Achei o Livro 16/10/2023minha estante
Muito obrigada Fábio ?

Aline Michele 24/01/2024

Brindemos
Um Brinde de Cianureto foi sei lá, talvez o vigésimo livro da Agatha Christie que eu li. E como em todos os outros eu não acertei quem era o assassino.

Nesta história, uma dondoca comete suicídio e quase um ano depois, seu marido recebe uma carta dizendo que a esposa na verdade foi assassinada, e ele então tem a ideia de investigar o que realmente aconteceu.

Eu senti muita falta de um detetive na história desde o começo, afinal os livros com o Hercule Poirot são os melhores, mas até que os substitutos fizeram um bom trabalho.

Uma das coisas que eu mais gosto nos livros da Agatha é que o assassino nunca é a pessoa óbvia e o motivo na maioria das vezes também não é tão óbvio.

De fato, ela não é chamada de A Dama do Crime à toa, que cérebro genial ela tinha.

Elisabete obrigada pela companhia nesta primeira leitura conjunta de 2024, vamos combinar outras!
Elisabete 25/01/2024minha estante
Eu que agradeço, Aline! Vamos sim.

A.Paula.Sz 25/01/2024minha estante
Tim-Tim ?

Fabio Shiva 08/07/2012

Ah que delícia!!!
Li esse livro não sei faz quanto tempo, e que bom! Não lembrava mais de nada da história, a não ser um certo eco familiar dos nomes dos personagens. Por isso pude saborear com muito gosto essa leitura, que não consegui largar até chegar à última página.

O livro traz algumas variações interessantes. Em primeiro lugar, o crime já aconteceu quando a história começa. Depois, logo de cara são apresentados um por um cada suspeito e as suas motivações para cometer o crime. O grande enigma aqui, mais que adivinhar quem matou, é descobrir como foi feito: aí é que está a solução do mistério e o maior atrativo da trama.

A solução é satisfatória, embora não espetacular. O melhor mesmo é o desenvolvimento, muito bem feito, de modo a deixar o leitor grudado na leitura.

E de resto, um ponto chato: pra que esse racismo todo, dona Agatha? Não precisava.

***

Aproveito para convidar você a conhecer o meu livro, O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:
Juninho 18/01/2014minha estante
que racismo?

Fabio Shiva 26/01/2014minha estante
Oi amigo Juninho! Não estou bem certo, pois já tem um tempo que li, mas acho que há um personagem mexicano que ela descreve com todo o nojo que devia estar sentindo... uma pena pensar que Agatha provavelmente enxergaria em mim mesmo um ser inferior, só por não ser um lorde inglês que nem ela...

Jonathan 29/05/2018minha estante
Contém spoilers!!!!!!!!!!!!!!

Bruna Canella 15/04/2019minha estante
Nossa, concordo supeeeeeeeer com tudo! Qual leitor não desconfiaria de um personagem aleatório que "aparentemente" não tem uma função na história?
Esse foi o primeiro livro da autora que li e fiquei muito decepcionada. Diante de tudo que eu já ouvi sobre ela, eu esperava muito mais.

mauro.augusto.5 29/03/2022

Primeira Experiência
Eu consegui notar um enredo bem construído, este livro é a minha primeira leitura da autora, posso dizer que me agradou bastante e indico a leitura para quem curte o gênero.
Keila Peretto 18/04/2022minha estante
Agatha é Agatha, né? Amo os livros dela!