Bartleby, o Escrivão (eBook)

Bartleby, o Escrivão (eBook) Herman Melville

Resenhas - Bartleby, o escriturário

Tainá.J 26/10/2021

Clássico!
Fazia anos que queria ler esse livro e, finalmente, devorei em uma noite!
Deu muito o que pensar! Não esperava por esse final. Reli algumas vezes as últimas páginas.
Depois fui pro YouTube, assistir alguns comentários de outros leitores, e achei inclusive, uma palestra da Associação de Psicologia de Porto Alegre, falando sobre a obra!
Além disso, estou guardando algumas frases do Bartleby, para testar assim que possível, e observar as reações!
??
Um clássico que vai ficar um bom tempo rodeando minha mente!
??

Patricia Pietro 25/10/2021

A obra retrata a maneira pela qual as circunstâncias da vida e do ambiente em que vivemos moldam nossa percepção sobre o mundo. Bartleby "levemente arrumado, lamentavelmente respeitável, extremamente desamparado" foi mudando aos poucos dentro daquele escritório pequeno, com vistas para uma monótona parede de tijolos desgastados. Essa parede, a qual ele passa a se deparar todos os dias, não dá espaço para a visão da realidade, e muito menos para a imaginação. Esconde as belezas da vida e da natureza, pelas quais vale a pena viver.

Assim transformado, ele começa a transformar aqueles que estão ao seu redor. Pouco a pouco, as excentricidades do protagonista foram sendo aceitas por seu empregador e colegas de trabalho. O ápice disso foi a incorporação das palavras incessantemente repetidas pelo escrivão "acho melhor não" no vocabulário deles. Essa situação cômica prova, sob outro ponto de vista, a mesma coisa: o ambiente, as pessoas, as circuntâncias que vemos, lidamos ou experienciamos na vida nos transformam. Quer seja para o bem, quer seja para o mal.

Lorena 03/10/2021

Um homem que se posiciona contracorrente
Esse livro me fez pensar como é que reclamo tanto da ordem vigente e, quando me deparo com uma criatura fictícia, sinto raiva por ter um posicionamento resistente.
Não sabemos exato qual era a intenção do personagem principal. Mas é certo que ele sabia dizer "não" quando era essa a melhor resposta a ser dada, na sua concepção.
O texto é leve e a narrativa flui bem. Não é, no entanto, simplista. Os muros que Bartleby impõe narrador talvez sejam menos agressivos do que aqueles que a sociedade nos impõe - a diferença é que já são socialmente aceitos.

@li.varal 30/09/2021

Ótimo esse conto. Fiquei com vontade de ler depois de ver uma citação à frase "I would prefer not to" em um post no Instagram. E a frase é o núcleo da história. Bartleby é contratado para trabalhar em um escritório, e simplesmente se recusa a cumprir algumas tarefas. Eu li o texto e imaginava o Larry David como Bartleby, fazendo uma careta e achando melhor não. Vi que algumas edições usaram a tradução "Eu preferia não fazer". Essa da Irene Hirsch foi de "Acho melhor não".  A edição é caprichada e inusitada: a capa vem costurada e as páginas precisam ser abertas!

Ryanne 28/09/2021

Curioso
Livrinho pequeno que despertou a minha curiosidade. Não consegui parar de ler até acabar. Ótima opção para curar ressaca literária. Recomendo.

Thales 21/09/2021

PREFIRO NÃO FAZER
Confesso que a sinopse não havia me pegado, porém a escrita e maneira como Herman Melville conduz a história me manteve consumindo linha após linha, palavra após palavra.
Quanto ao final? Prefiro não dar spoilers.

Luiz.Goulart 15/09/2021

“Eu preferia não fazê-lo.” Bartleby
O segundo livro que li de Herman Melville após vencer o calhamaço que foi Moby Dick. Trata-se de um quase conto e é mais leve e acessível, com humor, inclusive. A história de um advogado do século XIX que contrata um novo copista. E entra Bartleby em cena. O personagem é tão marcante que fascina até hoje leitores e críticos e filósofos contemporâneos como Gilles Deleuze e Jacques Derrida escreveram textos sobre ele.

Atsushijaum 26/08/2021

Leia
Esse é uma das figurinhas mais estranha que já li, Bartleby é um cara que quebra toda linha de raciocínio com um apenas uma frase "Prefiro não fazer".

Brenda 23/08/2021

"Sou um homem que, a partir da juventude, foi tomado por uma profunda convicção de que a melhor maneira de viver é a mais fácil possível."

Paulo1584 21/08/2021

Preferia não ter lido ainda
Preferia poder ler novamente pela primeira vez.
Uma leitura que eu estava precisando neste momento, principalmente porque a linguagem e a forma como ela nos atravessa em muitos sentidos tem sido algo que me chama muita atenção.
Bartleby é uma novela primorosa!

Vinícius 16/08/2021

?PREFERIRIA NÃO?
A culpa é da Denise Stoklos! Foi graças a ela, por meio de seu espetáculo ?Preferiria não!?, que eu cheguei a ?Bartleby, O Escrevente?, novela publicada por Herman Melville em 1853.
O espetáculo teatral de Denise resgatava as duas personagens principais da ficção de Melville: o advogado rico e bem-sucedido de Wall Street e o excêntrico escrevente que, depois de um certo tempo, se recusa a atender toda e qualquer solicitação de quem se dirigisse a ele.
Bartleby jamais dava uma negativa direta: ao dizer ?Preferiria não!? para o seu interlocutor, ele desconcertava o chefe, seus colegas de trabalho, os aparelhos de Estado e, acima de tudo, O LEITOR! Um caso notório de anarquia e desobediência civil?
Melville era um escritor de mão cheia. Autor de um estilo refinado, irônico e provocador. Eis um trabalho para conhecer melhor o autor de ?Moby Dick? (1851), outro livro que retrata a precariedade humana como poucos?
@denisestoklosoficial, muito obrigado por #PrefeririaNão e por tantos trabalhos que nos inspiram diante do mundo que temos hoje!
#bartleby #bartlebythescrivener #bartlebyoescrevente #hermanmelville #livro #novela #ficcao

Loba Literária 11/08/2021

Prefiro não fazê-lo.
Eu já tinha lido o texto antes, mas foi legal reler. Bartleby é engraçado e toda a situação é meio cômica. A escrita não é lá muito leve, mas você consegue aproveitar o texto.