A Nuvem da Morte

Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - A Nuvem da Morte

miguel 18/10/2021

Um livro sobre o fim do mundo!
Esse foi um dos poucos livros que conseguiram mexer com meu emocional. O fim do mundo parecia tão real! Todo o perigo eminente do fim da humanidade pareceu aterrador e estar sozinho no mundo por algumas horas me levou a milhares de reflexões, mas uma se destacou: quem é o ser humano na frente da grande máquina que é a natureza? Quem diria que o mesmo autor de Sherlock Holmes fosse tão hábil em outros gêneros da literatura. Altamente recomendável.

Vick 19/04/2020

Doyle nunca decepciona
Já sabia ao pegar esse livro/conto pra ler que estava diante de uma bela aventura. O autor, desde que me conheço por gente, figurou no meu hall particular de escritores favoritos, ao lado de Alexandre Dumas (na época fiquei encantada com ambos ao mesmo tempo). Chorei de rir em algumas passagens e em outras pude fazer reflexões interessantes sobre o momento histórico em que estamos, com quarentena, medo, mortes, etc. Recomendo.

A Holdford 02/02/2015

O dia em que a Terra morreu
“Nuvem da Morte” (ou “Nuvem Envenenada” – um detalhe importante é que ele foi lançado por editoras duas diferentes no Brasil, e cada uma optou por uma tradução do nome) é o a segundo livro das “desventuras” do Professor Challenger e seus companheiros: o jornalista Malone (que é quem conta a história), o aventureiro Lord Roxton e o professor Sumeerlee.
Neste livro, Challenger manda uma carta a um jornal de respeito alegando que uma nuvem cósmica atingirá a Terra em breve e que extinguira a vida do planeta.
Enquanto alguns estudiosos o levam muito a sério, outros são totalmente céticos. Mas isso faz com que o chefe do jornalista Malone o envie atrás do professor para cobrar explicações, justo quando o pobre jornalista estava a ponto de pedir férias.
Mas ele consegue unir o útil ao agradável quando descobre o motivo de seu chamado a sala do chefe. Já que a ideia de descanso do jornalista era justamente unir-se a seus amigos de aventuras em uma propriedade particular de Challenger em um lugar afastado no campo inglês.
Malone recebe uma carta do professor antes de deixar Londres que o pede para levar “oxigênio”, o que o faz comprar um bujão de oxigênio e acabar por encontrar um de seus amigos fazendo o mesmo. O acontecimento é curioso, e nenhum deles sabe aos certo os motivos, mas ninguém ousa contraria o professor.
Na viagem de trem até o local, você percebe o como os amigos começam a se tratar de forma “esquisita” e até mesmo o comportamento pessoal de cada um deles não se parece em nada com a amizade criada no livro anterior. No decorrer do livro, descobrimos que toda essa mudança realmente se deve a tal nuvem cósmica.
Une-se a eles, a esposa de Challenger, que foi a responsável por vedar todas as entradas de ar de um quarto e ante-quarto, onde eles devem passar a noite. Mas a forma como eles simplesmente “deixar pra morrer” os funcionários do casal (sendo que o motorista era bem fiel ao chefe e a cozinheira também) não me agradou em nada.
Porém, Arthur Conan Doyle dá uma reviravolta ainda mais “irracional” à história e todas as pessoas que “morreram” voltam a vida do nada (menos as que morreram queimados, creio eu...) e não se lembram de nada o que passou.
O melhor de tudo é que todos parecem aceitar super bem que houve “um dia perdido” na memória coletiva e que apenas Challenger e seus amigos estavam acordados e são os portadores de tal verdade.
Particularmente, a história se arrasta e chega a ser decepcionante em muitos pontos. Gosto dos contos de Arthur, ele está entre os meus autores preferidos, mas as aventuras do professor são os piores, em minha humilde opinião.
Resumo mais completo em meu blog (que eu comecei amuito pouco tempo e me deixaria muito feliz se pudssem me fazer uma visitinha) :D

site: http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/
Mário Jorge 20/06/2015minha estante
Ana, por favor avise antes de colocar spoilers.

Marcia.Britto 12/06/2022minha estante
ops... cuidado com spoiler

Mell 07/04/2013

Um muito breve comentário
Livro muito interessante e com final surpreendente......Recomendo!