Desestatização do Dinheiro

Desestatização do Dinheiro Friedrich Hayek

Resenhas - Desestatização do Dinheiro

Erick Simões 24/10/2022

Muito bom!
O livro é um estudo completo e bem desenvolvido teoricamente sobre o assunto da Moeda, porém não é um livro fácil e é compreensível não ser uma ideia disseminada hoje em dia, há diversos argumentos e uma série de "provas" que o que é defendido ali é impraticável ou impossível.

Bom, para tanto, Bitcoin existe.

Rafael.Silveira 08/08/2022

Desestatização do dinheiro
Neste livro, o autor busca nos mostrar como seria se tirássemos a emissão de moeda, e o controle das mãos do governo, colocando os mesmos nas mãos de empresas privadas, e deixando o livre mercado decidir qual empresa sobreviveria com a melhor moeda.

Danilo435 30/06/2022

O que é dinheiro bom
Quanto mais eu lia mais eu via que a frase:

- Não existe dinheiro bom, até que ele seja tirado do governo.

- Não trata de tirar o dinheiro do país, mas sim os países do seu dinheiro.

Como já tinha lido:

- Crase Uma breve história da Econoamia
- Bitcoin Fernando Urich

Era como uma auto confirmação que o próximo dinheiro é de fato o #Bitcoin #BTC onde nenhum governo vai colocar as mãos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=MRbTs7ugixA

Jean Silva 02/05/2020

Desestatização do Dinheiro.
O livro ganhou recentemente uma maior "popularidade" devido ao advento das moedas digitais. A discussão que Hayek coloca em evidência a respeito de uma livre concorrência de bancos privados no que concerne ao dinheiro é sim, muito interessante e deve ser analisada minuciosamente. A escrita do autor é viável para grande parte do público, porém, ter um conhecimento prévio de economia e alguns termos técnicos facilita muito a leitura do exemplar.

Rodrigo.Moritz 08/03/2020

Difícil.
Livro utópico. A idéia e o fundamento são bem elaborados mas de difícil entendimento para que não é do ramo da economia.

Leo 04/12/2019

Muito do que Hayek fala pode se tornar realidade agora com as criptomoedas. Esse livro foi escrito quando os computadores não eram totalmente difundidos pela sociedade. Tente ler o livro com esse viés.

Lucas.Miguel 26/08/2018

"Nunca teremos uma moeda decente antes de tirarmos o monopólio do governo de emitir dinheiro".

O livro traz desde uma contextualização do dinheiro, quando ele foi usado e para qual objetivo, até como fazer uso dele sem que haja um banco central ou uma mente superior (governo) por trás disso. Não dispensando os exemplos de países antigos que adotaram moedas paralelos e exemplos atuais como a fronteira dos Estados Unidos-México.

Obs: Milton Friedman que é adepto das mesmas ideias econômica do autor, será contra a política monetária proposta por Hayek, que expressa em algumas páginas a sua decepção com o companheiro, que dedica seu final de vida a estudar algo que não domina e nem dominará.
Marcos5813 10/03/2024minha estante
Milton Friedman é um falso liberal. Quando é a favor de políticas monetárias, é contra o livre intercâmbio de mercadorias quando o juros, numa economia verdadeira liberal, é o prazo dado para o pagamento do bem ou serviço. Juros para Friedman é o valor nominal que um Título Público vale no prazo de maturação. Para Hayek, nada mais é que a previsão futuro de ganhos numa atividade presente.

Mauricio.Alcides 28/02/2016

Hayek provou que eu posso ser um conservador.
Hayek provou que eu posso ser um conservador.

Levei anos para ler esse livro por sempre acreditar que esse "debate" não levaria a nada (...) Afinal, eu estava certo.

Eu sou um conservador por acreditar que o modelo que seguimos a mais de 2000 anos aonde o governo determina o curso forçado do dinheiro é o que julgo ser melhor para a sociedade e digo isso pq acredito que a maior parte da sociedade que não sofre de ódio mortal da figura do estado concordaria comigo, não por outro motivo "O banco dos EUA" se salvou na corrida bancária de 1908, as pessoas tiravam o seu dinheiro de bancos privados e colocavam nesse banco simplesmente por acreditarem que a instituição pública poderia lhes dar maior garantia que a privada.

Assim como Milton Friedman eu não consegui encontrar no discurso de Hayek um real motivo que me faça crer em um mundo melhor com a eliminação do monopólio da impressão estatal, mesmo que em muitos pontos eu possa concordar com Hayek a ideia de diminuição do poder democrático para a implementação do seu modelo não me agrada e não sei como conseguiu agradar um dito defensor da liberdade.

Nota: 7,8

PS: O Banco dos EUA não era uma instituição publica, mas devido ao nome os correntistas acreditavam que era.

PS2: Biticoins não fazem exemplo segundo Hayek. Para ele a moeda privada deveria se manter constante ou seja baixa volatilidade, justamente o que não ocorre com essa moeda.