Eu conheço a verdade

Eu conheço a verdade Wally Lamb

Resenhas - EU CONHEÇO A VERDADE

DevidH 21/12/2023

A história é relativamente simples, o que não a torna menos complexa. Crescer em um lar tóxico e com um irmão com problemas mentais, leva o protagonista a uma jornada ao autoconhecimento, marcado pela mágoa, medo, frustração, mas, também, pela redenção e perdão.

Cassio Kendi 12/03/2023

Durante a pandemia, livros e comidas eram praticamente meus únicos gastos variáveis. Meu calcanhar de Aquiles eram promoções de livros importados do estilo "Leve 3 Pague 2", em que o mais barato de três livros saia de graça. Para maximizar o desconto, anotava todos os livros que me interessavam numa planilha, ordenava pelo preço e avaliação, e agregava os livros por proximidade de preço.
"I know this much is true" estava muito bem avaliado tanto na Amazon quanto no Goodreads (tipo Skoob estrangeiro), e o resumo dos personagens principais me chamou a atenção: dois irmãos gêmeos, um deles o narrador da história, o outro com esquizofrenia em estágio avançado.
Quando o pacote de livros chegou em casa, notei que um deles era bem mais grosso que os outros. Abri na contracapa, quase 900 páginas. E para piorar, a fonte era pequena. E não tinha imagem nenhuma. Bateu um arrependimento de não ter checado a quantidade de páginas, e pensei que aquele livro com certeza pegaria poeira na estante.

Depois de duas semanas, já tinha terminado de ler.

Pode parecer clichê, mas o livro é tão bom que é difícil de descrever o quão bom é. A escrita é linda, no fim de cada capítulo eu balançava a cabeça e pensava "não é possível alguém escrever tão bem assim". Terminei a leitura devastado, com um vazio de quem queria que houvesse um segundo livro com mais 900 páginas para que não acabasse ali. O personagem principal parece uma pessoa de verdade, cheia de defeitos e falhas de caráter, e num primeiro momento eu julgava, "que fracassado", "que cara bosta". Mas, como pessoas de verdade, quanto mais se conhece seu passado, mais fácil é entendê-lo, e o julgamento vira empatia, e o livro te dá um tapa na cara após o outro, e te faz lembrar que as pessoas são muito mais complexas do que a simplificação que fazemos delas nas nossas cabeças.

Para quem acha que a quantidade de páginas é muito grande, há uma minissérie de 2020 baseada no livro. O ator que interpreta os irmãos gêmeos, Mark Rufallo (vulgo Hulk e cara do De Repente 30), ganhou um Emmy pelo papel. Assisti assim que lançou, e achei muito boa, mas o livro é bem melhor na minha opinião. É muito difícil tornar transparentes todos os pensamentos do narrador quando se faz a transição de primeira pessoa no livro para terceira pessoa na tela, e acompanhar os pensamentos dele é, para mim, a melhor parte, e algo essencial para entendê-lo.
Roberta 24/03/2023minha estante
Fiquei com água na boca ?

Karolina 10/05/2023minha estante
Adorei a resenha, me interessei bastante

Juliano.Ramos 14/07/2020

Um livro épico sobre a vida de um americano com descendencia italiana e seu irmão gêmeo, um drama pesado e denso, terminei as 780 páginas querendo que tivesse mais, e claro o livro é bem melhor q a série. Nota 10.

cris.leal 03/01/2018

Uma experiência de leitura única e inesquecível...
Filho de uma mulher tímida e subjugada, enteado de um homem violento e gêmeo idêntico de um esquizofrênico, Dominick Birdsey é o protagonista e o narrador de “Eu Conheço a Verdade”, de Wally Lamb. A história começa em 1990, quando os gêmeos têm 40 anos. O irmão de Dominick, Thomas, que possui uma estranha obsessão por formas alienígenas, comunismo, Deus e conspirações, tem um surto dentro de uma biblioteca pública e corta fora a própria mão, acreditando que esse sacrifício impedirá, de alguma forma, a Guerra do Golfo entre o Iraque e forças da Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.

A partir daí, pela voz de Dominick, vamos conhecer a história da família, passando pela infância dos gêmeos; o tratamento abusivo e violento do padrasto, principalmente com Thomas; o início da doença de Thomas aos 19 anos; as tentativas vãs de Dominick, para fazer a mãe dizer o nome do seu pai biológico; o seu ressentimento ao perceber o favoritismo da mãe por Thomas; o fardo e o dever de cuidar do seu gêmeo, promessa feita à mãe no seu leito de morte. Logo fica claro que Dominick ama o irmão e tenta protegê-lo de si mesmo e dos outros, mas, na mesma medida, o odeia e sente vergonha dele. A vida inteira de Dominick ficou comprometida pela existência do irmão problemático. Para sobreviver a culpa que resulta dessas emoções conflitantes, o gêmeo sadio desenvolveu um sarcasmo pessimista que é tanto sua arma como seu escudo.

Dominick é um homem que luta pela sobrevivência e sofre, não só com a doença do irmão, mas também com o fim do seu casamento, a morte prematura da sua filhinha e o abandono da carreira de professor. Carregado de culpa e frustrações, ele se sabota emocionalmente, escondendo sentimentos e controlando emoções. E isso quase o destrói. À medida que a história avança, pessoas e acontecimentos surgem em seu caminho e o desafiam a enfrentar a dor do passado, os segredos sombrios que trancou dentro de si mesmo e os pecados de seus ancestrais. A descoberta da autobiografia do avô materno (que rende uma história dentro da história), juntamente com o aconselhamento da psicóloga de seu irmão, finalmente o levam a fazer as pazes consigo mesmo e com a história de sua família.

Tendo os Estados Unidos da segunda metade do século XX como cenário, “Eu Conheço a Verdade” é uma saga familiar épica que, além de abordar temas como imigração, violência doméstica, bullying, religião e relações inter-raciais, analisa profundamente a esquizofrenia do tipo paranoica, nos dando uma visão tanto de dentro da mente deteriorada de Thomas, quanto de fora, ao descrever as lutas de Dominick para tentar salvar e proteger o irmão da doença. Mostra, ainda, como a doença mental é capaz de afetar tanto o indivíduo que sofre com ela, quanto aqueles que estão ao seu redor.

"Eu Conheço a Verdade" é uma experiência de leitura única e inesquecível. Uma história de sobrevivência, perdão e redenção. Gostei tanto do livro, que nem senti as suas quase 800 páginas, que passaram por mim voando. Recomendo!

site: http://www.newsdacris.com.br/2018/01/resenha-eu-conheco-verdade-de-wally-lamb.html

Zana 17/07/2013

Quando Thomas, em uma crise esquizofrênica, decide cortar a própria mão dentro de uma biblioteca pública da pequena cidade de Three Rivers, acreditando em seu delírio psicótico estar praticando um sacrifício religioso contra uma guerra iminente, provoca uma grande repercussão. As autoridades, então, decidem interná-lo no Manicômio Judiciário Hatch de segurança máxima. Um lugar conhecido como “o fim da linha para um monte de pirados”, onde são enviados os tipos de loucos perturbadores da ordem que não tem para onde ir, onde apenas poucas exceções se recuperam de lá. Daí começa a luta de Dominick Birdsey para salvar o irmão gêmeo do seu fatídico destino.

“- Eu amo - disse eu. – Ele é meu irmão. Mas durante toda nossa vida ele me fez sentir tão...”
....
“- Envergonhado. Humilhado. Todos comentando como ele é esquisito. Transformando-o numa merda de uma piada. E metade de mim quer defende-lo, entende? Dar um murro em todo mundo quando começam com as gracinhas. E a outra metade... a outra metade... só quer correr em sentido contrário. Sair de perto dele para não pegar o que ele tem...”

Dominick Birdsey tem 40 anos, divorciado e gêmeo idêntico de um esquizofrênico. Ignora quem seja seu pai biológico. Foi criado por uma mãe que se identificava mais com seu irmão problemático e por um padrasto brutal. Ao tentar analisar o comportamento do irmão, juntamente com a Dra. Patel, Dominick mergulha num processo de busca de si mesmo, procura descobrir suas origens e exorcizar seus fantasmas.

O livro relata uma saga muito bem escrita sobre os vínculos reprodutivos de destruição e do espantoso poder do perdão. "Eu conheço a verdade" apresenta personagens odiosos e fascinantes, mas sobretudo bem construídos. Possui uma narração fluida e enredamento impecável. Ao mandar traduzir a biografia do seu avô materno, como um presente destinado a mãe que está morrendo de câncer, Birdsey encontra suas origens e muitas outras dúvidas e o leitor termina presenteado pelo autor com mais uma história dentro de sua trama: "A História de Domenico Onfrio Tempesta, um Grande Homem de Origem Humilde". A História de Tempesta, que possuía muitas características menos a da humildade, prende o leitor de forma irremediável. É um livro carregado de emoções tipicamente humanas.

Adriano 18/06/2012

Eu conheço a verdade
Dia desses, garimpando a biblioteca, me deparo com Eu Conheço a Verdade. Confesso que não botei muita fé, pois como nunca tinha ouvido falar. Mas me surpreendi. E muito.
A história se passa no começo dos anos 90, e gira principalmente em torno da vida de Dominick Birdsey. Ele tem um irmão gêmeo idêntico, Thomas, que tem esquizofrenia. Esse irmão, por estar doente, acredita piamente que está sendo observado pela CIA e que há um complô para assassiná-lo. Além de ser fascinado pala Bíblia.
Um dia, em um surto, Thomas resolve cortar a própria mão dentro de uma biblioteca, causando uma grande confusão na pequena cidade de Three Rivers. Quando Thomas é internado numa penitenciária para doentes mentais, tem início todo o martírio de Dominick, que sempre se sentiu responsável pelo irmão problemático.
Ele tem que lidar com as crises do irmão e outras tantas pendências do passado que ainda o torturam. Mal resolvido de seu divórcio ele sofre por ainda amar sua ex e ter que vê-la com outro. E feliz.
E os fantasmas de Dominick não param por aí, algumas questões ainda o remoem por dentro. Por que sua mãe, que morreu de câncer, nunca lhe contou quem era seu pai? Por que sua mulher o largou? Por que seu padrasto sempre maltratou a ele e a Thomas? Por que sua mão sempre pareceu amar mais Thomas do que a ele?
Eu Conheço a Verdade tem um humor negro, com personagens muito bem construídos, como o Leo, a Dra. Patel e tantos outros. O autor investiu muito em diálogos, alguns tomam várias páginas sem interrupção. Tornando o texto de uma fluidez bem legal.
Eunice 30/11/2012minha estante
Leia também Dolores Reiventada, foi o primeiro que li e gostei muito!