1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Otoniel.Filho 29/09/2020

1984
Definitivamente o melhor livro que já li até agora, livro atemporal, o escritor consegue trazer os temas pertinentes no livro para o que vivemos hoje em dia e no que ele vivia na época em que foi escrito
Paulin 29/09/2020minha estante
Meu livro da vida, top 1. Nenhum dos que li após ele me tocou tanto como esse. Tu fez um tremendo de um favor pra ti mesmo lendo 1984 mah!!

Otoniel.Filho 30/09/2020minha estante
Livro excepcional, este livro mudou minha maneira de ver as coisas, acredito que depois de lê-lo você nunca mais será o mesmo!

Paulinha 28/09/2020

Ignorância é força
Como um livro de 1949 pode,ainda, ser tão atual? Chega a ser assustador o quanto estamos nos aproximando das narrativas distópicas. Leitura obrigatória!!!

Rafael Pravitz 22/09/2020

O pai das distopias.
Que livro magnífico, escrito a muito tempo atrás mas parece que foi ontem, descreve censura, abuso de poder, tudo isso com uma singularidade única.
Leitura obrigatória!!

Caroline.Queiroz 21/09/2020

Recomendo a todos.
Achei MT interessante, e super recomendável. Acredito que serve de alerta sobre como estamos vivendo e onde podemos parar se continuarmos assim

Ana 18/09/2020

Uma distopia atemporal (e contemporânea)
Mais que um romance: um alerta. Esse livro traz as piores facetas de um regime totalitário, alertando para alguns aspectos do fascismo e autoritarismo, o uso do poder militar e a alta vigilância à vida privada (seriam as nossas Webcams e registro do Google a nossa versão de teletela?) Além do impacto da manipulação de informações. Um livro necessário.

egsvnz 16/08/2020

O tanto que eu amei esse livro... Muito bom.
De fato alguns conceitos da história me incomodaram bastante, mas acredito que esse seja um dos objetivos, então...

Ana Carolina Salinas 08/08/2020

1984 é um clássico da distopia e ficção científica que questiona e desafia nossa percepção sobre a sociedade, o governo e o sistema. Algo curioso é que esse livro foi censurado tanto pelos capitalistas quanto socialistas durante a Guerra Fria, ou seja, os questionamentos desse livro são tão fortes e presentes na sociedade, que são capazes de incomodar os dois lados aparentemente opostos.

O livro foi publicado por George Orwell em 1949, quando o ano de 1984 ainda representava uma data distante no futuro. Nesse mundo distópico, o Partido, ou o Grande Irmão (sim, o Big Brother! haha) controla totalmente a vida e a rotina de todas as pessoas, monitorando tudo pelas 'teletelas', controlando horários, alimentação, relacionamentos, prazeres e até sentimentos.

Tudo isso é levado com a maior naturalidade por todos que fazem parte dessa sociedade, é o normal para eles. Todos acreditam no que o Partido determina, por mais absurdo que seja, questionar é considerado traição. O personagem principal, inclusive, trabalha no setor do governo que altera jornais e livros antigos de acordo com os interesses do Partido (que molda a História como bem entende). Existem lemas que são repetidos diariamente, e obrigatoriamente, por todos, como: "Guerra é paz", "Liberdade é escravidão" e "Ignorância é força".

Esse livro é genial e extremamente necessário, as tecnologias criadas pelo autor são incríveis, a forma como essa sociedade é construída, cada detalhe, cada crítica, é tudo articulado de uma forma impecável e com certeza te ajuda a pensar criticamente e traçar paralelos com a manipulação que existe na nossa realidade. Aliás, esse é o grande perigo desse livro, e o que explica a censura tanto por soviéticos quanto por americanos. Com certeza, é o tipo de livro que todo mundo deveria ler!

Thayná 03/08/2020

O BBB realmente só pegou uma carona bem de leve nisso aqui
Confesso que fiz uma leitura bem arrastada dele, não sei se é o efeito da quarentena e de parecer que estamos sim vivendo uma distopia, mas com certeza estar passando por isso, influenciou na minha experiência na hora da leitura.
Mas digo que o livro é ótimo!
Orwell tem um jeito único de escrever e fazer críticas bem construídas por todo o livro. Em alguns trechos acho que falta um pouco de dinâmica e que poderiam ser trocados por mais diálogos. Mas eu enquanto leitora posso dizer que a experiência e sensação nos levam a crer que em algum momento da vida somos ou fomos o próprio Winston Smith vivendo na Oceânia. Seja por conta dos questionamentos, dos pensamentos e até de alguns atos com relação ao "Partido", ao "Grande Irmão" e a outros elementos.
É importante falar também que todo o contexto histórico pelo qual Orwell passou e vivenciou na época em que escreve 1984,
fica bastante evidente por toda a narrativa. Antes de ler o livro, ajuda bastante relembrar um pouco sobre as duas grandes guerras e entender que ele foi escrito no período pós-guerra.
Do mais, tá recomendadissimo!
Um clássico que não pode mesmo passar batido!

Rhuana.Macedo 02/08/2020

O brilhantismo com que Orwell foi capaz de entender a forma como a política se manifesta de forma cíclica e como as formas de dominação em massa se baseiam acima de tudo no poder sobre o conhecimento e as informações é a grande lição dessa história. No mais deixo as palavras do próprio Orwell:

? Os melhores livros, compreendeu, são aqueles que lhe dizem o que você ja sabe.?

Caroline 20/07/2020

Interessante
Em uma sociedade controlada pelo governo, através de ministérios, como o da Verdade que é responsável por esconder os fatos, o do amor que é basicamente responsável pelas atrocidades. O grande irmão é uma figura onipresente nessa sociedade, através de teletelas, o ódio que pregam pelos contrários.

Winston acha tudo normal, até ele começar a se questionar sobre as coisas e o gatilho foi conhecer sua amada Julia. Como será que isso vai rolar?

Definitivamente não esperava pelo final, esperava o básico de toda distopia.
Podemos fazer uma alusão com a história contemporânea e também com a situação política mundial.

Escobar 14/06/2020

Brilhante e amedrontador
Orwell é brilhante ao nos mostrar (e alertar) sobre um ?futuro? distópico onde a o medo e a guerra prevalecem.

Das passagens que mais gostei, uma na parte 2 do livro me chamou mais atenção:

?Eles não tinham como alterar o seus sentimentos: aliás, nem mesmo você conseguiria alterá-los, mesmo que quisesse. Podiam arrancar de você até o último detalhe de tudo que você já tivesse feito, dito ou pensado; mas aquilo que estava no fundo do seu coração, misterioso até pra você, isso permaneceria inexpugnável.?