1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Everton Vidal 04/08/2021minha estante
Adoro. Apesar do final rs.

Andréia 07/08/2021minha estante
Hahahha exato

Hugo 08/08/2021minha estante
Excelente livro

Emilly Marrichi 31/07/2021

Visionário
George Orwell é visionário na sua escrita e também na sua percepção do mundo, estamos cada vez mais próximos de 1984.

Julia 28/07/2021

Chato, mas bem necessário
"Era um fantasma solitário afirmando uma verdade de que ninguém jamais ouviria falar. Só que, enquanto a afirmasse, de alguma maneira obscura a continuidade não se romperia."

bowieschild 22/07/2021

dois mais dois são QUATRO
Acho que de todos os autores que tiveram seus trabalhos mal interpretados ao longo da História, George Orwell é o que mais se remexe de desgosto em seu túmulo.
A impressão que eu tive foi que Orwell não criou a sociedade de 1984, ele simplesmente intensificou alguns partidos políticos que há muito já existiam e - uau! pasmem! - ainda continuam a existir.
A mensagem que me foi passada foi simples: desesperança. George Orwell quase zoa de um dos escritos mais promissores de Winston: se é que há esperança, a esperança está nos proletas. Não, não está. Isso porque os proletas são posse do Partido, e o Partido toma conta dos proletas, e se algum deles ousar - mesmo em pensamento - não amar o Grande Irmão, eles estão submetidos a uma "reconstrução".
O Partido de 1984 só tem força se houver seguidores. E há seguidores. Muitos. E enquanto o Grande Irmão disser que dois mais dois são cinco e todas as criaturas humanas amarem e venerarem essa criatura inumana, liberdade seguirá sendo escravidão, guerra seguirá sendo paz e (principalmente) ignorância seguirá sendo força.

Isso foi só uma síntese, teria mais o que falar se não fosse tão leiga.

Crvlhojunior 15/06/2021

Vou precisar de dias.. meses.. talvez anos pra digerir essa história. Tô em estado catatônico com um mix de emoções e só sei que nada sei.

Denny 23/05/2021

1984
O homem pode deixar de ser humano?

O livro traz excelentes questionamentos e confrontos do sujeito diante da sociedade.

Andressa 22/05/2021

Ignorância é benção
Eu tô completamente atônita e essa é a única coisa que eu consigo expressar nesse momento. Que livro, senhores! Que narrativa! Que reviravolta. Que REAL e ATUAL. Dolorido até a última página. Difícil de ler. Mas vale a pena.

Amaurijbarros 17/05/2021

1984
Resolvi ler esse romance, pois considerei o momento em que passamos, uma pandemia, políticos sem saber o que fazer, líderes donos da verdade em resumo, tenho medo que algum aventureiro lance, mão da coroa e estabeleça um regime de secessão. Vamos nos manter vigilante e lutando para que os meus e os seus erros sejam respeitados e que sejam reflexões para um futuro melhor.
Recomendo a leitura.

Mands | @mands.couto 14/05/2021

Um misto de emoções
Dei risada, chorei, passei raiva. Nossa, e teve umas horas que eu fiquei confusa e não entendi nada e outras onde eu entendi tudo e mais um pouco. Mas o que eu mais amei foi como consegui mergulhar 110% no universo e nas páginas dessa história.

Anthony 12/05/2021

Atual
As analogias possíveis e as comparações com diversos regimes políticos são inevitáveis. O livro e assustadoramente atual.

Faby 08/05/2021

Distopia de George Orwell
O objetivo do Partido não é eliminar os membros da resistência, mas sim conseguir convertê-los verdadeiramente, de modo a erradicar as ideias que eles defendem. Na verdade, depois de ser libertado, o protagonista está convertido, à custa do medo e da tortura.

Quando reencontra Julia, percebemos que ela também o denunciou no Quarto 101 e que o sentimento que os unia já não existe mais. Smith passa, assim, a ser um cidadão exemplar, cumprindo acriticamente todas as ordens e regras.

No final, quando olha a imagem do Grande Irmão, percebemos a sua fé no poder daquele sistema: a lavagem cerebral foi bem sucedida.

"1984 descreve uma sociedade completamente burocratizada na qual o homem é um número desprovido de toda noção de individualidade."

Todos deveriam dedicar um tempo para apreciar essa distopia de George Orwell.
Me identifiquei demais com o livro. Podemos não viver em um regime totalitário conforme abordado no livro, mas muitas vezes somos oprimidos pela sociedade.
Não é uma leitura fácil, mas é essencial.

Angelo.Miguel 02/05/2021

Assustador
Me faltam palavras para descrever esse livro! Orwell mostra o quão maléfico pode ser um regime totalitário e nos leva a pensar sobre como os ser humano é facilmente manipulado...

Carlos.Henrique 02/05/2021

1984
Eu sou incapaz de fazer uma resenha minimamente decente para esse livro. A única coisa que eu posso realmente falar é: 1984 deveria ser uma leitura obrigatória para todo mundo.
Particularmente, não foi um livro que me deu vontade de terminar em uma sentada. Mas, foi um livro de muito aprendizado e muita reflexão. Teve sim partes que eu achei extremamente entediante, que eu tive que parar, fazer outra coisa e depois voltar pro livro.
A importância dessa leitura é inenarrável e todos deveriam lê-la.