Por que Comigo?

Por que Comigo? Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas - Por que Comigo?

Julya116 03/01/2024

O livro é interessante, especialmente para quem nutre algum interesse no espiritismo.
A história é interessante e envolvente, apesar de ter uma escrita quase descritiva que pode não ser tão atraente para algumas pessoas.

Alice 05/10/2023

Um livro que me deu muita informação sobre a doutrina espírita e a reencarnação.
Como uma pessoa voltar para evoluir seu espírito e melhorar como pessoa e espírito.

Nane 07/08/2022

Reeleitura
Reeleitura deste livro que havia gostado muito, desta vez achei muita coisa interessante mas em alguns momentos chato e repetitivo.

Ster 14/04/2022

Após alguns anos sem ler o subgênero do romance tão popular no Brasil, conhecido como "espírita/mediúnico", este me chamou atenção pelo assunto, e por ser da autoria de Vera Lúcia e Antônio Carlos, que já conhecia e admiro muito.

A trama gira em torno de Lúcia e Rodrigo, mãe e filho abandonados por Mário, o pai, que não aceita a condição do garoto, portador da Síndrome de Down. Apesar da trajetória de Lúcia e seu filho puxarem o questionamento que dá título ao livro, lemos muito mais sobre outras pessoas, amigos e familiares, próximos ou distantes, que nos dão muitos outros exemplos sobre os compromissos reencarnatórios e consequências das nossas ações na vida terrena. Um desses relatos é sobre abus0, fica avisado.

Um livro destinado principalmente a quem compartilha das mesmas convicções dos autores, logo estão presentes elementos da doutrina espírita, o que não diminui o valor da lição, independente da crença do leitor.

Fator que me incomodou um pouco foi a escrita em si, muito "certinha, cada letra em seu lugar", mas é uma observação pessoal; não influencia em nada na compreensão.
Regis 11/05/2022minha estante
Não conhecia esse livro. Vou dar uma olhada. Rsrsr

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

jumorgensten 06/12/2021

A obra é um romance considerado atual e tem o casal Lúcia e Mário como protagonistas.

Tudo ia tão bem entre os dois que a moça engravida. Um dia, Mário sonha com um espírito, onde o mesmo lhe diz algumas coisas, entre elas, sobre o filho que chegaria.

No dia do nascimento é descoberto que a criança chamada Rodrigo possui Síndrome de Down. Sem entender os motivos e revoltado, Mário não aceita de forma alguma a situação e acredita piamente que um dos dois tenha pecado. Com uma visão totalmente machista e nada empática, o rapaz acha ter sido traído e o filho não ser dele.

Sendo assim, Mário abandona tudo e vai viver em outro local. Com isso, a narrativa passa a ter duas frentes, mostrando como cada um está lidando com a separação. Ou seja: Lúcia se virando nos 30 para conseguir juntar dinheiro trabalhando como costureira e Mário sendo mecânico em um bairro distante e evitando ao máximo comentar sobre seus familiares.

Lúcia também se muda e conhece Cecília e seus próximos, além de começar a frequentar uma Casa Espírita para entender os motivos do filho ser como é e para acalmar o coração.

A partir de então, o leitor passa a acompanhar a estreita amizade das duas, a linda e triste história de Cecília, principalmente em relação ao seu pai e o começar abrir de olhos espirituais e emocionais de Mário.

Depois de um tempo, a protagonista se envolve amorosamente com Samuel, onde o rapaz é palestrante do Centro Espírita, viúvo, muito trabalhador e não se importa com a situação de Rodrigo, muito pelo contrário. Juntos, os dois crescem em todos os aspectos, sempre com um auxiliando o outro. Com isso, eles adotam Dinho que também tem problemas físicos e ainda contam com a chegada da filha dos dois, totalmente saudável e que estava prevista para ser filha de Lúcia com Mário e, até então, era a parte e ligação espiritual dos personagens. Ou seja: Planejamento reencarnatório mudado com sucesso e até melhor.

Enquanto isso, Mário fica em voltas com as problemáticas da sua família, onde o pai está com sérios problemas de cirrose e o irmão indo pelo mesmo caminho. Consegue ter uma vida confortável e estável, porém, se torna solitário porque, enfim, entendeu a chance perdida para melhora em todos os aspectos.

O texto também aborda o seguir em frente, estupro e o perdão, empatia, a importância do orai e vigiai, o que fazer quando uma chance importante é desperdiçada, as ligações de outras vidas dos envolvidos e o amadurecimento emocional e espiritual.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é muito fluída e envolvente. Impossível terminar a história sem se emocionar. Mesmo tocando em feridas importantes e tensas, a autora soube condizer esses temas de forma, um tanto quanto, suave e leve.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/12/06/por-que-comigo-vera-lucia-marinzeck-de-carvalho

Ana 23/08/2021

Livro que fala sobre possíveis causas de reencarnação com deficiência, à luz do Espiritismo. Muito enriquecedor.

Karoline67 12/07/2021

História linda, linguagem nem tanto
A história é bem interessante, mas a forma como é escrita não me agradou em nada. Excessivamente simplista, didático e pouco realista. Vale a pena conhecer pelos ensinamentos.

Ronaldo 25/09/2020

Resenha – Por que comigo?
Terminei hoje a leitura do livro, “Por que comigo?”, lançado em 2006 pela dupla Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho (médium) e Antônio Carlos (espírito).
Mais uma excelente obra da dupla, o espírito Antônio Carlos está há centenas de anos na erraticidade, o que lhe concedeu uma sabedoria ímpar, a médium Vera Lúcia é tia de Patrícia Braghini e juntas lançaram o best-seller, “Violetas Na Janela”, lá em 1993.
O livro explica dentro do contexto de uma história familiar, o porquê de nascerem pessoas portadoras de necessidades especiais, e como devemos agir e em hipótese alguma sentirmos injustiçados!

Argemiro.Nascimento 23/04/2020

Livro que bateu fundo no meu coração
Este livro me causou grande impacto por que fui pai solteiro de uma criança autista! Ele já nasceu sofrendo e viveu muitos anos com as pessoas criando dificuldades sobre a sua complexidade autista, dizendo que não seria possível obter melhoras.
Bem eu fui a mãe do livro, escolhi amar, abrir mão de tudo e criá-lo da melhor forma possível e assim como no livro colho agora as recompensas em vida de ter feito a escolha espiritual certa!

Estou apaixonado pela literatura espírita, sempre batendo forte naquele ponto delicado da nossa vida e nos fazendo pessoas melhores!

Recomendo demais que leiam esse livro!

Claudinha 08/04/2020

Livro de tamanha aprendizagem!
Muitas vezes não sabemos o por que das coisas, não sabemos qual razão, certos familiares receberem em sua vida uma criança com algum tipo de deficiência, está muito claro e explicado que uma criança especial é para os familiares uma missão muito grande que resulta em um aprendizado único ! Gostei muito do romance pois mostra a diferença de cada pessoa em situações como essas, mas que ninguém pode fugir de suas responsabilidades e seus destinos.

Carlos (Cesgo) 15/04/2012

Não existe castigo, existe justiça...
Achei uma boa lição para quem rejeita um filho deficiente de forma ignorante e infantil. Aprendi que tudo que fizermos de errado terá consequencias, a não ser que tenhamos uma vida de amor ao próximo sem cobrar nada em troca. Bom livro sobre o que nos espera na hora fatal e principalmente após ela...