spoiler visualizarChrisGally 03/06/2016
o improvável
Como é próprio das narrativas de Saramago, o texto é denso e recheado de descrições e construído basicamente por metáforas. Além disso, ainda apresenta falta de pontuação formal nos diálogos e parágrafos longos. Os personagens, tal como em "o ensaio sobre a cegueira", têm seus nomes universalizados, ou através de perífrases, com em " a mulher do marido", " a mulher do rés-do-chão", etc; ou através de um nome comum, como é o caso do sr José, persongem principal desta obra. Sr. José é um simples auxiliar de escrita de uma imaginária conservatória geral do Registro civil há 26 anos. Durante esse tempo, ele sempre se mostrou exemplar: nunca faltou, nunca ficou doente e sempre obedeceu aos seus superiores. Ele não tinha mulher nem filhos e morava sozinho numa casa construída do lado da Conservatória com a qual mantinha comunicação direta através de uma porta, que deveria estar isolada. Sr. José, em suas horas de folga, colecionava recortes de pessoas importantes. Quando começou a colecionar as informações de um bispo, ele resolveu complementá-los com os da Conservatória. Em suas pesquisas noturnas, contrariando a proibição de abrir a prota de comunicação de sua casa, ele se depara com um verbete de Machado de Assis mulher de 36 anos, onde constava dois registros: um de casamento e outro de divórcio. A partir daí, ele resolveu buscar esta mulher, começando pelo endereço de seu nascimento. Várias cenas são narradas, acompanhando a busca desesperada e laboriosa do sr. josé na cidade, na escola e no cemitério tal qual um labirinto, cuja representação se configura na descrição da própria conservatória onde era necessário um fio de Ariadne para conduzir seus funcionários ao arquivo dos mortos, lugar escuro e sombrio. Nessa busca obsessiva, Sr. José transgride uma série de leis éticas e profissionais. Mais tarde, descobre que seu chefe era cúmplice, recebendo de suas mãos a chave para frequentar a Conservatória quando quisesse. A imagem do labirinto perpassa toda a obra e é suscitada pelo fio de Ariadne. A conservatória, a cidade, a escola e o cemitério, maior de todos os labirintos, são descritos de modo análogo a um labirinto cujo minotauro não se deixa entrever, mas que, talvez, seja o próprio medo do sr. José superado em cada um desses lugares.