Todos os nomes

Todos os nomes José Saramago

Resenhas - Todos os Nomes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ricardo 23/07/2015

José Saramago! Não preciso dizer mais!
Ler José Saramago sempre é uma viagem!! Das mais loucas diga-se de passagem!! Mas se você é daqueles leitores que quer um final feliz, ou do jeito que você espera, Não leia Saramago!! Ele sempre te surpreenderá. Não espere finais felizes ou óbvios leia como um leitor nada mais! Livros de Saramago são histórias feitas para serem lidas e admiradas não para agradar esse ou aquele!! Se vale a pena ler?? Com certeza recomendo a leitura desse livro!!
Mannu 17/10/2015minha estante
Gostei de ver tantas exclamações em seu elogio à Saramago! Estou adentrando a obra do autor, com Ensaio Sobre A Cegueira, e constatando que passará a ser um dos meus autores favoritos.

Washington 29/09/2014

Conhecer-se é tarefa árdua e sempre incompleta.
Todos os Nomes é um romance que põe o leitor frente a frente com o significado da existência e não se cansa de a interrogar.
Com Todos os Nomes, Saramago surpreende, revelando um incomensurável amor ao homem anônimo. A preocupação em não nomear os personagens firma-se no desejo de nomear todos, porque todos merecem ser nomeados. Nomear é individualizar, é reconhecer em um o valor que aos outros não se reconhece. Retirar o nome de todos é homenageá-los, reescrevendo a História e repondo a justiça social a que têm direito os que foram por ela ignorados. Tal como faz Foucault, quando recupera textos alusivos a pessoas consideradas infames, sistematizadas pelo poder.
O resgate dos anônimos, cujas vidas foram remetidas ao silêncio pelo poder, demonstra-nos uma proposta que José Saramago endereça, num desafio claro ao homem que pode transformar o mundo. Em Todos os Nomes, esse homem é o Sr. José, o único nome enunciado, mas também um nome que qualquer homem poderia receber. Um nome ao alcance de todos, uma tarefa ao alcance de todos.

Felipe 19/01/2014

Fantástico
Dos que li do autor, só o ponho atrás de 'Ensaio sobre a cegueira' e do 'Evangelho'.
Impressionante como Saramago nos faz sentir conectados com um personagem que, analisando objetivamente, seria o que se costuma definir como uma pessoa 'desinteressante'.
A prosa é espetacular, como sempre, e os conflitos e questões suscitadas são de uma profundidade e até beleza marcantes.
Sem dar spoiler, destaco só que o livro, no início, pode parecer chato, muito compassado, mas, conforme a leitura vai se desenvolvendo, é impossível não se envolver nas dúvidas, caminhos e inquietações do Sr. José, que se tornou talvez meu personagem favorito do autor. O livro guarda ainda passagens muito bonitas e marcantes do meio pro fim.
Altamente recomendado.

Cássio 04/10/2013

Leitura Simples e Ideias Complexas.
Um livrinho um tanto estranho. Terminei a sua leitura com uma miríade de indagações e inquietações na minha cabeça - principalmente no que concerne a relação entre o Sr. José e o Conservador.
Então, logo a após a leitura, fui procurar na internet algo que tentasse desatar o nó que ficou na minha cabeça, e pra minha sorte acabei encontrando vários artigos, monografias e teses sobre esse livro. E fiquei de queixo caído com a profundidade e com o montante de idéias que ele contém.

Enfim, a estória do livro prende pela curiosidade, pois a gente fica querendo descobrir o fim da empreitada do Sr. José, e possui muitas reflexões legais para o leitor comum, mas não achei uma leitura muito prazerosa - apesar de possuir idéias muito interessantes.

Pereira 04/03/2013

Busca
Continuar, mesmo quando tudo e todos dizem o contrário. Persistir, mesmo sabendo que não há mais nenhuma chance. Assim como José, personagem principal deste livro, enfrentamos situações de extrema perseverança e irracionalidade. Ninguém, em sã consciência, procuraria por algo que não encontrar. Mesmo apoiando-se na máxima de que o mais importante é o caminho, e não o destino... Ao ler esta obra, lembrei de quando era criança e também tinha o hábito de colecionar coisas. Na verdade, sempre colecionamos algo... A idéia de interessar-se de maneira doentia pela vida de famosos ser típico de pessoas frustadas, pareceu-me bastante interessante. O livro baseia-se na tentativa de montagem, por parte da personagem principal, do perfil psicológico da pessoa pela qual despertou-lhe o interesse. Qual o motivo / ambiente que a levou a tomar tais atitudes? O propósito de Saramago, neste livro, é fazer com que cada leitor tenha sua própria visão sobre perseverança, morte e coragem...

MARA 03/02/2013

A solidão, a retidão e inocência do personagem que trafega pelos labirintos da repartição são simplesmente apaixonantes. A figura que me ocorre é de um senhor com os traços do próprio autor. Calha muito bem aqui uma frase de Saramago colhidas no liro" As palavras de Saramago":
"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."

Nícolas 21/12/2012

Saramago apresenta o discurso da dúvida
Agora sim li Saramago. A narração conta a busca do Sr. José, um funcionário exemplar da Conservatória Geral do Registro Civil, local onde todos os nomes das pessoas, vivas ou mortas, estão registrados, por uma mulher desconhecida acidentalmente colocada em seu caminho. Nesta empreitada, o autor é brilhante ao mostrar as múltiplas possibilidades e consequências das ações do Sr. José, e, consequentemente, de todos os seres humanos. São páginas e mais páginas explorando dúvidas e introspecções, sem, no entanto, ser prolixo.

Marcone 18/10/2012

"Todos os Nomes", José Saramago

Um funcionário do cartório coleciona verbetes sobre pessoas famosas. Um dia, por acaso, ele se depara com o verbete de uma mulher comum, e decide descobrir quem é e como encontrá-la. Não seria a primeira vez que o autor se baseia em uma estória simples para tecer seus devaneios sobre a condição humana, tornando o livro numa obra-prima.

A questão é que, neste romance, Saramago parece estar com os "ânimos acalmados"; suas divagações demoram a aparecer, e quando surgem, estão menos ácidas e menos sarcásticas. Para quem já está acostumado com o autor, o livro pode parecer mais descritivo e menos reflexivo - e apenas por isso qualifiquei com 4 estrelas. De qualquer forma, é uma grande obra, e mais uma vez, Saramago surpreende no final...

ANA VALÉRIA 29/05/2012

Afinal, os vivos e os mortos se confundem
Falar deste livro será uma tarefa difícil e fácil ao mesmo tempo. Alguns livros simplesmente faz com que a gente fique impaciente, queira ler, ler e ler rápido e não parar mais; essa obra de Saramago faz com que não se deseje parar de ler, porém a leitura nos transborda de sentimentos de paciência e de tranquilidade. É uma leitura que flui com muita naturalidade, que têm movimento próprio, que não permite que seja mais rápida ou mais lenta do que se tem que ser.

Devo confessar que nunca havia lido um texto com as características presentes na escrita de Saramago. Os parágrafos imensos, a inexistência de pontuação diferenciada exigem do leitor uma atenção redobrada, principalmente na leitura dos diálogos. As cenas no livro começam e vão sendo narradas em um cenário, em um tempo e quando se percebe o final da cena dá início à outra cena, que se misturam, como em um filme. Fantástico!

José Saramago, em Todos os Nomes, em 279 páginas, consegue sutilmente fazer várias críticas. Não é aquele tipo de crítica que choca, é do tipo que impressiona e deixa-nos sem voz, sem palavras. O livro trás uma reflexão acerca das relações interpessoais (do modo como tratamos e somos tratados), assim como da relação que mantemos com nós mesmos. Apresenta diálogos interiores muito reais, os quais tenho plena certeza que não apenas eu me identifiquei, mas muitas e muitas outras pessoas conseguiram perceber pensamentos próprios nos diálogos do Sr. José e a sua consciência. Quem nunca teve confusos diálogos com o seu próprio “teto”? A escrita mostra com perfeição os sentimentos, os desejos, os receios e as incertezas inerente a natureza humana: a confusão mental, o conflito de ideias. Relata com magnificência os sentimentos humanos: as muitas dúvidas e as poucas certezas.

O Senhor José, único personagem que possui nome próprio na história, é um auxiliar de escrita na Conservatória Geral do Registro Civil. A história realmente se inicia quando repentinamente o Sr. José passa de colecionador de fatos da vida de pessoas famosas, a colecionador de fatos da morte da mulher desconhecida (assim chamada durante toda narrativa). Todas as ações ocorrem em torno da busca de respostas para perguntas que nem o próprio personagem sabe quais são, trazendo uma crítica muito interessante sobre a vida e a morte, reflexão sempre presente nos discursos de Saramago. E no enfim da história onde Todos os Nomes já não se diferenciam, a mulher desconhecida é exatamente o elo entre os vivos e os mortos que se confundem.
L u d m i l a 30/05/2012minha estante
Pô, tá muito boa sua resenha. Deu vontade de ler, rs. "É uma leitura que flui com muita naturalidade, que têm movimento próprio, que não permite que seja mais rápida ou mais lenta do que se tem que ser."

flavinho 21/04/2012

Kafka português
Saramago é foda.

Neste livro, o portuga universal nos leva em uma aventura kafkaniana por dentro do intestino labiríntico da burocracia atemporal, uma busca por um nome, todo os nomes e toda a essência do ser e estar, marcada pela sombra do Estado.

Uma delícia de narrativa, bem trabalhada e julgo ser o melhor livro para quem quer iniciar sua leitura na obra do nosso Nobel patrício.

Rafael 12/03/2012

Mais uma obra-prima do mestre!
Certamente entrou no meu TOP 5 do Saramago.

Incrível como ele se torna melhor a cada página, a cada capítulo..uma saga extremamente excitante de acompanhar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5