Todos os nomes

Todos os nomes José Saramago

Resenhas - Todos os Nomes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana K. Lima 26/02/2012

A curiosidade matou o gato
A saga mirabolante de um simples funcionário do registro nacional e colecionador. Colecionar nos leva a comentar atos insanos e a falta de juízo adicionada a alguns golpes do acaso revela que por debaixo de uma estrutura rígida e formada por anos de rotina pode se fragmentar por uma ponta de curiosidade e pitadas de adrenalina.

Fran Kotipelto 23/10/2011

"Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens"

Às vezes, todos nós ouvimos os sinos de High Hopes do Pink Floyd, não me refiro à música em si, mas todo aquele turbilhão de sentimentos que ela causa, em particular, a nostalgia. E o fato é que muito tempo se passou, livros e mais livros foram ficando na frente, e o desejo por mais e mais sempre numa crescente. Mas como eu disse, às vezes a nostalgia invade mesmo, sem pedir licença, e foi aí que resolvi continuar minha jornada adorada e retomar a leitura de um certo gênio chamado José Saramago. Me impressiona a maneira que o Ka vem agindo, posso dizer tranquilamente, tão certa de que alguns estão pensando que ele (o Ka), é Deus,e lhes digo: "NÃO É". Na verdade, lhe darei um nome, ou melhor "Todos os Nomes".

Estatísticamente, é constatado que boa parte das pessoas é insatisfeita com seu trabalho, coisa comum não é mesmo? Mas, não para Saramago, que de uma simples constatação criou um maravilhoso romance.O livro conta a história de um escriturário chamado Sr.José,funcionário do principal cartório de registro da cidade, cansado de fazer sempre a mesma droga de coisa, resolve arranjar um hobby para distrair-se do trabalho monótono. Começa então a colecionar recortes de pessoas famosas. Quando descobre que são todas semelhantes - a vida delas é sempre igual, nunca varia, aparecem, falam, mostram-se, sorriem para os fotógrafos, estão constantemente a chegar ou a partir - até se ver envolvido em um labirinto intransitável de informações e números, sugerindo que, se a vida se resumiu a números e documentos, é preciso refazê-la, não importa de que maneira, desde que se saiba que irá morrer um dia, tendo feito aquilo que o deixasse orgulhoso de si mesmo, e não um funcionário público frustrado e esquecido num mar de gente.

Um dia com o verbete de registo de uma mulher desconhecida na mão, lhe surge uma questão um tanto interessante, na verdade bem mais interessante do que a vida dos famosos.Por que além de investigar a vida de personalidades famosas como bispos e jogadores de futebol, não vasculha também a vida de um anônimo? e passa então a buscar detalhes da vida da gente simples e desconhecida. A medida que as páginas vão passando, o livro vai ficando impossível de largar, nos vemos envolvidos e contagiados pelo novo passatempo do Sr. José que parte em uma busca desenfreada para encontrar a mulher desconhecida, usando meios por ele nunca antes pensados e que sua vida de funcionário entediado nunca permitiria. Com isso, a monótona vida do pacato e bem comportado Sr. José passa a ganhar cores mais vivas, aventuras "alucinantes" e um novo sentido, ele descobre que a vida de um desconhecido pode ser mais interessante do que a mera leitura de dados que um registro civil possa sugerir. E acredite, que ao ler esse livro, você nunca mais será o mesmo, afinal, irás conhecer o nome que tens, e não o nome que te deram...

Alan Ventura 25/10/2011minha estante
Magistral como sempre Fran, que bom que você voltou a resenhar as obras do Saramago, eu e todo o skoob estávamos morrendo de saudade. Parabéns.

Jow 02/11/2011minha estante
O doce sabor de descobrir e se encantar com a verdade descrita na essência das palavras.
Resenha monstruosamente bem escrita, Fran =*

Isa M Alvim 09/11/2011minha estante
Se eu ja desejava esse livro, imagine depois dessa resenha!! Parabens!!

Diego.Fernandes 06/05/2018minha estante
Parabéns, realmente a aventura que ele criou para bagunçar um pouco a vida monótona dele é maravilhosa, porem o final não foi tão bom. Ficou escuro.

Ruas 26/06/2011

Particularmente, considero o melhor livro de Saramago que já li.

Trata-se de um enredo que, à primeira vista, daria a impressão de um livro maçante: afinal, o protagonista é um escriturário comum do cartório de registros, sem grandes fortunas, sem grandes surpresas...

Mas a densidade psicológica desse livro é maravilhosa: a todo o momento trata da obsessão do protagonista na busca dos fatos da vida de uma pessoa comum - a qual ele se apaixona sem mesmo conhecer -, inicialmente através dos atos do registro, depois por uma busca pessoal.

Um detalhe: quem já leu, repare nos diálogos estabelecidos entre o protagonista e o "teto" que está sobre sua cama... é um humor refinado, que nos faz observar quantas vezes nós também vivenciamos isso...

Recomendo.

Estevam 07/04/2011

Esse também é uma outra boa obra do Saramago, e suspeito que todas devem ser. :)

Ju 03/08/2010

Livro muito interessante do Saramago.
O personagem Sr. José é uma caricatura, um homem sozinho e cheio de "excentricidades".
O livro desenvolve bem a busca pela mulher desconhecida...
Não falta o sarcasmo de sempre do autor.

Gláucia 31/03/2010

Um funcionário do registro civil depara-se com um nome, um número cadastrado que passa ser uma obsessão: a quem pertence esse registro? De quem é esse nome? Como vive essa mulher? Como foi sua infância? O que ela pensa? O que sente? Como passa seu tempo? A quem ama?...
Enfim, não consegui parar enquanto não descobri.

Raquel Lima 30/11/2009

Intrigante
No primeiro momento parece ruim. Chato,mesmo!...Um homem que trabalha em um cartório passa a querer fazer uma memória particular das pessoas ali registradas. Não somente aquelas informações sobre casamento, data de nascimento, morte, divórcio. Ele quer saber quem elas são, o que gostam de fazer, onde estudam, se eram boas alunas, sua vida. E para isso passa a fazer uma investigação sobre a vida de pessoas comuns. O que de início nos parece chato, passamos a questionar o quanto conhecemos tão pouco das pessoas que convivemos,o quanto a memória de nossas vidas, nossos amigos, nossa família, fica restrita a números, fotos, sem uma vida. A vida que elas, efetivamente, vivia. Passei após este livro a pensar nos momentos simples da vida com as pessoas que amamos e não somente, nos momentos que paramos para tirar foto, casamento, formatura...

Juliana Palermo 04/06/2009

Sinto o cheiro dos papéis, vejo o fio de Ariadne, vejo a gordura na roupa, sinto a febre junto com ele.
Preciso dizer mais?

prisigueiredo 28/05/2009

prosa poética
Saramago decididamente não precisa de uma resenha minha, sendo o gênio que é, mas o meu primeiro contato com ele foi através desse romance, que me encantou profundamente.

Sr. José é um homem comum, de nome comum e vida comum. Mais uma personagem que tem a vida modificada pelo encontro de amor.

Saramago não apenas conta um história bonita, ele usa das palavras como um artífice, fazendo deste romance um longo poema. Para mim, foi uma redescoerta da língua portuguesa, que, como estudante de literatura em língua inglesa, acabo deixando um pouco de lado.

André Goeldner 27/01/2009

Mostra a angústia de um homem cujo mundo resume-se a ele próprio. Que, de repente, encanta-se com a possibilidade do desconhecido, que surge através de uma mulher, e passa a buscá-lo desesperadamente.

Fala da procura pelo que não temos e que só pode ser encontrado no outro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5