A Cama na Varanda

A Cama na Varanda Regina Navarro Lins

Resenhas - A Cama na Varanda

Kaju 19/09/2021

Livro maravilhoso! É o terceiro que leio da Regina, mas esse especialmente, ela consegue abordar todos os temas relacionados ao amor, desde as origens e criação de crenças e costumes até as previsões das transformações que virão nos próximos anos. Mais um na lista de livros obrigatórios pra qualquer adulto. Sensacional e esclarecedor.

Fabricio.SantAna 18/08/2021

Quase 500 páginas falando sobre vários assuntos como: culto à deusa, surgimento dos deuses, patriarcado, machismo, homofobia, papéis de gênero na sociedade, idade média, igreja e repressão sexual, revolução industrial, várias formações de família e mesmo o conceito de família, sexualidade... Ou seja... Muita coisa. Se vc não tiver uma cabeça conservadora provavelmente vai gostar e se tiver talvez devesse ler e abrir um pouco a mente.

Raquel 15/05/2021

Essencial!
Eu já conhecia o trabalho da Regina através da tv e sempre gostei do modo como ela sempre falou de relacionamentos e sexualidade. E aqui não foi diferente! Ela traz essas questões de um jeito muito explicativo, com dados históricos, história e com casos contados em seu próprio consultório.

Ele trata sobre relacionamento, amor e sexo e nos faz pensar sobre como até nossa forma de amar o outro é uma construção social muito bem empregada pelo patriarcado. Em muitos momentos o livro trouxe dados e histórias que me deixaram com raiva de tudo a que estamos presos sem nem nos darmos conta.

Livro essencial para nos mostrar que o patriarcado destruiu tudo o que um dia já foi livre e que só seremos uma sociedade liberta, de todas as formas e em todos os sentidos, quando o patriarcado for derrubado.

Dieni 14/03/2021

Livro pra sair da caixinha do óbvio
Acompanho o trabalho da Regina nas redes sociais e sempre me identifiquei com a forma com que ela coloca os temas sexuais e de relacionamento: objetiva, real e plural.

O livro abrange desde o contexto histórico da evolução do relacionamento homem/mulher, início do patriarcado e submissão feminina até os primeiros passos da liberdade da mulher que vem sendo conquistada com o tempo.

Obviamente, o texto entra a fundo em assuntos sexuais que ainda são considerados tabu.

É interessante ver a forma natural com que essas questões são abordadas, os relatos de consultório que a autora traz apenas confirmam que, apesar de sempre parecer uma realidade distante, temas como poliamor, ménage a trois e swing são vividos de forma rotineira por aí (na casa dos nossos vizinhos/familiares/amigos, inclusive).

Vale muito a leitura, seja você adepto dessas práticas ou não.

É um livro pra ler sem julgar, afinal, todo mundo tem seus segredos entre quatro paredes.

Dulci 21/07/2020

Sexualidade é história
É um livro com muito conteúdo histórico que nos ajuda a compreender um pouco sobre as relações humanas. Conhecer a história da sexualidade, é entender que a sociedade determina o que é certo e errado. Por séculos, esta sociedade se caracteriza como patriarcal, pela valorização da força e poder, características apontadas essencialmente como masculinas. Mas o conhecimento, o acesso a cultura nos proporciona uma grande capacidade de transformação, e consequentemente, possibilidades de mudar, de lutar por direitos, de adquirir a liberdade com relação à nossa própria sexualidade.

Bart 15/07/2020

A Cama na Varanda
*Regina Navarro Lins*
Editora Best Seller
480 pág, 2007.
Se minha amiga @Elenita não tivesse falado comigo p/procurar esse livro, eu não tomaria conhecimento dele, então obrigado dona @Elenita.
Que livro show!!
A autora é sexóloga e ?psicanalista? aborda de maneira incrível (acho que toda primeira metade do livro) sobre a degradação que o feminino sofreu desde os primórdios até o machismo que já conhecemos à séculos, você vai ler altos absurdos (exemplos beeem cabeludos) que as mulheres foram expostas ao longo dos tempos em virtude de uma visão deturpada do homem endossada várias vezes pela "religião". Quer um exemplo? No sexo oral em que homens são beneficiados, e tem por prática ter o orgamo na boca da parceira/parceiro...isso reflete uma prática da idade média, onde as pessoas da família eram obrigadas a tomar (pqp ??) o sêmen do patriarca p/ajudar na fertilidade dos familiares (pqp ao infinito e além)... tem quem goste e que só aconteça sem imposição.
Neste exemplo cito meu irmão, nós, desde pequenos demos um apelido ao sexo oral feito na mulher, chamávamos de "xoxete" (kkkkkkkk) e na verdade o nome é "Cunilígua", já o "boquete" se chama "Felação". Fora vários assuntos muito importantes (realacionamento amoroso, poli amor, homoafetividade... tem muita coisa) mas que muitos não tocam por uma questão de tabu, dogma...
O livro impressiona pela clareza de como ela discute os conteúdos de forma prática e direta, tipo de informação que deveria ser muito mais disseminada, principalmente entre NÓS homens (na grande maioria) que somos os maiores agressores, abusivos de nossas companheiras, é só olhar p/toda a história da humanidade que ainda se perpetua nos dias de hoje!
Repito!! Livrão, excelente leitura!!
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

gabivbritto 24/05/2020

Leitura necessária
Com a linguagem simples e envolvente, esse livro cumpre o que promete, abalando as convicções prévias do leitor.

Dani Gelain 11/04/2020

Um livro para ler com a mente aberta.
Construções e desconstruções do pensamento ao longo da leitura. A autora inicia com um contextualização do amor e do feminino ao longo dos séculos e a leitura acaba por se tornar cansativa no começo, mas após, quando começam os casos de consultório, a leitura adquire uma nova dinâmica e nos surpreende. Se não tiver a mente aberta, melhor não ler. Não é preciso concordar com tudo, mas muitas constatações ficarão à tona.

RITA TOURINO 06/02/2020

A evolução da sexualidade
O livro faz um levantamento histórico sobre amor, sexo, relacionamento, além de outros tópicos relacionados ao assunto e sua evolução através dos tempos. Percebe-se que a questão da sexualidade passou e continua passando por transformações em seus vários aspectos para acompanhar os momentos históricos da sociedade. Entre as transformações, o papel da mulher na sociedade.

smarcony 06/02/2020

Apanhado sobre a sexualidade
A autora nos conta uma visão do desenvolvimento do papel das mulheres e dos homens relacionados ao sexo desde os tempos primitivos até os dias atuais. Apresenta, levando em consideração a influência religiosa, filosófica, como o mundo ocidental enxerga a sexualidade dos homens e, principalmente, das mulheres. Termina mostrando as tendências, nessa área, das relações humanas vinculadas à satisfação sexual.

Toni Nando 22/08/2018

Incrível
Um livro maravilhoso, que esclarece nossas mente sobre o amor romântico e o sexo, que mostra como são distintos, e mesmo assim um não anula o outro; deixa claro o quanto a sociedade precisa aceitar o outro como é, e como devemos abrir nossa mente para as revoluções sexual e amorosas, o sexo e as relações estão mudando temos que ter a mente e o coração aberto pra isso, esquecer os dogmas do passado e aproveitar todos os prazeres que desejamos. Ser livre não é sinônimo de solidão; liberdade é da natureza humana.

Lillian 29/04/2018

Realmente uma arejada nos pensamentos.
Gostei muito do livro, é bem esclarecedor e nos enriquece culturalmente, discordo em partes mas recomendo.

Ana Carolina 22/01/2017

Esse fui uma livro que me surpreendeu. Já tinha ouvido/ lido muito sobre ele ser bastante ousado.
Basicamente conta sobre a história do sexo e do amor, desde a pré-história até hoje, conta relatos de pessoas, a maioria mulheres de como é a vida sexual e casamento.
Não recomendo muito pra os cristões, pois crítica, mas muito mesmo a igreja e a bíblia.
Eu gostei, me suprendi lendo, como já disse conta a estória da sexualidade, o que amei.
A autora escreve muito bem, sabe argumentar sobre o que acredita então ela não escreve só por escrever.
Aprendi muito com o livro, lendo outros relatos não me sinto mais um ET por pensar fora do convencional.
Recomendo demais o livro, indico pra pessoas que tem mente "aberta", para os conservadores será um choque enorme que pode ser bom ou não.
É um ótimo livro vale a pena ler.

Sol 07/12/2016

A cama na varanda
Muito bom, vale a pena ler acredito que não vão se arrepender