O imaginário cotidiano

O imaginário cotidiano Moacyr Scliar

Resenhas - O Imaginário Cotidiano

JessChandler 07/03/2024

Ótimo para sala de aula
Adoro uma crônica. Neste livro todas as crônicas se desenrolam a partir de notícias publicadas em jornais. É uma proposta interessante para utilizar em sala de aula.

rayumix 11/11/2020

Divertido e super rápido
Nesse livro temos histórias que se desenrolam a partir de manchetes do jornal. A proposta é muito legal, os contos são super curtinhos, duas páginas cada um, e você os lê compulsivamente, um atrás do outro. É o tipo de leitura despretensiosa, para se divertir e passar o tempo; apesar disso, há críticas muito pertinentes nas entrelinhas. Um livro que te prende, bem divertido!

Pato Donald 03/04/2014

Moacyr Scliar é autor de mais de 50 livros publicados em diversos países, com grande repercussão critica, e ganhador de vários prêmios, tendo obras adaptadas para o cinema, rádio, TV e teatro. Foi colunista no jornal Folha de S.Paulo, onde publicava contos fictícios baseados em noticias reais.
Desse trabalho surgiu o livro "O imaginário cotidiano" uma compilação com todas essas histórias, onde alem da enorme criatividade do autor, os textos contam também com muito humor e mensagens subliminares que levam o leitor a refletir sobre o tema abordado. À primeira vista os textos parecem bobos, se você ler sem prestar atenção, quando na verdade são refletivos, inteligentes e todos passam alguma mensagem, geralmente escondida por trás de um texto aparentemente bobo. É essa mescla de simplicidade e ao mesmo tempo criatividade e inteligência que faz o livro tão bom.
Resenha completa e um dos textos estão publicados no link:

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2014/02/o-imaginario-cotidiano.html

Lucas 11/07/2013

Um Guia Sobre Como Fazer Cronicas
O livro é uma coletânia de cronicas publicadas na seção Cotidiano, no jornal Folha De São Paulo de 1993 á 2001. Ao longo desses anos,o autor soube manter o ritmo de escrita e contextualizou aspectos da época como o desemprego estrutural, o advento da internet, a crescente violencia, os casos de gravidez na adolescencia e outros aspectos do cotidiano.

O livro é muito bom, consegue ainda hoje contextualizar os problemas da época. "No espaço,sim,mas não perdido", por exemplo o autor utiliza um evento comum, o lançamento de um filme, para apresentar como o desemprego estrutural força as pessoas a recorrer aos sub-empregos para sobreviver nas selvas de pedra das cidades modernas."A Vida Em Fast-Forward",o autor mostra uma reflexão sobre como estamos aproveitando as nossas vidas,e como a vida moderna esta passando rápido."O Ursinho Não",uma das melhores cronicas, apresenta a dura realidade das maes da pre-adolescencia,que tem a sua inocencia roubada e sao atiradas a realidade da vida. Definitivamente, um otimo livro, não só para os fãs de cronicas de jornal, mas para todos que gostam da ficção cotidiana

Gostou da resenha? Tem algo mais a acrescentar?Quer Xingar o redator? Faça parte do nosso Grupo no Skoob,Intelectuais de Plantão,um grupo que cada vez cresce mais.Aguardamos voce lá

Cris Compagnoni 02/12/2011

Sou completamente suspeita para falar de qualquer obra de Moacyr Scliar pelo simples fato de que ele ocupa o topo da minha lista de autores preferidos, a obra dele fez com que eu aprendesse a gostar de contos e crônicas, estilos literários pelos quais eu tinha certo preconceito.

Esse livro em particular é uma excepcional demonstração na imaginação singular de Scliar, ele cria situações cheias de humor e de personagens hilários, se existe uma mente que invejo é a desse autor.

O Imaginário do Cotidiano é uma coletânea de textos ficcionais publicados na seção ‘Cotidiano’ do jornal Folha de São Paulo todas as segundas feiras, sendo que o escritor é colaborador deste jornal desde 1970.

Os textos neste livro publicados são baseados em notícias do jornal, do qual Scliar “retira” uma manchete e libera a sua criatividade quanto ao que poderia ser a notícia, me faltam argumentos para explicar como é o formato desse livro, mas um dos textos pode ser lido através deste link: http://www.releituras.com/mscliar_menu.asp .

São textos curtos, simples, de leitura fácil e agradável, é aquele tipo de história que a gente lê e pensa: eu poderia ter escrito isso, mas não escrevemos, é por isso que Moacyr Scliar é Moacyr Scliar.