A Bruxa de Abril e Outros Contos

A Bruxa de Abril e Outros Contos Ray Bradbury

Resenhas - A Bruxa de Abril e Outros Contos

isasirqueiraa 13/02/2024

Li esse livro no ano passado, no mês de abril, e gostei. Eu recomendo, são quatro contos de ficção científica: "A bruxa de abril", "A sirena do nevoeiro", "A savana" e "O outro pé". O conto que mais gostei foi "A bruxa de abril e a sirena do nevoeiro". Todos os contos são ótimos, uma combinação de mistério e aventura. ???

Adrielle 02/08/2023

Bom!
Foi um livro interessante de ser lido. Curtir bastante alguns contos, foi bom para distrair a mente. Apesar de não me sentir totalmente envolvida na história, eu consegui perceber alguns tons de críticas sociais em certos contos, o que gostei bastante.
Enfim, não sou acostumada com o gênero, então isso pode ter influenciado na leitura.

Luiza 28/12/2022

Quatro contos muito bons de um dos grandes mestres da ficçào científica! Ray Bradbury era visionário demais.

Achei que o conto que dá o título ao livro é mais legal pela forma como os poderes da Cecy - no caso, a bruxa - são descritos do que pelo plot em si: enquanto ela dorme, o espírito dela sai "passeando" por animais, pessoas, plantas e outros elementos da natureza, que ela pode controlar.

"A Sirena de Nevoeiro" é sobre dois caras que trabalham em um farol e testemunham coisas estranhas no mar. Me lembrou Lovecraft, mas ao mesmo tempo dá uma sensação de tristeza/melancolia.

"A savana" tem uma pegada muito Black Mirror. Deu pra descobrir o que ia acontecer, mas mesmo assim fiquei tensa com o desenrolar das coisas. É sobre uma família que mora em uma smart house - lembrando que ele escreveu isso nos anos 50!!! - e aí os pais começam a achar que passar tanto tempo na sala de recreação (que é tipo uma sala de realidade virtual hiper-realista) está fazendo mal às crianças.

"O outro pé" é uma história sobre racismo que pode parecer meio manjada hoje em dia, mas é impressionante que Bradbury tenha escrito isso em 1952, ou seja, enquanto as leis de Jim Crow estavam em pleno vigor. Numa realidade alternativa, todas as pessoas negras foram mandadas pra Marte, onde construíram uma civilização e vivem bem de boas. Depois de 20 anos sem contato, um branco chega lá contando que ocorreu a 3a Guerra Mundial na Terra, com armas nucleares, e pede que o pessoal de Marte resgate e acolha os sobreviventes (brancos e asiáticos). Os negros, então, ficam divididos entre ajudar ou se vingar por todos os séculos de racismo sofrido.

Sens0 11/04/2022

Necessario.
O livro alem de fazer criticas sociais, trata sobre sentimentos, tanto como solidão, quanto sobre vingança.
Na minha opiniao, "A bruxa de abril" foi o unico conto que passou batido, porque eu amei os outros contos.
"A sirena do nevoeiro" é o meu favorito, "A savana" tem um final que eu não esperava, e "O outro pé" é simplesmente necessario.

Juju S 05/11/2021

A bruxa de abril e outros contos
O meu conto preferido foi A Bruxa de Abril
Os outros são bem chatinhos
Li pq tava na escola e nn tinha nada pra fzr
É isso

fanny.Dyatlov 16/08/2021

"Instalam a sirene e a fazem soar repetidas vezes, na direção no local onde você mergulhou no sono profundo e nas lembranças marítimas de um mundo onde havia milhares iguais a você, mas agora você está só, completamente só num mundo que não foi feito para você, um mundo que o obriga a esconder-se"

Eu me senti tão bem lendo isso, estou apaixonado pelo modo como o Ray Bradbury colocou isso no papel, ele foi tão incrível, eu me sinto tão bem, lendo e vivendo isso, eu fui os personagem dessa história. ????

É um retrato realmente imaginativo das bruxas, esta história. eu adoraria ler um livro inteiro sobre a mitologia deste mundo. ?a bruxa de abril? é uma história que te deixa pensando, e também fala muito sobre a problemática de quebrar as fronteiras socialmente impostas entre as pessoas. (????? 5)

Thays 16/02/2021

Bradbury ótimo contista
O conto que dá nome ao livro não me agradou tanto, mas os demais são bem interessantes e trouxeram reflexões curiosas. Eu não tinha gostado tanto de Fahrenheit 451, então foi bom ler esse pra mudar minha visão do autor. Recomendo.

Milk 05/12/2020

Todos os contos em si são muito bons, ressalto o último, O outro pé, porque de fato ele mexe com o nosso íntimo e faz refletir. A única coisa que eu tenho pra dizer sobre ele é que eu espero que de fato nós alcancemos essa igualdade um dia, e que ela perdure até o fim dos tempos. A ressalva que fica é apenas em relação ao primeiro conto, A bruxa de abril, pois senti que acabou de forma bem abrupta, no mais o livro é maravilhoso, e olha que eu nem gosto de contos.

Helder 21/11/2020

Surprendente!
Li sem expectativas e me surpreendeu de forma muito positiva. Lerei mais desse autor. Recomendo muito a leitura!

Lydia.Fernnanda 06/09/2020

4 Contos
Esse livro está catalogado como literatura infanto-juvenil, talvez o motivo seja por que as histórias são curtas e simples e sempre passam uma moral, deixam algo pra você refletir sobre, algo não tão complexo.

Ele tem 4 contos: A bruxa de abril (esse tem uma pegada mais de conto de fadas), A sirena de nevoeiro (pra mim o melhor do livro, me lembrou as histórias do Lovecraft), A savana (uma história bem no estilo "Black Mirror") e O outro pé (essa puxa bem pra a ficção cientifica). De modo geral, acredito que vale a leitura.

Cristiane.Giaretta 21/03/2020

Uma leitura cativante
Bom! Primeiramente estou surpresa com mudança de estilo dos contos, todos muito diferentes no enredo, alguns futurística outros ligados a fantasia de um ser supernatural, mas todos sem exceção são esplêndidos.
Uma leitura rápida mas de muito conteúdo.
Meu conto favorito foi o "outro pé". Devido ao autor Ray Bradbury viver em uma época onde os negros eram excluídos da sociedade, ele cria um cenário reflexivo onde os negros vão para Marte e estão vivendo muito bem, já na Terra acontece a Terceira Guerra Mundial e os brancos acabam se aniquilando, então nessa inversão de papéis há a possibilidade de os negros serem a ajuda para os brancos.
Não poderei continuar porque estaria estragando a surpresa, mas enfim ele já reflete sobre um mundo melhor igualitário, trazendo essa visão para o conto.

Kallyssa 29/08/2016

intrigante
contos bem críticos!

moizesrodriguess 21/11/2015

Maravilhoso
Ótimos contos!
Meus preferidos são: A Bruxa de Abril e a Sirena de Nevoeiro.
Os contos de Ray Bradbury tem um ar melancólicos (impossível não se emocionar com esses dois contos que eu citei acima) e passam para nós uma lição escondida nas entrelinhas.

Rapidinho terminei o livro, ele é bem pequeno, só 128 páginas. Em menos de uma hora é possível ler o livro todo.
Os demais contos foram legais também, mas não tão emocionantes quanto A Bruxa de Abril e A Sirena de Nevoeiro!
Queria, inclusive, que tivessem livros para estes dois contos para saber mais sobre as histórias e cada personagem e ser que conhecemos.
Vale à pena ler!

Não dei 5 estrelas porque os outros contos não são TÃO incríveis quantos os dois primeiros, embora não deixem de serem muito bons.
Confiram ;)

Itala 05/09/2015

Eu peguei esse livro por dois motivos: primeiro porque tinha o nome Bruxa no título e segundo porque eu queria ler algo do Bradbury. Eu pensei que começaria por Fahrenheit 451, mas como eu vi esse livro na biblioteca, eu não perdi tempo, peguei.

O livro é uma coleção de contos. Bradbury sabe escrever os melhores contos. Um dos melhores livros de contos que eu li até agora. Ele encerra todos os contos com um quê de "deixa a entender".
Ele consegue usar as palavras certas, dando um tom poético e descreve bem sem tornar abusivo.
O Bruxa de Abril é o primeiro conto. Trata-se de uma jovem bruxa que nunca se aventurou no amor e decide saber o que é se apaixonar. Acontece que as bruxas não podem se apaixonar, porque caso aconteça, elas perdem seus dons extraordinários. Mas ela usa o seu incrível poder de dominar as mentes humanas e assim entra na cabeça de uma jovem moça para poder 'experimentar' um pouco do amor.
O segundo conto, A Sirena do Nevoeiro, foi o que eu menos gostei. Ele fala de um monstro que vive adormecido submerso no mar e que desperta com a sirene emitida por um farol e sobre o fascínio que ele exercia sobre um homem.
O terceiro conto, chamado A Savana, trata-se de uma família que compra uma daquelas casas "tecnológicas" que fazem todos os serviços por você. Essa casa tem uma sala de recreação para as crianças que cria uma paisagem realista dependendo do que quem estiver nela está pensando. Só que as crianças criam uma savana violenta, com tigres sanguinários e o que antes era uma solução para o estresse das crianças, acabou virando um problema.
E por último, o conto O Outro Pé fala da ida dos negros a Marte, se estabelecendo por lá. Só que uma nave de brancos decide ir para lá e os negros decidem acertar as contas por séculos de escravidão e preconceito.
A capa tem elementos do conto A Savana que eu só percebi após ler.