Sete Minutos no Paraíso

Sete Minutos no Paraíso Rafaella Vieira

Resenhas - Sete Minutos no Paraíso

Tracinhas 19/01/2016

por Thatiane Teixeira
Raquel é uma adolescente recifense de 16 anos, totalmente antissocial e que nunca se preocupou com a aparência. Ao contrário das outras garotas da escola, ela não gosta de andar na moda, muito menos de ficar em grupinhos pelos corredores para falar sobre roupas, maquiagem ou garotos. Ela se sente bem assim e não está nem aí para o que as outras pessoas pensam sobre ela.

Raquel tem um único amigo, o Diego. Eles se conheceram desde criança quando começaram a estudar juntos na mesma sala. Diferente da Raquel, ele tem outros amigos na escola e sempre está de bem com a vida. Juntos, eles sempre cultivaram essa amizade que cresceu e rendeu diversas aventuras e fotos, com uma boa dose de filmes, séries e conversas sem segredos.

Tudo ia muito bem, até o dia em que Raquel começa a sentir algo diferente pelo amigo. No início, ela não sabia muito bem o que aquele sentimento era, porém aos pouquinhos ela foi percebendo que estava totalmente apaixonada por ele. O pior de tudo é que, como eles não se desgrudavam e ela não tem outros amigos, além de Diego, Raquel está completamente sem saída para desviar seus pensamentos do garoto.

Como se não bastasse toda essa confusão, Raquel precisa melhorar suas notas na escola e conviver com um potencial entrave em seu romance: a prima gata do Diego, que agora resolveu passar alguns meses morando na mesma casa que ele. Detalhe: o garoto já confessou para Raquel que acha a prima bastante atraente.

Sete minutos no paraíso foi escrito pela autora pernambucana Rafaella Vieira, que apresentou ao mundo um chick-lit com um sotaque bastante pernambucano. Adorei ver os jovens/adolescentes da minha cidade retratados nas páginas desse livro. Na minha época de início da adolescência (não tem muito tempo, tá, só pra constar) era bastante complicado encontrar um livro que retratasse a nova geração que estava crescendo no Brasil. E agora os adolescentes podem se ver retratados nos mais diferentes estilos literários dos autores nacionais, o que é uma maravilha.

Sete minutos no paraíso foi publicado pela Editora Gutenberg e possui algumas gírias ou vícios de linguagem que gostamos muito de usar aqui em Recife. Sem contar a playlist das músicas que abrem os capítulos da história, que muito haver com o que se passa naquele momento com a personagem.

site: http://jatracei.com/post/137261128012/resenha-120-sete-minutos-no-para%C3%ADso

Cintia 16/04/2015

Sete Minutos no Paraiso - Rafaella Vieira
Fazia tempo que estava devendo a leitura desse livro, várias amigas falavam dele, amigos da blogosfera, ele estava na minha estante e não sei porque esqueci dele. Fui num evento do clube do livro,na minha cidade, Recife e lá encontrei a autora. Super simpática, conversando e atendendo a todos, a lesa aqui esqueceu o livro em casa e perdi meu autografo. Depois de ler mais algumas resenhas, resolvi começar o ano em grande estilo. Não me arrependi, nem um pouco.

Raquel é uma adolescente de personalidade forte, tornando-a um pouco antissocial. Ela na verdade, não consegue se relacionar bem com as pessoas. Na escola ela não se encaixa em nenhum grupo e em casa, seu irmão casula e super inteligente é o centro das atenções. O único que realmente que a entende, é o seu melhor amigo Diego. Os dois cresceram juntos e são amigos inseparáveis. Mas um dia ela percebe que está perdidamente apaixonada por ele. As coisas ficam estranhas entre os dois, Raquel não sabe como agir ao lado dele. O universo começa a conspirar contra Raquel, quando Suzi, prima e paixão de infância de Diego, vem passar uns dias na casa dele. Raquel vê sua vida se transformar num inferno e então resolve bolar um plano maluco para ficar com ele.

"Se você não pode dar um beijo de língua arrasador e profundo no seu melhor amigo, então, em quem você pode dar?"

A narrativa é na perspectiva dela, então a leitura é muito divertida, cheia de trejeitos e aquele comportamento adolescente típico. O livro é leve e divertido, quem mora em Recife vai achar ainda mais engraçado. Principalmente ao reconhecer as ruas ou as referencias sobre a cidade no decorrer da leitura. A escrita da autora é ótima e flui muito bem. Terminei o livro em um dia e com um sorriso enorme no rosto. A historia pode até ser clichê mais o jeito que a autora escreve, diferente, é bem atual, me sentir a Raquel em vários momentos. lembrei da minha adolescência e dos meus tempos no colégio.

"- Isso são trovões?
- Não são os Cullen jogando beisebol. É claro que são trovões, seu idiota."

Uma das coisas que eu mais amei no livro foram as referências musicais. A cada começo de capitulo, tem um trecho de uma música, que mostra como a protagonista vai lidar com as situações a seguir. Paramore, Simple Plan, Good Charlote e Tokio Hotel são alguns nomes. Me diverti do começo ao fim. Me apaixonei pelo Diego, entendo porque a Raquel se apaixonou por ele. Quem nunca sentiu o coração balançar por um garoto, aparentemente amigo e morto de lindo, dai você num belo dia, desce da nuvem e PAW! seu cupido fez besteira de novo.

"Eu nunca conseguiria ficar gata como a Rachael Leigh Cook nem que cortasse o cabelo, me maquiasse e descesse as escadas ao som de Kiss me, de Sixpence None the Richer."

Leitura apaixonante, Queria mais aventuras da Raquel ;D

Cintia Milanez.

site: http://www.theniceage.blogspot.com.br/2015/02/resenha-sete-minutos-no-paraiso.html

Lina DC 06/12/2014

"Sete minutos no Paraíso" é aquele livro que desperta nostalgia para aqueles leitores que já tiveram sua primeira paixão. Narrado em primeira pessoa por Raquel, a história nos permite observar bem de pertinho a confusão emocional em que ela se encontra quando percebe que está perdidamente apaixonada pelo seu amigo de toda a vida Diego.
Raquel é inteligente, seus comentários são sagazes e suas descrições sobre o que está sentindo muitas vezes é hilária.
"E não sei como, mas, de uma maneira muito bizarra e incompreensível, ele é o único que me entende. Acho que isso se deve ao fato de eu ser a única que o aguenta, então, significa que estamos quites. Não temos muita escolha e isso é basicamente o alicerce do nosso relacionamento." (p. 09)

Quando ela percebe seus sentimentos, ela fica sem chão e sem saber como agir com Diego. Como se isso não bastasse, uma das primas de Diego (que ele sempre teve uma paixonite e segundo Raquel é linda) vai morar na casa de Diego e estudar na escola deles. Raquel tem uma decisão a tomar: sofrer em silêncio ou criar um plano mirabolante para conquistá-lo. Vocês conseguem imaginar qual foi a opção dela?
Uma história leve, divertida e cheia de momentos fofos. Mesmo sendo um livro indicado para o público juvenil, é uma leitura obrigatória para todas as idades, pois quem nunca se apaixonou e ficou sem saber como agir?
O livro é repleto de referências atuais que permitem o leitor se identificar completamente e até mesmo se imaginar sendo amigo desses dois protagonistas.
Acompanhem essa protagonista maluquinha em uma história de amizade e amores.

"Tudo bem, fui eu quem quis assim, mesmo sabendo de tudo o que iria acontecer....Aconteceu e, pelo menos, eu tinha tido meus preciosos sete minutos para a vida toda, porque, durante esse tempo, ele foi meu e só meu." (p. 162)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Sabrina 01/09/2014

Tenho um caso de amor à primeira vista com esse livro. Já li três vezes e a cada vez que releio sinto como se fosse a primeira vez, acho que nunca uma história de amor e amizade foi tão bem descrita e marcante como a da Raquel e do Diego. Quase todo mundo já se apaixonou pelo seu melhor amigo e sentiu os dramas de viver a angústia e as dúvidas sobre o que fazer, é bem isso que ela sente, mas apesar de parecer clichê, não é, pois a história é simples, mas encantadora, todas as sensações de inadequação de ser adolescente e lidar com um sentimento que pode não ser correspondido estão descritas no livro de forma bem engraçada e sem deixar passar nenhum detalhe. Enfim, é um livro para rir e se emocionar toda vez que ler.

Gabi 31/08/2014

Sério?
Apenas uma estória para defender o homossexualismo, todo o resto é puro enchimento de linguiça.
A estória deles não faz sentido nenhum, sério.
Ela apenas criou tudo isso em volta do que queria realmente defender.
Fizesse um livro sobre isso, como ela fez, e não ficasse inventando uma relação tão sem noção como essa.
Rafa Vieira 14/08/2019minha estante
?Apenas uma estória para defender o homossexualismo?
S?RIO!!! A história é minha e eu defendo o que eu quiser. Passe bem, homofobia, e bem longe dos meus livros.Não preciso de leitoras tóxicas.

Kássia Monteiro 11/03/2014

Leiam agora!
Leve, engraçado e recomendadíssimo!
Rafa Vieira 14/08/2019minha estante

duda 21/01/2014

Recomendadissímo
Me interessei pelo livro por achar a capa bonita, confesso. E apesar da personagem principal (Raquel)ser aquele perfeito esteriótipo de "adolescente rebelde": antissocial, irônica e irritadiça, em nenhum momento isso ficou forçado, por mais incrível que isso pareça! E mesmo mostrando essa visão dos outros sobre ela, a Rafaella Vieira mostrou um lado fofo da Raquel, mas sem sair dessas "linhas", quer dizer, ela continuava "rebelde", mas uma "rebelde" apaixonada. Falo isso porque geralmente na literatura infanto-juvenil, quando a guria se apaixona muda da água pro vinho, de grossa para um anjo de candura. Claro que a Raquel mudou quando percebeu que estava apaixonada por Diego - isso não é spoiler, tá na sinopse, eu acho -, mostrou seu lado mais doce, mas repito: sem sair dessas "linhas".
Outro ponto que me fez gostar bastante desse livro é a narrativa em primeira pessoa, com pensamentos típicos - mas não forçados - de uma verdadeira garota de 16 anos. Rafaella Vieira ou tem uma memória muito boa, ou está mentindo sobre sua idade HAHA porque os pensamentos de Raquel são bem realistas e espontâneos. Cheguei a achar que a Raquel era eu!
Antes de terminar, aqui vai mais um motivo para ler "Sete minutos no Paraíso": É muito divertido, não tem um capítulo que não te faça rir, ou da situação ou dos devaneios da Raquel.
O livro é muito gostoso de se ler, só perde pontos por ter duas "cenas" meio sem pé nem cabeça - que não vou contar pra não fazer spoiler -, mas que não fazem com que valha "menos a pena" de se ler.
Gostei bastante da estória e mais ainda da escritora, estou ansiosa para ler mais livros dessa ótima escritora nacional que é a Rafaella.

Suka - Pensamentos & Opiniões 01/10/2013

Há um bom tempo estava interessada em ler sete minutos no paraíso, primeiro pelos elogios que eu já tinha lido e ouvido e segundo por se passar aqui no Recife (minha cidade).
Quando comecei a ler achei que seria apenas mais um livro de romance adolescente (e é!)mas tem um grande diferencial a escritora consegue prender a nossa atenção a leitura. Cara os detalhes, a escrita (linguagem), tudo me fez gostar do livro.
A história como já disse se passa no Recife, Raquel uma adolescente vista por muitos como estranha pela sua maneira de vestir, e sem amigos, quer dizer um amigo Diego.
Pois Raquel é meio complicada, confusa, o que é normal nesses adolescente de hoje. Ela acaba se apaixonando pelo Diego e tenta bolar um plano para que ela pudesse ficar com ele sem que ele "percebesse" e acabasse estragando a amizade.
Então...
Gente não vou continuar porque se não perde a graça (risos)
Leiam o livro, vale muito a pena!

site: http://suka-p.blogspot.com.br/

Henri B. Neto 10/09/2013

Resenha: ''Se7e Minutos no Paraíso'', de Rafaella Vieira
Faziam séculos que eu já queria ler este livro. Para falar a verdade, desde o lançamento dele pela editora Gutenberg, no ano passado. Eu já tinha lido críticas ótimas sobre o outro livro da autora (''Depois daquele Beijo'', que aliás, eu quero muito ler... E nem preciso dizer o por quê. Cromossomo Y, minha gente!), então eu já estava esperando coisas boas de ''Se7e Minutos no Paraíso''. E, para a minha alegria, foi o que eu encontrei.
Para começar, este livro possui um super diferencial, que o destaca de outros livros contemporâneos jovens que encontramos por aí: o cenário! Eu não sabia que ele se passava em Pernambuco, o que deu todo um charme incrível à história ... Sem falar no sotaque que, sim, estão super presente nos diálogos dos personagens (e a Rafaella transcreveu isto tão bem e de uma forma tão natural, que eu simplesmente conseguia escutar as vozes dos personagens nos meus ouvidos enquanto lia - algo que NUNCA havia acontecido comigo!).
Falando em personagens, a protagonista de ''Se7e Minutos'' é uma verdadeira graça! Raquel é uma antissocial com orgulho, surtada de forma consciente e super carismática. Ela é engraçada e divertida, e sua forma de ver o mundo ao seu redor, sem sombra de dúvidas, consegue captar o leitor de forma instantânea. Ela, aliada a narrativa fluída e completamente não paternalista da autora, me ganharam completamente.
Rafaella Vieira conseguiu escrever um livro jovem e para jovens de foram despretensiosa e totalmente não infantiloide. Gostei de verdade por ela tratar de assuntos que ainda muitos consideram ''tabu'' de uma maneira natural e não didática. Esta dica já estava presente no próprio título (E mais explícito ainda no subtítulo! LOL), mas a minha mente ''sem malícias'' (Só quando lhe convém) só foi pescar isto apenas ao ler o próprio livro.
Foi uma leitura gostosa, leve e muito divertida. Uma trama simples, bem ''sessão da tarde'' mesmo, do jeito que a pessoa que vos fala adora. Devorei suas 184 páginas com gosto, e terminei com aquele agridoce gostinho do ''quero mais, por favor, diz que tem mais!''. O livro seria perfeito para mim, se não fosse por um único detalhe: Ele tem spoiler de ''Pânico 4'', o único filme da série de terror (que eu amo) que ainda não vi. Mas, enfim, não adianta chorar sobre o leite derramado... E este detalhe não conseguiu manchar a ótima experiência que eu tive. Enfim, nem preciso acrescentar mais nada... Apenas LEIAM!
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2013/09/resenha-se7e-minutos-no-paraiso.html#more

Yasmin 24/12/2012

Sete minutos no paraíso- ( e algumas horas com um sorriso no rosto)
Raquel é uma garota com opiniões fortes e é bem antissocial.Mas nada tira o humor dela, cada ironia que ela faz sobre a sua vida faz você dar gargalhadas.Ela é apaixonada por seu melhor amigo Diego e deixa bem claro q ele é seu sonho de consumo.A prima gata do Diego chega na casa dele e acaba que ela tem uma ideia maluca para o ter durante uma noite.

"Foi dessa maneira insensata, movida por um clarão de ideias românticas mirabolantes que inundaram a minha mente no período de pré-consciência do sono(nunca leve a sério o que sua mente confabula nos momentos que antecedem o adormecer, é assim que você se dá mal!),que bolei o que posso classificar como um dos planos mais estúpidos que uma garota pode bolar."

A história foi muito bem construída por Rafaella(a autora)ao fazer com que Raquel realmente possa ser uma jovem real que por mais que tenham feito um plano "ousado", ele é bem realizável.Além do amor por diego ,o que a ocupa por muuuito tempo,a protagonista ainda tem que conciliar com sua família que acha que ela deveria ir a um psicólogo.

O livro é leve de se ler e que tem um humor fácil e inteligente. AMEI!!

Karine Roberta 21/12/2012

Meus 7 Minutos no Paraíso
Sabe aquele livro que você começa a ler sem grandes expectativas e com o passar de cada página você se vê querendo saber mais sobre o que vai acontecer com os protagonistas e como as coisas vão se desenrolar, foi o que aconteceu comigo enquanto eu lia o livro 7 Minutos no Paraíso da Rafaella Vieira. Eu li o livro em 4 horas de tão envolvida que eu fiquei com a protagonista Raquel e seu sarcasmos afiado, com o maravilhoso do Diego, com o fofo do Romero e com a mãe da Raquel que é uma figura, o livro tem uma narrativa gostosa que flui com tanta naturalidade que a gente nem sente que as horas vão se passando e quando terminei o livro fiquei querendo mais da história da Raquel. Eu amei o começo de cada capítulo que vem com trechos de algumas músicas. É um livro que vale a pena ser lido e que eu leria ele seja com 184 páginas ou com 368 páginas de tão perfeita que é. AMEI O LIVRO!!!"

Rafa 28/10/2012

Um romance super atual, você rir do começo ao fim com os pensamentos da protagonista Raquel.
Tá, eu sei...esse é um daqueles livros indicados pela revista Capricho, pelo menos foi isso que o pessoal do meu trabalho disse quando me viu lendo ele e disseram que eu não tinha mais idade pra ler essas coisas.
Ahh eu gostei, então super indico.

Bruuh 07/09/2012

Uma amizade, uma proposta, uma noite...

Confesso que eu leio muuitoos livros estrangeiros, mas ultimamento ando me apaixonando pelos livros nacionais \o/

"Se7e minutos no paraíso" é uma obra contagiante, com uma escrita leve e super-fofa.

O livro traz a história da Raquel, uma garota linda, meiga, hilária e estilosa. Ela se acha esquisita; sente-se em outro mundo. Seu único amigo é o Diego, eles são totalmente inseparáveis.
Só que a vida da Raquel se complica quando ela percebe que está loucamente perdida de paixão pelo Diego. (E agora?)
Ela vê-se com raiva por não conseguir mais agir normalmente quando está com ele, ou seja, o tempo todo ela fica "castelando" coisas que quer fazer com ele (cofcof) enquanto ele nota que ela anda um pouco estranha.
O mundo da Raquel caí no fundo do poço de vez quando Diego diz que sua prima (loira/patricinha/paixão de infância de Diego) Suzi vem passar uns dias na casa dele (OMG!)
Assim, em um ato de desespero, Raquel resolve dar um xeque-mate no Diego. (E aí?)

"Você arriscaria uma amizade de dez anos por uma noite inesquecível?"

Só lendo o livro para saber hehehe

Amei a escrita da Rafaella Vieira, não conhecia nenhum livro dela. Como imaginam, me encantei e lerei muitos livros dessa autora futuramente \o/
E então, o que você está esperando para ler esse livro lindo e ter seus Se7e minutos no paraíso? rs

Música que me acompanhou durante a leitura: Roberta Campos - Mundo Inteiro *-*

Leitor Cabuloso 01/09/2012

Olá Ouvintes Leitores! Em “DEPOIS DAQUELE BEIJO” livro de estreia da escritora recifense Rafaella Vieira, onde ela aborda o relacionamento entre duas garotas e que já foi resenhado aqui o nosso site, sai de cena com chave de ouro, e dá espaço ao seu novo livro “SE7E MINUTOS NO PARAÍSO” lançado este ano pela Editora Gutemberg e que deixa um pouco de lado temas polêmicos e entra no mundo adolescente do primeiro amor.

Raquel é uma típica adolescente de 16 anos que está naquela fase em que o mundo parece está de mal com ela. Na escola ela não se encaixa em turma alguma e em casa, os pais junto com seu irmão casula nerd, parecem sempre sufocar e invadir seu espaço. O único que realmente parece entender nossa protagonista é o seu melhor amigo Diego. No entanto, ele agora é um dos seus maiores problemas, pois, de MELHOR AMIGO DO MUNDO, Diego virou o objeto de desejo de Raquel. Sim leitores, Raquel agora está perdidamente apaixonada pelo seu melhor amigo e o que fazer quando o amor pode atrapalhar uma grande amizade?

Usando o mote amor x amizade à escritora Rafaella Vieira com sua escrita simples e acessível, ao publico juvenil, vai tecendo aos poucos os dramas de Raquel, não deixando de introduzir também o universo pop dos livros e da música que envolve hoje o mundo da personagem e também da maioria dos adolescentes.

Confesso que não gostei da protagonista, ela é muito mal humorada, teimosa e inconsequente, além de estar com os hormônios a flor da pele e viver só pensando “naquilo”, com o coitado do Diego, que nem imagina que a sua melhor amiga vive imaginado e articulando coisas libidinosas a seu respeito. Falando nele, Diego, é um fofo e possui uma paciência sobre humana, talvez para balancear com a teimosia da Raquel. Outro personagem que também é para você colocar no colo e dar uma metralhadora de beijos é o irmão casula e nerd da Raquel que apesar de viver enchendo seu saco, não faz por mal e sempre tenta ajudar a irmã adolescente.

Algo que chamou muito a minha atenção ao decorrer da narrativa, foi encontrar as gírias nordestinas no pensar e falar da Raquel e dos outros personagens. É gostoso ver nos livros o nosso, ôchente, arretado, eita, viche e os típicos, mainha e painho. Ponto mais que positivo para autora por não deixar de lado o nosso peculiar falar.

Outro ponto interessante é a abordagem contra a homofobia que a escritora Rafaella Vieira faz a partir da sua personagem. Mais uma vez, ela não deixa de lado o tema do seu primeiro livro e retoma, nem que seja um pouco, em “SE7E MINUTOS NO PARAÍSO”. Admito que fiquei com mais vontade ainda para ler “DEPOIS DAQUELE BEIJO”.

É leitores, deu para perceber que gostei bastante da leitura. Quer dizer, tirando nossa Raquel e seu objetivo de vida de perder urgentemente a virgindade com o Diego…

Logo, ”SE7E MINUTOS NO PARAÍSO” leva quatro selinhos cabulosos com sobra. Está mais que recomendado para todos que gostam de uma leitura leve e descontraída, mas que não deixa de instigar, sem levantar bandeira, a questão sobre preconceito a pessoas de mesmo gênero.

Nanda Guion 29/08/2012

Sete Minutos no Paraíso - Rafaella Vieira
Nem sei como começar a resenha, esse livro é realmente fantástico !! Ele me fez viajar na história, me envolver com os personagens, torcer por eles, chorar junto, e claro, rir muitoooo. De começo fiquei interessada nele por sua sinopse, apesar de ser aquela coisa que todos já estamos acostumados, amigos se apaixonam mas tem medo de revelar um ao outro por receio de estragar a amizade. Sim, tenho uma queda por essas histórias, mas Rafaella realmente me surpreendeu, ela deixou de lado tudo o que estamos acostumados e trousse para nós uma história renovada e cheia de reviravoltas emocionantes, que te prendem da primeira até a última página.

No livro a protagonista Raquel que ela mesma se descreve como antissocial, esquisita e se veste de preto da cabeça aos pés, se apaixona por seu amigo Diego. Eles sempre foram melhores amigos, mas depois que Raquel descobre estar apaixonada por Diego as coisas começam a ficar estranhas entre eles, e para piorar, a prima de Diego, e paixão de infância do próprio chega para fazer uma visita. Mas é ai que Raquel inventa um plano maluco... ou perfeito...

Simplesmente adorei Raquel, ela é uma personagem supeer sarcástica, gente do céu, como eu ri nos pensamentos, falas e citações que ela faz. Mas não é só isso não, ela é sim muito engraçada, mas nos pensamentos dela dá pra ver o quanto ela ama de verdade o Diego, e sua família pra lá de maluca. Quando ela quer alguma coisa ela vai até o fim, é cabeça dura, afinal, ela tem todas qualidades que essenciais para uma personagem forte mas ao mesmo tempo frágil. E ah, tenho que ter umas aulas com ela sobre piadas kkkkk

Enquanto Diego é um menino que adora videogames e filmes de terror, já vou logo avisando, ele não é nenhum príncipe encantado que a gente sempre vê por ai, com olhos azuis, cabelos loiros, musculoso, não. Ele é um menino real, oque o torna mais encantador ainda, é daqueles personagens que você tem certeza que existe de verdade, pois a descrição dele é tão normal que dá a impressão que você pode até topar com ele andando pela rua, ele não é aquele ser encantador de beleza, mais sim que cativa por ser quem é. No livro Diego é só mais um menino comum, o que faz com que seu jeito comum seja encantador e único.
Enfim, amei o livro e a única coisa que eu queria era uma história mais longa, pra poder ficar junto com os personagens um pouquinho mais de tempo. Agora sei que quando comprei esse livro na Bienal, sim, na Bienal !! estava fazendo umas das melhores escolhas, pois ele me deixou com um quero mais no final, concerteza está recomendado.

resenha para o blog:http://secretsofanheart.blogspot.com.br/
Nanda Guion 17/09/2012minha estante