Época de Morangos

Época de Morangos Rafaella Vieira

Resenhas - Época de Morangos

akarynneautora 03/03/2023

É sempre época de morangos...
Independente de quem sejamos, todos temos um amor eterno. Aquele alguém especial em quem pensamos, vez ou outra.
O final do livro é incrível, o amor que Jordana professa pelo Edgar desde que ela tinha 13 e ele 12 anos, se concretiza. É apoteótico.
Eu amei, super leria outra vez. Gosto de histórias leves e talvez precisasse ler essa.

Julia 06/07/2014

Época de Morangos
O Livro “Época de Morangos” da pernambucana Rafaella Vieira conta a história de Jordana que descobre existir um sentimento chamado amor em uma idade muito pequena, com apenas treze anos. O enredo acontece na cidade de Recife em Pernambuco, e tem o espaço temporal de mais ou menos quinze anos.
[CONTINUA NO LINK]

site: http://criativoativoliterario.wordpress.com/2014/05/15/epoca-de-morangos/

Rafaella 29/09/2022

História adolescente
Li quando tinha a mesma idade que a personagem principal (13 anos) e na época gostei bastante, porém acredito que se fosse ler hoje em dia acharia bobo e um pouco fora da realidade.
É uma história boa, de leitura fácil, porém não é muito profunda.

FabioAlves 11/03/2024

Um clichê adolescente gostoso de ser lido
O livro tem uma escrita que nos leva a nossa adolescência dos anos 2000, vários clichês que fazem a gente voltar no tempo e se apaixonar por recife, recomendo a leitura.

Mari 12/03/2016

Resenha - Época de Morangos
Principalmente no início, o livro parece meio bobinho, afinal, a protagonista é uma garota de 13 anos, mas é muito bonitinho. Mas o tempo passa, a protagonista cresce e fica fácil de se acostumar com a narração da Jordana.
Fiquei um pouco surpresa pelas meninas serem tão precoces, e achei que o tema de sexo deveria ter sido abordado de uma maneira um pouco mais séria, por isso, fiquei satisfeita por ver que ao menos foi mencionado uma gravidez indesejada (apesar de nenhuma vez nem sequer falar DSTs, que são muito importantes também).
A protagonista, apesar de parecer muito real, com perspectivas e sonhos comuns de uma jovem da idade, ela realmente parecia pensar como uma menina de 13 anos, o que chegou até a me dar uma breve nostalgia (a autora realmente conseguiu captar a essência daquela época tão doce)!
À medida que crescia, às vezes ela parecia mais madura, às vezes, ainda mais infantil, o que me incomodou um pouco, mas, ao mesmo tempo, a fez parecer muito real, pois ela agiu conforme muita gente agiria.
Uma das coisas que me incomodaram durante a leitura foi a quantidade de gente loira que aparecia, tinha mais gente loira (natural) do que eu conheço na vida real.
Outro ponto que não achei muito legal foi a passagem de tempo. No começo, estava muito bom, depois, parecia que passava rápido demais e muita coisa ficava esquecida. Teve momentos em que personagens eram mencionados que eu ficava me perguntando quem eram eles, e teve até um momento em que foi falado que ela já tinha 17 anos, mas eu nem me lembrada de ter falado que ela fizera 16, pra mim, ela ainda tinha 15! Por isso, ficou um pouco confuso, mas precisava da passagem de tempo rápida, afinal, durante todo o livro se passam vários anos.

Premissa: 5
Muito bonita e fofa. O sonho de toda a garota! É o tipo de livro que, quem lê, já sabe mais ou menos como vai ser o final, mas sabe que é a trajetória que vale a pena.

Escrita: 5
Teve poucas coisas que me incomodaram e, como a autora foi brilhante em captar a essência da juventude e me transportou para aquela época muito bem, achei que a escrita foi muito boa, no geral.

Personagens: 4
Muito bons e muito bobinhos, aprendendo muito com a vida. No geral, todos pareciam reais, cometendo erros e desentendimentos que poderiam realmente acontecer, no entanto, a Jordana às vezes parecia infantil (e burra) demais, mesmo quando cresceu...

Jornada: 3
Enrolou muito e as passagens de tempo do nada atrapalharam a leitura, poderia ter sido um pouco melhor.

Envolvimento com a estória: 3
Realmente senti como se a Jordana fosse real, errando como uma pessoa normal, entretanto, os pontos que me incomodaram não permitiram que eu me envolvesse tanto.

Final: 4
Foi meio como esperado, bonito e fofinho, como a premissa, mas de um jeito muito legal que me fez sorrir.

Total: 3
No geral, foi um livro legal de ler, sendo uma ótima distração. Contudo, há muitos pontos que não gostei e que poderiam ter sido melhor desenvolvidos.

site: http://adoraveis-vicios.blogspot.com.br/
Alana 25/12/2017minha estante
undefined

Tônia 03/02/2022

Me fez sofrer igual uma condenada, 5 estrelas!!
Aí honestamente esse livro é perfeito, ver todo o romance dos dois, ver a vida da Jordana, como ela amadureceu e como em alguns momentos ela parece ser a mesma menina de 13 anos do começo do livro é incrível. Além do livro ter pauta importantes como a gravidez na adolescência!
Enfim um livro muito fofo, bem leve, uma leitura pra se divertir, e passar raiva.
Só um detalhe quem não gostar de saber que o tempo passa e o passado nunca mais vai voltar e tudo que a gente tem é o presente, não leia!! Pq eu sou essa pessoa e me deu uma crise existencial de ficar em posição fetal e pensar

Cintia Martins 07/01/2022

"Amor não é uma questão de contar os anos..."
O fluxo da narrativa prende a leitura do início ao fim. É simples, como tem que ser a história de uma protagonista de 13anos e ao mesmo tempo é nostálgico, afinal quem não teve as dúvidas, incertezas, sonhos, amores, amigos eternos e pais... isso tudo acompanhado de muito drama, é claro!
Pode ser que esteja um pouco velha para esse tipo de livro, mas me ajudou a lembrar como é intensa essa fase e olhar diferente para a adolescente de 13anos que tenho em casa. ;)

Bia 24/04/2015

bom outro comentario pq resenha não sei fazer....Epoca de morangos conta a historia de um amor verdadeiro , q passou por muitas provas pra no final......
Jordana se apaixona por Edgar qdo ainda estavam na escola e ele mais novo q ela...e vivem esse amor platonico por muitos anos e sofrimento....uma historia bonita mas q da raiva da jordana por não ter atitude...q ja sua prima Jake tem de sobra e o q ajuda no livro...bom o final vcs imaginem

Rafa 18/09/2014

Então, o que falar do livro que me deixou de ressaca por duas semanas? Levei essas duas semanas para chegar na página 50 e só terminei de birra, poderia ter abandonado facinho lá no início mesmo.

Até a página 200, a história -- que história? Não tem história até a página 200. A protagonista nos dá uma breve explicação da sua vida, de como conheceu seu grande amor e continua nesse platonismo até quase o fim do livro.

Acredito que ele dê uma visão bem realista de como são os primeiros amores da nossa vida, aquele platonismo extremo. E no caso da Jordana, por um cara mais novo. Aliás, pelas primeiras 200 páginas, (tô fixada nelas) a única coisa que rola é ela reclamando da grande diferença de idade, já que ela tem 13 e ele tem 12 anos.

Também tem alguns diálogos e algumas festinhas bem avançados para quem tem 13 anos - e eu sei, pareço uma velha, mas no meu tempo não era assim... haha

Agora, falando sério, até quase o final do livro a história não muda, embora 3 ou 4 anos tenham se passado. O que acontece nos primeiros capítulos continua se repetindo até que finalmente acontece alguma coisa e o livro se encaminha para o final.

O final não poderia ser outro dada a construção do livro, porém, é um final bem irreal, bem clichezão, bem sessão da tarde, porém foi fofo. A tal "época de morangos" foi um toque bem legal, gostei de como foi utilizado.

Na aba do livro, a informação é de que ele é baseado na história da autora e quem sou eu para dizer algo sobre a vida da autora, mas acho que ele poderia ter umas 200 páginas a menos. Talvez uma menina mais nova aprecie mais a leitura, devo ressaltar, não sou exatamente o público-alvo dele.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Ana 31/08/2014

Um dia, aos 13 anos, Jordana vê de longe um rapaz e tem a certeza que ele é seu Príncipe Encantado – um desconhecido que é o mais lindo e perfeito garoto do mundo. Um tempo depois, descobre que ele estuda na sua própria escola, porém é mais novo que ela, e nem sonha com namoradas ou amor. O tempo vai passando, e aos poucos os dois vão descobrindo as dores e as delícias da adolescência e juventude, e entre encontros e desencontros, buscam a felicidade ao lado do verdadeiro amor, que pode nascer à primeira vista, mas durar para sempre.

Amanda's Tale 10/05/2014

Resenha do Amanda's Tale
Olá queridos leitores, tudo bem? Então venho trazer mais uma resenha de um livro brasileiro, porém esse veio em parceria com a Editora Gutenberg. Eu já li um livro dessa mesma autora que foi sete minutos no paraíso, e como tinha gostado do livro fiquei muito curiosa para ler outro livro da autora.
Esse livro tem como protagonista Jordana uma menina de 13 ou 14 anos e ela acaba se apaixonando à primeira vista por Edgar. Essa paixão surge quando ela faz uma viagem para Disney com seus avós e lá ela vê seu príncipe encantado, porém ela acha que nunca mais vai vê-lo.
Só que a vida traça destinos que muitas vezes não conseguimos explicar e é isso que acontece na vida de Jordana. Edgar vai estudar na mesma escola de Jordana, e fica tudo as mil maravilhas quando ela descobre que o aluno novo é seu príncipe encantado, porém logo depois ela descobre que ele está no 7º ano, ou seja, ele é mais novo que ela, é aí que ela começa a tentar esconder seus sentimentos, e torna-se amiga de Edgar. Porém isso não faz com que seus sentimentos mudem, pelo contrário só faz aumentar.
Porém, o destino age novamente na vida deles, e faz com eles tenham idas e vindas, pois o livro há passagens de tempo e assim há sempre reencontros entre eles. Será que eles ficaram juntos? O que o destino reserva para vida deles?
Então, o livro é para o público infanto-juvenil, porém não me agradei tanto dele, enquanto isso gostei bastante de sete minutos no paraíso. A estória em si é fofinha, porém acho ela muito infantil com enfoque sexo, então eu senti falta de alguma coisa durante o enredo do livro.
Logo no inicio a autora fala que o livro possui alguns fatos verídicos que foi tirado de seu diário, porém durante a leitura não distingui o que poderia ser verídico e o que seria ficção.
É um livro que relaxa a mente, porém tem muitas frases de efeito um pouco clichê, não que isso prejudique o livro, pois muitas dessas frases eu marquei pois achei legais e que combinavam com o livro. Porém, como eu disse anteriormente por ser um livro infanto-juvenil acho que a autora fez uma mistura entre criança e sexo, o que não me agradou tanto.

“Geralmente, a hora certa está relacionada à pessoa certa. Por isso, só faça quando estiver segura de que quer, porque é algo que não dá para desfazer.”

A capa e a diagramação do livro são lindas, e eu me apaixonei, as folhas são amarelas, a editora caprichou em tudo, estão de parabéns e eu amei. O livro é de leitura rápida, e de fácil entendimento.
Eu recomendo esse livro para aqueles que querem ler sem pretensão de um que a mais, ou até mesmo para aqueles que querem dar algumas risadas e relaxar a mente. Pois esse livro me divertiu e vez com que eu tivesse ânimo de prosseguir com minhas leituras, pois estava com um pouco de ressaca literária. Espero que vocês tenham gostado que comentem, então, beijos e até o próximo post.

Páginas: 319
Editora: Gutenberg

site: amandastale.blogspot.com

PorEssasPáginas 18/02/2014

Resenha Época de Morangos - Por essas páginas
Não, eu ainda não roubei a coluna da Cuca para mim, mas eu realmente sou uma ótima Cuquete. As minhas últimas resenhas só estão sendo de livros nacionais e a de hoje não vai ser diferente. Época de Morangos foi escrito pela pernambucana Rafaella Vieira e publicado pela Editora Gutemberg. Quando nós separamos os lançamentos e eu fiquei com esse livro, logo pensei “É, realmente estou na época de ler livros adolescentes!”.

O primeiro fato que deve ser dito sobre o livro é exatamente algo que está escrito nas notas da autora, antes mesmo do primeiro capítulo:

“Essa obra é baseada em fatos reais e foi inspirada livremente no meu diário. Algumas partes foram inventadas, outras não.”

Época de morangos é um livro bem diferente porque ele parece uma biografia. Bom, tecnicamente ele não é uma biografia, porque a autora só se baseou em alguns fatos reais, mas a forma como o enredo é trabalhado lembra muito uma. Eu li muitos livros adolescentes nas últimas semanas e ele foi bastante peculiar nesse ponto. Mas o engraçado é que eu não consigo definir, no geral, se eu gostei ou não. No nosso dia a dia, você não chega a um clímax e depois a história acaba, como nos livros. Os acontecimentos oscilam: tem épocas em que muitas coisas acontecem e outras nem tanto. Isso é exatamente o que é mostrado no livro e é extremamente interessante porque o enredo acaba se aproximando muito da realidade. Mas o problema é que isso faz com que o leitor não se envolva tanto assim com o livro.

Como já diz na capa, Época de morangos é um livro que conta sobre um amor à primeira vista. Jordana vai a Disney e lá ela nota um garoto. Mesmo sem ter nem falado com ele, ela já sabe que ele é o seu Príncipe Encantado. Ela volta ao Brasil, triste porque nunca mais vai encontrar o garoto. Mas tcharam – Jordana descobre que eles estudam na mesma escola! Mas nm tudo são flores (ou melhor, morangos): apesar da aparência, Edgar é dois anos mais novo do que ela. A diferença não parece ser muito grande, mas Jordana tem 13 anos e a última coisa que Edgar pensa é em namorar… Ao contrário de Jordana, que cada dia que passa fica mais apaixonada pelo rapaz.

Um dos pontos interessantes em Época de Morangos é que o leitor acompanha um período longo da vida da Jordana. Esse não é aquele tipo de livro em que todos os acontecimentos se passam em um mês, o que contrabalanceou totalmente o fato de Jordana ter se apaixonado rápido. A situação dela foi até mesmo bem complicada, com vários encontros e desencontros. Na verdade, em alguns momentos eu não consegui deixar de soltar um “Ugh Jordana!!!” porque ela só conseguia se enrolar mais e mais. Isso foi interessante porque eu acabei imaginando se esses fatos realmente aconteceram com a autora ou não. Erros desse tipo e com a idade da protagonista são bem possíveis de acontecer…

Durante várias cenas são citados nomes de músicas ou até mesmo foi colocado trechos delas. Essa utilização deu um efeito muito interessante ao livro, principalmente porque várias também fizeram parte da minha adolescência. Não tinha como ler e não ficar cantando junto! As músicas e as referências da cultura pop também serviram para localizar o leitor na época em que aquela parte do enredo está sendo situada. Assim, não são necessárias datas – os próprios personagens demonstram a passagem do tempo.

“- Um ano comendo sorvete Haagen-Dazs grátis ou ficar presa da Câmara Secreta com o Daniel Radcliffe?

- Que pergunta, Jaque! Câmara Secreta com o Dan pelo resto da vida, é óbvio.”

(…)

“Aí a Nara começou a falar de mil coisas sem parar e comentou como a Shailene Woodley era feinha em The O.C. e estava toda linda e escalada para fazer a Tris, de Divergente, e como as coisas mudam e tal.”

Outro ponto muito interessante do livro é o título. A escolha foi perfeita e a autora conseguiu trabalhar muito bem esse tema durante toda a história. Fazia tempo que eu não lia um livro com um título que combinasse tanto.

Mesmo com todas essas observações, eu ainda achei que ficou faltando algo no livro para que ele me prendesse mais. Talvez o meu problema tenha sido com os personagens, que apesar de bem escritos, não me cativaram tanto assim. Algumas cenas poderiam ter sido trabalhadas com maiores detalhes exatamente para conhecermos melhores os personagens.

Enfim, Época de Morangos é aquele livro de amor à primeira vista que com certeza você ainda não leu. Se no início, o amor apareceu rapidamente… O desenvolvimento dele pode ser bem mais complicado!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-epoca-de-morangos