Notas do subsolo

Notas do subsolo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Notas do Subsolo

interstellar 04/01/2022

recomendo demais!!
esse livro se tornou um dos meus favoritos antes mesmo de chegar na segunda parte... a forma como dostoievski descreve e relata as coisas sao extremamente detalhadas, porém sem ser maçante, o que faz do livro algo que voce não consiga largar.

Alan.Felipe 30/03/2022

"Uma felicidade vulgar, ou sofrimentos elevados?"
O livro é dividido em duas partes, onde a primeira parte é um pouco confusa, com o narrador se lamentando várias vezes; já a segunda é mais leve de ser lida e que faz todo livro ser muito bom. Inclusive me fez querer ler toda a primeira parte novamente, depois de ter terminado tudo.

A narrativa possui muitas reflexões acerca do existencialismo, e algo como transtorno de ansiedade também.

Recomendo!

thami 15/07/2022

"Mas o ser humano é tão apaixonado pelo sistema e pela conclusão abstrata, que é capaz de fazer-se de cego e surdo somente para justificar sua lógica."

"E de fato agora eu mesmo estou colocando uma questão ociosa: é melhor uma felicidade barata ou um sofrimento elevado? então, o que é melhor?."

livro extremamente interessante p pensarmos sobre a nossa existência graças aos escritos do personagem. (durante a história dá p perceber a angústia do personagem oq me fez lembrar diretamente da concepção de angústia do Sartre)

taisbellini 24/07/2022

Dostoiévski: Incômodo, profundo, engraçado
O personagem deste livro tem os elementos característicos de Dostoiévski. Um ser profundo, que oscila o humor, as ideias, que divaga livremente em pensamentos e ações. O livro trás situações incômodas, de vergonha alheia, bem como situações engraçadas. Traz reflexões interessantes, como a ideia de que se fôssemos mais livres pediríamos que ?apertassem as rédeas?. Uma leitura difícil, com alguns trechos mais monótonos, mas profunda e rica em significados.

Nicolle 08/10/2022

Sensacional
Que personagem, que narrativa...
A escrita de Dostoievski, nesta obra, possui o condão de nos confundir, nos causar tremenda angústia.
Senti raiva, nojo, alegria, um verdadeiro misto de sentimentos, causados por um personagem extremamente egoísta e egocêntrico. O mais real e cruel retrato do ser humano.

R_motavitaliano 09/10/2022

A primeira parte desse livro para mim foi desafiadora
Não é segredo que os clássicos russos tem uma escrita sofisticada, em muitas vezes de difícil compreensão, mas a primeira parte de "notas do subsolo" é no mínimo desafiadora, parecia que estava lendo nietzsche, que é um autor que sempre me faz ter humildade, e me coloca no meu lugar. Voltando ao livro, quero que saiba que está na frente de um dos personagens mais manipuladores com quem já me encontrei.

Isabelle 11/03/2024

"Sou um homem doente. Um homem mau. Um homem desagradável. Creio que sofro do fígado. Aliás, não entendo níquel da minha doença e não sei, ao certo, do que estou sofrendo..."

Dostoiévski, senhoras e senhores. Não há muito que dizer. Livro incrível, ótima história. Recomendo muitíssimo.

Lady Rita 20/11/2022

Religião, vida e presente.
A primeira vez que li Dostoiévski, e fico feliz por só ter lido agora que consigo refletir melhor e um pouco mais.
O autor consegue ser incrível na meditação do tempo, era totalmente contra a servidão e inclusive chegou a ser preso por isso.
O que ele faz de melhor nesse livro é contar uma história que fala sobre o quanto nossa vida já é o futuro, e que o passado não mais existe, ou seja, tudo ocorre ocorre no presente, não ao longo da vida ou no decorrer dela.
A vida futura já está acontecendo diariamente diante dos nossos olhos e ações.
Enfim, a leitura foi até bem simples, essa tradução é muito boa, objetiva como tudo deveria ser.

André Costa 07/05/2023

Considerações após uma segunda leitura.
Notas ou Memórias do Subsolo foi o primeiro livro do Dostoiévski que eu li, quando eu tinha 19 anos. Lembro que fui muito impactado por ele à época, pois nunca tinha visto aquela forma de escrever. Um personagem narrador que expõe ideias profundas, complexas e que fazem sentido, mas que também expõe o pior de si, da sua personalidade e das ações que o fizeram se afastar da sociedade e se tornar o homem do subsolo.

Mas não foi só por isso que esse livro me impactou quando eu tinha 19 anos. Quando terminei a leitura, eu imaginei que eu poderia me tornar aquele homem, pois me identifiquei com ele em alguns aspectos. Felizmente isso não aconteceu, mas é engraçado perceber que já me deparei com pessoas parecidas com aquele narrador durante a minha vida, que pensavam e agiam de forma parecida, mas que não vi praticar tamanhas idiotices.

É quase sempre um prazer ler Dostoievski. Mesmo numa segunda leitura, a profundidade com que ele escreve seus protagonistas e as situações pelas quais eles passam, tudo tão humano, sempre me fazem refletir.

Capitu 23/01/2023

UM CARA SEM NOÇÃO
Eu nunca ri tanto na minha vida! Nunca achei que riria tanto lendo um livro dó Dostoiévski. Uma leitura muito divertida, engraçada que fica melhor na segunda parte do livro.
O homem do subsolo é muito engraçado, um cara que se vê de uma forma terrível, mas ainda sim engraçada. Ele se ofende por muito pouco, remói pequenas situações por anos, planeja pequenas vinganças, no mesmo tempo que ele despreza as pessoas ele sente a necessidade da aprovação delas, vivendo um um grande paradoxo. Um homem solitário e pequeno, mas muito engraçado, a forma como fala que assustava pardais, eu fiquei imaginando a cena, eu ri tanto!
A parte que ele fala que achava que as pessoas o olhavam com repugnância, e quando faz comparação com um homem que tinha marcas de varíola no rosto e não se incomodava? meu Deus eu quase tive uma crise de asma de tanto rir ?????
Leiam o livro! Vale muito a pena!

Clara.Hollunder 29/07/2023

Percebe que eu sou megalomaníaco, eu- eu sou narcisista.
O protagonista é um doido varrido, amo demais. Leria de novo, alugou um triplex na minha cabeça.HeloAlberti, mona só lê, se não boto fogo na sua casa.
Heloiza.Alberti 29/07/2023minha estante
Quando vc ler percy jackson eu penso no seu caso

Lucas 13/07/2023

Personagem amargo egocêntrico narcisista hostil e negativo
Eu sou literalmente ele ????? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ????? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ????? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Luuizafkr 22/09/2023

Mais uma leitura do Dodo
Entre os 4 livros que eu li do Dostoiévski, esse eu não gostei tanto quanto eu amei Crime e castigo. Mas é um livro ótimo e te faz refletir muito na sociedade e no homem em si.

dalilareads 16/12/2022

??
Dostoiévski se tornou meu novo amor ? Notas do subsolo foi uma porta de entrada pra esse universo que me surpreendeu muito ?

Kaah_mgo 29/12/2022

É melhor uma felicidade barata ou um sofrimento elevado?
Li esse livro em dois momentos muito diferentes. Comecei durante o isolamento social da pandemia e terminei mais de um ano depois, tendo o reencontrado por acaso.
Talvez essa ruptura no tempo tenha possibilitado duas perspectivas diferentes sobre a história.

No começo senti pena do personagem, depois compaixão, depois um asco tão profundo e daí pena de novo porque, deus, como pode alguém desdenhar tanto assim de outro ser e logo em seguida mais ainda de si mesmo?!

Que dilacerante deve ser viver consigo mesmo e com a própria consciência!

E na página seguinte eu já retomava a desaprovação, quando o personagem retornava a se construir como moral e intelectualmente superior a tudo e todos.

Houve um momento que me identifiquei em seu sofrimento, inclusive: lembro dos cálculos mentais, ansiosos, antes de um evento social comum para a maioria e dilacerante para mim, de não saber o que fazer, que assuntos conversar, como me mover no espaço...

Finalizando a leitura em um momento pessoal melhor, consegui recuperar a compaixão pelo personagem, mesmo ele cuspindo na minha cara nas páginas finais.

Por algum motivo, me lembrei da sensatez que teve o defunto autor, Brás Cubas. Só que aqui, a noção da miséria da vida social pôde ser narrada em vida, de uma forma completamente sincera e simultaneamente manipulada pela intenção narrativa.

Um clássico que compreendi o porquê de sê-lo. Recomendo muito a leitura!